Adopção de uma cadela, adaptação do cão

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

tartarugass
Membro Júnior
Registado: quinta out 08, 2009 8:07 pm

quinta ago 20, 2015 7:53 pm

Boa noite,

Infelizmente a minha cadela faleceu recentemente, com 18 anos. Foi uma grande perda para a família, pois foram muitos anos de convívio, com muita alegria mas junto com o sentimento de tristeza está também um sentimento de dever cumprido, em troca do seu amor dei tudo aquilo que podia, quer a nivel de afecto, das suas necessidades mas também cuidado de saúde, tendo sido feliz ao longo da sua (para mim curta) vida de cadela.

Sendo uma apaixonada por animais, sempre tive o sonho de ter um dalmata. Tendo uma vivenda e sabendo que são animais altamente energeticos, não pretendo substituir a minha cadela mas integrar um novo elemento à família, neste caso, uma cadelinha. Porém quero fazer com calma. Nunca comprei nenhum cão, custa-me sabendo que há tantos cães para adopção, mas de facto um dálmata sempre foi um sonho para mim.

A primeira questão está relacionada com integração deste novo elemento na família. Sei que a adopção de um dalmata cachorro é muito pouco provavel, por isso alguém sabe de algum criador de dalmatas de confiança? não queria comprar num criador que não cuide bem dos seus animais.

A outra questão está relacionada com o meu outro cão. Ele foi resgatado de um canil, quando chegou estava extremamente mal tratado e traumatizado e apesar de ser meigo connosco, é muito agressivo com outros cães machos. Com femeas penso que é diferente. Com a minha cadela ele tinha optima relação, mas ela já morava lá quando ele foi para lá. Estou a pensar em castrar, para já pelos seus inumeros beneficios mas também estava a pensar se a castração deixavam menos agressivo com outros animais, inclusivamente com este futuro novo elemento da família, pois tenho receio, mesmo com os nossos gatos, ele dá-se bem, mas por vezes ele lembra-se de atacar os gatos, o que me deixa preocupada.

Agradeço todas as opiniões, bem-haja
botas96
Membro Veterano
Registado: quinta mai 17, 2012 6:27 pm

quinta ago 20, 2015 8:25 pm

1º Acho pouco aconselhável ter um 2º cão sendo o 1º dominante ou antissocial.

2º Quer acima de tudo, ir a um criador com boas e estáveis linhas de sangue, que saiba selecionar devidamente o que cria, para evitar um futuro dispendioso e problemáticos.

a)Pesquisar quais as linhas de sangue existentes cá e sua qualidade.
b)Pesquisar quais as doenças mais comuns da raça e quais os teste de despistes das mesmas.
c)Pesquisar o estalão fci do dálmata, para ter uma noção definida do que quer ir buscar.
d)Comece a pesquisar criadores e os seus cães, exposições, classificação de provas de belezas realizadas (normalmente no site do cpc), comece por aí.

3º É bom perceber de onde vem a agressividade desse seu cão, medo, dominância ou fracos atributos sociais, ou misturada dos anteriores e agir em conformidade.

4) teste de campbell ou teste de vorhard

5)Pegue nesse seu cão já reabilitado e meta-o a escolher o dálmata.

Como vê tem muito tpc para fazer para evitar o caos que certamente vai se estabelecer na sua vivenda se fizer tudo às 3 pancadas.
Felicidades e bom trabalho.
tartarugass
Membro Júnior

quinta ago 20, 2015 8:33 pm

Agradeço a rápida resposta, não percebi apenas o ponto 4.
Como disse anteriormente é uma decisão ponderada e a ser considerada, sem nenhum acto impulsivo. Não sou inexperiente com animais, sou sim na compra de um cão e na introdução deste na família.
Como disse não sei se o meu cão será dominador, até porque quem era entre os dois, era a minha cadela, dai a minha questão. Tenho a certeza de que com cães machos ele não se irá adaptar mas com uma fêmea penso que será possível. Obviou que só irei adoptar/comprar um cão quando tiver as condições todas reunidas para isso, caso isso não se verifique não irei adoptar, não sou irresponsável e não é por acaso que tive uma cadela saudável e feliz durante 18 anos, quantas pessoas podem dizer isso? ;)
Anafcs
Membro Veterano
Registado: sábado jul 20, 2013 3:47 pm
Gatos: Wally e Ninja
Aquário 200L com peixes tropicai

quinta ago 20, 2015 9:01 pm

O mais importante é mesmo a questão de não adicionar um novo membro a uma matilha que não está estável... Lide com o seu rapazinho primeiro e tenha a certeza que ele está controlado antes de começar a procurar o novo cão... Cometi esse erro duas vezes e não deu bom resultado :?
<strong><u>Ana Filipa</u></strong>
tartarugass
Membro Júnior

quinta ago 20, 2015 9:04 pm

Sem dúvida, tem de ser uma decisão bem poderá :) a questão aqui colocada, vai no sentido de perceber também outras opiniões :)
Anafcs
Membro Veterano
Registado: sábado jul 20, 2013 3:47 pm
Gatos: Wally e Ninja
Aquário 200L com peixes tropicai

quinta ago 20, 2015 9:41 pm

:wink: também é importante o que está a fazer, pesquisar pesquisar e pesquisar...
Só não se deixe mesmo levar pelos impulsos foi o que me aconteceu e depois é muito mais difícil resolver as trapalhadas que criamos :wink:
<strong><u>Ana Filipa</u></strong>
tartarugass
Membro Júnior

quinta ago 20, 2015 9:45 pm

sem dúvida! não é uma decisão definitiva, nem imediata, seja qual for a decisão vai ser consciente :)
LFGomes
Membro Veterano
Registado: terça jan 25, 2011 2:46 pm

sexta ago 21, 2015 8:05 am

Olá,
Antes de mais lamento pela sua perda.
Em relação ao seu cão, castrar poderá ou não ajudar, mas esqueceu-se de mencionar a idade do cão, que também é importante para lhe responder se o treino de alteração comportamental poderá ou não ter impacto.
Bom, o que não deve fazer mesmo é ir buscar um macho. Acho que deveria dedicar algum tempo ao seu cão a tentar corrigir esses comportamentos, antes de introduzir outro cão em casa.
Em relação aos Criadores, peça a lista ao CPC e tem que ir visitar ninhadas, fazer esse TPC.
&nbsp;&nbsp; "He is your friend, your partner, your defender, your dog. You are his life, his love, his leader. He will be yours, faithful and true, to the last beat of his heart. You owe it to him to be worthy of such devotion."
LFGomes
Membro Veterano

sexta ago 21, 2015 8:07 am

botas96 Escreveu: 5)Pegue nesse seu cão já reabilitado e meta-o a escolher o dálmata.
O botas não me leve a mal, mas já o vi dizer isso algumas vezes por aqui.
Explique-me lá qual é a sua logica desta sugestão, para ver se eu o entendo... :)
&nbsp;&nbsp; "He is your friend, your partner, your defender, your dog. You are his life, his love, his leader. He will be yours, faithful and true, to the last beat of his heart. You owe it to him to be worthy of such devotion."
tartarugass
Membro Júnior

sexta ago 21, 2015 9:32 am

Obrigada pela sugestão LFGomes, o meu cão tem cerca de 2 anos, ele foi mal tratado e depois abandonado e no canil não souberam dizer a idade exacta. Mas ele é um cão extretamemente dócil, com a minha cadela tinham uma relação espectacular!
botas96
Membro Veterano

sexta ago 21, 2015 10:30 am

Lfgomes, já escrevi isso imensas vezes e parece que já leu outras tantas.
mas, olhe é para evitar isto.p.ex.
http://www.arcadenoe.pt/forum/viewtopic.php?t=111842

ter um cão é bem diferente do que ter mais que um.
LFGomes
Membro Veterano

sexta ago 21, 2015 11:30 am

botas96 Escreveu:Lfgomes, já escrevi isso imensas vezes e parece que já leu outras tantas.
mas, olhe é para evitar isto.p.ex.
http://www.arcadenoe.pt/forum/viewtopic.php?t=111842

ter um cão é bem diferente do que ter mais que um.
Eu percebo o seu objetivo, não percebo é a logica é de ser um cão a escolher o outro, ao invés de ser o dono a faze-lo...como é que isso se processa..?se o cão abanar o rabo ao outro está tudo bem?
botas96
Membro Veterano

sexta ago 21, 2015 11:43 am

A lógica, é que há outros factores a considerar.
E já não estou a falar do nível de energia diferentes ou muito diferentes.
Se levarmos o nosso cão muito provavelmente irá escolher outro que nós escolheríamos ou não, irá escolher um que ele aceite e é esse que teremos que levar.
O passar pela porta também é muito importante.
Mas, aí logo à partida teremos uma matilha mais funcional.
Eu escolhi a minha pequena, mas se me decidir a ter mais, a última palavra vai ser sempre dela, não minha.
tartarugass
Membro Júnior

sexta ago 21, 2015 11:59 am

Acho que é importante perceber o comportamento do cão, com a chegada do novo membro mas dai a ele a decidir, tenho algumas dúvidas..a não ser que o cão seja muito territorial e não dê espaço para um novo membro.
O meu cão por exemplo, nunca foi agressivo com a cadela do vizinho e conviveu com ela, por isso o historial não é negativo
Responder

Voltar para “Cães”