Ataque de Cão

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

PequenoWilly
Membro Júnior
Mensagens: 37
Registado: terça mai 06, 2014 11:11 pm

terça set 29, 2015 8:36 pm

Boa noite.

Ainda estou nervosa e mal com o que aconteceu mas felizmente nao teve um mau final.

Esta noite fui passear com o meu Willy como normal. Quando uns minutos depois vejo um cao branco solto na rua. O sitio onde ele estava era a unica saida para voltar a casa. Vi o ao longe e como sinceramente tenho sempre receio de caes soltos, tentei esperar que ele fosse embora. Pensei que nos tivesse visto e fiquei descansada porque nao ladrou nem nada. Passado um pouco ladra e vem na nossa direçao.

Mal chega perto do meu cao cheira o e depois rosna lhe. Ai percebi que ja ia correr mal. Tentei ir embora com ele para nao acontecer nada. Mas o cão agarra se ao meu e começa a morder lhe.

Apartir daqui foi horrivel. Ainda estava com ele na trela e tentei fugir, ir embora com ele, mas sem resultado. Gritei e gritei e apareceu uma menina que é dona do cao que estava solto. Uma menina de para ai 10 anos. Como é claro nao conseguiu fazer nada coitada. O cão era enorme, nao mencionei, e o meu é porte medio pequeno. Ela ainda disse para eu o pegar ao colo mas pensei que o cao ainda se atirasse a mim entao tive medo de o fazer.

Eu gritava e tentava puxar o meu para irmos embora mas o outro tinha muita força. Foi horrivel. O meu willy guinchava e tentava fugir mas nada. Ainda lhe deu os rosnadinhos mas mesmo assim nao adiantou.

Bem no meio de isto tudo. Pensei em tirar a trela do meu para ele fugir para casa,porque ele sabe o caminho. La tirei a trela e ele la fugiu mas coitadinho o portao tava fechado porque o meu avo tinha fechado e eu nao tinha visto. Fui a correr a correr abrir o portao. Chamei o e tadinho correu logo para casa. Fechei o portao e vim logo ver como estava o willy.

Assim que cheguei até tive medo de chegar perto dele caso tivesse traumatizado e ainda confuso com tudo mas nao fez nada. Vi se tinha algo partido ou feridas e graças a deus que não. Eu estava em panico. Super stressada, chorava e respirava mesmo mal. Mas pronto dei lhe festas e fiquei super aliviada por ele estar bem. Juro vos que pensei que ele tivesse feridas porque foi mesmo forte. Ainda estou a observa lo para ver se esta tudo bem.

Vim aqui desabafar com vocees, pois nao soube reagir á situaçao. Nao sabia o que fazer. Podia ter sido mordida tambem mas graças a deus que nao aconteceu nada mal nem a mim nem a ele.

Fico triste porque isto traumatiza o meu cao, ele ja teve outra situaçao parecida mas com um mais pequeno que ele, mas nao tao ma como esta.

Estou mesmo enervada com isto. Agora fui lhe dar miimo e ao chegar a minha cara perto da dele rosnou, mas foi um rosnar de "nao quero que faças isso", nao me pareceu que ia fazer algo.

Estou mesmo triste. Como voces agiriam na situaçao, ou que seria correto e o que devo fazer agora para ele nao ter estes medos, até mesmo de nos ?

Obrigada
botas96
Membro Veterano
Mensagens: 1955
Registado: quinta mai 17, 2012 6:27 pm

terça set 29, 2015 9:05 pm

Que idade tem pequenoWilly?
PequenoWilly
Membro Júnior
Mensagens: 37
Registado: terça mai 06, 2014 11:11 pm

terça set 29, 2015 9:06 pm

Sera que ele ficou traumatizado ao ponto de ficar confuso e com medo de nós?

Agora mais uma vez estava a dar lhe festas e estava tudo bem e derepente rosna assim para dentro , mas nada de mal. Como devo reagir ? Tou a tentar falar com ele calmamente e mostrar lhe que nao lhe vou fazer mal.. Tento estar calma ao pe dele para lhe transmitir isso mesmo.

Mas estou com receio que ele fique com medo de nós.. Como devo proceder?

Obrigada
PequenoWilly
Membro Júnior
Mensagens: 37
Registado: terça mai 06, 2014 11:11 pm

terça set 29, 2015 9:07 pm

Um ano e 6 meses
botas96
Membro Veterano
Mensagens: 1955
Registado: quinta mai 17, 2012 6:27 pm

terça set 29, 2015 9:10 pm

Não me estava a referir ao cão, estava a perguntar quantos anos tem o a dono (a) do willy.
PequenoWilly
Membro Júnior
Mensagens: 37
Registado: terça mai 06, 2014 11:11 pm

terça set 29, 2015 9:11 pm

Ah, peço desculpa. Tenho 18 anos
picolata
Membro
Mensagens: 109
Registado: domingo jun 28, 2015 10:59 pm

terça set 29, 2015 9:12 pm

Bem, é sempre uma situação complicada.

Sei que agora pode parecer fácil falar, mas para começar acho que agiu logo mal ao ter medo do outro cão. Os cães cheiram o medo a léguas. Talvez, se se mostrasse sem receios e tentasse ficar calma, o outro cão não viria a correr a seu encontro.
O que o seu cão fez quando o outro o começou a cheirar? Provavelmente o seu cão também estava cheio de medo e essa é uma grande fraqueza para os outros cães, daí o ter atacado.

Gritar não resolve nada nessa situação. Um cão só pára de atacar se for enfrentado por alguém que ele tome como superior. Mais uma vez, sei que é fácil falar e no calor da situação os sentimentos negativos apoderam-se de nós. Por acaso, sempre tive alguma sorte nessas situações. Já apanhei, certa vez, dois cães grandes, rafeiros, a correr em minha direcção no meio da noite. A minha reacção imediata foi parar que nem uma estátua e fiquei a olhá-los. Eles perderam o interesse e foram-se embora.
O problema é que enfrentar um cão é um pau de dois gumes. Isto porque ele pode tomar-se como sendo mais fraco, ter medo e ir embora, como pode encarar como um desafio e atacar. Depende da disposição em que o cão vem e do seu grau de dominância. Se for um macho alfa, é muito complicado fazer com que recue.

Bem, agora esqueça isto porque o seu cão já esqueceu. Eles não ficam a pensar no passado nem no futuro, eles vivem no presente. Quando voltar a lá passar ele não vai dizer "aqui foi onde fui atacado". Quando estiver a sair de casa ele não vai pensar "não quero encontrar cães soltos". Ele vai apenas passear e desfrutar o momento.
Não deve dar-lhe mimo se ele estiver cheio de medo! Só estará a nutrir o próprio sentimento de medo. E medo pode causar agressividade, mesmo com os da casa. Sei que isto soa muito à Cesar Millan, mas nestes aspectos concordo com ele. Um cão não deve ser tratado como um humano. Você mais rápido precisa de recuperar do que ele. Ele acalma-se, recupera do susto e nunca mais pensa nisso.
Provavelmente esse foi um rosnar de querer espaço. A verdade é que, se for ter com ele com sentimento de culpa, com medo, com receios, com traumas, ele vai sentir isso tudo, o que não é nada bom. Se quando voltar a sair estiver cheia de medo, vai-lhe transmitir isso e é a partir daí que surgem casos de cães que se tornam agressivos, sem causa aparente. Tem de estar calma para o seu cão também estar.

Nunca passei por isso, mas o melhor conselho que posso dar é que não faça crescer este incidente. O cão já esqueceu e tem de fazer o mesmo, por muito complicado que seja. Não lhe dê mimo por ele estar com medo! Deixe-o acalmar-se e ficar tranquilo antes de o acariciar.
PequenoWilly
Membro Júnior
Mensagens: 37
Registado: terça mai 06, 2014 11:11 pm

terça set 29, 2015 9:26 pm

Concordo com tudo o que disse. E eu até me acho informada em relaçao a cães e aos comportamentos mas naquela altura o medo foi mais forte. Tambem pensei que talvez o meu medo e o medo que transferi para ele tivesse causado a situaçao. É mau e triste pensar isso mas possivelmente é a verdade.

Em relaçao ao dar mimo, pois pelos vistos fiz mal, eu sei que quando estao com medo nao devo dar mimo mas foi tao rapido que so me apeteceu transferir lhe que estava a conforta lo mas sei que na mente deles nao é assim. Foi um erro.

Ao rosnar que deu, pois calculo que seja isso. E o que devo fazer ? Dar lhe o espaço, ou seja ele rosna e eu retiro me ? Nao sei bem...

Obrigada pela resposta, ajudou imenso picolata.
botas96
Membro Veterano
Mensagens: 1955
Registado: quinta mai 17, 2012 6:27 pm

terça set 29, 2015 9:42 pm

Bem, pequeno willy. Depois de ler o que escreveu.

Quanto ao cão.

Acho melhor levar ao veterinário amanhã. Não se preocupe com o rosnar, o willy acabou de ser atacado, deve estar dorido e por agora, deve querer que o deixem em paz.

Quanto ao ficar traumatizado, é possível, tudo depende da violência do ataque, se o willy é um cão mais duro (valente), ou mais suave (menos valente), mas as repetições desses ataques vai fazer com que qualquer cão fique com uma postura mais defensiva, com mais medo.

Quanto ao dono (a).

Não devia ter entrado em pânico, não devia ter gritado e berrado, isso só vai excitar os cães e piorar a gravidade do ataque.
A coisa que eu faria e que não fez, era ir-me embora antes, quando o outro cão ficou a olhar.
Não é para ficar com medo ou em tensão de agora em diante, mas para a próxima não se meta em lugares sem saída, nem espere pela reacção do cão.
Assim que vir um cão que não conheça ou que não tem confiança, mude de passeio. (Mas não fuja, nem tente correr, mude simplesmente de direcção antes do outro cão o fixar ou decidir que vai).
Podia eventualmente bater com o pé no chão, quando o outro cão ainda estava a hesitar.
Devia também ficar com os dados dos donos do outro cão para despesas no vet.

Aconselho.
A sua integração numa escola canina, para que fique a saber de forma mais apoiada e especializada, outras formas para evitar ataques e não só.
Você parece-me muito pouco à vontade com cães e ou sem grande experiência, só ficava a ganhar se o assim o fizesse.
picolata
Membro
Mensagens: 109
Registado: domingo jun 28, 2015 10:59 pm

terça set 29, 2015 9:47 pm

Eu não sou nenhum expert nisto. Sou apenas um curioso na matéria e sei muito mais na teoria do que na prática. Provavelmente, na sua situação, teria agido de forma semelhante, não sei.

Eu percebo que sim. Pode ter causado a situação sim, mas foi uma experiência.

Quanto ao rosnar, acho que não deve dar parte fraca. Por muito pena que tenha dele, não deixe que isso se alastre, porque pode vir a tomar proporções graves. Claro que não é de um dia para o outro.
Retirar-se quando ele rosna também não me parece boa ideia. Ele vai pensar que tem o domínio de a mandar embora sempre que entenda e vai começar a rosnar frequentemente.
Para já, espere que ele esteja totalmente calmo, chame-o (pode ser através de comida), deixe-o comer e aí faça-lhe festas.
No fundo, tem de manter a posição de líder, apesar de lamentar a situação.
Como já disse anteriormente, muitos casos de cães agressivos e fora de controlo começam precisamente com episódios idênticos a este, em que os donos dão afecto e mimo, quando deveriam fazer o contrário. O cão precisa de se sentir protegido através da liderança, sabendo que tem ali o líder para se guiar e não com afecto, que reforça mais o lado negativo.

Edit: Mas o seu cão chegou a ficar ferido? Dores também podem explicar esse comportamento.
PequenoWilly
Membro Júnior
Mensagens: 37
Registado: terça mai 06, 2014 11:11 pm

terça set 29, 2015 10:16 pm

Agora mais calma, entendo que errei muito. Nem pensei, so queria soltar o animal e fugir dali. Situaçao e atitude que nao irei esquecer e aprendi.

Sim eu como ja referi noutro topico vou mudar de casa no final do mes, entao vou pesquisar sobre escolas na zona. Penso que esteja mesmo a precisar. Em termos de senta fica deita ele sabe. Mas quanto ao resto é bom para ele. E eu vou tentar mudar também. Sou muito insegura com cães soltos na rua estando sozinha ou não. Entao tambem preciso de melhorar nesse aspeto.

Ele nao ficou ferido, pelo menos visivelmente não. Nao sei como. Mas estou a pensar ir com ele ao veterinario para ver se esta mesmo tudo bem.


Obrigada pela ajuda.

Vou deixa lo sossegado e amanha vejo como está.
botas96
Membro Veterano
Mensagens: 1955
Registado: quinta mai 17, 2012 6:27 pm

quarta set 30, 2015 12:06 am

Eu já tenho umas no cinto.
Da teoria à práctica vai uma grande distância e no calor do momento as coisas nunca são lineares, nem limpas.
Comigo, é o instinto protector que vem à tona. E quando a minha cadela era junior esse instinto entrava em hyper drive.
Quanto maior a ameaça, mais agressiva é a minha acção (eu não reajo), começo a ver vermelho à minha frente.E entro em modo gladiador facilmente se for pits, dobs, serras, pastores alemães ou semelhantes. E é quando tudo o resto já falhou
Tenho a consciência que tenho tido também muita sorte.
Normalmente basta quebrar a fixação do outro cão no nosso e fazer com que eles nos veja muito bem.
No dia em que isso falhar eu poderei acabar muito mal.
E em 3 anos só uma chegou à minha 1x e eu estava de bengala e mal conseguia andar. (nessa vez fiquei com a bengala inutilizada, com a forma dos costados da outra.)

Pouco ou nada poderia fazer quando os cães se pegaram, a não ser ferir-se com fogo amigo ou inimigo.

"Sou muito insegura com cães soltos na rua estando sozinha ou não..."

Tem que mudar isso em 180º graus, para ontem. Tem que aprender a ler os outros cães o melhor possível num curto espaço de tempo e saber impor-se no terreno, se necessário.

Procure uma escola, no seu caso, vai-lhe fazer muito bem.

E o rosnar é mais uma vocalização no reportório vocal dos cães, há contextos em que estão longe de significar agressividade.
E sem conhecer o cão, a situação ou o acidente, mesmo assim, digo, neste caso, ignore e passe à frente.
LFGomes
Membro Veterano
Mensagens: 1665
Registado: terça jan 25, 2011 2:46 pm

quarta set 30, 2015 11:32 am

Dicas para separar cães em luta:

Quando são machos, agarra-se nos tintins... eles largam-se.

Se forem fêmeas, pega-se no cachaço, de maneira a que mesmo que voltem a cabeça não cheguem às nossas mãos. Se forem grande porte, com joelho esq. dá-se um toque na coxa para direcionar a mordida para esse lado e com a mão direita é que se pega em cima (ou vice-versa). ISTO SÓ SE DEVE FAZER SEM MEDOS E DE FORMA MUITISSIMO RAPIDA.

Se tem medo, pode andar com uma garrafinha de agua, basta soltar um pouco em cima dos focinhos e largam-se (não é sempre mas resulta com mta frequência). Aproveita a pausa para espantar o agressor ( ameaçar com os braços levantados, fazer pxxxxttt, bater com o pé...coisas do género)

Gritar não, bater não. Cuidado com a agressividade direcionada. Quando eles não se conseguem morder, podem agarrar o que estiver à frente. (mãos, pernas...).


boa sorte.
   "He is your friend, your partner, your defender, your dog. You are his life, his love, his leader. He will be yours, faithful and true, to the last beat of his heart. You owe it to him to be worthy of such devotion."
fontedasbicas
Membro Veterano
Mensagens: 1323
Registado: terça set 20, 2005 10:08 am

quarta set 30, 2015 3:40 pm

Boas...

Sem fazer disto regra...

Sempre que o seu cão/cachorro, andar à trela e for atacado... largue a trela e deixo-o defender-se a ele, nem que seja... fugindo...

Se andar em sítios muito frequentados por outros cães, ande sempre com uma garrafa de água, média, cheia de pedras que façam barulho quando agitada a garrafa...

Cada caso é um caso e cada cão é um cão... Boa sorte
<p>Cumprimentos </p>
<p><strong>Ant&oacute;nio Pato</strong></p>
WaterMonitor
Membro Veterano
Mensagens: 3790
Registado: quarta mar 17, 2004 2:20 pm
Localização: 5 cães - 12 gatos

quarta set 30, 2015 5:26 pm

A PequenoWilly tem obviamente medo de cães e vai transmitir isso ao seu próprio cão.

A melhor solução é dona e cão irem para a escola. Seis meses e ela está-se a rir deste episódio desagradável.

LFGomes não andes a ensinar ao pessoal a agarrarem os machos pelos tintins! Se uma das pessoas que está a separar tem, enfim, os tintins mais diminutos, a coisa pode correr muito mal para o outro envolvido. :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

Olha que já vi fazer isso como deve ser e já vi fazer com um a cortar-se. Quando mal feito é muito engraçado para quem está a ver e um bocado chato para quem leva a dentada. :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
Responder

Voltar para “Cães”