botas96 Escreveu:Um animal pode ser agressivo, normalmente por duas razões, dominância ou medo/insegurança.
Lá por um cão que não tenha como padrão da raça a dominância como característica não quer disser que não seja dominante e vice versa.
Um cão mesmo de trabalho, não quer disser que não seja fácil de derreter, aliás, qualquer cão necessita de preparação física (meses) para estar apto para resistir bem a um desgaste físico elevado assim como uma dieta e ddr apropriada e personalizada e já nem estou a falar do treino.
Sem uma delas ou as duas o cão não tem uma prestação satisfatória ou pura e simplesmente não aguenta.
Os pits tem fama de aguentar 1 h em suspensão, é mentira, se não lhes der treino físico para isso, não aguentam 5 minutos, o mesmo com a escalada ou salto ou qualquer outra coisa.
Embora eu não conheça a raça Huski, uma coisa garanto-vos, para puxar um trenó, qualquer um deles leva muito treino nos costados e muita caloria pelo estreito abaixo.
Uma coisa é ter queda para a coisa, outra que é bem diferente é ter onde cair.
Uma coisa é treino para velocidade outra é treino para resistência.
Linha de trabalho é lixado para quem quer só um animal, mas por outro lado há muita queixa do animal que é passado, está sempre uma pilha, etc.
escolheram o animal certo para determinada pessoa?
educaram o animal?
Estiveram a orientar o animal durante o desenvolvimento dele, para o "fazer"?
Fazem actividades juntos, exercitam o cão?
Não? Depois admiram-se.
Qualquer cão tem que ser trabalhado e mantido ao longo da vida, é assim que o mantemos au point e com uma ligação forte.
Tudo bem, eu sou pela caça, mas todo o cão tem dois drives (instinto), o de comida e o de presa, em maior ou menor quantidade, um é sempre maior que o outro.
E para mim, um cão que não destrua coisas em casa ou tente destruir e se essa falta de interesse não seja explicado pela obediência, então é mesmo falta de drive.
Sem duvida que sim, um cão que não tenha actividade fisica nunca vai ser grande atleta, mas o potencial do cão o potencial da raça partindo do principio que estamos a falar de um exemplar +- em condições está lá pode é não ser aproveitado (que será o que acontece com os husky´s en portugal 90% das vezes) mas está lá.
Depois ve-se comentários como num post anterior a dizer que a raça em portugal não tem exemplares decentes, pois não a maior parte deles serve como cão de companhia...
Que aliás julgo ser o destino da maioria das raças que atinge a popularidade que o husky atingiu em tempos, acabam por se transformar em animais de companhia e perdem a funcionalidade original.
Para quem gostar de esticar as pernas, tiver tempo disponivel e não quiser um cão de guarda o husky acaba por ser uma boa aposta, eu só não o recomendo muito porque acho que a maior parte das pessoas olha para o husky pelo seu aspecto exterior.
E tambem sou da opinião que devemos escolher uma raça á nossa medida, e a meu ver o husky não é um cão para qualquer um.
São ideias minhas, tb fico aparvalhado com individuos que tem cãos de raças gigantes como o rafeiro alentejano e depois andam a passea-los na rua e são arrastados pelo cão que fica descontrolado ao ver outro, já vi isso a acontecer e pensei cá comigo, este gajo é burro todos os dias se não consegue segurar o cão para que é que se meteu nos trabalhos de o ter?!
Será que estes individuos tem ideia do perigo que é andarem com esse tipo de animais na via publica?!
Será que ponderaram os prós e os contras em antes de comprar o animal?!
Se calhar até ouve alguem que os alertou em antes, mas pronto ás vezes gostamos tanto de uma coisa que é dificil resistir....