Cachorra sempre a ganir

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
RuiFragoso
Membro Júnior
Registado: segunda jan 14, 2013 12:05 pm

quinta jun 11, 2015 7:52 am

Bom dia,

precisava da vossa ajuda para o seguinte:

Recentemente deram me uma cachorra com 1 mês (a mãe secou e depois começou lhe a morder) e ela tá sempre a ganir. Ora gane porque tem sono, ora porque tem fome, ora porque não estamos ao pé dela, ora quando ralhamos com ela.....
Ela está numa varanda fechada (que é toda coberta com janelas) e tem acesso à cozinha. O problema é que ela só se deixa dormir quando estamos ao pé dela e depois acorda as 3 da manha e farta se de ganir e uivar, depois acorda novamente as 5, as 7 da manha e assim sucessivamente passando o dia e a noite nisto.
Já lhe comprei um relógio, já lhe pus um radio, uma blusa com o cheiro da mãe, outra blusa com o meu cheiro e ela continua a fazer o mesmo já la vão 15 dias. Já não sei o que fazer pois os meus vizinhos já andam a ficar um bocado fartos do ganir da cachorra.
botas96
Membro Veterano
Registado: quinta mai 17, 2012 6:27 pm

quinta jun 11, 2015 11:23 am

Por regra um cachorro só deve ser separado da ninhada e da mãe a partir dos dois meses.
Umas das razões e é aquela que lhe interessa mais, é porque ao longo desse período, a interacção entre os da ninhada e a mãe é crucial para eles adquirirem capacidades sociais fundamentais para a vida e para a definição de um temperamento. (personalidade) que se irá fixando até a idade adulta
O trabalho do dono em refiná-los essas duas características aparece mais tarde, e convêm ter uma base para se poder trabalhar.
Tem que pôr a hipótese que a mãe pode estar a morder a cria por estar a incutir os limites do que é socialmente aceitável.
Nessa idade um canídeo come várias vezes ao dia, e ou procura o conforto dos irmãos e da progenitora.
E ao remetê-la à varanda ou à cozinha, também está a prejudicar o "seguimento", a ligação dono-cão, que mais tarde irá ser maximizado com brincadeiras, treino e exercícios. Quanto mais familiarizada ela estiver com o seu cheiro e com a sua pessoa e com as boas associações que ela faz à sua pessoa, mais ligada ela se sentirá a si e mais receptiva e voluntariosa se irá mostrar ao ensinamento de comandos básicos e etc.
(Há que contar também com as vicissitudes da idade, curiosidade, hiperactividade, etc).
Em relação ao desenvolvimento saudável do canídeo, não a proteja demasiado ( não recompense comportamentos indesejados, medo p.e.), seja muito paciente com falhanços ou hesitações, seja escrupuloso na orientação que lhe dá (mostre o que quer dela quando ela se virar para si em busca de resposta como agir perante determinado estímulo), procure socializar só com os cães equilibrados, não se precipite.
Pesquise aqui tópicos sobre a educação ou outros assuntos se precisar.
RuiFragoso
Membro Júnior

quinta jun 11, 2015 12:22 pm

Boa tarde,

eu só a aceitei com esta idade porque o rapaz que me deu a cachorra disse que ela já comia e que a mãe passava o tempo a morde-la.
Ela era a única da ninhada porque o dono só a deixou a ela para secar a mãe. O único motivo por ela estar confinada à varanda e cozinha é porque quando está acordada roi e destroi tudo, desde moveis, cabos, alumínio, etc.
Eu sei que os cachorros choram mas nunca tive nenhum que ao fim de 2 semanas ainda continuasse assim. Também sei que pode ser manha dela pk ela já sabe quando faz porcaria.
botas96
Membro Veterano

quinta jun 11, 2015 12:58 pm

É normal e passa com a idade e com os dentes, cá em casa foi a parte debaixo de um maple (arrebentou com aquilo tudo), uma parede furada, um cabo de rede roído, arrancou uns bons 30 ou 40 cm de rodapé (as coisas maiores que me lembro) e os meus braços.
Discordo consigo, não, não sabe, não pode esperar de um cão de 2 meses o mesmo grau de maturação que um cão adulto e devidamente condicionado, isso irá acontecer conforme o desenvolvimento do indivíduo e o treino ( até a idade adulta), e ela agora é uma tábua em branco.
E um cão também não percebe se não for em flagra ou imediatamente depois, captam uma alteração no comportamento, voz e postura do dono e assumem uma postura de submissão para evitar um confronto e isso é muitas vezes confundido com o reconhecimento de um sentimento de culpa mas para isso é preciso eles saberem diferenciar o certo do errado, o que não é o caso.
Para o melhor ou o pior, eles fazem o que o Alpha da matilha (neste caso, o dono) ordena.
RuiFragoso
Membro Júnior

quinta jun 11, 2015 2:49 pm

botas96 Escreveu: Discordo consigo, não, não sabe, não pode esperar de um cão de 2 meses o mesmo grau de maturação que um cão adulto e devidamente condicionado, isso irá acontecer conforme o desenvolvimento do indivíduo e o treino ( até a idade adulta), e ela agora é uma tábua em branco.
E um cão também não percebe se não for em flagra ou imediatamente depois, captam uma alteração no comportamento, voz e postura do dono e assumem uma postura de submissão para evitar um confronto e isso é muitas vezes confundido com o reconhecimento de um sentimento de culpa mas para isso é preciso eles saberem diferenciar o certo do errado, o que não é o caso.
Para o melhor ou o pior, eles fazem o que o Alpha da matilha (neste caso, o dono) ordena.
Mas se ela não entende porque é que se a repreender no acto ela deixa de o fazer? apesar de passar pouco tempo volta a fazer o mesmo.

Em relação ás necessidades também não consigo que ela faça em cima do jornal ou de um absorvente qualquer porque assim que ponho no chão é logo destruído.
botas96
Membro Veterano

quinta jun 11, 2015 7:12 pm

Porque eles funcionam principalmente por associação, p.e. imagine que a sua cadela obedece ao senta, ela vai associar o comando vocal ou gestual à recompensa, logo o senta = bicoito e ou paródia.
Se lhe der o comando e cinco minutos depois a recompensa ela será incapaz de fazer essa associação, logo o senta= a um grande ???? e os biscoitos ou paródia são de borla.
Se lhe der uma repreensão desfasada com a causa é a mesma coisa, ela não sabe porque está a ser repreendida e isso mais tarde pode contribuir ou ser a causa para um cão inseguro.

Tenha mais paciência, ainda tem muito que penar, muito balde e esfregona, depois do plano de vacinação (deve falar com o vet) e depois de receber a luz verde para ir à rua a sua cadela vai passar por 3 fases.
Fazer em casa
Ir à rua e fazer em casa
Fazer na rua.
Isso porquê? A cadela vai ser exposta a estímulos estranhos e a primeira reacção vai ser de medo até ela apreender como deve interpretar e responder a esses estímulos ( o seu papel vai ser muito importante, pois ela irá recorrer a si muitas vezes para ver como você reage e seguir o seu exemplo), depois de superada a fase de puro pânico.
Ora, como ela não se sente à vontade na rua, vai fazer em casa porque é um ambiente muito mais familiar e protegido, com o tempo e o desenvolvimento natural, ela vai acabar por se sentir confortável na rua e sentir a necessidade de marcar território.
Cuidados semelhantes vai ter que ter em socializar a cadela, e exploração do meio, um passo de cada vez, até à fase adulta é a altura critica e quanto melhor o fizer melhor será o produto final (mesmo com a falta dos 2 meses completos), não se esqueça que já vai "partir" numa posição de desvantagem.
Isto muito mal comparado, o Rui está à espera que um bébé caminhe, ou que consiga somar 1+1, não é possível, tem que esperar um pouco e dar tempo ao tempo até que ele esteja desenvolvido o suficiente para o conseguir fazer.
A sua cadela ainda nem ganhou o controlo da bexiga, quanto mais para fazer o resto que quer que ela faça. Há-de chegar lá, com calma
E tem que conhecer a cadela muito bem (os cachorros são muito difíceis de ver o que são ou no que se vão tornar) e tão importante como o conhecimento de como treinar, é a sensibilidade, não só para reconhecer a altura em que ela estará pronta para o próximo ensinamento, mas também para e como adaptar a teoria geral a uma práctica mais personalizada a um caso específico, mas isso é para mais tarde.
Dá trabalho mas compensa.
Responder

Voltar para “Cães”