Boa tarde
A minha cadela, da raça cão de água português, desde bebé que é muito medrosa e apegada aos donos. Agora que tem três anos é bastante imprevisível. Ladra a toda a gente que passa em frente à nossa casa e, quando está solta, por vezes pode chegar a morder. Inclusivamente agora começou a meter-se à frente dos carros a ladrar. O pior é que o filho dela, de quatro meses, está a começar a ir pelo mesmo caminho.
Só que ela connosco é do mais querida possível, dá-nos abraços, gosta de festinhas, nunca nos fez mal nem ladrou.
Não sei o que fazer, mesmo. Todas as sugestões são bem-vindas!
Comportamento da minha cadela
Moderador: mcerqueira
O filho dela??? Mas então tem uma cadela, pelos vistos, geneticamente medrosa e insegura, e foi cruzá-la??
Já agora, quais foram os critérios na escolha do macho, nomeadamente no que ao carácter diz respeito??

"Eu sou responsável pelo que digo, não pelo que você entende." - Auto desconhecido
"O maior prazer de uma pessoa inteligente, é fazer de idiota perante um idiota a fazer de inteligente!" - Autor desconhecido
"O maior prazer de uma pessoa inteligente, é fazer de idiota perante um idiota a fazer de inteligente!" - Autor desconhecido
-
- Registado: segunda abr 13, 2015 1:30 pm
Peço desculpa mas ideia de colocar a minha dúvida aqui não foi com o objetivo de discernir acerca desse assunto.
Não houve foi discernimento quando cruzou a sua cadela.... Se tem problemas comportamentais com a sua cadela, fale com um treinador, e leve o filho dela junto.... 

"Eu sou responsável pelo que digo, não pelo que você entende." - Auto desconhecido
-
Obrigada.TheOne Escreveu:Não houve foi discernimento quando cruzou a sua cadela.... Se tem problemas comportamentais com a sua cadela, fale com um treinador, e leve o filho dela junto....
Idem.
Se é medrosa ou foi condicionada assim é questão para tirar a limpo. Até pode nem ser medo.
Um treinador faria maravilhas no seu caso. Poderia atenuar ou ensinar como atenuar caso seja alguma coisa dela, ou poderia rectificar essa questão caso seja por mau condicionamento
E já há mais uma geração que será assim, o "puto" pode nem ser assim e estar a imitar a mãe porque é assim que eles aprendem, agora resta saber onde e como é que a mãe apanhou isso.
despeçou-me com umas dicas que só por si não são suficientes.
Não reconforte os bichos quando apresentarem reacções indesejáveis, pois se o fizer está a reforçar esse comportamento.
Faça qualquer coisa em relação aos bichos, mais tarde poderá ter mais cruzamentos, esses serão consaguíneos e nada aconselháveis, tanto por doenças como por "cabeça" que pelos vistos não vale a pena perpetuar.
Se é medrosa ou foi condicionada assim é questão para tirar a limpo. Até pode nem ser medo.
Um treinador faria maravilhas no seu caso. Poderia atenuar ou ensinar como atenuar caso seja alguma coisa dela, ou poderia rectificar essa questão caso seja por mau condicionamento
E já há mais uma geração que será assim, o "puto" pode nem ser assim e estar a imitar a mãe porque é assim que eles aprendem, agora resta saber onde e como é que a mãe apanhou isso.
Não reconforte os bichos quando apresentarem reacções indesejáveis, pois se o fizer está a reforçar esse comportamento.
Faça qualquer coisa em relação aos bichos, mais tarde poderá ter mais cruzamentos, esses serão consaguíneos e nada aconselháveis, tanto por doenças como por "cabeça" que pelos vistos não vale a pena perpetuar.
-
botas96 Escreveu:Idem.
Muito obrigada
nenhum dos outros filhos é assim, eu acho que este quer imitar a mãe (é o único que está com ela), porque habituei-o desde pequeno a estar com pessoas. Mas lá está, quando a mãe ladra ele ladra também, mas isoladamente não apresenta esses comportamentos.
Vou considerar um treinador. Aconselha-me algum em especial?
O cachorro pode ter uma solução relativamente mais fácil, que passa por cortar o contacto com a cadela (não totalmente, faça-os passar tempo juntos dentro de casa ou num ambiente controlado com os donos por perto e pouco movimento na rua) e fazê-lo passar mais tempo com outros cães, de preferência mais equilibrados, perdoe-me a brincadeira
. Por ser cachorro será mais maleável e por isso perde e adquire hábitos mais facilmente.
Sobre a cadela:
Enfim, começar por dizer brevemente que esse não é de todo, uma caracteristica que um cão d'agua português em especial, mais do que outras raças, deva apresentar, porque aquilo que os caracteriza é precisamente o contrário, e dizer ainda que uma cadela que apresente um temperamento pode ser usada para criação desde que haja uma consciência de todas as partes envolvidas (futuros donos + "one time breeder") de que a ninhada tem probabilidade de sofrer com isso. Mas não acho que seja necessário ir tão longe ao ponto de adoptar uma posição da elevação moral e do juíz condenatório que olha para baixo em tom reprovador de tudo o que não estiver de acordo com as suas opiniões, e de certa forma a deitar abaixo pessoas que pouco sabem sobre o assunto e vieram procurar ajuda. Temos que manter um espírito positivo aqui, se não depois acabamos todos chateados uns com os outros e chatices na vida já há muitas
. Não foi tão brevemente assim, mas adiante. 
O ladrar pelo portão às pessoas que passam e ladrar e morder os carros não é necessariamente sinal de agressividade, mas pode ser uma ansiedade acumulada que depois a leva a "despejar" para fora assim, causada pela falta de exercício físico e mental, porque os cães d'água são cães com muita energia e, à semelhança dos labradores, precisam de ser sempre desafiados pelos donos a fazer novos exercícios e actividades.
Sobre o morder, morde quem ou o quê e em que circunstâncias?
Para além deste bitaite, que pode nem ser o caso da sua cadela, não posso ajudar mais porque sei pouco mais.

Sobre a cadela:
Enfim, começar por dizer brevemente que esse não é de todo, uma caracteristica que um cão d'agua português em especial, mais do que outras raças, deva apresentar, porque aquilo que os caracteriza é precisamente o contrário, e dizer ainda que uma cadela que apresente um temperamento pode ser usada para criação desde que haja uma consciência de todas as partes envolvidas (futuros donos + "one time breeder") de que a ninhada tem probabilidade de sofrer com isso. Mas não acho que seja necessário ir tão longe ao ponto de adoptar uma posição da elevação moral e do juíz condenatório que olha para baixo em tom reprovador de tudo o que não estiver de acordo com as suas opiniões, e de certa forma a deitar abaixo pessoas que pouco sabem sobre o assunto e vieram procurar ajuda. Temos que manter um espírito positivo aqui, se não depois acabamos todos chateados uns com os outros e chatices na vida já há muitas

O ladrar pelo portão às pessoas que passam e ladrar e morder os carros não é necessariamente sinal de agressividade, mas pode ser uma ansiedade acumulada que depois a leva a "despejar" para fora assim, causada pela falta de exercício físico e mental, porque os cães d'água são cães com muita energia e, à semelhança dos labradores, precisam de ser sempre desafiados pelos donos a fazer novos exercícios e actividades.
Sobre o morder, morde quem ou o quê e em que circunstâncias?
Para além deste bitaite, que pode nem ser o caso da sua cadela, não posso ajudar mais porque sei pouco mais.
Porque diz que a cadela é medrosa? O que relata são comportamentos de agressividade territorial…
Em relação ao cachorro, é normal que imite esse comportamento. Se nada fizer, vai ter 2 a agir dessa forma.
Em relação ao cachorro, é normal que imite esse comportamento. Se nada fizer, vai ter 2 a agir dessa forma.
"He is your friend, your partner, your defender, your dog. You are his life, his love, his leader. He will be yours, faithful and true, to the last beat of his heart. You owe it to him to be worthy of such devotion."