Labrador, Casa, Quintal e dúvidas, muitas.

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
mere
Registado: terça mai 26, 2015 4:56 pm

terça mai 26, 2015 5:06 pm

Recebemos um labrador que vai agora com 3 meses, e moramos numa moradia, com uma zona de páteo em betão, onde vai ter a curto prazo um telheiro, etc

Actualmente o cachorro está na garagem a dormir e também durante o dia de trabalho, ao fim do dia e durante o pequeno almoço faz-nos companhia pela cozinha e brincamos com ele na rua para se cansar.

Mas obviamente que a garagem não é o local indicado para ele, sinceramente estou dividido. Por um lado queria fazer um misto, queria que ele se habituasse por ex a dormir na garagem, sem problemas, todos os dias do ano, mas que durante o dia ele se habituasse a ficar na rua, e aí teria que ser o ano todo também.
O problema é que das poucas vezes que tentámos que ele se habituasse a ficar por ex uma tarde na rua sem acesso à garagem, ficou bem deprimido, ainda pior do que os primeiros dias em casa longe da mãe.
Penso que seja por ele assumir que a garagem é o local dele, e de facto, durante essas 8h que passo fora em trabalho, ele não ladra nem se queixa na garagem, mas é injusto para ele com tanto sol e espaço na rua, que continue a deixar fechado lá dentro.

Em último caso coloco a possibilidade de o passar para a rua de vez, de forma a que perceba que é ali o local dele (com casota, telheiro, com protecção para o vento, etc), mas a partir de que idade?
Anafcs
Membro Veterano
Registado: sábado jul 20, 2013 3:47 pm
Gatos: Wally e Ninja
Aquário 200L com peixes tropicai

terça mai 26, 2015 5:52 pm

Desculpe se a minha opinião for um pouco mais brusca, mas para um cão, ele ficar separado do resto da matilha é horrível, principalmente cães mais dados e raças mais apegadas aos donos sofrem imenso por estarem longe da família. Porque não o deixa ter mais liberdade e ir para onde lhe apetecer estar? se quiser ir apanhar sol vai se quiser ir ter consigo vai, se quiser ir para a garagem vai... :?

O comportamento dele é normal, foi-lhe dito que aquele era o sitio dele e agora ele demora um pouco a perceber que aquele sitio também é ok. A solução é dar-lhe bastante com que se entreter quando está sozinho, brinquedos, kongs, o que ele mais gosta....
<strong><u>Ana Filipa</u></strong>
mere

terça mai 26, 2015 6:20 pm

Talvez me tenha explicado mal, eu só o quero deixar na rua durante o dia quando não está ninguém em casa.

Quando cá estamos, temos as portas abertas.
surprisedog
Membro Veterano
Registado: quinta fev 19, 2015 12:28 pm

terça mai 26, 2015 6:49 pm

mere Escreveu:Talvez me tenha explicado mal, eu só o quero deixar na rua durante o dia quando não está ninguém em casa.

A maior parte dos donos tem de deixar os cães sós pelo menos durante algum tempo. E, muitas vezes, ficam sem acesso a toda a casa.

O importante parece-me que seja que fora de casa tenha tudo o que precisa... comida, abrigo, etc :o

De resto, deve ser uma questão de o ir adaptando. Acredito que fique triste, mais por ficar só. Realmente, pelo que conheço de cães, não gostam de ficar sós :? :?
Anafcs
Membro Veterano
Registado: sábado jul 20, 2013 3:47 pm
Gatos: Wally e Ninja
Aquário 200L com peixes tropicai

terça mai 26, 2015 8:37 pm

mere Escreveu:Talvez me tenha explicado mal, eu só o quero deixar na rua durante o dia quando não está ninguém em casa.

Então faça como lhe disse, brinquedos e coisas que ele goste para ele passar o tempo :wink:
<strong><u>Ana Filipa</u></strong>
shaktii
Membro Júnior
Registado: segunda mai 18, 2015 2:21 pm

terça mai 26, 2015 10:00 pm

mere Escreveu: mas é injusto para ele com tanto sol e espaço na rua, que continue a deixar fechado lá dentro.
Talvez uma porta para cão aplicada garagem solucione o problema ;)
LFGomes
Membro Veterano
Registado: terça jan 25, 2011 2:46 pm

quarta mai 27, 2015 9:07 am

mere Escreveu: Em último caso coloco a possibilidade de o passar para a rua de vez, de forma a que perceba que é ali o local dele (com casota, telheiro, com protecção para o vento, etc), mas a partir de que idade?
4 meses.
&nbsp;&nbsp; "He is your friend, your partner, your defender, your dog. You are his life, his love, his leader. He will be yours, faithful and true, to the last beat of his heart. You owe it to him to be worthy of such devotion."
mere

sexta jun 26, 2015 11:08 am

Ainda no seguimento deste tópico, aproveitámos agora que é verão e as noites são mais "quentes" para ele passar a dormir na rua (até porque era onde dormia com a mãe e os irmãos).

Temos casota, sombra, uma cama dentro da casota (a mesma onde ele dormia na garagem a maioria das vezes) e bastante espaço.

Temos feito esta experiência há 1 semana para cá, por coincidência tenho CCTV no páteo e consigo "analisar" o comportamento quando estou fora. Ele não ladra nem começar a ganir (muito), nem fica muito ansioso com a separação, entende o "fica" como um "o dono já volta" e acho isso muito positivo.

Mas ao ver as filmagens do CCTV, vejo que ele nunca, mas nunca vai para a casota onde tem a camita e onde certamente ficaria mais confortável.
Durante a noite fica sempre junto à porta da cozinha (que dá acesso à casa e onde ele nos vê chegar/ir). Só sai para fazer as necessidades e beber água junto da casota, ou ir buscar brinquedos que eu coloco de propósito dentro da casota.

Sei que devemos por um lado deixar que o cão decida onde se sinta bem, mas tenho receio de alguma forma, que ele "abuse" desta teimosia e rejeite a casota num dia em que fique mais fresco ou de chuva até.
botas96
Membro Veterano
Registado: quinta mai 17, 2012 6:27 pm

sexta jun 26, 2015 5:26 pm

Quando e se o deixar no exterior tenha muito cuidado com o calor, deixe sempre um abrigo eficiente que faça sombra em todas as horas do dia e deixe muita água à disposição para beber e refrescar.
Esses cães estão bem equipados para o frio mas para o calor...
Previna-se contra assaltos e envenenamentos, há casas que são assaltadas só pelo cão.
O que tem é um cão de caça e normalmente não são os melhores para guarda. (e defesa deles próprios).
Por mim, dava prioridade por agora ao bom desenvolvimento do cão (físico e mental), cultivava o mais possível o espirito de seguimento, para obter um cão equilibrado.
Só depois faria a transição para a desejada exposição temporária.
Mas deixe-lhe que lhe diga que não é o melhor cão para isso, eu no seu caso optaria por um cão pastor e guarda ou powerbreed e tinha que estar muito bem treinado para não se deixar envenenar nem apanhar e mesmo assim deixava-o com companhia, (em caso de intrusão) ambos, atrás de um muro bem alto com pescoços de cavalo e tudo.
WaterMonitor
Membro Veterano
Registado: quarta mar 17, 2004 2:20 pm

sexta jun 26, 2015 6:14 pm

Mere, sempre tive os cães dentro e fora de casa. Entram e saiam conforme querem ou conforme me dá jeito a mim.

Quando saio deixo-lhes a porta da garagem aberta. Têm lá camas e água.

Mas sei perfeitamente que só lá vão para beberem a água e que passam o tempo todo colados à porta da cozinha à espera do nosso regresso.

Em tempos tive dois cães de tamanhos muito diferentes e já sabíamos que ao abrirmos a porta da cozinha, o pequeno literalmente rebolava para dentro porque estava deitado em cima das costas do grande. :D

Os cães são animais muito sociais e querem estar sempre perto da matilha.
mere

segunda jun 29, 2015 1:29 pm

Obrigado aos dois pelas respostas.

botas96

Em relação à exposição, penso que fale de exposição a outras pessoas durante o dia correcto?
Isso por acaso temos cuidado, pois apesar de estar na rua, está no páteo das traseiras da casa onde não tem acesso a rua, na lateral temos uma vedação para isso mesmo, não ir para a frente da casa.
Sempre que estamos em casa a porta está aberta, ele vai connosco para cozinha, sala, etc fazemos o melhor possível (achamos) para o habituar a comportamentos dentro de casa mas sempre tentando passar a mensagem, que o lugar dele natural quando sozinho é na rua. Até porque, na nossa opinião vai estar sempre melhor. Mais espaço, mais condições.
A sombra, água estão sempre garantidas!
Trocar de cão não é opção agora :p

WaterMonitor
Durante algum tempo fiz isso, mantive a porta da garagem aberta, mas não posso manter isso com medo que me possam roubar algo.
Agora vejo que é algo normal então, ele não descola daquela zona (até porque é fresquinha também).
Obrigado.
botas96
Membro Veterano
Registado: quinta mai 17, 2012 6:27 pm

terça jun 30, 2015 10:11 am

Tudo bem, Mere.

Não se esqueça é que mais espaço e mais condições é uma coisa vazia sem o mais importante, vocês.
Eu não quis disser para trocarem de cão. Eu só disse que não é a raça ideal para ficar no terreno
Responder

Voltar para “Cães”