rough collie: testemunhos e conselhos

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
riov90
Membro Júnior
Registado: terça set 08, 2015 6:21 pm

quinta nov 26, 2015 1:28 am

Olá a todos,

Recentemente tive um desgosto com o meu antigo cão, teve que ser eutanasiado. Desta forma, e tendo em vista a aquisição de um novo companheiro num futuro próximo, fiz pesquisas sobre esta raça: o rough collie.

Gostaria de saber se existe alguém aqui no fórum que me possa indicar se esta raça é adequada para estar num apartamento de cerca de 60 ou 70 m2.

Sei que é uma cão de rebanho mas segundo me informei são bastante calmos em casa e não necessitam de uma quantidade absurda de exercício.

Outra vez é se tem tendência a desenvolver ansiedade de separação, uma vez que trabalho e teria que ficar essas horas sozinho.

Obrigada!
yc0ne
Membro
Registado: terça nov 10, 2015 9:57 am

quinta nov 26, 2015 11:07 am

Pêsames pela sua perda.

Em relação à sua questão, apesar de haver uma brutal divisão de opinião relativamente a pessoas que trabalham e têm cães em apartamento.

Pessoalmente, não vejo nenhum mal nisso, estive a ler agora um pouco sobre a raça, há quem os tenha em apartamento e não tenha problemas. Claro que tudo isto tem de dar ao cachorro exercício e sociabilizarão.

Entretanto, a ansiedade de separação, pode acontecer, é uma questão de o educar desde pequeno a ser independente e a estar sozinho.

Se tem vontade, disponibilidade, e vontade de se comprometer, não vejo porque não.
kitttten
Membro Veterano
Registado: segunda nov 19, 2012 12:46 pm

quinta nov 26, 2015 2:31 pm

Pois, não se esqueça que é um cão com um alto (muito alto) nível de energia e que necessita de ser permanentemente estimulado!
Quem cala nem sempre consente. Pode ser só preguiça de discutir idiotices.

Nunca discutas com um idiota. Ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.

http://animalartportugal.blogspot.com/

www.apterrariofilia.org
Eu cavo, tu cavas, ele cava, nós cavamos, vós cavais, eles cavam...
Não é bonito, mas é profundo.

Madalena Marques
riov90
Membro Júnior

quinta nov 26, 2015 5:36 pm

Obrigada pelos sentimentos.

Segundo o que eu estive a ler realmente não são cães com um muito alto nível de energia, segundo diz a kittten... até bem pelo contrário. .. serão cães calmos, sossegados, que precisam de muita socialização sim, mas que ficam contentes com um passeios de 30-45 min max.

Mas isto apenas da minha leitura amadora de artigos e fóruns. .. mas como não conheço ninguém que tenha um com quem pudesse falar resolvi ir aqui ao fórum. ...

Agradeço as vossas respostas!
LFGomes
Membro Veterano
Registado: terça jan 25, 2011 2:46 pm

terça dez 01, 2015 1:25 pm

riov90 Escreveu:Obrigada pelos sentimentos.

Segundo o que eu estive a ler realmente não são cães com um muito alto nível de energia, segundo diz a kittten... até bem pelo contrário. .. serão cães calmos, sossegados, que precisam de muita socialização sim, mas que ficam contentes com um passeios de 30-45 min max.

Mas isto apenas da minha leitura amadora de artigos e fóruns. .. mas como não conheço ninguém que tenha um com quem pudesse falar resolvi ir aqui ao fórum. ...

Agradeço as vossas respostas!
Depende da linha...

Porque não fala com criadores?

Em PT conheço os do afixo wonder-full temptation, fale com a Gisele que é uma pessoa muito disponível e adora falar sobre a raça.

Boa sorte.
   "He is your friend, your partner, your defender, your dog. You are his life, his love, his leader. He will be yours, faithful and true, to the last beat of his heart. You owe it to him to be worthy of such devotion."
riov90
Membro Júnior

terça dez 01, 2015 11:13 pm

Olá lfgomes,

Já falei com alguns criadores, alguns com afixo bastante reconhecido em Portugal e todos eles me disseram que o collie se adaptava na perfeição a vida em apartamento e que o exercício necessário seria apenas uns bons passeios à trela.

São cães calmos e que apreciam muito mais a companhia do dono do que propriamente o exercício físico vigoroso...

O intuito deste post seria mesmo que alguém (dono ou verdadeiro conhecedor da raça ) partilhar as experiências que tem com a raça e me aconselhar no melhor sentido possível.

Vivo sozinha, sou uma mulher jovem de pequena estatura e queria um cão médio grande mas que consiga estar em apartamento, me acompanhe estar passeios a trela sem puxar, ou seja, passeie elegantemente ao meu lado, que não faça uso da força bruta, que consiga estar em casa durante as horas de trabalho sem problemas de maior, e que consiga proteger me mãos que não seja pelo tamanho.

O rough collie pelo que li, é um cão meigo e carinhoso com o dono e que se sentir o dono ameaçado que o defende. De tudo o que li esta raça era tudo o que queria...

Mas não quero ter um cão e não lhe conseguir dar tudo o que precisava e ele viva infeliz e insatisfeito.

Todos os contributos são bem vindos :)
yc0ne
Membro

quarta dez 02, 2015 1:42 pm

riov90, é um cachorro, é um cão... ele vive infeliz se não a fizer feliz a si.

Para ele, riov90 é o seu mundo o resto é paisagem. Portanto, se tem vontade de o educar e de dar parte de si, ele vai fazer o mesmo com a mesma intensidade. Até mais, um cão grande ocupa mais lugar no coração de uma pessoa hehe :)
riov90
Membro Júnior

quarta dez 02, 2015 9:23 pm

Sim correto, não discordo.

Mas convenhamos que eu com a minha estatura (1m52, 44kg) e com a minha falta de paciência as vezes nunca poderia querer ym border collie que tem energia como se tivesse pilhas duracell.

Ou um boxer que tipicamente precisa de correr para gastar energias.

Claro que o dono para o cão é o centro do mundo e o motivo da felicidade, mas quero que haja uma enorme coincidência entre as necessidades, características da raça e o meu estilo de vida correto?

Adoro o dogue alemão, acho que era o ideal para o que queria num cão, mas não tenho orçamento para a alimentação. ..

Ou um dobermann, mas não creio ter a aassertividade necessária para o educar....

Compreende onde quero chegar?
yc0ne
Membro

quinta dez 03, 2015 8:31 am

Claro que entendo, apenas lhe estou a dizer é para não se preocupar demais com esses detalhes.

Não tem paciência sempre, mas vai ter alguma. O cão vai habituar-se ao seu humor é isso que eu quero dizer com o cão a tentar fazer feliz.

Vai querer gastar energias, claro que sim, mas também se não pode ir todos os dias, o cão também se vai habituar a ser mais sedentário. Como cachorro não, mas ao longo do tempo vai ficando mais calmo e adaptado à vida do dono.

Se o cão vai ter claramente mais tracção que a riov90, então desde cedo tem de ser educado a não saltar e a não dar puxões.

Óbvio que questões externas, se tem dinheiro ou tempo para investir em alimentação e educação isso é outro assunto. Não estou a dizer para deixar o cachorro à fome ou deixar de comer para que ele possa comer. Se existe espaço na vida da pessoa e com espaço digo compromisso, dinheiro, disponibilidade emocional para ter um cachorro. Julgo que isto é a base das bases para ter um cachorro e acredito que muita gente não as tem definida na altura de ir buscar um.

Hoje pode não ter assertividade necessária para um doberman, se calhar depois de o ter iria acabar por aprender a ser mais assertiva.

Aquilo que lhe quero transmitir muito concretamente é:
Não se preocupe com muitos detalhes, quase todas as preocupações mudam com o feitio do cachorro e aparecem outras.
A vontade(disponibilidade, compromisso, condições financeiras etc. ) é o mais importante. (claro que se vivier num T0 com 50m2 trabalhar 16h por dia e quiser ter um doberman, se calhar, não é das melhores ideias, também temos de saber dosear).
Há certos obstáculos e vão existir outros que são feitos para serem ultrapassados. Como por exemplo, se gostava de ter um doberman, mas acha que não tem assertividade necessária. Com o tempo ganha mais auto-confiança e ganha asseritividade necessária. Se não pratica asseritividade no dia-a-dia e é uma característica que não lhe é inata, então tem de arranjar algo onde praticar até porque é algo que pode ser útil no futuro.
LFGomes
Membro Veterano

quinta dez 03, 2015 1:16 pm

Já eu acho que faz muito bem em preocupar-se. Significa que vai adquirir de forma responsável um amigo para a vida, adequado ao seu estilo de vida.

Só lhe queria fazer um reparo, isto que você pretende:

“Me acompanhe estar passeios a trela sem puxar, ou seja, passeie elegantemente ao meu lado, que não faça uso da força bruta,”

Isto é treino, não tem nada a ver com a raça.
   "He is your friend, your partner, your defender, your dog. You are his life, his love, his leader. He will be yours, faithful and true, to the last beat of his heart. You owe it to him to be worthy of such devotion."
riov90
Membro Júnior

quinta dez 03, 2015 7:48 pm

Pois lá está, era exatamente isso, saber dosear e ver que raça será mais adequada para mim... no inicio nunca pensei que o rough collie fosse um cão calmo e tranquilo e que pudesse viver num apartamento, e, no entanto, a realidade é outra....

Há raças que fazem com que o dono dispendioso mais tempo ou mais capital do que outras. .. por isso estar a ter em consideração todos os fator és inerentes à uma determinada raça de caes: tamanho, temperamento, traços de agressividade, inteligência, predisposição a doenças, nível de atividade e de energia...

Estes "pormenores" ou "detalhes" são para mim o mais importante.

Um beagle é um cão mais pequeno, não deve comer muito, da muito menos trabalho com o pêlo, mas é uma bomba de energia que necessita de muito exercício e muita estimulação mental para conseguir ficar 8 ou 9 horas em casa sozinho sem destruir nada ou desenvolver ansiedade de separação.

LFGomes claro que será também treino mas segundo me disseram esta raça não tem uma predisposição para testar o dono e supostamente, por ser inteligente e não muito desafiadora, facilmente aceitará o treino.

Falei com a D. Gisele e ela é de facto muito disponível e esclareceu IMENSA coisa que tinha em dúvida. Obrigada pela dica ;)
LFGomes
Membro Veterano

quarta dez 09, 2015 2:52 pm

:wink: :wink:

depois meta aí fotos da fera.

Sorte
riov90
Membro Júnior

quarta dez 09, 2015 10:01 pm

a aquisição não deve ser para já...

neste momento ainda não tenho a minha vida muito estável, mas estou certa e decidida de que esta é a raça que vou adquirir.

já vi um desta criadora ao vivo inclusive, falei com a dona e de facto cada vez mais me apaixono por esta magnifica raça. vou falar com a criadora na exposição canina do porto em janeiro.

assim que o trouxer para casa (talvez para o meio do próximo ano), colocarei fotos.

:)
Responder

Voltar para “Cães”