Juma - o meu primeiro cão da serra da estrela

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
WaterMonitor
Membro Veterano
Mensagens: 3790
Registado: quarta mar 17, 2004 2:20 pm
Localização: 5 cães - 12 gatos

quinta mar 19, 2015 1:41 pm

Nem mencionem os Leonberger. :oops:

Estava tão ansiosa para ver o Cáucaso adulto inscrito nas Caldas que até pensei que o Leonberger dum senhor estrangeiro pudesse ser o tal.

Vá lá que perguntei a raça.
mjoaomarques
Membro Veterano
Mensagens: 1190
Registado: terça jan 07, 2003 6:19 pm
Localização: 2 cães, 3 gatos + 1 cão emprestadado

sábado out 03, 2015 11:37 am

A Juma é agora um cão adulto e não poderia estar mais contente com ela. É exatamente aquilo que eu procurava e necessitava de um cão. Fico sempre impressionada com a semsibilidade que ela tem em saber agir corretamente em situações algo inesperadas. Vou contar um episódio.:

Ela não é muito de ladrar. Quando alguem toca ao portão, ela senta-se e fica à espera que algum de nós vá ver o que se passa. Mas um destes dias, pela 1ª vez, ela não se calava e impedia-me de chegar ao portão. Eu pedi à criatura para esperar e que ia buscar a trela e ela lá ficou a rosnar. Qdo cheguei novamente já a pessoa se tinha ido embora mas como não tinha deixado qualquer nota na caixa do correio, deduzi que não seria importante. Uns dias depois soube que essa criatura tinha enganado e roubado um casal. Fiquei .... Ela sabe quando uma situação é diferente e sabe agir em conformidade. Adoro este cão.
WaterMonitor Escreveu:Vais concorrer com ela?
  • Concorreu enquanto bebé e diziam-me que ela tinha grandes potencialidades. Depois ainda a inscrevi porque tinha ficado combinado com o criador ir a cada uma das classes mas ele deixou de poder ir e eu não tenho mobilidade para a passar como deve ser. Mas a opinião de quem sabe é de que ela é optima. Mas mesmo que não fosse, eu qdo a comprei só queria um bom cão de trabalho e ela, nisso, é excecional, não fica atrás dos PA. E quando digo trabalho não me estou a referir a desporto mas sim ao que necessito de um cão na minha casa.

    Se estiverem interessados, podem ver mais umas fotografias dela no petsite. Não consigo colocá-las aqui atraves do telemóvel.
Maria João
WaterMonitor
Membro Veterano
Mensagens: 3790
Registado: quarta mar 17, 2004 2:20 pm
Localização: 5 cães - 12 gatos

sábado out 03, 2015 1:14 pm

Só perguntei se ias concorrer que era para ver se a conhecia pessoalmente.

Acho-a linda.

Não tenho a mesma sorte que tu: quem quer que seja que bata à porta é um inimigo mortal.
mjoaomarques
Membro Veterano
Mensagens: 1190
Registado: terça jan 07, 2003 6:19 pm
Localização: 2 cães, 3 gatos + 1 cão emprestadado

sábado out 03, 2015 1:33 pm

Talvez na das Caldas? Se eu não trabalhar e se não tiver um tempo calamitoso, podemos encontrarmo-nos cá fora. Na do ano passado, estava esperançosa de ver o Vlad mas à última da hora, trocaram-me as voltas e trabalhei sábado e domingo, não deu para ir.
Maria João
WaterMonitor
Membro Veterano
Mensagens: 3790
Registado: quarta mar 17, 2004 2:20 pm
Localização: 5 cães - 12 gatos

sábado out 03, 2015 6:18 pm

Quando é sabes? Às Caldas não costumo escapar.

O Vladimir já não volta a concorrer. Era um pandemónio. É horrível com outros cães.

Com pessoas, até ver, nada. Mas ainda não chegou aos fatídicos 16 meses.
mjoaomarques
Membro Veterano
Mensagens: 1190
Registado: terça jan 07, 2003 6:19 pm
Localização: 2 cães, 3 gatos + 1 cão emprestadado

domingo out 04, 2015 3:05 pm

WaterMonitor Escreveu:Quando é sabes? Às Caldas não costumo escapar.
No final de Fevereiro já saberei.

Pode ser que o Vlad se mantenha sociável com as pessoas. O que eu conheço aqui nas Caldas, com 18 mesrs ainda era um mimado por festas. Nunca mais os vi, não sei como ele evoluíu. Eu nem quero imaginar um cão, tão possante, convencido que as pessoas (mesmo que sejam só algumas) são para filar. Nunca mais há sossego nos passeios!
Maria João
WaterMonitor
Membro Veterano
Mensagens: 3790
Registado: quarta mar 17, 2004 2:20 pm
Localização: 5 cães - 12 gatos

domingo out 04, 2015 6:18 pm

És bem capaz de estares a falar do Valdir. Se é o mesmo, está enorme e lindo. A dona dele é uma senhora loira, magrinha?

Ele não ataca pessoas ou outros animais desde que não lhe chegue a mostarda ao nariz. Mas ela nunca sabe e tem bastante cuidado.

Acho que estive com eles nas Caldas. Estive a ajudar e a fazer "barreira" para ele não se entusiasmar.

Com o Vlad não adianta. Outros animais é para atacar. Só os Bulldog (conheça-os ou não) escapam ao ódio mortal.

Como quase todos os da sua raça que não tenham sido "picados", as pessoas na rua são indiferentes. Dentro do território dele e estando nós presentes, está tudo bem e até tenta brincar (à bruta).

Mas entre a brincadeira e a agressão, no Cáucaso, a distância é mínima e temos que estar sempre com 7 olhos em cima. Brincar é tentar atirar a pessoa ao chão, passar rasteiras, mordiscar. Não fazemos ideia se a pessoa caída não leva depois a sério.

Connosco é bruto mas completamente seguro. Tem até momentos de grande ternura. Continuo sem nunca o ter visto passado da cabeça relativamente a nós ou às pessoas de quem gosta. A veterinária já o cavalgou (mesmo) para tratar uma ferida e ele tentava escapar mas nunca mordeu ou rosnou sequer.
Responder

Voltar para “Cães”