Conselho para Primeiro Cão de Apartamento

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

alpoimvc
Mensagens: 9
Registado: segunda ago 03, 2015 11:42 pm

segunda ago 03, 2015 11:54 pm

Boas noites a todos!
Estou na ideia de comprar um cão, mas como vivo em apartamento fiz pesquisa extra para saber que raças se adaptam bem.
Depois das dezenas de artigos que li sobre o assunto entendi que QUALQUER cão se dá bem num apartamento, desde que seja exercitado o suficiente...
Portanto, filtrei as minhas opções aos cães que se adaptam à minha disponibilidade para os exercitar.
Posso levá-lo a passear às 6 da manhã e 7 da tarde, e em 2 ou 3 dias da semana poderei dar outro passeio extra a meio da tarde. Além disto, vivo com a minha mãe e irmã por isso o cão não terá grandes problemas de solidão.
Considerei a raça Cane Corso, Pastor Holandês, Perdigueiro Português, Vizla, Husky e Basenji mas tive de os descartar todos porque: ou não são cães adequados para donos inexperientes, ou necessitam de muito mais exercício do que lhe posso dar, ou porque podem ladrar muito.

A raça ideal para mim seria um cão atlético mas não demasiado energético; fácil de treinar; e amigável perante outras pessoas/cães.

Aconselharam-me o American Staffordshire Terrier. Tem o tamanho ideal; Resistência para longas corridas (gosto de correr); se o socializar desde novo é muito amigável, e dizem que é muito fácil de treinar porque procuram sempre agradar o dono.
Este cão aparenta ser a fórmula ideal para um desportista urbano como eu no entanto faz parte da lista dos PP pelo que sei, o que me poderia dar problemas no futuro, e por isso gostaria que me dessem as vossas opiniões e se souberem de outra raça adequada agradecia que partilhassem !
Obrigado
srYuki
Membro Veterano
Mensagens: 1421
Registado: quarta jun 01, 2011 2:35 am
Localização: Amy (Cavalier KC 5,5anos)
Boy (PA 3 anos)
Olívia (Cav,22m)
Simone&JU(Cav,7m)
Dakar+Yuki (RIP)

terça ago 04, 2015 8:15 am

Faça este teste:
http://www.animalplanet.com/breed-selec ... reeds.html

Não se esqueça que o cão é para viver com mais 2 pessoas, portanto também deve considerar as suas preferências e procurar um que reuna consenso.

Não se esqueça também que a sua vida pode mudar e pode vir a morar sozinho e o cão ficar consigo ou o inverso, ficar com a sua mãe e irmã.
srYuki
Membro Veterano
Mensagens: 1421
Registado: quarta jun 01, 2011 2:35 am
Localização: Amy (Cavalier KC 5,5anos)
Boy (PA 3 anos)
Olívia (Cav,22m)
Simone&JU(Cav,7m)
Dakar+Yuki (RIP)

terça ago 04, 2015 8:17 am

alpoimvc Escreveu:
A raça ideal para mim seria um cão atlético mas não demasiado energético; fácil de treinar; e amigável perante outras pessoas/cães.
Jack Russell
Border collie
Epagneul Breton
Corgi

São só algumas sugestões para investigar.
Última edição por srYuki em terça ago 04, 2015 2:06 pm, editado 2 vezes no total.
botas96
Membro Veterano
Mensagens: 1955
Registado: quinta mai 17, 2012 6:27 pm

terça ago 04, 2015 9:48 am

Eu não recomendo nenhum powerbreed (Amstaff) para donos verdinhos. Tanto pelo pulso como pelo exercício que requerem.
Gosta muito de correr, mas com que frequência e em que regime?
Mesmo que seja uma pessoa activa e de exteriores, qualquer cão de porte médio, médio grande vai-lhe servir.
P.ex. em termos de exercício qualquer cão de aponte e de parar vai-lhe dar água pela barba (vizla, perdigueiro português e outros que não mencionou).
O epanol também é uma boa opcção, assim como pondegos médios ou outros de +- 15 kg.
Border Collie, Corgi, não.
Mas antes desses todos eu aconselhava um rafeiro, são óptimos para donos verdinhos, pois são uma grande escola, para além de lhe servir para o que quer. E assim se estragar um cão, não estraga um de marca (pois a inexperiência vai trazer erros, mesmo que não os queira cometer).
alpoimvc
Mensagens: 9
Registado: segunda ago 03, 2015 11:42 pm

terça ago 04, 2015 11:35 am

botas96 Escreveu:Eu não recomendo nenhum powerbreed (Amstaff) para donos verdinhos. Tanto pelo pulso como pelo exercício que requerem.
Certamente o Amstaff requer exercício, mas pelos relatos que vejo 2 ou 3 passeios por dia são mais que suficiente.
Quanto ao treino, já vi e li tanta coisa sobre treinar cães que acho que o facto de nunca ter tido um não faz diferença, o procedimento parece ser quase sempre o mesmo para todas as raças: ensinar a sentar/deitar/ficar/vir ter com o dono etc... e sempre à base de recompensa e atitude positiva. Além disso, entendo que tenho de ser o dominante, e qualquer indício de mordida ou agressividade logo de cachorro seria reprimido.
Se gastar meia hora por dia a treinar o cão com estes métodos que tenho observado e lhe der o exercício suficiente, não serei capaz mesmo sendo inexperiente nisso?
PS: O Epagneul Breton/Britanny parece interessante, mas queria evitar cães de caça porque podem ser muito energéticos e tornar-se destrutivos
Geight
Membro Veterano
Mensagens: 565
Registado: sexta mar 30, 2012 8:59 pm

terça ago 04, 2015 12:26 pm

alpoimvc Escreveu:Certamente o Amstaff requer exercício, mas pelos relatos que vejo 2 ou 3 passeios por dia são mais que suficiente.
Quanto ao treino, já vi e li tanta coisa sobre treinar cães que acho que o facto de nunca ter tido um não faz diferença, o procedimento parece ser quase sempre o mesmo para todas as raças: ensinar a sentar/deitar/ficar/vir ter com o dono etc... e sempre à base de recompensa e atitude positiva. Além disso, entendo que tenho de ser o dominante, e qualquer indício de mordida ou agressividade logo de cachorro seria reprimido.
Se gastar meia hora por dia a treinar o cão com estes métodos que tenho observado e lhe der o exercício suficiente, não serei capaz mesmo sendo inexperiente nisso?
PS: O Epagneul Breton/Britanny parece interessante, mas queria evitar cães de caça porque podem ser muito energéticos e tornar-se destrutivos
Realmente neste seu post percebe-se que nunca teve cães, mas vai sempre a tempo de aprender com a experiência e entender que as coisas não são assim tão lineares.

Eu próprio já tive um Epagneul Breton e acho que é uma excelente raça, quer para caça quer para companhia.

De resto, só tenho a acrescentar que qualquer raça ou qualquer cão terá sempre características a favor e outras contra e, acima de tudo, o cão é um animal adaptável ás circunstâncias, desde que as suas necessidades específicas sejam satisfeitas.
<p>&nbsp;</p>
<p>_____ "If you don't stand for something, you'll fall for anything." _____</p>
botas96
Membro Veterano
Mensagens: 1955
Registado: quinta mai 17, 2012 6:27 pm

terça ago 04, 2015 12:29 pm

Ouça, não estou a pôr em causa o seu empenho e a sua teoria.
Mas da teoria à practica vai um longo caminho.
Até pode implementar o que é correcto na teoria, mas para o caso específico daquele cão em questão, naquela situação, naquele contexto, pode não ser o mais indicado, para o seu cão, percebe?
Você pode ir com toda a teoria deste Mundo buscar o melhor cão (atenção que o melhor cão da ninhada é subjectivo, pois para si pode ser um, para mim pode ser outro.) mas falta-lhe a practica, aquela sensibilidade, aquele saber que só a experiência lhe dá.
Esqueça o Amstaff, se acha que um epanol pode ser areia demais para a sua camioneta, imagine agora um powerbreed.
Acredite-me quando lhe digo.
Os relatos que ouve são maioritariamente os bons momentos, as coisas boas mas há o outro lado da moeda que é menos falado, e isso é para todos os cães.
Se não é uma pessoa activa e que goste de exteriores escolha um cão com um nível de energia mais baixo, com baixo prey drive e temperamento dócil e esqueça todos os outros que ponderou. Olhe, opte pelo tal rafeiro que será uma excelente escola.
Agora deixou-me de pé atrás. com essa do breton.
Não ponha aqui o seu perfil idealizado, descreva-se melhor, não como se vê, mas como realmente é. O seu real estilo de vida S.f.f.
Outra coisa, os requisitos para ter um powerbreed da lista dos pp's são muitos, e na práctica vai se ver muito tolhido porque o cão não tem a mesma liberdade que outros e isso vai-se repercutir na sua liberdade e lazer.
alpoimvc
Mensagens: 9
Registado: segunda ago 03, 2015 11:42 pm

terça ago 04, 2015 12:46 pm

botas96 Escreveu:Ouça, não estou a pôr em causa o seu empenho e a sua teoria.
Não ponha aqui o seu perfil idealizado, descreva-se melhor, não como se vê, mas como realmente é. O seu real estilo de vida S.f.f.
Entendo perfeitamente que fazer e dizer são coisas diferentes, sendo assim a minha rotina é: Corrida matinal antes do trabalho às 6:30 (posso levar o cão) > trabalho > chegar a casa e ver TV etc... (posso levar o cão a passear) > fazer o jantar > exercício indoor/estudar (poderei dar um passeio rápido aqui ) > deitar.

2 ou 3 dias por semana poderei dar um passeio extra com o cão durante a tarde porque não tenho trabalho às vezes.
Importante referir novamente que durante o dia tenho a minha mãe em casa o dia todo que poderá dar um passeio também com o cão. Sendo assim o cão poderá dar 4 passeios por dia, nos piores dias 1 ou 2, mas sairá sempre.
Pessoalmente, adoro animais e sempre quis ter um cão desde pequeno, sou determinado e gosto de pesquisar antes de pôr mãos à obra em qualquer assunto; dou importância à alimentação e saúde de todos em casa, o cão será alvo disto também; estarei interessado em conhecer outras pessoas com cães;

Quanto ao espaço vivo num T3 normal, com divisões grandes mas um corredor principal estreito. Tenho varandas grandes nos 2 extremos da casa. Vivo a 2 minutos de rio com praia e grande extensão de relva.

Quanto ao animal em si, não quero só um cão para ter em casa, quero um companheiro para passear, fazer exercício, subir o monte etc...

No que toca ao Amstaff já vi online que são bons cães para qualquer pessoa com qualquer experiência. Por exemplo: "Thank you… now to answer your questions, yes I think an Amstaff is a great dog for any age group as they are loving dogs… they do play bite but you can easily control that, these dogs aren't aggressive towards their owners or people in general and lastly, yes this dog is very trainable, intelligent and a great dog provided you have the time to spend raising him/her correctly… give them love and they will do anything for you!"
Estou meio dividido aqui porque vejo muita gente a dizer que são muito fáceis de treinar e não agressivos.
WaterMonitor
Membro Veterano
Mensagens: 3790
Registado: quarta mar 17, 2004 2:20 pm
Localização: 5 cães - 12 gatos

terça ago 04, 2015 1:15 pm

Todo e qualquer amante de uma raça lhe vai dizer que a mesma é fantástica, perfeita, a melhor para si.

Informar-se é excelente, mas na prática as coisas não funcionam como nos livros ou videos.

São raras (raríssimas) as raças cuja informação disponível corresponde inteiramente à verdade. Um amante de determinada raça não quer ler que o cão é teimoso que nem um burro, larga pêlo como o caraças e vive para destruir ou matar tudo o que mexe. Não me estou a referir ao Amstaff, que isto fique claro.

Cada raça tem características próprias e cada individuo tem o seu próprio temperamento.

O texto que aqui publica pode ser escrito por qualquer apreciador de qualquer raça mais comum. Tire daí o Amstaff e coloque o que lhe apetecer: Boxer, PA, Rott, até pode pôr Pinscher.

O que interessa é que contacte directamente com a raça que aprecia e verifique se é adequada ao seu temperamento e maneira de estar.
botas96
Membro Veterano
Mensagens: 1955
Registado: quinta mai 17, 2012 6:27 pm

terça ago 04, 2015 3:52 pm

Qualquer de raça ou srd de porte médio ou médio grande de 10 a 25 kilos sem ser powerbreed vai lhe encher as medidas. Garanto-lhe.
Eu não sou muito de correr mas faço todas as semanas e religiosamente até 30 kms pela Serra acima com uma srd de 15 kgs. Só não faço mais porque épá não sou muito de desportos. Porque por ela é sempre a aviar.

Se prestar atenção o que lhe disseram em Inglês, foi o que outros trocaram por miúdos.

Gosta de Amstaffs, tudo bem e nada contra, mas por agora ficava muito bem servido com outro, talvez um dia mais tarde.

Mas olhe, porque não vai ver por si, tem grupos de caminhadas, escolas, associações de pp's, pode ver como todos esses se mexem, falar com os donos, interagir com esses cães todos, ver os prós e os contras e ver qual tipo de cão é melhor para si.

Um cão tem que ir passear no mínimo 2x a 3x dia.
Anafcs
Membro Veterano
Mensagens: 282
Registado: sábado jul 20, 2013 3:47 pm
Localização: Cães: Mic, Isa, Becky, Nino, Preta e Bianca.
Gatos: Wally e Ninja
Aquário 200L com peixes tropicai

quarta ago 05, 2015 6:37 pm

Boas, leia bem tudo o que lhe têm dito, é praticamente tudo opiniões e questões bastante validas :wink:

https://www.iams.com/dog-breed-selector ótimo teste, seja honesto e já agora publique o que lhe deu como resultado :wink:

Um cão tipo um bom Golden retriver ou um bom Setter irlandês vermelho (tenho um amigo que é dos melhores criadores da europa desta raça, mande mp se quiser que eu aconselho-o a ir lá conhece-los, atenção aos "pseudo-setters" que infelizmente até o clube português do setter considera "ótimos") seriam cães melhores para começar do que um cão mais "potente" precisam de sair e ser exercitados mas são cães espetaculares e muito mais calmos... Alguns dos Setters que conheço são autênticos bibelôs eheheh e conheço vários goldens que são cães espetaculares e do mais inteligente que há ;)

Boa sorte
<strong><u>Ana Filipa</u></strong>
alpoimvc
Mensagens: 9
Registado: segunda ago 03, 2015 11:42 pm

sexta ago 07, 2015 12:41 am

Anafcs Escreveu:Boas, leia bem tudo o que lhe têm dito, é praticamente tudo opiniões e questões bastante validas :wink:

https://www.iams.com/dog-breed-selector ótimo teste, seja honesto e já agora publique o que lhe deu como resultado :wink:

Um cão tipo um bom Golden retriver ou um bom Setter irlandês vermelho (tenho um amigo que é dos melhores criadores da europa desta raça, mande mp se quiser que eu aconselho-o a ir lá conhece-los, atenção aos "pseudo-setters" que infelizmente até o clube português do setter considera "ótimos") seriam cães melhores para começar do que um cão mais "potente" precisam de sair e ser exercitados mas são cães espetaculares e muito mais calmos... Alguns dos Setters que conheço são autênticos bibelôs eheheh e conheço vários goldens que são cães espetaculares e do mais inteligente que há ;)

Boa sorte
obrigado pelo conselho.
Quanto ao teste os resultados foram:
1º- Canaan Dog
2º- Standard Schnauzer (não estou interessado)
3º- American Staffordshire Terrier
4º- American Eskimo Dog
5º- Chinese SHAR-PEI
6º- American Pit Bull Terrier

Nota: Fiz um primeiro teste onde referenciei que nunca treinei um cão, e onde me deu principalmente cães de caça/pastores (Vizsla, Collie, Buhund) e Labrador. Neste teste tirei essa opção e o resultado foi totalmente diferente.
Deste teste retiro o que já sabia, os cães adaptam-se ao meu estilo de vida mas a minha única dúvida é a experiência com eles.
surprisedog
Membro Veterano
Mensagens: 407
Registado: quinta fev 19, 2015 12:28 pm

sexta ago 07, 2015 10:43 am

alpoimvc Escreveu:
Anafcs Escreveu:Boas, leia bem tudo o que lhe têm dito, é praticamente tudo opiniões e questões bastante validas :wink:

https://www.iams.com/dog-breed-selector ótimo teste, seja honesto e já agora publique o que lhe deu como resultado :wink:

Um cão tipo um bom Golden retriver ou um bom Setter irlandês vermelho (tenho um amigo que é dos melhores criadores da europa desta raça, mande mp se quiser que eu aconselho-o a ir lá conhece-los, atenção aos "pseudo-setters" que infelizmente até o clube português do setter considera "ótimos") seriam cães melhores para começar do que um cão mais "potente" precisam de sair e ser exercitados mas são cães espetaculares e muito mais calmos... Alguns dos Setters que conheço são autênticos bibelôs eheheh e conheço vários goldens que são cães espetaculares e do mais inteligente que há ;)

Boa sorte
obrigado pelo conselho.
Quanto ao teste os resultados foram:
1º- Canaan Dog
2º- Standard Schnauzer (não estou interessado)
3º- American Staffordshire Terrier
4º- American Eskimo Dog
5º- Chinese SHAR-PEI
6º- American Pit Bull Terrier

Nota: Fiz um primeiro teste onde referenciei que nunca treinei um cão, e onde me deu principalmente cães de caça/pastores (Vizsla, Collie, Buhund) e Labrador. Neste teste tirei essa opção e o resultado foi totalmente diferente.
Deste teste retiro o que já sabia, os cães adaptam-se ao meu estilo de vida mas a minha única dúvida é a experiência com eles.
Você diz que quer um cão "amigável" adequado a pessoas "inexperientes"... palavras suas.

American Staffordshire Terrier é uma raça potencialmente perigosa. Se isso é adequado a pessoas inexperientes.... :? :? :?
Anafcs
Membro Veterano
Mensagens: 282
Registado: sábado jul 20, 2013 3:47 pm
Localização: Cães: Mic, Isa, Becky, Nino, Preta e Bianca.
Gatos: Wally e Ninja
Aquário 200L com peixes tropicai

sexta ago 07, 2015 11:09 am

alpoimvc o objetivo destes teste é ser honesto, senão o resultado é sempre falseado... é claro que se mente e diz ter experiencia com cães lhe vão aparecer cães mais difíceis...
Nenhum dos cães que lhe apareceu no ultimo teste, tirando talvez o schnauzer e mesmo assim aconselhava mais o miniatura que o standart, é apropriado para si porque mentiu no teste... :o

O que fez da primeira vez é muito mais realista... Se quer ajuda a escolher não minta ou falseie estes testes que são ferramentas para ajudar á escolha...
<strong><u>Ana Filipa</u></strong>
botas96
Membro Veterano
Mensagens: 1955
Registado: quinta mai 17, 2012 6:27 pm

sexta ago 07, 2015 11:36 am

Esqueça os testes e estalões FCI, claramente já consultou ambos e já fizeram o seu trabalho.
Agora vá ver cães reais de pessoas reais.
Responder

Voltar para “Cães”