Cãozinho lambeu/mordeu até se ferir gravemente.

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
rocarone
Registado: quarta mar 11, 2015 9:46 am

quarta mar 11, 2015 10:01 am

Olá a todos do fórum, tudo bem??

Sou novo aqui e estou com um problema que está me deixando muito triste e ansioso.

Tenho um cachorro da raça Lhasa Apso, e ele completa 4 anos em agosto desse ano.

Há duas semanas ele fez uma cirurgia, castrou, e ficou com o colar cervical (cone na cabeça) por 12 dias até a retirada dos pontos. Logo nas primeiras horas que ele retirou o cone, ele se lambeu tanto (acho que deve ter mordido também), que fez uma imensa ferida vermelha (com sangue e meio carne viva) próxima ao rabinho, na parte de cima, próximo ao bumbum dele.

Fiquei muito preocupado e levei ele a um Veterinário 24 horas que tem aqui perto. Lá a veterinária receitou alguns remédios, dois comprimidos e um spray para passar na ferida, e recolocou o colar cervical nele.

Ai vão os problemas e dúvidas:

1-) Ele fica muito depressivo, e triste com o colar cervical, fica chorando, mas se eu tirar ele vai acabar se ferindo ainda mais. Há alguma forma de deixar ele menos chateado? Meu medo é quando a ferida sarar, e tirar o colar ele voltar a morder alguma outra parte.

2-) Ele é muito bravo quando mexemos com ele aqui dentro de casa, seja lá uma aplicação de remédio nos ouvidos por exemplo, ou quando mexemos (mesmo para tirar) o colar cervical, ou qualquer coisa do gênero, ele ataca, rosna muito alto e tenta morder, como agir ???? Porém quando eu mesmo faço isso no pet shop por exemplo, ele deixa, como se ele sentisse que é o dono da casa aqui e ninguém pode mexer nele.

3-) Alguma dica para passar remédio na ferida (o de spray), sem que ele fique muito nervoso?

4-) Alguém sabe o porque ele ter se ferido tanto assim em apenas 1 hora que ficou sem o colar cervical? Ele costuma ter alergia, e ainda não conseguimos combater 100% ela, mas ele nunca tinha feito isso antes.

Desculpem a quantidade de perguntas, é que realmente não sei como agir, e só quero ele bem novamente.

Obrigado a todos

Rodrigo
botas96
Membro Veterano
Registado: quinta mai 17, 2012 6:27 pm

quarta mar 11, 2015 11:35 pm

Vou-lhe ajudar com um ponto, talvez dois.

De todas as vezes que ele se armar em parvo feche-o numa divisão da casa o tempo suficiente para ele se acalmar, só o solte quando não ouvir um pio.

Obrigue-o a seguir-lhe para todas as divisões da casa, nem que seja para a casa de banho quando quiser ir "reinar".

Tenha a ração disponível para o cão durante 20 m, depois disso tira-lhe a ração. Se lhe der 1x dia é 20 m se lhe der 2x são 2x 20m. depois desses 20 m ou 2x 20 m só come no dia seguinte.

Só permita que ele vá ou desça para o sofá, cama ou outra coisa se você mandar, se ele subir ou descer sem o seu comando, ponha-o em cima ou no chão, dependendo do caso e diga um não firme.

Assim não só vai impor limites na sua casa como também mostrar quem manda la sua casa, vai melhorar o seguimento também.

Outro ponto.

Muitos cães aborrecidos costumam auto infligir lesões, roendo os punhos, que são os sítios mais comuns dessas lesões, mas não são exclusivos.
brinque com o cão várias vezes ao dia, basta atirar-lhe umas bolas para o cansar.

O pelo morto também causa comichão, escove-o as vezes necessárias.
Se depois disso isso continuar fale com o vet. Pois só resta a alergia
Responder

Voltar para “Cães”