Olá!
Tenho uma cadela arraçada de cocker+caniche de 11 meses neste momento.
Há cerca de um mês desenvolveu uma gravidez psicológica. Fomos com ela ao veterinário, e deram-lhe comprimidos para secar o leite. Ela só chorava, "adoptou" um boneco, tinha a barriga muito quente, estava inchada e parou de comer por ela própria. Tive de lhe dar comida à boca com uma colher, porque à mão ela não aceitava. Parou de aceitar ração e comecei a dar-lhe latas da royal canin, ActivPet, entre outras.
Entretanto a gravidez psicológica passou (todos os sintomas passaram, menos o apetite). Continua sem querer comer. A única coisa que ela come por ela própria são uns biscoitos da marca ActivPet (isso nunca deixou de querer comer).
Neste momento não sei mais o que fazer. Há um mês que lhe dou comida de lata à colher, porque de outra forma (se eu puser a comida no prato dela), ela não vai lá comer. O problema é que ela há uns 3 dias que tem diarreia (penso que seja por causa das latas). parei de dar latas e comecei a dar ração (a ração só come se for na brincadeira, por exemplo, eu atirar cada bago de ração como se fosse uma bola para ela ir buscar ou então dar-lhe directamente na boca bago a bago, Se for muito de uma vez, vira o focinho). Também se recusa a comer da nossa comida (por mais apetitosa que seja). Dantes ela estava sempre a pedir da nossa comida e só comia a ração se estivesse mistura com molho, arroz, esparguete, um pouco da nossa carne, o que fosse.
Outra coisa é que quando me aproximo dela para lhe dar comida, põe-se automaticamente de barriga para cima e começa a "brincar como se fosse uma cobra" sempre balançando o corpo de um lado para o outro no chão de barriga para cima.
Ela é muito activa, responde bem aos estímulos, gosta muito de ir passear, ladra sempre a quem passa na rua e anda sempre a querer brincar connosco.
Já não sei como resolver o problema, pois não sei se será apenas mimo e preguiça de comer ou se estará doente com algo grave. Da última vez que fui à veterinária, ela disse que também não sabia o que poderia ser (pois já foram feitas análises ao sangue e estava tudo completamente normal). A veterinária apenas disse que o próximo passo seria fazer uma ecografia.
Será que ainda será por causa da gravidez psicológica?
Alguém já passou por uma situação idêntica?
Obrigada!
A minha cadela não come quase nada há um mês!
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta jun 01, 2011 2:35 am
Boy (PA 3 anos)
Olívia (Cav,22m)
Simone&JU(Cav,7m)
Dakar+Yuki (RIP)
Se não for doença é comportamental/mimo.
O primeiro passo é o veterinário fazer um despiste com análises e exame físico. Se não detectar nada, muito provavelmente é comportamental e a cadela só come quando tem a atenção preocupada da da dona.
Se a cadela come em brincadeira, sinceramente, não me parece doente. Aí o melhor remédio por muito que custe é deixar a ração disponível. A fome, e note que deve esperar uma birra das grandes de vários dias (+ de 3), a dada altura rende-se pela fome e come.
Naturalmente que deve passar pelo vet antes, até para verificar se tem condição corporal para tolerar o jejum.
O primeiro passo é o veterinário fazer um despiste com análises e exame físico. Se não detectar nada, muito provavelmente é comportamental e a cadela só come quando tem a atenção preocupada da da dona.
Se a cadela come em brincadeira, sinceramente, não me parece doente. Aí o melhor remédio por muito que custe é deixar a ração disponível. A fome, e note que deve esperar uma birra das grandes de vários dias (+ de 3), a dada altura rende-se pela fome e come.
Naturalmente que deve passar pelo vet antes, até para verificar se tem condição corporal para tolerar o jejum.
Rock my World,
www.cavalierportugal.com
www.cavalierportugal.com
Não acho muito comum uma pseudogestação numa cadela muito jovem, ainda assim, de facto deve medicar-se como fez o Vet. A par disso retiram-se todos os objetos que a cadela considerava como crias.
Se confia no vet e se não há nada relacionado com a saúde que a leve a reagir dessa forma, a sua cadela pode estar a desenvolver algum desvio comportamental ou também vamos ter presente que há cães que são, desde muito novos, problemáticos para se alimentarem.
Percebo o desespero mas quanto mais brinca, mas a comida é uma brincadeira. Portanto, deve parar com isso e com dar comida à boca de colher. É um cão, não é uma criança.
Não lhe dê biscoitos, latinhas nada mesmo…faça-lhe uma canja (atenção à desidratação) e é isso que lhe deve dar às horas certas. Não come, tirou da frente. Volta a dar à hora da próxima refeição. Dê ligeiramente aquecida. Se ao fim de 2 dias ela não come por iniciativa própria, procure uma 2ª opinião veterinária.
Boa sorte
Se confia no vet e se não há nada relacionado com a saúde que a leve a reagir dessa forma, a sua cadela pode estar a desenvolver algum desvio comportamental ou também vamos ter presente que há cães que são, desde muito novos, problemáticos para se alimentarem.
Percebo o desespero mas quanto mais brinca, mas a comida é uma brincadeira. Portanto, deve parar com isso e com dar comida à boca de colher. É um cão, não é uma criança.
Não lhe dê biscoitos, latinhas nada mesmo…faça-lhe uma canja (atenção à desidratação) e é isso que lhe deve dar às horas certas. Não come, tirou da frente. Volta a dar à hora da próxima refeição. Dê ligeiramente aquecida. Se ao fim de 2 dias ela não come por iniciativa própria, procure uma 2ª opinião veterinária.
Boa sorte
"He is your friend, your partner, your defender, your dog. You are his life, his love, his leader. He will be yours, faithful and true, to the last beat of his heart. You owe it to him to be worthy of such devotion."
-
- Membro Veterano
- Registado: sábado jul 20, 2013 3:47 pm
Gatos: Wally e Ninja
Aquário 200L com peixes tropicai
Então eu sou a dona mais azarada do mundo... Já estamos a preparar o mealheiro porque a minha Isa, tem 2 anos e meio (está agora no quarto cio) dos 3 cios anteriores fez 2 gravidezes psico.LFGomes Escreveu:Não acho muito comum uma pseudogestação numa cadela muito jovem, (...)

De resto concordo com o que aconçelhou

<strong><u>Ana Filipa</u></strong>
Tente dar-lhe comida de outros sabores e com melhor qualidade, tanto ração como latas ou biscoitos.
ActivPet e muitas outras marcas de supermercado não são o mais aconselhado, especialmente para cães que não se alimentam bem.
Boa sorte.
ActivPet e muitas outras marcas de supermercado não são o mais aconselhado, especialmente para cães que não se alimentam bem.
Boa sorte.

<p> </p>
<p>_____ "If you don't stand for something, you'll fall for anything." _____</p>
<p>_____ "If you don't stand for something, you'll fall for anything." _____</p>
A cadela deste tópico tem 11 meses, só deve ter tido um cio...Anafcs Escreveu:Então eu sou a dona mais azarada do mundo... Já estamos a preparar o mealheiro porque a minha Isa, tem 2 anos e meio (está agora no quarto cio) dos 3 cios anteriores fez 2 gravidezes psico.LFGomes Escreveu:Não acho muito comum uma pseudogestação numa cadela muito jovem, (...)!
Pelo que entendi não é o caso da sua cadela.
"He is your friend, your partner, your defender, your dog. You are his life, his love, his leader. He will be yours, faithful and true, to the last beat of his heart. You owe it to him to be worthy of such devotion."
-
- Membro Veterano
- Registado: sábado jul 20, 2013 3:47 pm
Gatos: Wally e Ninja
Aquário 200L com peixes tropicai
Não disse que era o caso, só disse que a minha Isa fez uma gravidez psico no 1o cio (e no segundo também, o 3o correu bem e o 4o também está a correr bem)LFGomes Escreveu:A cadela deste tópico tem 11 meses, só deve ter tido um cio...Anafcs Escreveu:Então eu sou a dona mais azarada do mundo... Já estamos a preparar o mealheiro porque a minha Isa, tem 2 anos e meio (está agora no quarto cio) dos 3 cios anteriores fez 2 gravidezes psico.LFGomes Escreveu:Não acho muito comum uma pseudogestação numa cadela muito jovem, (...)!
Pelo que entendi não é o caso da sua cadela.
<strong><u>Ana Filipa</u></strong>
Há aqui algumas coisas que se deve despistar, depois de uma razão médica.
Como é o dia a dia da cadela em questão? Sedentária ou activa?
Se a cadela está prostrada, será por alguma questão médica ou por aborrecimento?
O que fez quando a cadela apresentou os primeiros sintomas de gravidez psicológica?
Dar latas ou biscoitos como alimentação principal é envenenar o cão e a disciplina.
Há várias razões para não aceitarem ração, enjoo é uma delas, talvez tenha a ver com o próprio desenvolvimento do cão (tal e qual como nós, os nossos gostos mudam com o nosso desenvolvimento papilas gustativas, ligações e sinapses de neurónios p.ex.).
Segundo o que li a cadela está-lhe a dar sinais e você está no bom caminho a interpreta-los.
Como a lf gomes já lhe disse quando aparecer os primeiros sintomas de gravidez é para tirar os brinquedos e desfazer qualquer ninho que apareça.
O exercício físico e exploração do meio trazem outros benefícios sem ser desenvolvimento físico e da "cabeça" do cão, e seguimento, suprimem parcialmente os cios sem efeitos secundários perigosos como é o caso de comprimidos, o que acontece com as atletas também acontece com as cadelas.
P.ex a minha tem um cio em cada 10/11 meses, no ano que teve parada por razões que já falei aqui e antes de implementar o que faço actualmente tinha 2 cios por ano. (estou a falar tipo amador, não a nível profissional)
Quanto a alimentação, a minha cadela até a idade adulta era uma chata, não houve uma saca pequena que chegasse ao fim ou por enjoo ou por diarreia (purina one, pro plan, naturea, Origem, Acana, eu sei lá que mais).
No meu caso foi rc Labrador, é practicamente a mesma coisa que a rc cocker, practicamente só muda o tamanho e o formato das roscas e pouco mais.
Vá com ela a parques, brinque e treine com ela e dê-lhe a ddr da ração como recompensa, ou então, leve um pouco mais que a ddr e utilize outros cães para incitar o interesse e a inveja da sua cadela pela ração. Mas é preferível que escolha uma ração que ela aceite, nada de latas e porcarias isso além de prejudicial é contra producente. Não tenha o coração mole, ninguém morreu com comida à disposição, toda a gente obriga as crianças a comer vegetais, não as alimentam a rebuçados e a gelados. É a mesma coisa.
Basicamente se manter a sua cadela mais activa de forma regular deve observar uma diminuição significativa no que se está a queixar, juntamente com um aumento na disciplina, neste caso alimentar.
Como é o dia a dia da cadela em questão? Sedentária ou activa?
Se a cadela está prostrada, será por alguma questão médica ou por aborrecimento?
O que fez quando a cadela apresentou os primeiros sintomas de gravidez psicológica?
Dar latas ou biscoitos como alimentação principal é envenenar o cão e a disciplina.
Há várias razões para não aceitarem ração, enjoo é uma delas, talvez tenha a ver com o próprio desenvolvimento do cão (tal e qual como nós, os nossos gostos mudam com o nosso desenvolvimento papilas gustativas, ligações e sinapses de neurónios p.ex.).
Segundo o que li a cadela está-lhe a dar sinais e você está no bom caminho a interpreta-los.
Como a lf gomes já lhe disse quando aparecer os primeiros sintomas de gravidez é para tirar os brinquedos e desfazer qualquer ninho que apareça.
O exercício físico e exploração do meio trazem outros benefícios sem ser desenvolvimento físico e da "cabeça" do cão, e seguimento, suprimem parcialmente os cios sem efeitos secundários perigosos como é o caso de comprimidos, o que acontece com as atletas também acontece com as cadelas.
P.ex a minha tem um cio em cada 10/11 meses, no ano que teve parada por razões que já falei aqui e antes de implementar o que faço actualmente tinha 2 cios por ano. (estou a falar tipo amador, não a nível profissional)
Quanto a alimentação, a minha cadela até a idade adulta era uma chata, não houve uma saca pequena que chegasse ao fim ou por enjoo ou por diarreia (purina one, pro plan, naturea, Origem, Acana, eu sei lá que mais).
No meu caso foi rc Labrador, é practicamente a mesma coisa que a rc cocker, practicamente só muda o tamanho e o formato das roscas e pouco mais.
Vá com ela a parques, brinque e treine com ela e dê-lhe a ddr da ração como recompensa, ou então, leve um pouco mais que a ddr e utilize outros cães para incitar o interesse e a inveja da sua cadela pela ração. Mas é preferível que escolha uma ração que ela aceite, nada de latas e porcarias isso além de prejudicial é contra producente. Não tenha o coração mole, ninguém morreu com comida à disposição, toda a gente obriga as crianças a comer vegetais, não as alimentam a rebuçados e a gelados. É a mesma coisa.
Basicamente se manter a sua cadela mais activa de forma regular deve observar uma diminuição significativa no que se está a queixar, juntamente com um aumento na disciplina, neste caso alimentar.
-
- Membro Veterano
- Registado: quinta fev 19, 2015 12:28 pm
Não será um problema dentário?
Dar comida com molho, esparguete, carnes, essas coisas é um bocado irresponsabilidade.
Eu sou da opinião que ou faz comida para a sua cadela, a sério, sem molhos nem temperos... ou espera que a sua cadela coma a ração com alguma qualidade.

Dar comida com molho, esparguete, carnes, essas coisas é um bocado irresponsabilidade.
Eu sou da opinião que ou faz comida para a sua cadela, a sério, sem molhos nem temperos... ou espera que a sua cadela coma a ração com alguma qualidade.