Carvão activado
Gostaria que alguem me desse alguma informação de quais as vantagens e desvantagens do uso do carvão activado no filtro, pois estou com duvidas se o devo usar ou não, porque as opiniões que tenho lido são contraditórias?
Um abraço
Muito obrigado
Um abraço
Muito obrigado
Para já não preciso de mudar nada, só que gostaria de saber, para se um dia me surgir algum problema saber se aí estaria uma solução para o mesmo. Além disso vejo que muitos aquarofilistas o usam permanentemente, daí o eu tentar perceber qual a utilidade dele e também quais as desvantagens no seu uso. Pois em todas as pesquisas que efectuei não consegui encontrar nenhum artigo especifico e esclarecedor.
Um abraço
Obrigado
Um abraço
Obrigado
O carvão activado é utilizado para diversas coisas
Elimina a cor amarelada da água, aquele cheiro a água ribeirinha e alguma substancias tóxicas. Isto porque o carvão absorve quase tudo 
Resulta bem para estas coisas e o unico inconveniente é não durar muito tempo o que implica mexer no filtro pelo menos 1 vez por mês. Não sei que filtro tens nem de que tamanho.
Se estás a pensar em usar carvão activado ou semelhante eu aconselho o BioChem Zorb da Rena que dura mais tempo que carvão activado e tem melhor rendimento.
Isto junto com o Nitra Zorb para eliminar nitratos, nitritos e amonia e o Phos Zorb para eliminar fosfatos e silicatos é tudo o que precisas para filtragem quimica no teu aquário. O Nitra Zorb tem a vantagem de se comprar uma vez porque pode ser "recarregado" numa solução de água com sal durante algumas horas.

Resulta bem para estas coisas e o unico inconveniente é não durar muito tempo o que implica mexer no filtro pelo menos 1 vez por mês. Não sei que filtro tens nem de que tamanho.
Se estás a pensar em usar carvão activado ou semelhante eu aconselho o BioChem Zorb da Rena que dura mais tempo que carvão activado e tem melhor rendimento.
Isto junto com o Nitra Zorb para eliminar nitratos, nitritos e amonia e o Phos Zorb para eliminar fosfatos e silicatos é tudo o que precisas para filtragem quimica no teu aquário. O Nitra Zorb tem a vantagem de se comprar uma vez porque pode ser "recarregado" numa solução de água com sal durante algumas horas.
O carvão activado é muito bom, mas a rsaraiva esqueceu-se (penso que deve saber) de referir que o mesmo não pode ser utilizado em conjunto com medicamentos na água pois estes são absorvidos pelo carvão. Por isso se começara a usar o carvão, terá de ter outro sistema no aquário-hospital, se o tiver, ou então terá de retirar o filtro de carvão no aquário principal aquando a administração de medicamentos na água.
bem ... eu disse que o carvão activado absorvia quase tudo 
O KROZ tem razão
eu muito raramente medico os meus peixes, faço-o mais como precaução.
Todos os medicamentos tem vantagens e desvantagens, a desvantagem de quase todos é que matam o que queremos e o que não queremos
Tenho dois filtros no meu aquário. Um primeiro filtro de 5 litros que serve puramente para filtragem fisica e um filtro de 9 litros para filtragem quimica e biologica ligado à saida do primeiro filtro. Quando medico o aquário desligo o segundo filtro para as bactérias não morrerem com a medicação e tb, como referiu o KROZ, o carvão não absorver tudo.
Além disso só uso medicamentos da waterlife que não são tão agressivos e são biodegradáveis. Mais uma vez, uso os medicamentos como precaução
Mais vale ter o aquário dois dias, de vez em quando, sem filtro biológico e ligeiramente medicado do que ter um aquário cheio de peixes doentes à espera de um tratamento choque em que vamos alterar todo o sistema biológico do aquário.

O KROZ tem razão

Todos os medicamentos tem vantagens e desvantagens, a desvantagem de quase todos é que matam o que queremos e o que não queremos

Tenho dois filtros no meu aquário. Um primeiro filtro de 5 litros que serve puramente para filtragem fisica e um filtro de 9 litros para filtragem quimica e biologica ligado à saida do primeiro filtro. Quando medico o aquário desligo o segundo filtro para as bactérias não morrerem com a medicação e tb, como referiu o KROZ, o carvão não absorver tudo.
Além disso só uso medicamentos da waterlife que não são tão agressivos e são biodegradáveis. Mais uma vez, uso os medicamentos como precaução

-
- Membro
- Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Antes de mais quero dizer q utilizo carvão activado sempre q necessário (com as devidas precauções q já foram aqui referidas), sem q nada de mal tivesse acontecido.
Um ponto importante, q já não tem nada a ver com o carvão activado, é o facto de o rsaraiva dizer q quando necessário desligava o filtro de filtragem biológica (se calhar n se explicou bem), mas deixa-me dizer q isso só se faz se falhar a corrente eléctrica. :lol:Quando se desliga o filtro de filtragewm biológica por mais de 15 min. (+/-) as bactérias q ai estavam colonizadas morrem com falta de oxigénio, e para além de ser necessário 1-2 semanas para readquirir as colonias de bactérias, quando se liga o filtro são libertadas uma grande variedade de substancias nocivas.
Um ponto importante, q já não tem nada a ver com o carvão activado, é o facto de o rsaraiva dizer q quando necessário desligava o filtro de filtragem biológica (se calhar n se explicou bem), mas deixa-me dizer q isso só se faz se falhar a corrente eléctrica. :lol:Quando se desliga o filtro de filtragewm biológica por mais de 15 min. (+/-) as bactérias q ai estavam colonizadas morrem com falta de oxigénio, e para além de ser necessário 1-2 semanas para readquirir as colonias de bactérias, quando se liga o filtro são libertadas uma grande variedade de substancias nocivas.
Tb tens razão
se bem que a morte das bactérias não é assim tão rápida 
Vou contar mais um pouco
é nesta fase que tb aproveito para limpar o filtro, substituir ou recarregar massa filtrante.
Adicionando depois ao filtro BACTERLIFE da waterlife quando o ligo.
( acho que já estou a exagerar na publicidade
)

Vou contar mais um pouco

Adicionando depois ao filtro BACTERLIFE da waterlife quando o ligo.
( acho que já estou a exagerar na publicidade

Creio que já há algum tempo li algures, mas não tenho a certeza disto, que os filtros biológicos estão a cair em desuso por aquariofilistas experientes. Básicamente os filtros exteriores são bem melhores e "tomam conta do recado". Mas repito que não tenho a certeza disto, pois o que li acerca disto já foi há algum tempo.
eduardo_msc_gomes Escreveu: Antes de mais quero dizer q utilizo carvão activado sempre q necessário (com as devidas precauções q já foram aqui referidas), sem q nada de mal tivesse acontecido.
Um ponto importante, q já não tem nada a ver com o carvão activado, é o facto de o rsaraiva dizer q quando necessário desligava o filtro de filtragem biológica (se calhar n se explicou bem), mas deixa-me dizer q isso só se faz se falhar a corrente eléctrica. lolQuando se desliga o filtro de filtragewm biológica por mais de 15 min. (+/-) as bactérias q ai estavam colonizadas morrem com falta de oxigénio, e para além de ser necessário 1-2 semanas para readquirir as colonias de bactérias, quando se liga o filtro são libertadas uma grande variedade de substancias nocivas.
KROZ o filtro biológico de fundo realmente está um bocado fora de moda.
Ele funciona bem nos primeiros tempos mas a constante passagem de água pela areão empurra os detritos para dentro do areão e prontos ... fica uma bela porcaria
Pessoalmente eu gosto do filtro biológico de fundo e ainda uso mas tenho que admitir que requer aspirações quase semanais. Uso pelo facto de conseguir ter plantas mais saudáveis porque a oxigenação das raizes estimula o crescimento das plantas.
Ele funciona bem nos primeiros tempos mas a constante passagem de água pela areão empurra os detritos para dentro do areão e prontos ... fica uma bela porcaria