Ideologias ao extremo ...
Moderador: mcerqueira
Não há raças sem selecção. Quem diz que é contra o apuramento de raça basicamente é a favor de rafeiros (nada contra, mas digam isso abertamente. Eu gosto de cães de raça e quero que continuem a existir ...)
<a href="http://shar.es/VzXzd" target="_blank">http://shar.es/VzXzd</a>
-
- Membro Veterano
- Registado: quinta fev 19, 2015 12:28 pm
Para mim isto é APENAS um PROJECTO de lei... Mas mesmo assim não me parece que a intenção seja eliminar raças. Raças sempre existiram, muito antes de haver clubes de cães... Uma coisa é escolher entre um cão mais saudável ou outro que aparenta ter problemas...
A intenção de quem escreveu o texto refere apuramento para fins de desporto ou utilidade. O que dá a entender que o legislador é contra manipular a reprodução com o objectivo de criar cães com características morfológicas anti-naturais, para lutas, para trabalho forçado, para exposição...
O que me parece se o intuito da lei é que os cães devem ser criados SOBRETUDO a pensar no seu bem estar e não para se obterem super cães ou cães com narizes encurtados 10 com, porque alguém resolveu escrever que assim é que era bonito!
Acho que toda a gente é a favor das raças.... de algumas... Sobretudo aquelas que foram criadas com naturalidade...
A intenção de quem escreveu o texto refere apuramento para fins de desporto ou utilidade. O que dá a entender que o legislador é contra manipular a reprodução com o objectivo de criar cães com características morfológicas anti-naturais, para lutas, para trabalho forçado, para exposição...
O que me parece se o intuito da lei é que os cães devem ser criados SOBRETUDO a pensar no seu bem estar e não para se obterem super cães ou cães com narizes encurtados 10 com, porque alguém resolveu escrever que assim é que era bonito!

Acho que toda a gente é a favor das raças.... de algumas... Sobretudo aquelas que foram criadas com naturalidade...
-
- Membro Veterano
- Registado: terça set 20, 2005 10:08 am
Boas...St0pAF Escreveu:Não há raças sem selecção. Quem diz que é contra o apuramento de raça basicamente é a favor de rafeiros (nada contra, mas digam isso abertamente. Eu gosto de cães de raça e quero que continuem a existir ...)
Nem mais... o resto são palermices de quem quer mostrar serviço e não sabe como...
Aliás, basta ver as posições contraditórias dos senhores do PAN... Um dia apoiam uns, no dia a seguir e vendo que a maioria está do outro lado, apoiam outros...
Nunca gostei de fundamentalismos e não era agora que ia gostar...
<p>Cumprimentos </p>
<p><strong>António Pato</strong></p>
<p><strong>António Pato</strong></p>
Lamento, mas as raças nem sempre existiram, o que havia eram eventualmente algumas populações cujos indivíduos conseguiam ter alguma semelhança devido a isolamento geográfico. Não há raças sem estalão, e sem criadores dedicados que façam a selecção dos exemplares de modo a manter essas características nas gerações seguintes. Não havendo a orientação definida pelo estalão é tudo à balda - e é só ver o resultado de tais práticas fazendo uma visitinha ao olx, 99% dos anúncios que lá aparecem são de criadeiros de vão de escada que simplesmente cruzam um cão com uma cadela, e é só constatar que a grande maioria da raça tem apenas a cor (isto quando não é uma cor precisamente proibida pelo estalão ...)surprisedog Escreveu:Para mim isto é APENAS um PROJECTO de lei... Mas mesmo assim não me parece que a intenção seja eliminar raças. Raças sempre existiram, muito antes de haver clubes de cães...
E não se iludam, o PAN é contra TODOS os animais domésticos. Começam pelos cães de raça (e todos os animais de raça) porque são os mais simples de exterminar. Mas a seguir vêm os rafeiros, e depois virão as vacas, as ovelhas, os porcos e os cavalos, com raça ou sem ela. Acho triste que ainda não tenham visto as verdadeiras intenções destes doidos que querem que toda a gente seja vegana ...
Já agora, também não sei se repararam que uma maneira que eles sugerem para acabar com as mortes nos canis é devolverem os cães à rua. Não sei como é que vocês pensam, mas eu não quero cães vadios à minha porta. Quem os alimenta, vacina, se responsabiliza por eles caso mordam alguém ou causem um acidente????
Ora bolas..o responsável por toda esta bosta deveria ser quem os jogou nas ruasSt0pAF Escreveu:Já agora, também não sei se repararam que uma maneira que eles sugerem para acabar com as mortes nos canis é devolverem os cães à rua. Não sei como é que vocês pensam, mas eu não quero cães vadios à minha porta. Quem os alimenta, vacina, se responsabiliza por eles caso mordam alguém ou causem um acidente????

-
- Membro Veterano
- Registado: quarta mar 17, 2004 2:20 pm
Quem é que decide quais são os cães mais saudáveis?
O que são "trabalhos forçados" para cães?
Que raças é que foram criadas com "naturalidade"?
Onde é que está, exactamente, o problema de criarem cães para exposição?
Se os cães não devem ser criados para apurar raças, devem ser criados para quê exactamente?
E podia continuar por páginas e páginas.
A proposta deve parecer muito boa no papel, especialmente para quem não percebe um corno de animais.
O que são "trabalhos forçados" para cães?
Que raças é que foram criadas com "naturalidade"?
Onde é que está, exactamente, o problema de criarem cães para exposição?
Se os cães não devem ser criados para apurar raças, devem ser criados para quê exactamente?
E podia continuar por páginas e páginas.
A proposta deve parecer muito boa no papel, especialmente para quem não percebe um corno de animais.
O PAN,outrora Partido dos Animais, há uns anitos, nem sabia que existiam canis municipais,nem sequer qual o seu âmbito. Mais uns fanáticos a evitar.surprisedog Escreveu:Concordo totalmente com a proposta do partido PAN. Partido PELOS animais e pela natureza.![]()
Os verdadeiros defensores dos animais legislam a pensar nos animais (no que é melhor para eles) e não nas aberrações de muitos donos.
A caça desportiva já devia ter sido proíbida há séculos.
Depois de estar cansado de procurar
Aprendi a encontrar.
Depois de um vento me ter feito frente
Navego com todos os ventos.
Friedrich Nietzsche, in "A Gaia Ciência”
Aprendi a encontrar.
Depois de um vento me ter feito frente
Navego com todos os ventos.
Friedrich Nietzsche, in "A Gaia Ciência”
-
- Membro Veterano
Eu não falo do que não sei. Não vendo nem reproduzo cães. Se os serra, se os podengos, se os perdigueiros eram apenas indivíduos que conseguiam ter alguma semelhança... Por exemplo, os podengos é uma raça de cães muito antiga, tendo sido trazida para a península pelos egípcios (fonte: wikipédia)...St0pAF Escreveu:Lamento, mas as raças nem sempre existiram, o que havia eram eventualmente algumas populações cujos indivíduos conseguiam ter alguma semelhança devido a isolamento geográfico. Não há raças sem estalão, e sem criadores dedicados que façam a selecção dos exemplares de modo a manter essas características nas gerações seguintes. Não havendo a orientação definida pelo estalão é tudo à balda - e é só ver o resultado de tais práticas fazendo uma visitinha ao olx, 99% dos anúncios que lá aparecem são de criadeiros de vão de escada que simplesmente cruzam um cão com uma cadela, e é só constatar que a grande maioria da raça tem apenas a cor (isto quando não é uma cor precisamente proibida pelo estalão ...)surprisedog Escreveu:Para mim isto é APENAS um PROJECTO de lei... Mas mesmo assim não me parece que a intenção seja eliminar raças. Raças sempre existiram, muito antes de haver clubes de cães...
E não se iludam, o PAN é contra TODOS os animais domésticos. Começam pelos cães de raça (e todos os animais de raça) porque são os mais simples de exterminar. Mas a seguir vêm os rafeiros, e depois virão as vacas, as ovelhas, os porcos e os cavalos, com raça ou sem ela. Acho triste que ainda não tenham visto as verdadeiras intenções destes doidos que querem que toda a gente seja vegana ...
Nada contra as muitas supostas "raças" de cães que "sempre"existiram... Já não posso aceitar o que se fazem aos cães para obedecerem aos critérios do estalão de muitas das raças que foram criadas no séx XX - a lista já vai em centenas... E a tendência é aumentar... (qualquer dia fazem cães sem orelhas e depois fazem etstes para evitar os muitos problemas específicos de cada raça...) A informação sobre os malefícios do pedigree encontra-se espalhada pela net.
Alguém tem de fazer alguma coisa para parar estas aberrações. Com urgência.. Os animais agradecem!

Acabar com os canis de abate é uma medida populista. Claro que ninguém gosta que os cães sejam abatidos, mas o que é que vai acontecer aos cães que já estão nos canis e os outros tantos que vão ser abandonados? Vão meter 30 cães em espaços minúsculos? Vão ter condições para os manter? Esses cães vão ter boas condições de vida?St0pAF Escreveu:Já agora, também não sei se repararam que uma maneira que eles sugerem para acabar com as mortes nos canis é devolverem os cães à rua. Não sei como é que vocês pensam, mas eu não quero cães vadios à minha porta. Quem os alimenta, vacina, se responsabiliza por eles caso mordam alguém ou causem um acidente????
Vai acabar por aumentar os problemas com cães na rua... Se dizem que são abatidos 100 mil cães por ano, imaginem o número de animais que vão passar a estar nas ruas. As pessoas não vão deixar de abandonar os bichos de um dia para o outro...
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta mar 17, 2004 2:20 pm
Quais animais é que agradecem?
Qual é o problema de uns gostarem de um tipo de animal e outros de outro?
Quais são ao certo os danos infligidos à população em geral por esses animais horríveis que não deviam ser criados?
Resumindo, e meterem-se nas suas próprias vidinhas ou irem defender os caracois esturricados?
É que respostas concretas ainda não vi nenhuma. Só teorias vagas de quem não sabe do que fala.
Não gostam de cães de raça? O que aí não falta são rafeiros saudáveis. É aproveitar.
Qual é o problema de uns gostarem de um tipo de animal e outros de outro?
Quais são ao certo os danos infligidos à população em geral por esses animais horríveis que não deviam ser criados?
Resumindo, e meterem-se nas suas próprias vidinhas ou irem defender os caracois esturricados?
É que respostas concretas ainda não vi nenhuma. Só teorias vagas de quem não sabe do que fala.
Não gostam de cães de raça? O que aí não falta são rafeiros saudáveis. É aproveitar.
De facto, convém informar-se melhor antes de dizer aberrações. Tirando algumas raças (poucas) que se possa dizer que vêm de longe sem mudar muito o aspecto (para além dos podengos e dos cães do faraó, existem muito poucos outros exemplos ...). E, sim, se pegar na história de qualquer raça, vai ver que começou com um punhado de cães mais ou menos semelhantes com as características consideradas desejáveis dentro de um conjunto mais vasto de cães e que essa história não é tão remota assim ...surprisedog Escreveu: Eu não falo do que não sei. Não vendo nem reproduzo cães. Se os serra, se os podengos, se os perdigueiros eram apenas indivíduos que conseguiam ter alguma semelhança... Por exemplo, os podengos é uma raça de cães muito antiga, tendo sido trazida para a península pelos egípcios (fonte: wikipédia)...
Nada contra as muitas supostas "raças" de cães que "sempre"existiram... Já não posso aceitar o que se fazem aos cães para obedecerem aos critérios do estalão de muitas das raças que foram criadas no séx XX - a lista já vai em centenas... E a tendência é aumentar... (qualquer dia fazem cães sem orelhas e depois fazem etstes para evitar os muitos problemas específicos de cada raça...) A informação sobre os malefícios do pedigree encontra-se espalhada pela net.
Alguém tem de fazer alguma coisa para parar estas aberrações. Com urgência.. Os animais agradecem!![]()
Há cerca de 350 raças em todo o mundo - e a tendência é que assim se mantenha. A esmagadora maioria eram cães de trabalho (cães de pastor, cães de guarda, cães de caça). Os estalões, ao contrário do que certas pessoas que impingem essa ideia para deliberadamente enganar incautos, não são feitos a pensar na estética, os estalões dos cães de trabalho descrevem a morfologia que permite realizar mais eficientemente o trabalho para a qual essas raças foram criadas. Não há cães bonitos ou feios, há cães bons e maus, bem ou mal construidos, sem ou com defeitos que afectam mais ou menos severamente a capacidade de trabalho. Só eventualmente as raças do 9º Grupo (há mais 9 grupos) foram criadas para agradar ao Homem, mas mesmo essas é suposto terem vidas normais - e têm-nas. Sempre que vêm com a treta das doenças e aberrações e etc vêm sempre a falar de 2 ou 3 raças - e as restantes 350???? Já para não dizer que há muita gente que gosta dessas "aberrações" e dai que continuem a ser criadas (acho piada que ninguém pára para pensar - os criadores criam cães mas depois quem é que fica com eles???). Já agora, o que é aberração ou não? Quem é que decide isso?
Fenícios, não egípcios e mais tarde talvez cartagineses (Cartago foi fundada por fenícios).
O faraoh hound foi trazido para cá (Península) e foi uma das raças ancestrais dos podengos.
Os egípcios não tinham podengos, podengo é uma raça Ibérica.
Só mais um pequeno aconchego em relação a cães de companhia (ocidentais).
Em certos Países Europeus, Englaterra p ex., um comum só podia ter um cão que passasse por um arco de 7 polegadas (salvo erro). A razão disto acontecer era para evitar que o homem comum tivesse um cão capaz de caçar presas tradicionalmente reservadas e propriedade da nobreza e coroa.
Assim, iam para as minas caçar ratos e minimizar o impacto de roedores, à noite para os pubs onde os ponham a matar ratos, um divertimento dos donos, apostas, etc.
Também eram utilizados para procurarem trufas p.ex., o pequeno tamanho era favorecido por causarem menos estragos ao fungo que outros cães.
Muitos desses cães chegaram a servir em exércitos e acabaram miniaturizados e nos colos das senhoras e suas histerias e frustrações na sociedade europeia da época Victoriana.
Portanto essas raças foram criadas por contexto político social já não existente, apropriado por senhoras e perpetuado até ao dias de hoje de uma forma bastante preocupante pois, actualmente há cães que muito facilmente se tornam presas das suas próprias presas tradicionais.
Mas o hábito é difícil de morrer (curiosidade) na Inglaterra do sec.XXI é crime matar um cisne, a carne é unicamente reservada à rainha e à família real.
O faraoh hound foi trazido para cá (Península) e foi uma das raças ancestrais dos podengos.
Os egípcios não tinham podengos, podengo é uma raça Ibérica.
Só mais um pequeno aconchego em relação a cães de companhia (ocidentais).
Em certos Países Europeus, Englaterra p ex., um comum só podia ter um cão que passasse por um arco de 7 polegadas (salvo erro). A razão disto acontecer era para evitar que o homem comum tivesse um cão capaz de caçar presas tradicionalmente reservadas e propriedade da nobreza e coroa.
Assim, iam para as minas caçar ratos e minimizar o impacto de roedores, à noite para os pubs onde os ponham a matar ratos, um divertimento dos donos, apostas, etc.
Também eram utilizados para procurarem trufas p.ex., o pequeno tamanho era favorecido por causarem menos estragos ao fungo que outros cães.
Muitos desses cães chegaram a servir em exércitos e acabaram miniaturizados e nos colos das senhoras e suas histerias e frustrações na sociedade europeia da época Victoriana.
Portanto essas raças foram criadas por contexto político social já não existente, apropriado por senhoras e perpetuado até ao dias de hoje de uma forma bastante preocupante pois, actualmente há cães que muito facilmente se tornam presas das suas próprias presas tradicionais.
Mas o hábito é difícil de morrer (curiosidade) na Inglaterra do sec.XXI é crime matar um cisne, a carne é unicamente reservada à rainha e à família real.
-
- Membro Veterano
Aberrações é o que o STOPAF se farta de dizer.... Mas se quer o fórum só para si, para que faça a sua propaganda à vontade, diga.
Por mim acho que a lei pode ser melhorada, mas vai no caminho certo.
Por mim a compra e venda de animais de estimação deveria ser totalmente proibida. Os animais de estimação não devem ser tratados como coisas!

Para além disso, é realmente preocupante com a evolução da ciência que não haja legislação clara que criminalize tentativas de manipular geneticamente os animais de estimação... para obter, quem sabe, ainda mais raças.
Quanto aos canis nem digo nada porque me pareceu que estava toda a gente de acordo - são um crime cometido por gente que supostamente deveria proteger os animais. Uma tristeza.

Por mim acho que a lei pode ser melhorada, mas vai no caminho certo.
Por mim a compra e venda de animais de estimação deveria ser totalmente proibida. Os animais de estimação não devem ser tratados como coisas!

Para além disso, é realmente preocupante com a evolução da ciência que não haja legislação clara que criminalize tentativas de manipular geneticamente os animais de estimação... para obter, quem sabe, ainda mais raças.

Quanto aos canis nem digo nada porque me pareceu que estava toda a gente de acordo - são um crime cometido por gente que supostamente deveria proteger os animais. Uma tristeza.

manipulação genética? Onde?
O que se passa, é selecção de indivíduos, é algo intrínseco à sobrevivência.
Seja selecção natural, o mais apto para...
Seja selecção artificial ou humana, apuramento das características que mais apreciamos.
Mas manipulação genética? Não me parece.
De qualquer das maneiras, todo o Reino está subjugado a uma ou outra. Até nós. Escolhemos as fêmeas e os machos consoante os nossos critérios individuais.
Porquê é que nos cães tem que ser diferente?
O que se passa, é selecção de indivíduos, é algo intrínseco à sobrevivência.
Seja selecção natural, o mais apto para...
Seja selecção artificial ou humana, apuramento das características que mais apreciamos.
Mas manipulação genética? Não me parece.
De qualquer das maneiras, todo o Reino está subjugado a uma ou outra. Até nós. Escolhemos as fêmeas e os machos consoante os nossos critérios individuais.
Porquê é que nos cães tem que ser diferente?