Discussões constantes entre cão e cadela

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
jpfcorreia
Membro Júnior
Registado: terça dez 30, 2014 12:32 am

domingo ago 02, 2015 7:33 pm

Boas. Eu tenho dois cães dálmatas, uma fêmea com 5 anos, que veio quando ainda tinha meses para cá e um macho com quase 1 ano, que veio com 4 meses. E acontece que eles todos os dias têm uma discussão, umas vezes piores outras menos graves, mas a cadela fica sempre mal tratada, porque ele tem mesmo muita força e morde-a, deixando-lhe pequenos golpes. Eu acho que o que provoca isto é ela estar farta dele e ele ser muito chatinho, porque anda constantemente atrás dela, ladra-lhe e morde-lhe, embora seja para brincar, mas ela não gosta e vira-se, só que não tem força para ele. Há alguma coisa que eu possa fazer para resolver esta situação? Muito obrigado desde já!
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

domingo ago 02, 2015 7:56 pm

A cadela foi esterilizada?

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

jpfcorreia
Membro Júnior

domingo ago 02, 2015 8:03 pm

dinodane Escreveu:A cadela foi esterilizada?
Eu penso que não, porque ela tinha o cio quando era mais nova, mas desde há uns anos para cá que não tem, ou se tem é silencioso (disse a veterinária sobre essa possibilidade). Mas quando tinha o cio, saía à rua e nunca ficou grávida e andava com muitos cães atrás. Teve até uma vez uma gravidez psicológica, mas mais que isso não.
Anafcs
Membro Veterano
Registado: sábado jul 20, 2013 3:47 pm
Gatos: Wally e Ninja
Aquário 200L com peixes tropicai

domingo ago 02, 2015 9:28 pm

:o Atenção a isso de não ter cio á anos e não estar esterilizada, á muitos anos, quando fiquei com o minha Preta (um dos cães dos meus pais) ela vinham prenhe, teve os bebés e nunca mais fez cio, passaram-se pelo menos uns dois anos e de repente a cadela nem se conseguia sentar com claras dores no abdómen, fomos ao vet e foi operada de urgência com uma grave piometra!

Se a cadela estiver a fazer cio, ainda não estiver receptiva e se o macho não for castrado (ou tiver o sido á relativamente pouco tempo) a situação ia resultar em guerras feias entre eles :?
<strong><u>Ana Filipa</u></strong>
jpfcorreia
Membro Júnior

segunda ago 03, 2015 12:07 am

Anafcs Escreveu::o Atenção a isso de não ter cio á anos e não estar esterilizada, á muitos anos, quando fiquei com o minha Preta (um dos cães dos meus pais) ela vinham prenhe, teve os bebés e nunca mais fez cio, passaram-se pelo menos uns dois anos e de repente a cadela nem se conseguia sentar com claras dores no abdómen, fomos ao vet e foi operada de urgência com uma grave piometra!

Se a cadela estiver a fazer cio, ainda não estiver receptiva e se o macho não for castrado (ou tiver o sido á relativamente pouco tempo) a situação ia resultar em guerras feias entre eles :?
Ela teve só a gravidez psicológica, como referi, e nada mais. Só que não me recordo se antes e após isso teve o cio. Mas pelo menos por agora não me parece que ela esteja mal. Está apenas um pouco "mole", mas isso será um pouco pela idade e pelo calor também
jpfcorreia
Membro Júnior

segunda ago 03, 2015 12:09 am

Eu gostava mesmo era, se fosse possível, que me dessem dicas, ideias, formas de melhorar o relacionamento entre eles, ou pelo menos de acabar com isto, porque eu não sei mesmo o que fazer e dá-me imensa pena ver a cadela com aqueles golpes...
botas96
Membro Veterano
Registado: quinta mai 17, 2012 6:27 pm

segunda ago 03, 2015 8:47 am

Pela minha experiência em cios, o que se passa normalmente é o contrário.
A cadela vira o dente, dá uns chega para lá às insistências e o cão aguenta e cala. Mas casos como este podem ocorrer.

Há quanto tempo tem o casal?
Como veio a adquirir o 2º dálmata? Como foi? O que observou? Como o selecionou?
Como é o dia a dia na sua casa? Nas horas da refeição deles p.ex. Qual a hierarquia e como age normalmente?
Em que contextos isso acontece mais, o que normalmente origina essas "brincadeiras"?

Descreva individualmente a sua cadela quando tinha quase um ano e esse cão, actividades que faziam, temperamento, níveis de energia, etc. e se a cadela perdeu isso com a idade.
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

segunda ago 03, 2015 12:58 pm

jpfcorreia Escreveu:
Eu penso que não, porque ela tinha o cio quando era mais nova, mas desde há uns anos para cá que não tem, ou se tem é silencioso (disse a veterinária sobre essa possibilidade). Mas quando tinha o cio, saía à rua e nunca ficou grávida e andava com muitos cães atrás. Teve até uma vez uma gravidez psicológica, mas mais que isso não.

Fie-se na virgem... esterilize a cadela antes que aconteça um "acidente"... mas deixa a cadela andar na rua de qualquer maneira? :o

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

jpfcorreia
Membro Júnior

segunda ago 03, 2015 1:00 pm

botas96 Escreveu:Pela minha experiência em cios, o que se passa normalmente é o contrário.
A cadela vira o dente, dá uns chega para lá às insistências e o cão aguenta e cala. Mas casos como este podem ocorrer.

Há quanto tempo tem o casal?
Como veio a adquirir o 2º dálmata? Como foi? O que observou? Como o selecionou?
Como é o dia a dia na sua casa? Nas horas da refeição deles p.ex. Qual a hierarquia e como age normalmente?
Em que contextos isso acontece mais, o que normalmente origina essas "brincadeiras"?

Descreva individualmente a sua cadela quando tinha quase um ano e esse cão, actividades que faziam, temperamento, níveis de energia, etc. e se a cadela perdeu isso com a idade.
Bom, o casal tenho há cerca de 4, 5 meses. Só que antes de ter este cão, tive outro, que era pequeno e morreu, infelizmente. Era também dálmata e cadela até gostava dele, porque brincavam bastante. Pouco depois disso, comprámos este a um criador profissional, que tinha todos os papéis. No entanto não fui eu a ir buscá-lo.
Relativamente ao dia a dia cá, eles os dois estão no quintal, que é grande e a maior parte do tempo estão deitados ou de vez em quando, quando lhe apetece a ela, brincam os dois (mordendo-se de leve).
Nas refeições, eu costumo colocar a comida primeiro para ela e depois meto para ele. Só que, se eu não estiver presente, ele vai logo comer a comida dela e é para chatear, porque se ela depois se for embora, ele vai atrás e nem come. E mesmo eu estando presente, às vezes anda à roda dela e ladra, mas "sem maldade".
E é assim, o que eu acho que origina essas discussões, é o facto de ela se fartar dele, porque ele é mesmo muito chato, até com as pessoas, porque tá sempre a empinar-se e a morder, embora não seja com a intenção de aleijar e ela já quer mais sossego.
Quanto à "infância", se posso dizer assim, a cadela era muito brincalhona, adorava sair à rua, gostava de brincar com as pessoas, que lhe atirassem coisas para ir buscar e foi perdendo isso tudo, mesmo estando sozinha. Mas sempre foi muito respeitadora, tirando logo logo quando veio, mas acho que todos os cães são assim.
Em relação a ele, é muito energético, até demais, está sempre a querer brincar, tem muita força, é bastante atento. No entanto, é desobediente, se bem que agora melhorou um pouco.
jpfcorreia
Membro Júnior

segunda ago 03, 2015 1:02 pm

dinodane Escreveu:
jpfcorreia Escreveu:

Fie-se na virgem... esterilize a cadela antes que aconteça um "acidente"... mas deixa a cadela andar na rua de qualquer maneira? :o
Não, ela só saía para a rua assim quando fugia por algum descuido, mas voltava sempre logo
Anafcs
Membro Veterano
Registado: sábado jul 20, 2013 3:47 pm
Gatos: Wally e Ninja
Aquário 200L com peixes tropicai

segunda ago 03, 2015 9:54 pm

jpfcorreia Escreveu:
Anafcs Escreveu::o Atenção a isso de não ter cio á anos e não estar esterilizada, á muitos anos, quando fiquei com o minha Preta (um dos cães dos meus pais) ela vinham prenhe, teve os bebés e nunca mais fez cio, passaram-se pelo menos uns dois anos e de repente a cadela nem se conseguia sentar com claras dores no abdómen, fomos ao vet e foi operada de urgência com uma grave piometra!

Ela teve só a gravidez psicológica, como referi, e nada mais. Só que não me recordo se antes e após isso teve o cio. Mas pelo menos por agora não me parece que ela esteja mal. Está apenas um pouco "mole", mas isso será um pouco pela idade e pelo calor também
Para fazer uma piometra (infecção no utero) não precisa de a cadela ter estado gravida...
<strong><u>Ana Filipa</u></strong>
botas96
Membro Veterano
Registado: quinta mai 17, 2012 6:27 pm

terça ago 04, 2015 10:28 am

Fez mal.
Uma pessoa tem que ir sempre ver o cão e seleccioná-lo por ela e quando se trata do 2º cão, a pessoa terá que levar o 1º e é ele que seleciona, não o dono.
Para além disso, por mais bem intencionada essa terceira parte tenha sido, ao lhe trazer o cão, provavelmente selecionou-o como sendo para ela e não para si, mesmo a nível inconsciente.
É por isso que o melhor cão da ninhada é uma coisa subjectiva.
Ambos tem que ter níveis de energia, temperamento e drives semelhantes.
A diferença de idades também importa, pois em termos de exercício ambos tem necessidades diferentes ou arrebenta com a cadela para satisfazer o outro ou satisfaz a cadela e deixa o outro a pedir por mais.

Agora tem que impor uma estrutura rígida em casa.
Sempre que´lhes der a comida, a horas certas e que possa supervisionar os dois, se não poder estar presente, não comem.
Trate de o tornar obediente aos 5 comandos básicos. (deita, fica, aqui, junto, senta).
Nas alturas que a cadela estiver já a encher, acabe com a brincadeira. Um quer brincar mas se a tolerância do outro é mais curta pode vir haver "molho". Não deixe a coisa chegar a esse ponto. Em último caso só os deixe interagir com sua supervisão.
Pode tentar revitalizar a cadela ao fornecer estímulos qb, bolas e etc, para ver se lhe aumenta a actividade (mas com moderação), ela está quase a entrar na fase senior.
Não me parece que seja uma luta hierárquica, pois normalmente podem ser coisas mais violentas do que relata.
Em princípio com o tempo e rotina que lhe der ele vai acalmar.
jpfcorreia
Membro Júnior

terça ago 04, 2015 1:34 pm

Agora houve dois comportamentos um pouco "estranhos". Primeiro, eu estava a observá-los de casa e o cão empinou-se a ela para "acasalar" e eu com medo que ela se voltasse, fui logo lá e ele parou de imediato. Depois, fui dar-lhes comida e, como sempre, ele só queria chatear e comer a comida dele. Repreendi-o, nem ligou à comida dele e deitou-se. E a cadela, quando acabou de comer, foi lamber o pénis dele e logo de seguida começou a rosnar-lhe à cara e ia-lhe morder, se não a tivesse impedido. São este tipo de comportamentos que não entendo...
jpfcorreia
Membro Júnior

terça ago 04, 2015 1:36 pm

Anafcs Escreveu:
jpfcorreia Escreveu:

Para fazer uma piometra (infecção no utero) não precisa de a cadela ter estado gravida...
Vou falar sobre isso quando for à veterinária então...
jpfcorreia
Membro Júnior

terça ago 04, 2015 1:46 pm

botas96 Escreveu:Fez mal.
Uma pessoa tem que ir sempre ver o cão e seleccioná-lo por ela e quando se trata do 2º cão, a pessoa terá que levar o 1º e é ele que seleciona, não o dono.
Para além disso, por mais bem intencionada essa terceira parte tenha sido, ao lhe trazer o cão, provavelmente selecionou-o como sendo para ela e não para si, mesmo a nível inconsciente.
É por isso que o melhor cão da ninhada é uma coisa subjectiva.
Ambos tem que ter níveis de energia, temperamento e drives semelhantes.
A diferença de idades também importa, pois em termos de exercício ambos tem necessidades diferentes ou arrebenta com a cadela para satisfazer o outro ou satisfaz a cadela e deixa o outro a pedir por mais.

Agora tem que impor uma estrutura rígida em casa.
Sempre que´lhes der a comida, a horas certas e que possa supervisionar os dois, se não poder estar presente, não comem.
Trate de o tornar obediente aos 5 comandos básicos. (deita, fica, aqui, junto, senta).
Nas alturas que a cadela estiver já a encher, acabe com a brincadeira. Um quer brincar mas se a tolerância do outro é mais curta pode vir haver "molho". Não deixe a coisa chegar a esse ponto. Em último caso só os deixe interagir com sua supervisão.
Pode tentar revitalizar a cadela ao fornecer estímulos qb, bolas e etc, para ver se lhe aumenta a actividade (mas com moderação), ela está quase a entrar na fase senior.
Não me parece que seja uma luta hierárquica, pois normalmente podem ser coisas mais violentas do que relata.
Em princípio com o tempo e rotina que lhe der ele vai acalmar.
Isso no caso dela é fácil, porque ela é obediente e respeita, já ele... De vez em quando dá-lhe na cabeça e não faz nada do que lhe dizemos e tem outras que faz logo...
Mas o problema das brincadeiras é que é impossível de controlar, porque eles estão o dia todo no quintal e não dá para estar 24h a ver se brincam... De resto posso fazer
Responder

Voltar para “Cães”