Objetivo: passeios tranquilos

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
arinatac
Membro Júnior
Registado: domingo nov 05, 2006 7:28 pm

quinta ago 20, 2015 8:25 pm

Em Maio adotei um cão pequeno (7kg) castrado com cerca de dois anos. Tem corrido tudo as mil maravilhas tirando o fato de ele mudar de personalidade quando se cruza com outros cães/cadelas na rua. Ele não e violento, mas fica muito nervoso e excitado quando se cruza ou avista outros cães, nem que seja na TV!! Noto que ele fica especialmente excitado com cães de grande porte, ainda hoje passamos junto a um cão do tamanho dele e ele nem olhou para o lado. :o

Chega a ser constrangedor ver os outros donos assistir ao espectáculo que o meu cão faz quando o cão deles passa por nos impávido e sereno.

Já usei a técnica de usar guloseimas para o distrair no momento da passagem por outros cães. Resulta na altura mas não vejo resultados consistentes. Talvez porque nem sempre ande com guloseimas quando vou com ele a rua. :?

Por mais que o puxe, que diga Não! ou que lhe de umas palmaditas na altura, não serve de nada porque ele não vê mais nada a frente.
Já ponderei frequentar uma escola mas trabalho aos fins de semana e penso que as aulas são quase sempre nestes dias.

Se alguém tiver dicas, eu agradeço.
botas96
Membro Veterano
Registado: quinta mai 17, 2012 6:27 pm

quinta ago 20, 2015 8:40 pm

Bem, um cão excitado, mas que não é violento.

Exercício físico para o cão, com actividades com o cão, costuma resultar. Utilize essa técnica.

treine os 5 comandos básicos, é uma actividade com o cão.
brincar com o cão, atirar-lhe bolas é exercício e uma actividade com o cão (no exterior só quando os comandos básicos estiverem bem consolidados).

e sociabilizá-lo bem com outros cães.
Nem todo cão serve, comece a ver outros cães e tente com os que lhe parecerem melhor. prefira cães presos e comece a socializar devagar.
Anafcs
Membro Veterano
Registado: sábado jul 20, 2013 3:47 pm
Gatos: Wally e Ninja
Aquário 200L com peixes tropicai

quinta ago 20, 2015 8:54 pm

Treino treino e mais treino, com muita sociaçização e exercício físico á mistura é sem duvida a melhor receita para ao caso...

Corridas com fartura, e arranje um amigo com que ele posse brincar e estar á vontade para rebentar energias :wink:
<strong><u>Ana Filipa</u></strong>
arinatac
Membro Júnior
Registado: domingo nov 05, 2006 7:28 pm

quinta ago 20, 2015 9:04 pm

Eu passeio bastante com ele. Ao todo quase 2 horas diárias se juntar todos os passeios.

Gostava de lhe poder tirar a trela para ele poder correr, especialmente porque temos óptimos espaços verdes aqui na zona, mas devido ao seu recente passado de cão de rua tenho medo que ele fuja atrás de um cheiro qualquer. Ele senta, dá a pata e vem quando o chamo, mas temo que não seja suficiente. :?

Em termos de sociabilizacao, deixo-o cheirar alguns cães na rua e nos parques mas são contactos breves.

Obrigada pela ajuda.
Anafcs
Membro Veterano

quinta ago 20, 2015 9:49 pm

Faça como eu faço com o Mic (sim Botas já sabemos que o Mic tem que aprender a vir :oops: LOL) comprei na decathlon aquelas trelas de caça, acho que tem 10 m é ótima para os deixar estar á vontade sem estarem "á vontadinha"
O meu Mic é examente a mesma situação, ele era um cão provavelmente de algum caçador, porque durante a noite apareceram no bairro 8 ou 9 cães todos podengos, perdigueiros e havia um tipo beagle. Ele passou 1 ano no canil que me ajudou, e depois eu adotei-o, sempre tive um bocado de medo de o soltar e sempre que o solto ele acaba por fugir, volta sempre e nunca aconteceu nada, tem chapa de identificação e chip e já uma vez me ligaram porque pensaram que ele tivesse perdido.
A solução a curto prazo acaba por ser esse tipo de trela assim ele pode brincar e correr com a minha Becky (a Isa é muito snob para esse tipo de brincadeiras) sem me desaparecer por tempo indeterminado ;)

Ps.: o Mic faz bem o comando Aqui, tipo deixa-lo em senta e quieto, afastar-me esperar o tempo que me apetecer e chama-lo ele vem sempre sem problema, tirando se o vento trouxer algum cheiro mais interessantes eheheh
Anafcs
Membro Veterano

quinta ago 20, 2015 9:52 pm

Para além disso 2h de passeio para a minha Becky por exemplo nem dá para ela se cansar, tem de o por a correr mesmo, se ele tem assim tanta energia e não conseguir acompanha-lo, sei que eu não consigo então meto o outro dono deles (o meu namorado) a correr também, tente arranjar uma passadeira ou alguém de confiança que o leve a correr :wink:
Você é de onde?
botas96
Membro Veterano

quinta ago 20, 2015 11:14 pm

Isso dos medos e dos receios é obra.

Não tenha, é muito simples.

Guia de trabalho (10/15 m) + recompensas, bolas e biscoitos.

Começar em casa o treino dos comandos. Um comando por cada sessão, várias sessões por comando, cada sessão 5 minutos, não mais, para manter o bicho interessado e motivado.
Também para aumentar a autoestima, começar e acabar uma sessão com um comando que tenha a certeza que ele vai obedecer.
Quando a coisa funcionar bem em casa, passa para à rua.
Mesma coisa, só que mais difícil, por existir mais estímulos, comece num sítio com poucos estímulos ou a horas menos concorridas quando a coisa funcionar bem, passa a horas e sítios normais. Quando a coisa funcionar bem.
Ir Aumentando a distância da influência até a uma distância considerável.
Isto com muita brincadeira e recompensa à mistura e uns meses depois, estarão aptos. Ele virá pois o estímulo que você é para ele será maior que muitos, não todos. (para todos já estamos a falar de outro nível).
Poderá ter um ou dois comandos que para ele seja tudo, de recurso para uma emergência, para o chamar de volta à sua "zona de influência", se ele sair do seu "alcance" o busca. p.ex.
Só o solte em sítios seguros, parques, jardins grandes ou serras.

Quanto ao resto, é muito fugaz para se poder chamar socialização. Demore-se mais com esses cães, os que achar mais sociáveis.
Última edição por botas96 em quinta ago 20, 2015 11:22 pm, editado 1 vez no total.
botas96
Membro Veterano

quinta ago 20, 2015 11:21 pm

Para estafar o cão não é necessário estafarmos a nós próprios, a finalidade é por o cão a correr, não é correr.
Tudo depende da intensidade do exercício.
Convêm é ir habituando o cão devagar, de maneira a chegar ao tipo de exercício e à intensidade desejada.
LFGomes
Membro Veterano
Registado: terça jan 25, 2011 2:46 pm

sexta ago 21, 2015 8:10 am

arinatac Escreveu:Em Maio adotei um cão pequeno (7kg) castrado com cerca de dois anos. Tem corrido tudo as mil maravilhas tirando o fato de ele mudar de personalidade quando se cruza com outros cães/cadelas na rua. Ele não e violento, mas fica muito nervoso e excitado quando se cruza ou avista outros cães, nem que seja na TV!! Noto que ele fica especialmente excitado com cães de grande porte, ainda hoje passamos junto a um cão do tamanho dele e ele nem olhou para o lado. :o

Chega a ser constrangedor ver os outros donos assistir ao espectáculo que o meu cão faz quando o cão deles passa por nos impávido e sereno.

Já usei a técnica de usar guloseimas para o distrair no momento da passagem por outros cães. Resulta na altura mas não vejo resultados consistentes. Talvez porque nem sempre ande com guloseimas quando vou com ele a rua. :?

Por mais que o puxe, que diga Não! ou que lhe de umas palmaditas na altura, não serve de nada porque ele não vê mais nada a frente.
Já ponderei frequentar uma escola mas trabalho aos fins de semana e penso que as aulas são quase sempre nestes dias.

Se alguém tiver dicas, eu agradeço.
Olá, esse cão precisa de conviver com os seus pares.
Combine playdates com os seus amigos que tenham caes e deixem-nos à vontade a brincar.
Às vezes coisas que nos parecem muito complicadas têm soluções bem simples :)
Se não tiver amigos com cães, há uns grupos em Lisboa que se encontram também durante a semana, depois se precisar de indicações diga.
Sorte
&nbsp;&nbsp; "He is your friend, your partner, your defender, your dog. You are his life, his love, his leader. He will be yours, faithful and true, to the last beat of his heart. You owe it to him to be worthy of such devotion."
Responder

Voltar para “Cães”