Disturbio??

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Carolina77
Membro Júnior
Registado: sexta nov 21, 2014 3:15 pm

domingo jun 07, 2015 4:24 pm

Boa tarde,

O meu cão desenvolveu recentemente um comportamento estranho, durante os nossos passeios não deixa que as pessoas se aproximem de nós para cumprimentar, o engraçado (que não tem graça nenhuma) é que não faz isto com todas as pessoas, algumas deixa até que lhe façam festas, no entanto a outras ladra e não permite sequer que se aproximem. Dantes não era assim, e dava mão a toda a gente, o que o terá levado a mudar assim? Posso garantir que nunca lhe fizeram nada de mal pois só saí de casa acompanhado e de trela, portanto toda a interacção que tem com pessoas e outros animais é sob vigilância. Com os outros cães e com crianças é muito meigo, o problema dele é com adultos, pelo menos alguns. Disseram-me que isto era um distúrbio comportamental. O que acham? Chego até a ter receio de andar com ele na rua sozinha pois nunca sei que tipo de comportamento ele vai ter se o vierem cumprimentar, conhecendo-o acredito que se insistirem em aproximar-se é bem capaz de morder. Por aqui há muita gente doida, certas pessoas a quem eu digo que ele não gosta de festas e que insistem em aproximar-se porque também tem cães :x :x
Quero aprender a corrigir este comportamento. Alguém que saiba como me ajudar? Obrigada.
botas96
Membro Veterano
Registado: quinta mai 17, 2012 6:27 pm

segunda jun 08, 2015 12:18 am

Não vejo problema nenhum nisso. Eu não corrigia nada.

Posso dizer que depois de eu ter sido atropelado, a minha cadela desenvolveu esse comportamento, tudo que passava ao lado ela atacava para morder a sério.
Durante todo o meu período de reabilitação (continuei a precisar de outra pessoa para a passear) ela montava uma verdadeira escolta.
Hoje em dia continua a fazer " faint" ataques a qualquer pessoa estranha que se aproxime de mim sem "cerimónias".

Reconheço que esse comportamento embora desejado não é pelas razões certas, mas tem a sua eficiência
shaktii
Membro Júnior
Registado: segunda mai 18, 2015 2:21 pm

terça jun 09, 2015 2:31 pm

Carolina77 Escreveu:O meu cão desenvolveu recentemente um comportamento estranho, durante os nossos passeios não deixa que as pessoas se aproximem de nós para cumprimentar
Acho que é um comportamento que deve ser corrigido, a menos que pretenda um cão de guarda e uma vida isolada da comunidade.

As pessoas a quem ele ladra mostram medo dele? Ou é a Carolina que antecipa a situação de conflito e já está a puxar a trela?!

Da minha experiência, sugiro que aumente o número de passeios, o tempo e intensidade da marcha. (Dentro das possibilidades da rotina!)
Sempre que ele tenha um comportamento agressivo, mande o cão sentar e ficar até o ambiente estar sereno, só depois avancem.

Se não conseguir mudar a atitude dele sugiro que consulte um treinador.
Carolina77
Membro Júnior

quinta jun 11, 2015 10:25 am

botas96 Escreveu:Não vejo problema nenhum nisso. Eu não corrigia nada.

Posso dizer que depois de eu ter sido atropelado, a minha cadela desenvolveu esse comportamento, tudo que passava ao lado ela atacava para morder a sério.
Durante todo o meu período de reabilitação (continuei a precisar de outra pessoa para a passear) ela montava uma verdadeira escolta.
Hoje em dia continua a fazer " faint" ataques a qualquer pessoa estranha que se aproxime de mim sem "cerimónias".

Reconheço que esse comportamento embora desejado não é pelas razões certas, mas tem a sua eficiência
Bom dia Botas96, Obrigada por partilhar a sua experiência. Pois.. o meu marido pensa da mesma forma, diz que se sente mais seguro saber que quando saímos o cão fica em modo protecção. No entanto eu não vejo necessidade disso e até ficava mais descansada se ele deixasse de ter estes impulsos. Acho é estranho porque ele não faz isso com toda a gente, há pessoas que ele até parece que fica contente de encontrar.
Carolina77
Membro Júnior

quinta jun 11, 2015 11:38 am

shaktii Escreveu:
Carolina77 Escreveu:O meu cão desenvolveu recentemente um comportamento estranho, durante os nossos passeios não deixa que as pessoas se aproximem de nós para cumprimentar
Acho que é um comportamento que deve ser corrigido, a menos que pretenda um cão de guarda e uma vida isolada da comunidade.

As pessoas a quem ele ladra mostram medo dele? Ou é a Carolina que antecipa a situação de conflito e já está a puxar a trela?!

Da minha experiência, sugiro que aumente o número de passeios, o tempo e intensidade da marcha. (Dentro das possibilidades da rotina!)
Sempre que ele tenha um comportamento agressivo, mande o cão sentar e ficar até o ambiente estar sereno, só depois avancem.

Se não conseguir mudar a atitude dele sugiro que consulte um treinador.
Olá Shaktii, Bom dia,

Obrigada pelo seu post. Não, não pretendo nenhum cão de guarda e fico preocupada com este comportamento pois não quero que ele seja visto como um bicho do mato :? . Ainda não entendi o que o leva a ter este comportamento pois determinadas pessoas ele permite que se aproximem, outras é que não. Normalmente se as pessoas passarem e não lhe disserem nada ele não ladra, mas a tendencia das pessoas infelizmente é meterem-se com ele ou tentarem aproximar-se para fazer uma festa e ele isso não suporta :( , enrufa-se todo e começa a ladrar. Claro que as pessoas ao o verem assim se assustam, pois embora tenha um aspeto amoroso, tem 40 kgs e de focinho arreganhado mete respeito. Admito que eu antecipo o comportamento dele e quando vejo que vamos passar ao lado de alguém coloco a trela mais curta pois tenho receio do comportamento dele se alguém lhe esticar a mão. Ainda ontem íamos na "nossa" sem chatear ninguém e ele estava a cheirar o chão e as ervas quando passa um Sr. que lhe esticou a mão para fazer uma festa e se eu não o puxo tão depressa acredito que tinha levado uma dentada.
Vou experimentar a sua sugestão e dar a ordem do senta e faica até que se acalme e só prosseguir depois.
O problema do treinador é que aqui na zona não há nenhum :( , o mais perto que já encontrei é em Évora e para nós ainda é longe.
botas96
Membro Veterano
Registado: quinta mai 17, 2012 6:27 pm

quinta jun 11, 2015 11:46 am

A minha cadela é extremamente previsível, conheço-a muito bem, sei quais são os seus limites, as suas falhas e os seus fortes, consigo interpretar a linguagem corporal dela quase instantaneamente em quase totalidade dos casos.
Sei onde falhei e onde acertei, o hiato de quase um ano não fez diferença.
Confio totalmente nela porque a conheço, porque fui eu quem a fez. E estou à vontade com o resultado final.
Se for este o caso da Carolina, digo-lhe, não tem que modificar tudo no seu canídeo, para o cenário que apresenta seja por territorialidade (estes gajos são meus) seja por qualquer outro motivo, o seu cão está apenas a cumprir uma das funções que se esperam deles.
O seu cão é equilibrado e sociável?
O seu cão é previsível e sólido?
Se a resposta for positiva, sinceramente, não vejo qual o problema no cão.
Sem mais pormenores e pelo que diz até pode ter sido você a condicioná-lo assim, quando passa uma pessoa, mete tensão na trela e pronto está a associação feita ou pode ser por outra coisa qualquer.
Eu tenho o mesmo problema que a Carolina, e já o disse em outro tópico, chegam-me a abraçar a cadela do nada (crianças principalmente) e às vezes ela fica-me olhar para mim com uma cara de WTF.
icecosta
Membro Veterano
Registado: quinta abr 24, 2014 10:43 am

sexta jun 12, 2015 11:13 pm

Concordo com o botas96, é uma caracteristica do cão, vai me desculpar mas julgo que não mencionou a idd nem a raça do animal e era importante sabermos isso.

De qualquer forma, posso-lhe dizer que o meu cão reage defensivamente com certas pessoas, a diferença é que o meu não olha a idade, se não gostar da forma como a pessoa se aproxima e duvidar das suas intenções toma logo uma postura de aviso normalmente passa por irriçar o pelo do dorso rosnar e mostrar os dentes, isso não quer dizer que vá morder é um aviso que está pronto a defender-se caso seja necessário, o seu parece-me estar a agir de forma identica não me preocupava com isso é instinto do cão.

Preocupante seria ele atirar-se a toda a gente sem razão aparente, agora reagir e dar um aviso quando se aproxima um estranho é normal. repare que estou a referir "aviso" se o seu cão avança com intenção de morder e só não o faz porque é parado ai já era diferente, mas não me parece o caso.
Nobody can give you freedom
Nobody can give you equality
or justice, if you are a man
YOU TAKE IT

"Malcom X"
surprisedog
Membro Veterano
Registado: quinta fev 19, 2015 12:28 pm

sábado jun 13, 2015 12:22 pm

Carolina77 Escreveu:Boa tarde,

O meu cão desenvolveu recentemente um comportamento estranho, durante os nossos passeios não deixa que as pessoas se aproximem de nós para cumprimentar, o engraçado (que não tem graça nenhuma) é que não faz isto com todas as pessoas, algumas deixa até que lhe façam festas, no entanto a outras ladra e não permite sequer que se aproximem. Dantes não era assim, e dava mão a toda a gente, o que o terá levado a mudar assim? Posso garantir que nunca lhe fizeram nada de mal pois só saí de casa acompanhado e de trela, portanto toda a interacção que tem com pessoas e outros animais é sob vigilância. Com os outros cães e com crianças é muito meigo, o problema dele é com adultos, pelo menos alguns. Disseram-me que isto era um distúrbio comportamental. O que acham? Chego até a ter receio de andar com ele na rua sozinha pois nunca sei que tipo de comportamento ele vai ter se o vierem cumprimentar, conhecendo-o acredito que se insistirem em aproximar-se é bem capaz de morder. Por aqui há muita gente doida, certas pessoas a quem eu digo que ele não gosta de festas e que insistem em aproximar-se porque também tem cães :x :x
Quero aprender a corrigir este comportamento. Alguém que saiba como me ajudar? Obrigada.
Tente confrontá-lo com essa situação. Vá insistindo progressivamente e corrigindo. Seja persistente. O comportamento do seu cão NÃO É NADA NORMAL. :?

Agora há realmente donos que isolam os seus cães do mundo,, que fogem de tudo o que é cão ou que mexe quando passeiam na rua, que os fecham em casa, que... etc etc... Se é o seu caso, não faça nada.... :o

Mas se esse comportamento é o habitual (normal).... pela minha experiência como dono NÃO É!
icecosta
Membro Veterano

sábado jun 13, 2015 7:14 pm

Sem saber de que tipo de cão estamos a falar, afirmar que dado comportamento não é normal parece-me um bocado precipitado, podemos estar perante uma raça de guarda nesse caso o comportamento do cão para mim faz todo o sentido.

Agora se estivermos a falar por exemplo de um labrador realmente é capaz de estar a ter um comportamento atipico na raça, falta perceber o porque, se foi condicionado a ter esse comportamente se é falta de socialização etc etc ...

Contudo volto a afirmar no meu ver um cão que reage quando um estranho se aproxima não é um problema é mais uma caracteristica do cão.

De realçar a meu ver o facto de o cão não reagir com toda a gente, é certo e sabido que os cães "sentem" o medo a forma como ele interpreta isso pode leva-lo a adoptar uma postura defensiva.

O meu cão por exemplo mal sente alguem apreensivo a fixar o olhar nele reage imediatamente, no entanto se a pessoa o ignorar e fizer de conta que ele nem está ali na rua o cão simplesmente segue viagem sem sequer olhar pra pessoa.

A mesma coisa acontece quando alguem que ele não conhece tenta meter a mão o cão reage, no entanto se não lhe tentar por a mão ele continua na vida dele muito normalmente.

Eu pessoalmente não me chateio muito com isso, aviso para não lhe mexerem quando vejo que não está para ai virado, como tb por vezes deixo mexerem nele quando vejo que ele está receptivo, agora tb já me aconteceu meterem-lhe a mão depois de eu avisar e ele respondeu mostrando os dentes e rosnando, se eu me chateio com isso?

Chateava-me sim era se qualquer um lhe pusesse a mão e ele fosse atrás, assim não me incomoda nada.
YOU TAKE IT

"Malcom X"
Carolina77
Membro Júnior

segunda jun 15, 2015 11:03 am

Olá bom dia,

É um cão cruzado de Labrador com Golden e tem dois anos.

Este fim de semana tivemos uma festa de aniversário em casa com bastantes crianças á mistura e adultos e posso dizer que ele se portou magnificamente bem. Adorou todas as crianças, correu e brincou com elas e com os adultos também se portou bem, inclusive um amigo meu que também tem cães, falei com ele acerca deste comportamento e ele foi ter com o cão que estava nessa altura deitado na cama, sentou-se ao lado dele na cama a fazer-lhe festas e o cão adorou :) . Perante isto não me parece que esteja perante um cão assim tão fora do normal ou anti social. Confesso que quando marquei a festinha estava um pouco reticente face ao comportamento dele uma vez que esta foi a primeira interação com tanta gente ao mesmo tempo depois de ele ter decidido ser anti social :wink: , mas correu tudo muito bem. Pelo que percebo o comportamento é apenas na rua durante o passeio, o porquê não sei, vejo que não é com toda a gente que ele faz isto... Normalmente ladra apenas, e pode levantar ou não o pelo do dorso (o facto de levantar o pelo do dorso descobri que não quer dizer que esteja agressivo pois também o faz por entusiasmo). No entanto se for um estranho que se aproxima mais que á conta ou se lhe quer mexer é que fica danado e aí já mostra o dente...
icecosta
Membro Veterano

segunda jun 15, 2015 11:12 pm

completamente normal a meu ver.
YOU TAKE IT

"Malcom X"
Anafcs
Membro Veterano
Registado: sábado jul 20, 2013 3:47 pm
Gatos: Wally e Ninja
Aquário 200L com peixes tropicai

quarta jun 17, 2015 5:57 pm

Boas,
Carolina77, a meu ver, não é necessariamente um comportamento normal, mas se é negativo? depende... se quer ter um cão que se dê com qualquer um pode corrigir a questão, a meu ver não é boa ideia, ia tar a mudar a personalidade do cão quando o que o cão está a fazer é defender a matilha. E para além disso assim duvido que alguma vez algum lho robe :wink:
A minha Isa sempre foi assim, é um cão de 9 kg peludinha e branquinha, toda a gente lhe quer mexer e nós simplesmente dizemos a toda a gente que ela não gosta de festas, o nosso treinador sempre nos disse controlem-a, desde que ela esteja controlada (para não atacar ninguém só porque sim no meio da rua) não a obriguem a ser um tipo de cão que ela não é! Também há humanos mais sociáveis e extrovertidos que outros certo?
Para mim a única parte negativa é se ele não for capaz de passear com calma e achar que tudo e todos são uma amecaça, não é para o cão nem para si que já vai em stress e acaba por inconscientemente incentivar o ataque. A minha Isa não deixa que lhe mexam mas consegue ir a uma feira (foi o ano passado á PetFill e foi sem problemas, até fez demonstração e tudo) ou passear na rua cheia de gente sem atacar ninguém, para aquelas pessoas idiotas que insistem em querer mexer no cão voçe levanta a voz e diz "o cão é meu e eu não quero que lhe mexam!" :evil:
<strong><u>Ana Filipa</u></strong>
surprisedog
Membro Veterano

sábado jun 20, 2015 8:31 am

Sem dúvida. Concordo totalmente com o que diz.

:?
Eu acho é que a situação não está a ser bem aceite pelo dono, que acha que é um problema. :o
Carolina77
Membro Júnior

terça jun 23, 2015 11:48 am

Bom dia a todos e obrigada a todos os que partilharam comigo o v/ conhecimento e experiência. Obrigada sobretudo ao user surprisedog pelos comentários, sem si realmente este tópico não tinha sido a mesma coisa 8) .

Entre tentar perceber o que o terá levado a mudar e a ter este comportamento, querer saber com pessoas mais experientes do que eu se este comportamento pode ser considerado distúrbio, ao não aceitar a situação (como a surprisedog acha) vai um longo caminho...
surprisedog
Membro Veterano

terça jun 23, 2015 12:30 pm

Carolina77 Escreveu:Bom dia a todos e obrigada a todos os que partilharam comigo o v/ conhecimento e experiência. Obrigada sobretudo ao user surprisedog pelos comentários, sem si realmente este tópico não tinha sido a mesma coisa 8) .

Entre tentar perceber o que o terá levado a mudar e a ter este comportamento, querer saber com pessoas mais experientes do que eu se este comportamento pode ser considerado distúrbio, ao não aceitar a situação (como a surprisedog acha) vai um longo caminho...
Está a gozar?

Só está a ler o que gosta mais! Se ler com mais atenção vai reparar que lhe disse como deve corrigir o comportamento que não gosta no seu cão e que quer mudar.

Ou agora ,afinal, já gosta do comportamento do seu cão? Baralhou-me! :o :o :o

Com tanta indecisão o seu cão vai ser inseguro! :?
Responder

Voltar para “Cães”