Negligência médica, como proceder?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

WhoIs
Membro Júnior
Registado: domingo mar 27, 2011 1:38 am

domingo mar 27, 2011 6:57 pm

VascoV2 Escreveu:Porque conheço ambas as legislações..não costumo mandar bocas para o ar.

Quanto a duvidar do que eu digo tem bom remédio...contacte a OMV.Não espero que acredite em mim..é-me indiferente.
Alias o que me interessou foi esclarecer as pessoa que abriu o topico
"É de enganos que vivem os escrivães"
(É preciso cuidado quando se assina um documento, escrutura ou qualquer outro contrato, pois qualquer engano inocente ou não, pode prejudicar uns e benificiar outros)
VascoV2
Membro Veterano
Registado: terça dez 14, 2010 10:08 pm
domingo mar 27, 2011 6:58 pm

epá, lá a pisei outra vez.
<strong>As verdadeiras conquistas, as &uacute;nicas de que nunca nos arrependemos, s&atilde;o aquelas que fazemos contra a ignor&acirc;ncia </strong>
ziggy
Membro Veterano
Registado: segunda jan 27, 2003 5:58 pm

domingo mar 27, 2011 7:12 pm

Achava lógico a DGV ter uma inspecção de actividades veterinárias que avaliasse esse tipo de casos. Felizmente a negligência não é assim tão comum quanto isso, mas o erro é uma ocorrência comum, e os lesados deveriam ser compensados e não embrulhados em burocracias inutéis em que a culpa quase sempre morre solteira...
VascoV2
Membro Veterano
domingo mar 27, 2011 7:19 pm

ziggy Escreveu:Achava lógico a DGV ter uma inspecção de actividades veterinárias que avaliasse esse tipo de casos. Felizmente a negligência não é assim tão comum quanto isso, mas o erro é uma ocorrência comum, e os lesados deveriam ser compensados e não embrulhados em burocracias inutéis em que a culpa quase sempre morre solteira...
Há negligência como em tudo e há falsas acuações como em tudo.As pessoas acusam neste forum a OMV de proteger, etc e tal..mas a verdade é que há acusações ridiculas...e como eu disse a pessoa que abriu o topico se quer fazer queixa tem de se armar com provas das acusações..é que o "eu acho que" não serve de nada ou a historia do homem que fez queixa do cão ter morrido por o veterinário que estava em Vila Real de férias não ter ido atendê-lo em Lisboa... :lol:

Entretanto a pessoa que abriu este topico...chapéu
<strong>As verdadeiras conquistas, as &uacute;nicas de que nunca nos arrependemos, s&atilde;o aquelas que fazemos contra a ignor&acirc;ncia </strong>
mytic
Registado: terça ago 28, 2007 6:01 pm

quinta mar 31, 2011 4:43 pm

Boa tarde,
Peço desculpa por ter desaparecido, mas esta semana não tem sido nada fácil…
Eu deixei a pergunta aqui no Fórum porque queria uma orientação nos procedimentos uma vez que tenho a consciência de que, infelizmente, não vai haver investigação no meu caso, porque como diz o furista, não consigo provas contra a médica… apenas sei o que me foi relatado por uma colega da médica foi “responsável” pela morte da minha cadela e essa não vai testemunhar contra a colega!
Sei que foi negligencia porque a minha cadela foi a uma consulta, diagnosticaram uma doença e medicaram-na, 4 dias depois (isto após ter ido todos os dias com ela ao vet insistindo que ela não estava bem e cada vez pior) a minha cadela foi internada de urgência e 2 horas depois morreu porque o problema que realmente tinha foi agravando com o passar dos dias até ao ponto que nada se podia fazer, isto dito pela tal colega da médica que estava a assistir a cadela desde o inicio…e também sei, porque falei com outros veterinários, que me disseram que a médica nunca deveria ter procedido como procedeu, isto dito um pouco que a “medo”, claro!
Já apresentei queixa no livro de reclamações, até porque depois quis falar com a médica que assistiu a minha cadela e essa nunca me recebeu, o que já demonstra o carácter da pessoa! Mas enfim… ela sabe que é intocável, por isso r ignora…

Agora a minha pergunta mantém-se, o que faço com as minhas cópias da reclamação? Envio para a OMV? Eu não estou à espera de receber nenhum tipo de compensação (a única que me interessava é impossível de acontecer, que era ressuscitá-la!), mas queria que a profissional fosse, pelo menos, questionada pelas suas acções desde a 1ª consulta até 4 dias depois e que fosse repreendida ficando numa espécie de “lista negra” pois acredito que esta Sra não deveria praticar…

Obrigada pela ajuda possível.
VeTonfire
Membro
Registado: terça jun 03, 2008 2:26 pm

sexta abr 01, 2011 6:16 pm

Na clínica veterinária onde apresentou queixa tem na "folha vermelha" o endereço para o qual terá que enviar a sua queixa. É de facto para a OMV, a ÚNICA entidade com capacidade para julgar a actuação profissional de um Médico Veterinário.

Retirar a carteira profissional temporáriamente é a pena máxima e não costuma ser aplicada.

Se me permite o conselho, faça o luto do seu animal, lembre-se dos bons momentos que tiveram juntos, e daqui a uns dias volte a ligar para a clínica, explique que gostava que a Veterinária lhe desse uma explicação pessoalmente, visto estar a sofrer com o caso. Ouça-a e depois decida o que fazer. É facil estar neste lado, mas penso que se sentirá melhor!
Quanto aos colegas veterinários que opinaram... se não querem testemunhar ponha a opinião deles em causa, são da concorrência, se têm a certeza que a colega errou, porque não testemunhar??? Pense nisso!

Os meus sentimentos
mytic

terça abr 05, 2011 4:36 pm

Olá novamente,

Após 1 semana do sucedido fui à clinica tentar falar com a médica em causa, esta nunca me recebeu, 1º porque estava ocupada, quando disse que aguardava, disseram-me para o fazer e passado 1h30 de espera, perguntei pela médica, pelo que me disseram que tinha saido.... não queria acreditar que o carácter da médica fosse tão "baixo" ao ponto de não me atender! Perante isto, pedi o livro de reclamações e apresentei o meu "caso".

Sei que em nada vai dar, até porque o que eu queria era que o tempo voltasse atrás.... mas tb não consegui ficar "parada"...

Neste momento continuo a fazer o meu luto pela minha menina SRD mais linda do mundo e a tentar ter coragem para adoptar outra... não sei se vou conseguir tão cedo, mas há tantos a precisar de carinho...
De qualquer forma, a quem me respondeu, o meu Obrigada!

Até breve!
VascoV2
Membro Veterano
quarta abr 06, 2011 12:08 am

bem,tendo em conta o que refere,eu aacho qque antes de mais deveria falar com o ou a direcao dessa clinica,pois fazer alguen esperar uma hr e meia para ser atendido e depois dizeer que a pessoa saiu...e algo inqqualificavel en '''
++
mytic Escreveu:Olá novamente,

Após 1 semana do sucedido fui à clinica tentar falar com a médica em causa, esta nunca me recebeu, 1º porque estava ocupada, quando disse que aguardava, disseram-me para o fazer e passado 1h30 de espera, perguntei pela médica, pelo que me disseram que tinha saido.... não queria acreditar que o carácter da médica fosse tão "baixo" ao ponto de não me atender! Perante isto, pedi o livro de reclamações e apresentei o meu "caso".

Sei que em nada vai dar, até porque o que eu queria era que o tempo voltasse atrás.... mas tb não consegui ficar "parada"...

Neste momento continuo a fazer o meu luto pela minha menina SRD mais linda do mundo e a tentar ter coragem para adoptar outra... não sei se vou conseguir tão cedo, mas há tantos a precisar de carinho...
De qualquer forma, a quem me respondeu, o meu Obrigada!

Até breve!
mytic

sexta abr 08, 2011 8:43 am

Bom dia,

Apresentar queixa à direcçaõ da clinica não vai levar em nada porque a clinica é dessa médica, logo não vai haver consequências a esse nível.

A colega não testemunha porque iria testemunhar contra a patroa... é complicado!

Obrigada!
lilix
Registado: segunda jan 28, 2013 7:10 pm

quinta mar 19, 2015 5:01 pm

VascoV2 Escreveu:A ntidade a quem tem de fazer queixa é à OMV.Note no entanto que necessita de ter provas do que diz..a palavra per si não basta e pode ser poor sua vez processado por quem acusar.
Boa tarde, estou a passar por uma situação complicada com o meu gatinho.... ele esta internado em LX e com prognostico muito reservado...já tenho a segunda opinião de 2 veterinários que me disseram por haver negligencia na maneira de proceder com o meu gatinho ate chegar a Lisboa.
quando fala em provas refere-se a que? exames? aqui não ha muito a provar, porque a incompetências das veterinárias é evidente!

atentamente

liliana rodrigues
JackTheRott
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2013 11:12 pm

domingo mar 22, 2015 10:19 am

Há que ver se esses vets por sua vez não querem dizer mal dos colegas para capitalizar em causa própria.
Alexandresio
Membro Júnior
Registado: quinta fev 19, 2015 8:31 pm

sexta abr 03, 2015 9:50 pm

mytic Escreveu:Boa tarde

A minha cadela morreu devido a clara negligencia médica, como tal, quero fazer uma participação do ocorrido.

Alguém sabe quais os passos a dar nesta situação?

Obrigada!
Neste caso, poderia recorrer ao regime da responsabilidade civil pré-contratual nos termos do art. 483 do Código Civil onde estão consagrados 4 requisitos que tem de provar: 1. facto ilícito, 2. dolo ou mera culpa(no seu caso a negligência é uma das 3 hipóteses da mera culpa), 3. dano causado, 4. nexo de causalidade entre o facto ilícito e o dano.

É melhor que pergunte advogado!

Alex
Responder

Voltar para “Cães”