Rottweiler

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

novata
Membro
Registado: sexta out 03, 2003 8:42 am
Localização: Golden Retriever (falecido) e cadela Rottweiler (falecida) actualmente: Golden Retriever:Gaspar

quarta mar 17, 2004 2:29 pm

Olá a todos!

Tenho andado a pesquisar informação acerca desta raça e confesso que inicialmente este cão me intimidava, mas quanto mais leio mais me convenço que não é bem assim....será que estou enganada?
Gostaria de saber a opinião de algumas pessoas que tenham um rottweiler e que me falassem um pouco acreca deste animal.

Acho o cão muito bonito mas será que o meu Golden Retriever se irá adaptar a ter como companhia um rottweiler? e a miúda?
Já tinha pensado em adquirir um serra da estrela, mas neste momento ainda não decidi nada, tenho muitas dúvidas.....dizem-me que o rott até á amigo das crianças, mas não muito tolerante, será que não vou arrajar um grande problema lá pra casa?

Também me falaram sobre "testes de aptidão" realizados aos pais dos cachorros rotts e que esses testes são muito importantes quando compramos um cachorrinho....estou um pouco baralhada.
Alguém me pode dar uma ajuda?

Obrigada!
PauloC
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

quarta mar 17, 2004 2:55 pm

Olá,
Talvez seja melhor, antes de se decidir, conhecer e saber um pouco mais sobre esta raça. Se eu fosse a si, não me ficava pela investigação na net e alargava a minha pesquisa a algo mais prático e palpável, como seja conhecer alguns exemplares desta raça ao vivo e a cores. Mas como existe muito Rottweiler em mãos indevidas, aconselhava-a a centrar este tipo de pesquisa á volta de cães com donos responsáveis.
Nesta base, aconselho-a a contactar a associão "Amigo do Rottweiler". Esta associação está empenhada em mostrar as qualidades da raça e as suas aptidões, numa tentativa de abandonar os estigmas e "limpar" o nome desta raça que, infelizmente, se vê manchado por alguns irresponsáveis que apenas pensam em modismos ou em lucro fácil.
Para já o que lhe posso ir adiantando é que se tem outro cão em casa, e sobretudo um macho, seria bom que adquirisse uma cadela. Não só porque as cadelas são, normalmente, mais meigas e fáceis de educar, mas também porque não será tão provável um conflito com o macho. No entanto, se optar pela cadela, será de toda a conveniência que a esterelize para evitar um acidente de uma cruza indesejada.
Não quero dizer que não possa ter um Rottweiler macho com um outro cão macho. No entanto, sendo a senhora, ao que parece, inexperiente com a raça, não sei se saberia gerir bem as coisas para que tudo corresse da melhor forma. O Rottweiler, sobretudo o macho, é um cão dominante e por isso é normal que se queira tornar o cão Alfa. Se o cão que tem aí em casa for submisso e aceitar bem esta dominância, não haverá problemas e podem ser bons amigos. Caso contrário, se o cão que aí tem quiser 'ficar por cima', o conflito pode ser inevitável...e as consequências desconhecidas! Conheço muita gente que tem mais do que um Macho Rottweiler ou Machos Rottweiler com machos de outras raças. alguns convivem pacificamente e na melhor das convivências, outros simplesmente têm de estar separados toda a vida (mas não é assim com todos os cães ? Uns tolrma-se e outros não ;) )

Na relação com as crianças, tudo tem a ver com o processo de sociabilização. Qualquer cão deve ser "ensinado" a respeitar os humanos da casa, incluindo as crianças, mas nos cães grandes este 'ensino' é deveras importante. A presença de adultos sempre que uma criança pequena está com um cão é indispensável com qualquer raça....é por falta de respeito a esta premissa que os acidentes acontecem ( com todas as raças e cães sem raça). Não se esqueça que não só ataques provocam ferimentos. por vezes, um encontrão em corrida ou uma brincadeira mais efusiva pode ter consequências graves numa criança ou mesmo num adulto.

Se quiser contactar a Associação "Amigo do Rottweiler", vá à página http://www.amigodorottweiler.com e veja lá a forma de fazê-lo.

Cumprimentos
Paulo C.
novata
Membro
Localização: Golden Retriever (falecido) e cadela Rottweiler (falecida) actualmente: Golden Retriever:Gaspar

quarta mar 17, 2004 3:07 pm

Paulo, muito obrigada pela atenção.

De facto, estou um pouco indecisa....o cão que lá tenho é um Golden Retriever (um molengão como é próprio da raça) mas um cão adorável e muito inteligente! Só tem 7 meses mas é um amor e com a miúda não há problemas, a não ser uns empurrões de vez em quanto e umas puxadelas...nada de grave.
Mas com o Rott as coisas mudam de figura, pois como disse é um cão torritorial e mais "sério"...e com a miúda não sei não....
Já visitei o site que indicou mas só de "fugida".....assim que tiver mais disponibilidade vou ler com mais atenção.

Falaram-me de um canil que se chama LUCAMAR....conhece?
Disseram-me que criam rotts de confiança... vou investigar.

Obrigada.
PauloC
Membro Veterano
Contacto:

quarta mar 17, 2004 3:25 pm

novata Escreveu: Paulo, muito obrigada pela atenção.

De facto, estou um pouco indecisa....o cão que lá tenho é um Golden Retriever (um molengão como é próprio da raça) mas um cão adorável e muito inteligente! Só tem 7 meses mas é um amor e com a miúda não há problemas, a não ser uns empurrões de vez em quanto e umas puxadelas...nada de grave.
Mas com o Rott as coisas mudam de figura, pois como disse é um cão torritorial e mais "sério"...e com a miúda não sei não....
Já visitei o site que indicou mas só de "fugida".....assim que tiver mais disponibilidade vou ler com mais atenção.

Falaram-me de um canil que se chama LUCAMAR....conhece?
Disseram-me que criam rotts de confiança... vou investigar.

Obrigada.
Olá,
No meu caso prático, quer o meu cão quer a minha cadela toleram bem crianças e dão-se bem com elas. A Cadela é um doce e não faz mal nem que lhe arranquem os bigodes! No entanto, o cão, que pesa cerca de 60 Kilos, é muito bruto e trapalhão. Gosta muito de brincar, mas não garanto que se alguma criança lhe fizesse o que algumas já fizeram à Mara, ele não fosse protestar. Em situação normal, decerto que não há mal, mas as crianças sabem bem criar situações de perigo. E pode até a reacção ser apenas um 'Rugido", mas como me julgo um dono responsável com ele os meus cuidados quando está com crianças são redobrados.

Quanto ao Canil Lucamar, por uma questão de ética e respeito pelos demais criadores, não me vou pronunciar. Apenas lhe sugiro que, quer seja com este criador, quer seja com outro qualquer, peça para poder contactar com os pais dos cachorros. Desta forma poderá ver como é o comportamento deles e se lhe agrada. Se um criador tiver receio de deixá-la conviver com os cães ou fazer-lhes festas e coisas do genero, é de desconfiar se serão exemplares agressivos. A Agressividade tem uma componente genética ( embora seja condicionada por outros factores também), por isso se o que pretende é um 'cão de familia', escolha filhotes de cães que sejam eles também cães de familia, e não "feras"!

Boa sorte
Paulo C.
PauloC
Membro Veterano
Contacto:

quarta mar 17, 2004 3:26 pm

Repetida
Última edição por PauloC em quarta mar 17, 2004 5:15 pm, editado 1 vez no total.
novata
Membro

quarta mar 17, 2004 3:34 pm

Bem...não pretendia própriamente uma fera, mas sim um animal que imponha um pouco de respeito aos estranhos.

Mas se me dicidir pelo rott não deixarei de fazer o que me sugeriu, visitar um canil (seja ele o Lucamar ou outro) e pedir pra ver os pais dos cachorros.

O que não quero é arranjar um sarrilho lá para casa.

Como moro no distrito de Santarém e por aqui há alguns canis que criam rotts o melhor é fazer uma visita e só depois decidir, é que ler sobre o assunto á uma coisa e contactar com os animais ao vivo é outra completamente diferente.
Não se trata propriamente de um peluche....

Mais uma vez obrigada pelas dicas.
sonja
Membro Veterano
Localização: 1 pastora catalã (whispper) 1 cão da serra de aires (Marlon)

quarta mar 17, 2004 3:42 pm

olá , antes de mais nada devo dizer-lhe que o rotweiller não é nada do que se diz por ai de " cão assassino " geralmente são cães extremamente dóceis , muito dedicados ao dono e costumam dar-se muito bem com crianças , agora tenha é muito cuidado com a escolha do cão , porque ás vezes há pessoas que não tem noção dos cruzamentos que fazem e não se esqueça que o rotweiller é um cão de grande porte , portanto aconselho-a a contactar a associação da raça para pedir a lista de criadores !
novata
Membro

quarta mar 17, 2004 3:51 pm

Olá!
Pois essa história dos cruzamentos também me assusta um pouco...é que nem todos os criadores são de confiança.

Já o PauloC me deu o meu conselho acerca de pedir a lista de criadores, e é isso que irei fazer.

Eles dão a lista a quem pedir? assim sem mais nem quê?...
sonja
Membro Veterano
Localização: 1 pastora catalã (whispper) 1 cão da serra de aires (Marlon)

quarta mar 17, 2004 4:28 pm

Sim na associação da raça eles fornecem a lista dos criadores que estão associados a eles !
anjaazul
Membro Veterano
Registado: sábado mar 30, 2002 6:33 pm

quarta mar 17, 2004 4:57 pm

isto nada tem a ver, mas ontem assisti a uma cena que me deixou muito desconfiada.
fui passear os cães para o cais do sodré. aquilo está uma "pocilga". de repente vejo uns tipos com alto mau aspecto. um deles trazia um rott bebé ao colo. eu não consegui parar de olhar. passado um bocado, vejo o tipo sozinho à minha frente com o cachooro. voltei a olhar. não sei o que lhe deu. só o vi a correr rua fora, mesmo com o vermelho aberto. teria roubado o dito? ou estaria com medo que eu o levasse? bom, eu já trazia dois :p
PauloC
Membro Veterano
Contacto:

quarta mar 17, 2004 5:24 pm

Olá,
A Associação que lhe referi não tem a ver com criadores. É uma associação nova que se preocupa com a defesa da raça.
Como tal, não é esta associação que pode pedir a lista de Craidores. Pare esse efeito, deverá contactar preferencialmente o CPC. Pode fazer o pedido via net na página http://www.cpc.pt , mas pedindo pelo telefone para depois receber via fax é capaz de ter resposta mais rápida.
Pode também contactar o RCP ( Rottweiler Clube de Portugal) do qual é Presidente o proprietário do canil que referiu.
No entanto, na minha opinião pessoal, seria de todo conveniente contactar a associação "Amigo do Rottweiler" que lhe referi no inicio.
Contactos:
E-mail - [email protected]
Morada: Apartado 73 - 2504-860 Caldas da Rainha
Tm: 916471181

Boa sorte
Paulo C.
novata
Membro

sexta mar 19, 2004 9:53 am

Obrigada Paulo.

Tenho andado a ler umas coisas sobre a raça e também tenho falado com pessoas que têm Rotts e todos me dizem maravilhas do cão!
RMarques
Membro Veterano
Registado: segunda abr 21, 2003 3:51 pm

sexta mar 19, 2004 5:51 pm

Novata,

não tenha pressas em escolher, os rott´s são a minha perdição, embora não tenha nenhum (ainda...) por 2 vezes já esteve quase, mas sempre por motivos de alheios á minha vontade, ainda não calhou, penso que será este ano que o vou adquirir, é incrível mas já ando neste impasse há quase 3 anos, mas pelo menos este tempo tem servido para eu me informar, sobre a raça, ler, já li muito e comprei resmas de livros sobre rott´s, falar com criadores, organizar ideias... e sempre que posso lá estou numa exposição a vê-los.

Boa Sorte
O cão é um cavalheiro, eu espero ir para o céu deles, não para o dos homens." (Mark Twain)
ladyxzeus
Membro Veterano
Registado: sábado abr 26, 2003 5:14 pm
Localização: 2 cães(Fluffy e Infeliz), 1 gatinho (Mime) e 1 rouxinol do Japão(o Lípio)

sexta mar 19, 2004 6:04 pm

O PauloC já disse quase tudo, mas eu queria acrescentar uma coisinha.
O rott é um cão excelente, cheio de qualidades, mas não é cão para qualquer dono. Se quiser ter um rott tem de ter mão forte na sua educação, por causa da sua personalidade vincada e do seu caracter dominante.
Observe bem os criadores e aconselhe-se com pessoas mais experientes (na Associação Amigo do rotweiller ajuda-la-ão de certeza). Para pedir a lista dos criadores vá ao site do CPC. No entanto, pelo que tenho lido, é melhor pedir a lista por fax, potrque por internet pode demorar.
quino
Membro Veterano
Registado: segunda out 28, 2002 11:53 am
Contacto:

sábado mar 20, 2004 10:08 am

Para poder facilitar a sua escolha e uma vez que a listagem do CPC é um pouco extensa e nela contem não só criadores especializados mas todas as pessoas que criaram uma ninhada nos ultimos 6 meses poderá começar pelos criadores que constam na listagem de criadores do ROttweiler Clube de Portugal que poderá consultar em : www.rcp.pt
Responder

Voltar para “Cães”