O meu gatinho fugiu

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
DanielaFerr
Membro Júnior
Registado: domingo jul 08, 2012 1:27 pm

sábado set 12, 2015 12:59 am

Vivo num r/c com quintal numa zona onde há bastantes gatos de rua. O meu veio viver comigo tinha 4 meses e actualmente tem cerca de um ano. Por vezes salta a rede do quintal, dá uma volta nas redondezas e quintais vizinhos mas regressa sempre. Há três dias que não volta... é castrado, pelo que estranho não regressar. Alguém passou por situação semelhante? Já corri tudo e nada, podem ter roubado, mas acho pouco provável. Atropelado não quero nem pensar! Será que um gato castrado vai ainda à procura de fêmeas?
Magnolya
Membro Veterano
Registado: sábado jul 05, 2008 12:04 am

sábado set 12, 2015 5:57 pm

Moro numa vivenda de r/c e 1º com jardim nas traseiras. Há cerca de 1 mês e meio, o meu também fugiu... Não sabemos por onde, mas desconfiamos que tenha sido por uma das janelas do r/c.

O meu também é castrado e nunca tinha saído de casa, só tendo conhecido o jardim, vedado em toda a volta com grades e plantas trepadeiras, em maio. Nunca, mas nunca tinha tentado fugir, até porque como é bastante pesado nem consegue trepar.

Passamos essa noite toda à sua procura nas redondezas, até Às 6h da manha, sem qualquer sinal dele. Deixei janelas e a porta da rua de acesso ao jardim tudo aberto, na esperança dele regressar e eu dormi cá em baixo no sofá... em vão :(

No dia seguinte, vimo-lo de uma janela do 1º andar, foi uma alegria, sentado em cima de umas tábuas, numa antiga serração nas nossas traseiras. Chamamos por ele e ele impavido e sereno como se não fosse nada com ele. O meu filho foi logo apanha-lo mas assim que ele se apercebeu fugiu e escondeu-se!

Andamos nisso vários dias... Não percebo porque fugia de nós a cada tentativa de o apanhar.
Vários dias passaram, ele já devia andar cheio de fome, peguei numa taça de comida húmida, fui até à serração (o meu marido atrás de caixa de transporte na maõ) e assim que chamei por ele... ele, com muito medo, não resistiu ao cheiro da comida e finalmente lá o conseguimos trazer para casa.

Perdeu 1kg, de branco passou a amarelo de tão sujo que estava, tinha as unhas gastas e várias pequenas feridas.

O meu apesar de nos ver, fugia de nós...deduzo que por estar assustado e em stress, porque é um gato muito calmo e manso habitualmente. Apenas a fome o trouxe de volta para nós.

Acredito que o seu também ande por perto. Quando o for procurar leve comida e a caixa de transporte. Quando apanhei o meu, ele ainda tentou saltar-me dos braços. Se o meu marido não tivesse ido também com a caixa de transporte não sei se teriamos conseguido chegar a casa com ele.

Desejo que o recupere rapidamente nas melhores condições possíveis.
anioska
Membro Veterano
Registado: sexta fev 19, 2010 3:16 pm
Localização: Anny e Max(Cocker Spaniel Inglês), Donny e Jamaica (PDI) e Pudim (coelho anão)

segunda set 14, 2015 10:40 am

Daniela Ferr, já apareceu o seu gatinho?

Nem posso imaginar o aperto!
Sou gateira há apenas 1 ano, e a minha maior aflição (por antecipação) são as fugas.
As minhas são umas galdérias!
Foi uma mudança bastante chata em casa.Não posso abrir janelas nem portas, sentimo-nos um bocado reféns em casa :?

Até me arrepiei ao ler a sua história Magnolya...sem conseguir apanhá-lo ainda por cima?
Se as minhas meninas desaparecerem não sei o que me dá!São muito protegidas em casa, acho que nem sabem ser gatas, tadinhas.A falta que uma mãe faz :(
anja-azul
Membro Veterano
Registado: domingo out 30, 2005 2:44 pm
Localização: Cinderela,Chiquinho, Isaias, Serafim, Max, Carlota, Dorinha, Estrela,

segunda set 14, 2015 8:04 pm

[quote="anioska"]Daniela Ferr, já apareceu o seu gatinho?

Nem posso imaginar o aperto!
Sou gateira há apenas 1 ano, e a minha maior aflição (por antecipação) são as fugas.
As minhas são umas galdérias!
Foi uma mudança bastante chata em casa.Não posso abrir janelas nem portas, sentimo-nos um bocado reféns em casa :?

Até me arrepiei ao ler a sua história Magnolya...sem conseguir apanhá-lo ainda por cima?
Se as minhas meninas desaparecerem não sei o que me dá!São muito protegidas em casa, acho que nem sabem ser gatas, tadinhas.A falta que uma mãe faz :([/quote]

ponha rede nas janelas. já as pode abrir
anioska
Membro Veterano
Registado: sexta fev 19, 2010 3:16 pm
Localização: Anny e Max(Cocker Spaniel Inglês), Donny e Jamaica (PDI) e Pudim (coelho anão)

terça set 15, 2015 11:27 am

Agradeço a dica Anja azul, mas para já é dispensável.
O que quis resumir foi realmente a mudança de hábitos de quem nunca teve a preocupação de poder abrir uma janela sem antes ter que fechar a porta dessa divisão para não ter um gato a voar.
Mesmo que colocasse redes nas várias janelas, continuaria não poder atravessar a rede para entrar em casa (até para entrar/sair é uma luta).
Pode ser só connosco, não sei, mas vamo-nos habituando e adaptando.Porém, acho que um dia também vou ter esse desgosto, um dia elas vão conseguir o que querem, apesar dos nossos esforços.
Era só isso.
Magnolya
Membro Veterano

terça set 15, 2015 4:27 pm

Então Daniela já apareceu?
DanielaFerr
Membro Júnior
Registado: domingo jul 08, 2012 1:27 pm

quarta set 16, 2015 4:38 pm

Não... o meu tico ainda não voltou... :(
Eu também me deparei com essas dificuldades todas para mantê-lo em casa, como tenho quintal, não tem sido fácil, estiquei uma rede para ele poder estar no parapeito e poder ver os pássaros e pessoas através dela mas conseguiu trepar a rede e dar a volta. Se o deixasse sem sair miava o tempo todo! Era insuportável, tadinho. Estava a planear colocar ma vedação ainda mais alta que ele não conseguisse trepar mas entretanto fugiu. Por um lado, ele andava super feliz de poder de vez em quando dar uma volta sozinho, aqui há imensos gatos na rua e ele sentia essa vontade de ir ter com os outros. Mas por outro lado eu estava cheia de receio de o perder... Por isso iria pôr fim às possibilidades dele fugir de qualquer jeito e iria sair apenas comigo :( Mas fugiu... estou tão desgostosa. Só espero que esteja bem.
Magnolya
Membro Veterano

quinta set 17, 2015 8:01 pm

Lamento muito Daniela :( É uma angústia tão grande...

Não perca a esperança! Ponha anúncios nas redondezas com foto dele e no facebook também.

Fico a torcer para que ele apareça!!
Responder

Voltar para “Gatos”