A minha pesquisa sobre as rações. Qual a melhor?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
ruivt
Membro Veterano
Mensagens: 242
Registado: domingo mai 10, 2015 10:59 am

quarta set 30, 2015 10:51 pm

Olá,

este forum é relativamente novo para mim.
Apesar de ter vivido toda a vida com cães (sempre labradores, com treinos de escola, cães de trabalho), nunca tive um meu. Nunca tive um do qual fosse eu a tratar. Agora finalmente tenho uma cadelinha Pastora Alemã.
Apesar de toda a vida ter aprendido alguma coisa e saber perfeitamente o que é ter um cão, pela primeira vez sou responsavel por um. Unico responsavel. E quero fazer o melhor por ela.

Para além do veterinario, vacinas, uns brinquedos (sem pirosadas, coisas para cão e não para pessoas que acham que os cães gostam de brinquedos de pessoa), muito mimo e amor, muito ensino e firmeza, chego a um ponto onde sinto algum desconforto. Se em tudo o resto me sinto confiante, já nas rações é sempre a mesma conversa de "qual a melhor?" que vemos em todos os tópicos do assunto.

Vou por isso opinar sobre uma extensa pesquisa que tenho feito online (dogfoodadvisor, muitos foruns estrangeiros, veterinarios que contactei, veterinarios amigos que não têm nada a ganhar ao dar a opiniões, e gente com muita experiencia em escolas de treino de animais).

Posso dizer que sou totalmente isento de qualquer interesse por qualquer marca. Só quero o melhor para a minha cachorra, que lhe dê saude e bem estar por muitos anos, e que lhe saiba bem.

Não vou abordar o tema da raw meat porque são outros quinhentos... Para já, rações:

Comecei por dar Criadores da TiendaAnimal. O feedback aqui neste forum pareceu positivo, embora haja muito pouca informação sobre a esta marca. Mostrei a composição a diversos veterinários sem mostrar a marca, que me disseram que parecia razoável, mas nada de excepcional (eu pelos ingredientes tambem não achei nada de extraordinario, mas toda a gente gabava a ração em relação a RC e proplan, que decidi experimentar). Correu mal mesmo com desmame... muita diarreia, vomitar, esteve até internada. Enfim, uma a cortar da lista.

Depois de ter alta e ter o sistema digestivo estabilizado, voltei a tentar a criadores, e mais uma vez correu mal. Por isso, e por recomendação dos veterinários após o internamento, comecei a dar Purina ProPlan. Foi a noite do dia. Fezes mais duras, um apetite voraz (a Criadores não chegava sequer a comer a ração diária toda, parecia que mal tinha apetite). Desde então tem-se dado super bem com a ProPlan puppy com colostro. Bom pelo, boas fezes, muito apetite. Tudo 5 estrelas até agora.

Questionei nesta fase 6 ou 7 veterinários e todos eles me recomendaram a ProPlan em relação à RoyalCanin (alguns nem vendiam proplan, mas ainda assim a recomendavam). Numa das mais importantes escolas do país, a ração dada é a RoyalCanin ClubPro. Como sou sócio até tenho um bom desconto nesta ração, mas mais uma vez: veterinários e treinadores recomendaram-me para cachorro usar a ProPlan, e mais tarde se quisesse passar para RC.

Até agora nada de Acanas, Orijens, Taste of Wild, etc etc...

Sei bem o que são rações naturais e rações sem cereais e estranhava não ver ninguem recomendar estas rações, a não ser algumas pessoas mais extremistas que ainda percebem menos de animais do que eu. Incluindo neste forum. Não tenho qualquer duvida que sejam rações melhores do que a ProPlan e em alguns casos até mais baratas... Mas porque é que nenhum veterinário as recomenda? Até no meu veterinário onde vendem Naturea, me recomendam a ProPlan em relação à Naturea. Porquê afinal? Andam todos enganados? Andam todos a ir na cantiga dos comerciais das grandes marcas? Todos? Até aqueles que estão desempregados? As escolas também, mesmo que não vendam as rações?

Questionei alguns veterinários sobre isto e todos torceram o nariz com argumentos do tipo: "olhe que isso é uma moda", "olhe que os cereais não fazem mal e até são necessários muitas vezes", "olhe que isso tem proteina a mais que dá cabo de sistema digestivo e figado de cães mais frageis".... enfim! Fico confuso.

Tanta coisa com rações naturais, mas andam os veterinários todos enganados?

Fui então fazer a minha extensa pesquisa em muitos forus, dogfoodadvisor e outros sites de testes, etc, muitas opiniões de pessoal estrangeiro, ao longo de várias semanas (incluindo alguns tópicos aqui do ArcadeNoé), e tenho algumas conclusões.

Vi muitas (muitas muitas, incluindo aqui no ArcaDeNoe), queixas de pessoas a queixar-se de Acana e TasteOfWild. Muitas diarreias, mau estar, etc... e que ao passar para outra ração menos proteica (em muitos casos ProPlan), notaram muitas melhorias.

Basta ver o tópico do dogfoodadvisor sobre a TasteOfWild. O review à ração é excelente, teoricamente (o site apenas faz um comentário sobre os ingredientes, e sobre a ração, sem qualquer teste. Tudo teoria). Nota quase máxima. No final da análise há o espaço para os comentários sobre quem usou a ração, e a grande maioria das pessoas queixa-se de má experiencia. Vão lá, e leiam:

http://www.dogfoodadvisor.com/dog-food- ... -food-dry/

Um exemplo tirado aleatoriamente:
"TOTW Wetlands made my dog violently ill. One feeding = 3 days of cleaning up diarrhea (1st day included vomit). Vet eliminated other causes. This food is horrible and smells rancid. I should have trusted my instincts. Live and learn!"

Esta foi uma ração que me recomendaram no meu thread aqui no ArcaDeNoe. E eu, pensado que iria fazer bem, estive quase quase a mandar vir. Mas como ainda tenho 12kg de ProPlan pra gastar, resolvi esperar e ler mais e mais sobre o assunto. Quanto mais lia, mais me desiludia.

Esta marca está extremamente mal vista em tudo o que é foruns e sites internacionais. Lá pelo meio há quem fale bem, mas quase toda a gente fala mal após dar ao seu cão a TOTW. Houveram até imensos recalls polémicos de lotes estragados, e muitos processos devido à falta de higiene das instalações da empresa mãe da TOTW (passam meses e meses sem lavar as máquinas de fabrico da ração, o que causa um elevado nº de bacterias que vão depois na saca em muitos casos). Têm duas fábricas, e uma delas foi obrigada a fechar durante algum tempo por não cumprir com os minimos de condições de higiene.

Enfim, ainda bem que me informei. Esta ficou excluída.

Fiz a mesma pesquisa para Acana, Orijen, e muitas outras.

Orijen li bastante bem. Há muitos casos de diarreias, mas creio que tem a ver com a quantidade de proteina que afecta muitos cães.

Acana idem... vi muitos mais casos de pessoas a queixar-se desta ração. Muita diarreia e mau estar. Podem ler no dogfoodadvisor tambem sobre isto.

Ainda assim, não me pareceu escandaloso como foi no que vi sobre a TOTW.

Chego à conclusão que rações naturais, talvez pelo excesso de proteinas, podem causar danos e mau estar aos animais. Isto tudo com bons desmames e rações adequadas. Há mesmo muita muita gente a queixar-se.

Relembrei-me logo da minha ração Criadores, que supostamente seria super-premium e superior a RC e ProPlans, e deu no que deu.

Entretanto resolvi ler a fundo tambem sobre a ProPlan. Tenho noção que na net, em foruns, e afins, muito mal se fala de tudo, e por isso haviam de haver tambem comentarios escandalosos sobre a ração que eu proprio usava. Mas queria saber mais sobre ela. Aqui no ArcadeNoe percebi bem que ninguem gosta de ProPlan e RC, e que só o Natural e holistico é que é bom, e o resto é grão de cereal que causa cancro. Extremismos, digo eu.

Há vários reviews na dogfoodadvisor, todos eles com notas baixas (2,5 ou 3).

Exemplo: http://www.dogfoodadvisor.com/dog-food- ... -food-dry/

Isto porque teoricamente tem mais cereais, menos quantidade de carne, farinhas, etc.
Lá li exaustivamente tudo o que dizem e comentarios e foruns sobre o assunto.

Verifiquei muitos depoimentos de pessoas que sempre usaram proplan há anos e anos e anos, várias gerações de cachorros, sempre com muita saude e duração com qualidade de vida superior à média. Tentaram mudar para melhor, depois de verem que tinha tido notas baixas, e após experimentarem rações com notas altas e naturai (Acanas, TOTW, etc), os cães deram-se mal, alguns morreram, e voltaram à ProPlan. Inumeros casos destes. Fiquei parvo com os argumentos positivos de quem usa esta ração. Podem não ter os melhores ingredientes, teoricamente, mas que fazem bem, fazem. Muitos exemplos de pessoas que testaram em cães logo após o desmame do leite, sem transição de rações. Exemplos de pessoas que testaram com ninhadas de irmãos e viram diferenças enormes entre os cachorros, etc.

Fiquei agradavelmente surpreendido, e percebi que secalhar todos os veterinarios com quem me aconselhei, até talvez tenham alguma razão (e sobretudo muito mais experiencia que eu ou pessoas de foruns).

Li estas e outras marcas. Honestamente, ouvi bastantes queixas da RoyalCanin, mas não tantas como vejo de Acana e TOTH, que tanta fama têm por Portugal nestes ultimos anos (depois de grandes barracadas que deram nos EUA onde a reputação está em baixa).

Quanto a mim, safa-se a orijen, que de facto parece ser muito boa e quase não vejo reclamações (secalhar porque poucos compram). Mas vejo tambem gente por aqui queixar-se de orijen (diarreias).

Voltei depois de toda esta pesquisa a falar com algumas pessoas especialistas, e agora já informado, chegámos à conclusão que isto das rações tem muito a ver de cão para cão. Uns dão-se bem com comida mais proteica. Outros dão-se muito mal. É uma questão de experimentar e ver como corre.

Mas de facto Purinas e RC e marcas que andam nisto há decadas, por algum motivo conseguiram alguma reputação: as coisas correm bem, os cachorros têm saude e duram anos e anos sem grandes problemas (como disse, as minhas cadelas labradoras sempre comeram RC e sempre foram muito saudaveis). Pela minha curta experiencia, a minha cadelinha está a dar-se muito bem com a Purina ProPlan, por isso vou continuar sem sequer olhar para trás. Depois de ler o que li, fiquei muito mal impressionado com estas marcas supostamente hiper-premium.

A minha sensação é que isto do natural é muito bom, mas falta o resto.

O homem, na natureza, tem uma esperança média de vida de 30 anos, a comer comida naturais, sem medicamentos, vacinas, etc. Com uma alimentação cuidado, com suplementos, com medicamentos, vacinas, etc... chegamos quase aos 80. Isto do natural ser a salvação.. não é bem assim. É preciso saber a origem das coisas (se são ou não geneticamente alterados, se é de origem biologica, etc), mas dar natural só porque sim, pode não ser bom.

Acredito nas marcas com boa reputação de onde se conhecem as origens dos ingredientes.
Fiquei pé atrás com rações tipo TOTW que têm fábricas sem qualquer cuidado e com elevada contaminação de bacterias e fungos (e se a fábrica é assim, sei lá como é a origem dos ingredientes), e muitas outras do género.

Pela experiencia que tenho em casa, que tenho com a minha nova cadela, que tenho da escola de treino, e pelas recomendações dos vets, creio que estou mais seguro com estas rações mais comercias de boa qualidade (não estou a falar em Orlandos nem DogChow, obviamente).

Depois temos a Raw meat, e nisso já acredito plenamente que tenha vantagens em relação aos grãos de ração. Mas tambem aqui já vi irmãozinhos que só comem raw, e outros a comer Purina ou RC, e geralmente as de rações crescem melhor, mais saudaveis, e mais duráveis e sem problemas, do que os que comem raw. Mas aqui creio que é muito mais complexo do que descrevi acima...

Se alguem tiver algo a acrescentar, será optimo. Mas sem extremismos, pf, como se vê noutros tópicos.

Quero aprender mais sobre isto, mas esta é a minha opinião até ao momento.
DesSaints
Membro Júnior
Mensagens: 24
Registado: terça out 07, 2014 9:55 am

quarta set 30, 2015 11:39 pm

Dei até aos 12 meses do meu cão a Pro Plan, mas ele parecia não gostar muito dela, por vezes colocava de manhã e à noite quando chegava ainda a tinha lá..experimentei todas as variantes pro plan..

Decidi mudar para TOTW, adorou, comia sempre quando lhe colocava, as ultimas sacas que lhe estava a dar era a de salmão, mas ultimamente também já a estava a deixar de comer quando a colocava..

Hoje comecei a dar-lhe a Naturea...

Em qualquer uma das rações nunca notei diarreias...

O meu cão deita é bastante pelo..mas ultimamente parece já nem deitar muito, não sei se é de estar a vir agora o frio ou são agora as vantagens da ração com salmão...
botas96
Membro Veterano
Mensagens: 1955
Registado: quinta mai 17, 2012 6:27 pm

quinta out 01, 2015 12:11 am

Está a ver como é simples. ahahahah.

Há muito fashion victims por aí, depois há aqueles que estão sempre à procura de novidades, novas rações, há aqueles que parecem que a marca lhes pertence, dado as defesas que fazem às mesmas, etc, etc, etc.
Depois há marketing feroz, muita concorrência, enfim, muito barulho.
Há que ter um certo cuidado com esses sites de que fala, uma cambada de teóricos e tendenciosos, um dos problemas das rações de proteína à barda é que são pesadas demais para muitos cães e algumas raças com sistemas digestivos mais frágeis e depois se analisar bem, nem são carne nem são peixe.
Estão entre rações de manutenção, apropriadas a cães mais sedentários e aquém de rações de performace, para cães com um grande desgaste físico.
Muitas vezes uma pessoa vai pelos outros em vez de ir pelo próprio cão.
Eu experimentei muitas durante a fase de crescimento, As melhores foram, Proplan e rc Labrador. Mudei para a rc porque custava a pegar na purina.
As que ficaram pelo caminho:
Orijen, Acana, Naturea, foram as que tive piores resultados, era de pistola.
One, mudei desnecessariamente.
Em adulta, abrandei um pouco porque, epá, o bolso estava a pedir.
Affinity ultima.
Mas se fosse só eu, mas não, outras pessoas do "grupo" habitual do jardim também tiveram esse problema.
E posso disser que no meu caso essas rações super premium são suficientes para cães com actividade física acima da média.


Com esta ou outra, se obtiver bons resultados, não mexa, tá bom.
Uma ração com condroitina e glucosamina são importantes no eu caso
dreamdog
Membro Veterano
Mensagens: 836
Registado: terça abr 23, 2013 7:31 pm

quinta out 01, 2015 12:35 am

Boa bola :)
Gostei de ler, boas conclusões .. no entanto vão continuar a aparecer pessoas com as mesmas perguntas e a levar as mesmas respostas, muitas delas, ficando no diz que disse ...

A purina basta ser feita pela Nestlé que tem logo bons padrões de qualidade :wink:
GOOLDINGG
Membro
Mensagens: 160
Registado: sexta mar 27, 2015 8:15 pm

quinta out 01, 2015 1:12 am

Nada como experimentar :wink:
Pois cada cao e um cao nao sao todos iguais eu ja dei a minha opiniao em outro topico,tambem andei assim como tu ver ver e rever cabeça a mil lol
Mas depois la comecei a entender alguma coisa
Cuidado com o marketing....
lesleyanne
Membro
Mensagens: 178
Registado: terça jul 01, 2014 11:00 am

quinta out 01, 2015 9:00 am

Cada cão, é como cada qual.
O meu dava-se super bem com a TOTW High Prairie Puppy.
Até agora, talvez fosse a que resultados a nível de pelo estivesse notoriamente melhor.

Fóruns, valem o que valem.
No máximo, o que se pode concluir é que há certas raças que não toleram X marcas de ração. Mesmo assim poderá haver indivíduos diferentes.
Agora dizer que aquela faz diarreia, é muito incompleto e errado.

Basta não ter feito a transição e já está a adulterar os resultados.

Daí, procure e troque até encontrar a ração certa para os 2.
E nesse momento, todas as trocas acabaram.

Cumps, Lesly
surprisedog
Membro Veterano
Mensagens: 407
Registado: quinta fev 19, 2015 12:28 pm

quinta out 01, 2015 9:28 am

Há rações que parecem ter ingredientes muito processados, mas que são de uma marca com resultados ..
Outras parecem ter ingredientes muito mais naturais, só que são de marcas desconhecidas... :? :? :?
Nem sempre o que é mais natural ou apelativo é o que tem maior qualidade.

Qualquer produtor de rações deve saber muito bem o que os consumidores valorizam... :? :? :?
dreamdog
Membro Veterano
Mensagens: 836
Registado: terça abr 23, 2013 7:31 pm

quinta out 01, 2015 3:53 pm

surprisedog Escreveu:Há rações que parecem ter ingredientes muito processados, mas que são de uma marca com resultados ..
Outras parecem ter ingredientes muito mais naturais, só que são de marcas desconhecidas... :? :? :?
Nem sempre o que é mais natural ou apelativo é o que tem maior qualidade.

Qualquer produtor de rações deve saber muito bem o que os consumidores valorizam... :? :? :?
Neste momento até eu crio uma rede de distribuição de rações com a marca Dreamdog. Quero la saber onde é feita e como é feita: as margens de lucro são apelativas. É isso que interessa.
Até cadeias nacionais de lojas de animais já têm marca própria com uma composição toda 'catita' e um rótulo giraço ... nem eles sabem onde aquilo é feito :D
DesSaints
Membro Júnior
Mensagens: 24
Registado: terça out 07, 2014 9:55 am

quinta out 01, 2015 4:03 pm

Saber eles sabem, até porque são outras marcas de ração que lhes fazem a ração marca branca, tal como todos os produtos actualmente vendidos nos super..
ruivt
Membro Veterano
Mensagens: 242
Registado: domingo mai 10, 2015 10:59 am

quinta out 01, 2015 4:36 pm

não estou a falar de comida de supermercado que obviamente é de fraca qualidade... a propria Purina tem a gama ONE que é muito inferior à ProPlan. Nada a ver. Estou a falar de rações de renome (Proplan, RC, Acanas, TOTW, orijen, e qualquer outra que queiram nomear). Obviamente que como em tudo há boas e más rações. Não vamos dispersar e falar para o ar. Se querem falar de marcas de supermercado e das suas qualidades, falem da vossa experiencia, de como correu, etc... Senao vai ser outro topico de lixo sobre rações. Aqui é suposto aprendermos alguma coisa uns com os outros.
DesSaints
Membro Júnior
Mensagens: 24
Registado: terça out 07, 2014 9:55 am

quinta out 01, 2015 5:24 pm

Eu estava a referir-me em relação ao que foi dito acima: "cadeias nacionais de lojas de animais já têm marca própria com uma composição toda 'catita' e um rótulo giraço ... nem eles sabem onde aquilo é feito"
ReginaVieira
Membro Veterano
Mensagens: 3984
Registado: domingo mai 10, 2009 7:37 pm

quinta out 01, 2015 6:04 pm

O marketing é em tudo muito forte e nas racoes assim o é também. Felizmente cada vez mais temos acesso a informação, temos é que a saber selecionar e isso leva o seu tempo e nunca parámos de aprender 😊

A alimentação natural que a maioria das pessoas faz é desiquulibrada e por vezes corre mal. Uma alimentação natural equilibrada implica muito tempo de pesquisa prévia e implica depois igualmente uma forte gestão de tudo desde tempo, espaço e como poupar ao máximo... No entanto quando feita de forma equilibrada é sem dúvida o melhor que podemos dar aos nossos patudos mas não é por não o fazermos que somos piores donos como também não é por darmos marca x ou y que o seremos.

A marca a mim não me diz nada, na esmagadora maioria das vezes pagamos mais a marca que a qualidade. O tempo no mercado de uma determinada marca nem sempre indica qualidade mas sim um bom marketing.

Para mim os ingredientes fazem a diferença mas mesmo com eles há que ter cuidado porque o marketing continua lá e é fácil sermos enganados (eu mesma fui e vou sendo muitas vezes).

Há muitas rações boas e seguras e dentro disso é uma questão de vermos com a qual o nosso patudo melhor se dá 😊
dreamdog
Membro Veterano
Mensagens: 836
Registado: terça abr 23, 2013 7:31 pm

quinta out 01, 2015 7:26 pm

Falar sobre marcas e experiência própria ..

Conheço quem de Friskies a labradores e tanto de porte como pelo e saúde estão melhores que muitos que andam para aí a comer super premium ponto

Conheço quem dê restos do restaurante a labradores e tanto de porte como pelo e saúde estão melhores que muitos que andam para aí a comer super premium ponto

Conheço quem de rações super premium a labradores e eles estão impecs ponto

O meu labrador come qualquer uma das 3 sem se queixar.

Depois há aqueles (como eu) que depois de tanto ler e por comodismo ficam numa ração 'vai-não-vai' (tenho la paciência para andar a pesquisar o mais barato por 3e e andar a comprar com antecedência eu quero poder meter o meu cão no carro, ir para qualquer lado e chegar la e na primeira loja comprar ração).
Ou seja, fico-me por uma ração cuja empresa só tem mais de 40 anos de experiência em rações, cheia de marketing e que se vende em qualquer petshop não tendo qualquer tipo de dificuldade em arranjar ou problemas no animal e isso para mim é que conta.

É tudo relativo .. basear a decisão numa porrada de linhas escritas para mascarar o que realmente leva é complicadote, embora seja a única maneira de tirar alguma conclusão antes de ver os resultados. E para isso basta olhar para a composição dos alimentos que comemos que, muitas vezes, não reflectem o que realmente lá esta (esse devia ser o ponto de partida para analisar composições).

E mantenho a minha ideia de quando vim parar à arca: acho que devia ser proibido pela administração falar em marcas de rações. O correcto seria puxar pela critica e interpretação de composições sem abordar marcas.

Depois algo que é raro eu ver neste forum:

A nível de raças (falo em raças porque neste caso já se sabe mais ou menos o desenvolvimento do animal), existem portes diferentes e tempos de crescimento diferentes p.ex Só por este exemplo já se devia concluir que cada cão na fase de crescimento tem necessidades de nutrientes diferentes.
Um cão que tendencialmente tenha um crescimento rápido não tem a mesma necessidade de proteína disponível como um cão que tenha um crescimento mais progressivo. Um cão com tendência a ter displasia tem mais necessidade de condroprotectores do que um cão com pouca pré-disposição para a doença etc etc etc E tudo relativo... Cada um tem é que fazer o trabalho de casa e informar-se da melhor maneira (duvido que aqui seja um bom local).
Agora já não me lembro mas ainda ha um ano tinha noção de quantidades e percentagens de nutrientes que um labrador deve ter em fase de crescimento p.ex (existem estudos para isso) se me perguntassem de pastor alemão já eram completamente diferentes.

Nem vou entrar no no branding the smal/medium/large breed p.ex que isso então é mesmo para esquecer.
botas96
Membro Veterano
Mensagens: 1955
Registado: quinta mai 17, 2012 6:27 pm

quinta out 01, 2015 8:31 pm

Engana-se, a One é uma óptima ração, premium. Abaixo à proplan, é verdade.
Só mudei (desnecessariamente) para a proplan porque fui nas conversas dos outros, hoje não o faria.

Nos tempos em que andava afinadinha e ainda com 12 meses acabadinhos de fazer já andava nas lides, ficou a 0.6 s da pitalhada toda por carolice do dono, que se deixou papar.
Agora chega a passar 6 e 7 horas no mato sem problemas, se for preciso vai da vila de Sintra até à peninha e sem problemas.
Ainda quero ver se fazemos a rota do Atlântico, 27km, mas o dono parece estar limitado a 15 km diários.
O máximo que já fizemos foi 40km em 4 dias seguidos.
Faz escalada quase vertical, a passar já os 2 metros de altura. Também sobe isto.
https://www.google.pt/search?q=duna+de+ ... Nzx4YeM%3A

E numa vez fez uns 5 kms sempre a subir a correr para trás e para a frente (o dono distraiu-se à conversa e o atirador de bolas não parou). Ida e volta, da barragem da mula a monges.
Houve um dia que só saiu à rua 1 vez, prova de manhã e falésias da praia do abano a fora, 12 horas, desde que saiu de casa até chegarmos.
É voltar a haver outra prova e eu digo-lhe, espero que o tempo dela caia.
Nada mal para uma rafeira comum de 16 kg, alimentada com premium de supermercado e super premium, heim?
Attila_portugues
Membro Veterano
Mensagens: 256
Registado: quarta mar 30, 2005 9:56 pm

quinta out 01, 2015 11:42 pm

Também ando nessas confusões das rações!
Também já falei com veterinários, que disseram o mesmo que os teus disseram...
foruns, etc...

O meu também está a comer proplan, mas acho que vou experimentar acana.
Li alguns comentários maus como referes, mas pelo que percebi tem mesmo haver com a adaptação individual do animal. A maioria só fala bem e recomenda.
O meu maior entrave é mesmo que compensa, sé faz diferenças internas e externas ao animal!!

De qualquer das formas, a minha namorada, que é recem vet, vai falar com a professora de nutrição dela.

cump.
<p><strong></strong></p>
Responder

Voltar para “Cães”