Indignação!!!!

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Anafcs
Membro Veterano
Registado: sábado jul 20, 2013 3:47 pm
Gatos: Wally e Ninja
Aquário 200L com peixes tropicai

sábado mai 16, 2015 10:11 am

AST88 Escreveu:Sou eu que protejo os meus cães, sou eu que lhes dou a qualidade de vida!

Se todos os donos tivessem a mesma pressão que os donos de cães de raça PP, por certo que não existiam tantos problemas.
Por acaso concordo consigo... há cães "perigosos" em todas as raças e portes... normalmente depende mais do dono que do cão mas os cães também têm as suas personalidades, a minha Isa, por exemplo, é mesmo ruim :twisted: começamos no mundo do treino canino precisamente porque desde o mês de idade que vimos que ia ser um cão complicado e embora esteja 99% controlada (um cão nunca está a 100% há sempre espaço para evoluir) e nunca ter feito mal a ninguém não é um cão que qualquer pessoa possa mexer e qualquer cão possa brincar.

Não quero dizer que todos os cães tenham de andar açaimados na rua, mas que todos os donos fossem obrigados a ter seguros (contra mim falo porque infelizmente não tenho dinheiro para pagar esses seguros), a andar numa escola de treino, a andar á trela na presença de outros cães ou pessoas (a minha liberdade acaba onde começa a dos outros e as pessoas não têm que levar com a minha Becky (PA) a saltar para cima delas porque quer brincar e é cachorrita grande...) as coisas eram provavelmente muito mais fáceis e teríamos mais o tal civismo que tanto se fala faltar...

Mas somos um pais com pessoas e mentalidades antigas... Os meus próprios pais ficam ainda horrorizados e fartam-se de me chatear a cabeça por eu deixar os meus cães entrarem dentro de casa e viverem lá dentro a maior parte do tempo... Temos de dar tempo ao tempo e ir educando as pessoas que conseguimos o que melhor que conseguimos.
<strong><u>Ana Filipa</u></strong>
Specops
Membro Veterano
Registado: quinta jun 06, 2013 2:43 pm

sábado mai 16, 2015 7:28 pm

surprisedog Escreveu:Um cão que ataca outro cão fora da sua residência é um cão considerado PERIGOSO, o que ainda e pior do que PP. Teria de andar com açaime... "Decreto-Lei n. 312/2003" :? :? :? :? :?
Será?
A policia não me disse nada disso. E eu mantenho-me a dizer, que quem tem cães de raça PP estará sempre em desvantagem.
WaterMonitor
Membro Veterano
Registado: quarta mar 17, 2004 2:20 pm

sábado mai 16, 2015 7:35 pm

A pessoa da junta de freguesia, quando fui entregar os boletins dos meus cães, disse-me que um vizinho meu tinha um Cocker na lista PP porque tinha mordido um outro vizinho na rua.

Não sei se assim é, mas foi o que ela me disse.

E lembro-me de aqui há uns dois anos uma juiza inglesa ter sido mordida em ringue (nada de grave, mas era uma senhora idosa) e recusar-se a ir ao hospital porque dizia que o cão ia ficar na lista dos PP. Não sei se ela sabia o que me estava a dizer ou se isto aconteceria em Inglaterra e ela achava que seria igual aqui.
surprisedog
Membro Veterano
Registado: quinta fev 19, 2015 12:28 pm

sábado mai 16, 2015 8:53 pm

Specops Escreveu:
surprisedog Escreveu:Um cão que ataca outro cão fora da sua residência é um cão considerado PERIGOSO, o que ainda e pior do que PP. Teria de andar com açaime... "Decreto-Lei n. 312/2003" :? :? :? :? :?
Será?
A policia não me disse nada disso. E eu mantenho-me a dizer, que quem tem cães de raça PP estará sempre em desvantagem.
Veja a lei que referi... Eu, lendo, parece-me que poderá ser considerado perigoso um animal que , do nada, ataca outro animal na rua... Estava a pensar mesmo num ataque, com mordida...Diz lá:

«Animal perigoso», qualquer animal que se
encontre numa das seguintes condições:

"Tenha ferido gravemente ou morto um
outro animal fora da propriedade do
detentor"

"Tenha sido considerado pela autoridade
competente como um risco para a segurança
de pessoas ou animais, devido ao
seu comportamento agressivo ou especificidade
fisiológica;"

Imagino que a coisa não seja nada linear e que se for uma mordida pontual ou pouco grave... não seja por aí! Mas se um cão estiver sempre com ideias de atacar os outros cães, concretizando ou não, se calhar deveria ser considerado perigoso, digo eu
:o :o :o :o :o
Specops
Membro Veterano

sábado mai 16, 2015 9:11 pm

Não sabia...peço desculpa então pela má compreensão.
Julgava que os PP é que eram sempre os "prejudicados"...
surprisedog
Membro Veterano
Registado: quinta fev 19, 2015 12:28 pm

domingo mai 17, 2015 10:21 am

Os PP, até podem ser os cães mais dóceis do mundo, é uma medida preventiva. Os outros é mesmo porque há necessidade.

:? :?

É assim que eu entendo.
arinatac
Membro Júnior
Registado: domingo nov 05, 2006 7:28 pm

domingo mai 17, 2015 10:44 am

Ainda hoje fui com o meu passear ao parque e vem um gigante desgovernado correr para cima dele. O dono bem o chamou mas... nada. :roll:

Domingo de manha é de prever que haja muita gente a passear cães, nao percebo a mentalidade desta gente.
botas96
Membro Veterano
Registado: quinta mai 17, 2012 6:27 pm

domingo mai 17, 2015 11:58 am

Não se queixe specocs, isso não é assim tão mau ( o aspecto de andar com o açaime).
Aquilo que estão a falar (comer com o cão dos outros) e não só, como por exemplo, um estranho chamar o cão porque é fofo ou outra treta qualquer sem ter autorização do dono para o fazer. Ou fazer demonstração de como é determinado cão em termos de comportamento a terceiros sem pedir autorização nem que o outro dono e cão se voluntarie (ainda por cima falhou no sexo, e escapou-lhe o facto que a minha está saída), etc, etc.
Tudo isso, o açaime diminui, o açaime é bom e eu gosto, na maioria dos casos despoleta uma reacção de defesa nas outras pessoas, tem o condão de meter as outras pessoas na linha, fazendo-as mais pró activas, mais conscientes das regras de civismo e mais respeitadoras do espaço individual de cada um momentaneamente
E para um pitbull, o açaime não é assim tão limitador, pois um pit, normalmente, consegue com facilidade suplantar/suprimir a maioria dos outros cães só usando força muscular, a intensidade do ataque/contra- ataque está lá.
E qual é o problema do cão ser rotulado agressivo,só por causa do açaime?
Para mim, só vejo vantagens, normalmente mantem os estranhos ao largo e para as pessoas conhecidas, amigos, (as que realmente interessam) isso não pesa.
Só não utilizo açaime na minha, porque a minha não tem a mesma habilidade para se defender, caso seja necessário e nota-se bem o quanto é desnecessário.
Quando desejo espaço e liberdade, normalmente utilizo o argumento que tem uma doença altamente contagiosa, que também tem um efeito parecido.
Specops
Membro Veterano

domingo mai 17, 2015 3:10 pm

Não se queixe specocs, isso não é assim tão mau ( o aspecto de andar com o açaime).
Para mim é mau. Obviamente, que cada um de nós tem a sua maneira de ver as coisas e daí surgem as opiniões.

E na minha opinião é que, tanto para mim, como para a maioria das pessoas, o açaime, automaticamente dá uma imagem agressiva do cão. Seja ele uma paz d'alma. E eu não quero que as pessoas continuem a discriminar estas raças, só porque existe uma lei que OBRIGA, o animal andar açaimado. O açaime, é um acessório que se deve usar no cão, EM CASO de não ser sociável com outros cães ou agressivo para pessoas.

Uma vez, uma criança passou pelo meu mais velho, e perguntou à mãe porque é que o cão usava açaime. A resposta: "É porque é mau."

Em vez de: " Porque estes cães são obrigados a andar com aquilo."
Mas só aí a pequenina deve ter ganho um medo, que só tinha vontade de se pisgar. É essa a imagem que querem?

E qual é o problema do cão ser rotulado agressivo,só por causa do açaime?
Para mim, só vejo vantagens, normalmente mantém os estranhos ao largo e para as pessoas conhecidas, amigos, (as que realmente interessam) isso não pesa.
Por exemplo:
Mesmo que um estranho lhe venha fazer um assalto e o animal protege-o, você vai ter que ajustar contas com a policia na mesma, e o cão sabe-se lá o que lhe poderá vir acontecer.
Ainda para mais, da maneira como o país está, o ladrão ainda acaba por ganhar uma indemnização à pala disso.

Quanto às pessoas em nossa volta prefiro dar a conhecer a raça do que ver as pessoas afastarem-se, só porque "ouviram dizer que o Pit Bull é mau".

E isto para mim é muito parecido com o racismo. Com o racismo não se ganha nada. Só se perde.

Mas para ajudar à festa, ainda hoje o correio da manhã lançou uma noticia que 4 "pits" atacaram uma senhora de 83 anos. Quando realmente se vê os 4 cães, nenhum deles é Pit Bull. Mas o correio da manhã faz questão de espalhar a "palavra do Diabo" por aí. E mais uma vez...o Pit Bull está no topo da tabela, de ser o maior monstro à face da terra...

:?
WaterMonitor
Membro Veterano

domingo mai 17, 2015 3:37 pm

O meu macho, na rua, usa sempre o Halti ou a Dogmatic. As pessoas não sabem o que é e consideram "açaime" e a mim dá-me igual.

Estou um bocado com o/a Botas96: quem o conhece sabe que não faz mal a pessoas mas que é péssimo com outros animais. Quem não conhece mantém a distância e isso é bom.

Se há coisa que não quero nesta fase são pessoas medrosas perto dele. Não lhe passa pela cabeça que as pessoas possam ser "inimigos" e é assim que quero que se mantenha.

Quem o conhece mexe-lhe na mesma e ele reage cada vez melhor. É hoje muito mais simpático e expansivo do que era aos 4 meses.
Specops
Membro Veterano

domingo mai 17, 2015 5:55 pm

Sim eu compreendo WaterMonitor.

Mas a minha cadela (PP) nunca usou açaime e muita gente (familiares, amigos, desconhecidos, vizinhos...) sabe que a cadela é a coisa mais doce, com tudo. Desde animais a pessoas.

E o que está aqui em questão, pelo menos no meu caso, é que eu vou ser obrigado a meter-lhe um açaime. E isso custa-me imenso...

Já o mais velho usa, por ser agressivo com os outros animais.
Eu aqui vejo mais por uma questão de necessidade e não por obrigação.
WaterMonitor
Membro Veterano

domingo mai 17, 2015 9:26 pm

Specops acredite que percebo perfeitamente.

Eu tenho necessidade de usar, não me faz confusão.

Mas o filho de uma amiga tem um Pit absolutamente adorável, muito mais bem comportado do que o meu monstro alguma vez vai ser e faz-me imensa confusão vê-lo com o açaime. É que nem é o facto de ele não ter um pingo de agressão, é sim por ele ser tão bem comportado e obediente.

E vou-lhe ser honesta: a raça do meu cão não está na lista porque há pouco por cá e não se lembraram disso. Na altura em que saiu a lista até duvido que houvesse algum.
botas96
Membro Veterano
Registado: quinta mai 17, 2012 6:27 pm

domingo mai 17, 2015 9:27 pm

Specocs, tudo bem e compreendo, o seu lado da moeda, mas olhe que o outro lado da moeda também não é bom.
Eu já tentei condicionar a minha a mostrar o dente quando um estranho se aproxima dela. Mas não está nela.
Resultado, tenho crianças que me abraçam a cadela do nada, algumas perguntam, mas dessas, muitas também não sabem apresentarem-se ao cão e já estão a fazer *** antes que eu possa disser alguma coisa
Mas a maioria tem medo.
Estou muito bem com ela, a trabalha-la ou simplesmente a relaxar, e chamam-me a cadela sem ai nem ui, já viu isto? Tenho que chamar a cadela para o pé de mim.
Estou a passar na rua, é o tão fofinho e as tretas do costume, já cheguei a fazer-me de parvo e agradecer e retribuir o elogio, e é um show quando ficam a olhar para mim com cara de parvos, geralmente são parvas. E quando consigo estabelecer o constrangimento remato com a maior das inocências.
- Não era para mim? Era para a cadela? Então é fofinha!
E vou-me embora. E quando era mais nova era um enjoo.
Pessoalmente não gosto muito de confianças especialmente se eu não conhecer a pessoa ou o cão, e se acontecer um incidente, depois como é?
O bicho tem que ver o dono como o fim do mundo em cuecas, não é aconselhável haver concorrência ou interferências nessa posição , pois depois é muito mais difícil o que o dono diz ser Lei.
O specocs tem a sorte de ter uma cadela estigmatizada, este tipo de interrupções ou distracções são muito menos comuns, as pessoas mantem-se ao largo e recorrem muito mais ao dono, além que o specocs pode-se dar ao luxo de fazer uma triagem de pessoas e animais para socializar o seu canídeo que eu não tenho, levo com tudo em cima, o bom e o mau.
Antes levar com quase nada que levar com tudo.
E eu só solto a minha em parques naturais, praia ou mato.
E quando ela era nova e estava a fazer a cadela, criei uma malha à volta dela, ou seja, agia por antecipação ou por exagero e chegaram-me a perguntar se ela já tinha sido atacada, eu respondi que não, que era precisamente isso que andava a evitar.
E todo o cão que queria socializar tinha que vir calmo, depois podiam correr como malucos e etc, mas primeiro tinha que me "disser quem era, o nome de família e quais as suas intenções com a minha menina", se não me agradasse, amanhã é outro dia, outra maré. Essa fase não me deixou saudades mas valeu a pena.
Specops
Membro Veterano

segunda mai 18, 2015 9:37 am

Mas o filho de uma amiga tem um Pit absolutamente adorável, muito mais bem comportado do que o meu monstro alguma vez vai ser e faz-me imensa confusão vê-lo com o açaime. É que nem é o facto de ele não ter um pingo de agressão, é sim por ele ser tão bem comportado e obediente.
Lá está. É como o meu caso...
Será que um dia esta lei acaba? Em alguns país na Europa acabaram com essa lei.

Olhe Botas posso-lhe dizer que, onde eu moro há muita gente que não quer saber se o cão do X ou do Y é agressivo ou não :P

É muito o "deixa andar"...
Uranak
Membro Júnior
Registado: sexta set 22, 2006 1:39 pm

segunda mai 18, 2015 12:03 pm

Aos "olhos" da lei todos os cães tem de andar à trela e bla bla bla..

Mas questiono que será assim tão normal haver tantos cães com problemas de socialização?

Será que o problema não está na maioria dos "donos" que nunca fez um esforço para os socializar na devida altura? Existem sempre excepções, pois, mesmo tratadores experientes podem ter muitas dificuldade em reeducar um cão adulto agressivo.

Cães potencialmente perigosos são todos os que são agressivos e que não podem estar com outros cães.. e estes cães mesmo à trela, num momento de distracção podem libertar-se e causar danos.
Responder

Voltar para “Cães”