Raças resistentes ao calor, sera que ha ?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

pedro_adr
Membro Veterano
Registado: terça out 14, 2003 7:02 pm
Contacto:

sexta mar 12, 2004 6:13 pm

Ola Pessoal,

No ano passado, quando houve a canicula, em toda a Europa, alguns amigos que tinham Filas Brasileiros, um cão que esta acostumado ao calor no Brasil, onde ele vive com 40 °C na maior parte do ano, tiveram muitos problemas com os seus Filas, e até um morreu com o calor, e portanto estava numa idade aproximadamente de 4-5 anos, mas sofreu muito com o calor da canicula e acabou por morrer disso no ano passado.

Um criador brasileiro, com quem costumo falar ficou :o , quando lhe contei isso, e justificou que no Brasil ha cães de Fila que aguentam bem o calor ambiente.

Alguem pode argumentar ?
Abraços,
Pedro Almeida
KROZ
Membro Veterano
Registado: quarta jan 30, 2002 2:48 am

sexta mar 12, 2004 11:29 pm

As mais resistentes ao calor, ao contrário do que muitos pensam são as raças que têm pelo. O pelo permite conservar a temperatura do corpo impedindo o animal de morrer assado. Pelo menos dura mais tempo.´
Animais com pêlo raso, por norma nem frio nem calor em excesso.

Daí que em estudos efectuados (não sei se muito válidos ou não), o pastor alemão e outros loboides, são os últimos cães a morrer em caso de catástrofe ambientais. Os com pelo raso são os primeiros...

Em relação ao fila brasileiro, não conheço a raça, mas tem pelo raso e somando ao seu fisico, não fico admirado que não suportem altas temperaturas.
bbaixo
Membro Veterano
Registado: quinta jul 03, 2003 10:59 am

sábado mar 13, 2004 7:05 am

Viva,

Eu no geral concordo com a opinião expressa pela Pedro (Kroz) e falando um pouco da experiência com as minhas cadelas, no último verão a minha Husky suportou muito melhor o calor do que a minha Dálmata.

Não nos podemos esquecer que em cães com sub-pelo (Husky, Malamutes, PA,...) no verão com a queda deste, conseguem criar uma camada de ar entre a pele e o pelo, o que lhes permite regular muito melhor a sua temperatura. É o efeito semelhante ao efeito de caixa de ar que usamos nas construções nas nossas casas. Efeito que os animais de pelo curto (Dálmatas, Dogue Alemão, ...) não conseguem fazer.

Cumprimentos

Flávio Ferreira
bulldog
Membro
Registado: quarta dez 12, 2001 2:36 pm

sábado mar 13, 2004 9:39 am

Bom dia,
Quando li o seu topico não pode deixar de responder, pois é algo sempre que preocupame, e principalmente se este ano tiveremos um verão como o ano passado.
Acho que sim que há raças mais propissas do que outras e concordo que os cães de pelo curto sejam mais senciveis. Mas alem da genes , temos que pensar no ambiente cão cresceu as temperaturas que esta habituado a percentagem de humidade.
Eu tentei no verão passado que os meus cães tivessem na parte mais fresca da casa e essencialmente não tivessem nada que os exitasse.
Mas memso assim quando foi a exposição de sintra um bulldog meu ao final do dia não se sentiu bem, mas graças que o meteram logo dentro de água, ficou bem e foi so um susto. Mas sintra por exemplo digo-lhe é um engano e um perigo pois o dia esta muitas vezes incoberto e parece não estar muito sol, mas alem de varios cães terem-se sentido mal tb as pessoas saem com escaldões.
Outro promenor importante com o sol é cães que tenho a espessora do pelo fina e por vezes a pele é branca, cuidado eles tambem apanham escaldões.
E se tiver cães em canis tenha muito atenção , pois os animal esta fechado e por vezes não tem um refugio e muito canis tem tenhas que não isolam do calor pelo contrario.

Bom fim de semana
Helena

pedro_adr Escreveu: Ola Pessoal,

No ano passado, quando houve a canicula, em toda a Europa, alguns amigos que tinham Filas Brasileiros, um cão que esta acostumado ao calor no Brasil, onde ele vive com 40 °C na maior parte do ano, tiveram muitos problemas com os seus Filas, e até um morreu com o calor, e portanto estava numa idade aproximadamente de 4-5 anos, mas sofreu muito com o calor da canicula e acabou por morrer disso no ano passado.

Um criador brasileiro, com quem costumo falar ficou :o , quando lhe contei isso, e justificou que no Brasil ha cães de Fila que aguentam bem o calor ambiente.

Alguem pode argumentar ?
Abraços,
Pedro Almeida
kitten
Membro Veterano
Registado: domingo mar 10, 2002 10:04 pm

sábado mar 13, 2004 9:51 am

Olá bom dia

Tenho uma cadela com muito pêlo, uma Keeshond, posso dizer-lhe que sofreu bastante o verão passado com o calor excessivo, mas a solução para isso passou por só sair às horas de menos calor, ou seja de manhã cedo, ao fim da tarde e à noite.

As raças de pelo curto sofrem talvez mais com o calor, pela razão já apontada pelo Kroz.

Mas quando´o calor é em excesso como foi o verão passado, todos passam mal, até nós que temos outras maneiras de nos defendermos.
Para quem não entende, o que se segue é a minha assinatura
http://apterrariofilia.org/
Se algum dia sentir um vazio dentro de si ... vá comer que é fome !!!
Madalena Marques
pedro_adr
Membro Veterano
Registado: terça out 14, 2003 7:02 pm
Contacto:

sábado mar 13, 2004 10:24 am

Ola pessoal,

Obrigado pelas respostas dadas, foram muito interessantes;

Conheço um criador de Bull terrier que pelo que diz, não suportam o frio, e é preciso empurrar para fora os seus Bulls para poder passea-los quando esta frio. Mas pelo contrario, ele achou que os seus Bull terriers gostavam muito do calor e não tiveram nenhum problema, pelo contrario durante essa canicula, eles estavam mais contentes de brincar ca fora !! :o

Um amigo, proprietario dum Dogo Argentino, tambem me contou que tinha que aplicar um creme para evitar as quemaduras do sol, porque o pelo é quase inexistente, e o veterinario recomenda aplicar esse creme.

Mas o mais engraçado, é que o Fila Brasileiro, com pelo curto claro, estando acostumado ao clima do Brasil, não suportou a canicula na Europa, mas ha um criador na Noruega que enviou umas fotos dos seus Filas brincando na neve e de dizer que eles não sentem o frio e brincam na neve como se nada fosse.

Pensam que seria da raça esse problema de resistencia ao frio ou ao calor, ou do pêlo mesmo ?? Pelo que vi, acho que isso vai dependendo da raça tambem...

Abraços,
Pedro Almeida
KROZ
Membro Veterano

sábado mar 13, 2004 10:53 am

O meu pinscher também não suporta o frio, mesmo dentro de casa está frio para ele, mas no entanto adora neve...
Cool_Dave
Membro
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

segunda mar 15, 2004 12:40 am

Há algum tempo fiz um "estudo por conta própria" sobre esse assunto, nada de ciêntifico mas que vai de encontro ao que esperava. E bem entendido que isto varia de individuo para individuo.

Primeiro há que ter em conta que qualquer cão, assim como a maioria dos seres vivos, suporta muito melhor as temperaturas baixas do que as altas(descendem do lobo, que ou vive na neve, ou vivendo noutro clima, é mais activo nas partes frescas do dia). Há também que ter em conta que o clima onde o cão nasceu e vive influencia muito... é como as pessoas. Se eu tivesse nascido e vivido no deserto, o Verão de Portugal não seria nada para mim!

Seguidamente há as caracteristicas da raça e a sua morfologia. Como já foi dito raças de pelo curto são menos tolerantes ao SOL que as de pelo comprido. No entanto em situações extremas de CALOR (sem raios solares) poderá haver mais problemas em cães de pelo comprido. Parece também que quanto mais pequeno e menos massa muscular tiver, menos sofre com o calor.

Juntando a isto o facto de geralmente Cães Pastores e de Caça, suportarem melhor o calor que cães de Montanha e de Companhia (isto resumindo tudo em 4 grupos), e de em geral todos os cães (mesmo os friorentos, como o do KROS) adorarem a neve, podem-se tirar ilações gerais sobre cada caso particular.

Logo, e respondendo há sua ultima pergunta Pedro, a tal tolerância ao calor e frio, é em grande parte determinado pela raça(e logo ai está inerente ser pelo comprido ou curto), mas também as condições a que o cão foi habituado a viver. Daí não ser nada estranho cães da mesma raça (Filas Brasileiros neste caso) terem comportamentos diferentes face ao calor, vivendo em dois pontos geográficamente muito diferentes!
É por isso que aqui em Sintra, quando há exposições (principalmente no Verão) há um grande número de cães (e de pessoas) que se sentem mal. O cão vem habituado a um clima mais frio ou mais quente, dependendo de onde vive, e chega a Sintra e tem um dia excessivamente quente, e uma noite demasiado frio e húmida!
Oskarina
Membro Veterano
Registado: terça mar 02, 2004 5:18 pm
Localização: Oskar ( Serra de Aires) por enquanto.... vem aí uma mana a caminho....

segunda mar 15, 2004 12:00 pm

Olá bom dia a todos!

Em relação a esta questão, eu posso falar e sei do que falo ( modéstia á parte).

Sou alentejana e vivi até aos 24 anos no Baixo Alentejo, onde as temperaturas a partir de Junho a té meados de Setembro, andam entre os 35º e 42º.

Como devem imaginar, os cães que lá vivem, habituaram-se a estas temperaturas.

Falo por experiência própria, porque o meu pai tinha 2 Rafeiros Alentejanos e 4 Perdigueiros, que nunca sofreram qq mal devido ás altas temperaturas.

Mas tb conheço amigos meus, que compraram Huskys ( que para mim é crime manter um Husky numa região como o Alentejo), e que têm uma divisão só para eles em casa, com Ar Condicionado, devido ao facto do animal adoecer constantemente quando sai á rua no Verão ( e ele so sai á rua á noite).
AndLemos
Membro Veterano
Registado: terça abr 02, 2002 1:26 pm

segunda mar 15, 2004 2:03 pm

Bem eu falo por experiência propria como a bbaixo, as pessoas às vezes perguntam-me, relativamente ao husky, "Ai coitadinho do animal deve sofrer tanto no verão (aqui em viseu as temperaturas no verão rondam os 35 40ºc +/-) O meu cão suporta bem o calor, tenho os mesmos cuidados que tenho com a minha cadela, sombra no verão, água sempre fresca, molho o relvado, e não os passeio nas horas de calor.
Agora parece-me que a Ruca tem mais frio no inverno (é muito friorenta),e mais calor no verão.
Eu acho que o meu husky não sobrevivia era na sibéria, morria de frio.
casadofarol
Membro Veterano
Registado: segunda fev 09, 2004 11:16 am

segunda mar 15, 2004 2:14 pm

Uma sugestão para quem tem jardim. Como uma piscina é cara, e os cães adoram destruir piscinas plásticas, uma solução económica é uma manilha das que são usadas na construção civil. Basta cimentar o fundo, fazer um buraco para escoar a água, et voilá!! uma piscina para toda a vida para os nossos canitos. Não fica muito bonita, mas funciona, e é barato.Cuidado com a limpeza da água!
bbaixo
Membro Veterano
Registado: quinta jul 03, 2003 10:59 am

segunda mar 15, 2004 2:30 pm

AndLemos Escreveu: ... como a bbaixo, ...
Por favor, o bbaixo ;)

:)
Dalilah
Membro Veterano
Registado: sexta set 05, 2003 12:01 am
Localização: Cães (Dalilah - São Bernardo, Laika - Alaskan Malamute, Rebeca - Basset Hound) , Peixes, Papagaio
Contacto:

segunda mar 15, 2004 6:34 pm

casadofarol Escreveu: Uma sugestão para quem tem jardim. Como uma piscina é cara, e os cães adoram destruir piscinas plásticas, uma solução económica é uma manilha das que são usadas na construção civil. Basta cimentar o fundo, fazer um buraco para escoar a água, et voilá!! uma piscina para toda a vida para os nossos canitos. Não fica muito bonita, mas funciona, e é barato.Cuidado com a limpeza da água!
A minha solução passa por "dar banho" às miúdas. Umas esguichadelas de mangueira, elas ficam todas molhadas e fresquinhas. A Dalilah adora, mas já a Laika... ;) Evidentemente, isto só serve para quem tem quintal, ou pelo menos varanda.
KROZ
Membro Veterano

segunda mar 15, 2004 7:33 pm

Cool_Dave Escreveu: Seguidamente há as caracteristicas da raça e a sua morfologia. Como já foi dito raças de pelo curto são menos tolerantes ao SOL que as de pelo comprido. No entanto em situações extremas de CALOR (sem raios solares) poderá haver mais problemas em cães de pelo comprido. Parece também que quanto mais pequeno e menos massa muscular tiver, menos sofre com o calor.
Pelo que sei ao sol ou sombra é igual. O pelo permite manter a humidade por isso um pastor alemão suportará sempre melhor o calor que um dobermann.

Em relação aos tamanhos, nunca li nada, mas falando do meu caso, o meu pinscher não suporta calor em excesso. Ele é um cão treinado e embora com muita vontade própria não desafia a minha ordem e neste último verão que foi o pior desde que o tenho ele desobedeceu por completo às minhas ordens. Notava-se que ele queria obedecer mas tal causava-lhe enorme transtorno. E o que eu apenas lhe pedia era um junto enquanto eu ia a qualquer lado, e ele fugia completamente de mim só parando de sombra em sombra. Ia sendo atropelado pois atravessou a estrada sem a minha ordem porque ele não aguentou mais o calor.
Em relação aos outros cães pequenos não sei. Mas o meu também é preto... deve piorar as coisas.
Guida__F
Membro Veterano
Registado: terça dez 02, 2003 7:14 pm

terça mar 16, 2004 7:28 pm

Tenho quase a certeza que a resistência dos cães tem a haver com o local onde vivem e a que foram habituados.

O Snoopy, quando o fomos buscar à protectora, dormia no cimento frio e tinham uma casota que pouco resguardo tinha. Como resultado em casa estava sempre com calor, nem que estive-se frio saia da sua caminha ou do sofá cheio de calor e ia dormir para a musaico gelado.
Bem até fazia impressão.

No entanto, agora, como já esta habituado à boa vida só dorme em cima dos tapetes, na sua cama ou nos sofás. O seu grau de tolerância ao frio alterou-se com a alteração do seu modo de vida.

Só quero ver como é que o Snoopy se vai dar com o Verão Algarvio.
Responder

Voltar para “Cães”