Ajuda com gato traquina

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
terezavicto
Membro Júnior
Mensagens: 36
Registado: sábado ago 24, 2013 8:46 pm

domingo dez 13, 2015 12:43 am

Boa noite, à questão de seis meses adóptamos um gatinho que tem agora 8 meses, o Óscar.Escrevo porque aqui em casa já estamos um pouco desesperados.Ele sobe na bancada da cozinha, na mesa de jantar, estraga papel higiénico, arranha o sofá, não nos deixa em paz quando estamos a comer,.... Já tentámos de tudo: spray com água, garrafa de plástico com arroz dentro, ralhar, mas nada funciona.O que podemos fazer?Já nos afeiçoamos bastante a ele e não queremos dá-lo porém a situação tá-se a tornar díficil.Será que com a idade acalma?Castrar?Já alguém passou por uma situação semelhante? :cry:
jujubele
Membro Veterano
Mensagens: 605
Registado: sexta out 31, 2003 12:59 pm
Localização: Snoopy - FALECIDO 24/05/2010
Rita (cadela) ,Mimosa (gata), Tobias (gato) 1 caturra

terça dez 15, 2015 5:18 pm

Boa tarde,

Acho que o seu gato não tem problema nenhum, é apenas um gato saudável com o vigor próprio da idade que tem....Tem que ter paciencia e esperar que ele seja mais adulto.

Deverá castrá-lo sim (é importante que o faça) mas isso não irá impedi-lo de saltar para cima da bancada da cozinha, os gatos gostam de andar em lugares elevados e de treparem... os meus andam por cima dos sofás e dos moveis , vem muitas vezes para cima do meu colo até quando estou a comer , premiando-me com os seus ronrons e miados ternurentos... eles são gatos felizes e eu sou muito feliz por ter gatos tão meigos e tão melgas... nunca os castiguei por serem gatos .... a beleza deles está nisso....

Em relação ao papel higiénico, ambos os meus gatos destruiram vários rolos quando eram da idade do seu... mas eu só conseguia rir dos disparates que faziam.... Acredite que com o passar do tempo ele vai deixar de destruir os rolos de papel higienico.. até lá aprenda a divertir-se com a situação... não lhe bata por isso vai fazer dele um gato frustado e dependendo do temperamento dele, poderá torná-lo agressivo.
Se isso a incomodar muito FECHE SEMPRE A PORTA DA CASA DE BANHO .

Quanto aos sofás, arranje-lhe um arranhador . Os meus sempre usaram o arranhador para afiarem as unhas e nunca me estragaram os sofás.

Aprenda a compreender o seu gato e a gostar dele como gato que é.
Leia sobre gatos e entenda como eles funcionam , não o tente colocar numa forma onde ele nunca caberá , isso só irá resultar em frustração para si e principalmente para o animal.

E tenha paciência... com o passar do tempo ele vai acalmar ... O segredo está em rir das situações e dar-lhe muito Amor.

Cumprimentos
Cristina
jujubele
Membro Veterano
Mensagens: 605
Registado: sexta out 31, 2003 12:59 pm
Localização: Snoopy - FALECIDO 24/05/2010
Rita (cadela) ,Mimosa (gata), Tobias (gato) 1 caturra

terça dez 15, 2015 5:19 pm

repetida....
terezavicto
Membro Júnior
Mensagens: 36
Registado: sábado ago 24, 2013 8:46 pm

terça dez 15, 2015 9:59 pm

jujubele Escreveu:Boa tarde,

Acho que o seu gato não tem problema nenhum, é apenas um gato saudável com o vigor próprio da idade que tem....Tem que ter paciencia e esperar que ele seja mais adulto.

Deverá castrá-lo sim (é importante que o faça) mas isso não irá impedi-lo de saltar para cima da bancada da cozinha, os gatos gostam de andar em lugares elevados e de treparem... os meus andam por cima dos sofás e dos moveis , vem muitas vezes para cima do meu colo até quando estou a comer , premiando-me com os seus ronrons e miados ternurentos... eles são gatos felizes e eu sou muito feliz por ter gatos tão meigos e tão melgas... nunca os castiguei por serem gatos .... a beleza deles está nisso....

Em relação ao papel higiénico, ambos os meus gatos destruiram vários rolos quando eram da idade do seu... mas eu só conseguia rir dos disparates que faziam.... Acredite que com o passar do tempo ele vai deixar de destruir os rolos de papel higienico.. até lá aprenda a divertir-se com a situação... não lhe bata por isso vai fazer dele um gato frustado e dependendo do temperamento dele, poderá torná-lo agressivo.
Se isso a incomodar muito FECHE SEMPRE A PORTA DA CASA DE BANHO .

Quanto aos sofás, arranje-lhe um arranhador . Os meus sempre usaram o arranhador para afiarem as unhas e nunca me estragaram os sofás.

Aprenda a compreender o seu gato e a gostar dele como gato que é.
Leia sobre gatos e entenda como eles funcionam , não o tente colocar numa forma onde ele nunca caberá , isso só irá resultar em frustração para si e principalmente para o animal.

E tenha paciência... com o passar do tempo ele vai acalmar ... O segredo está em rir das situações e dar-lhe muito Amor.

Cumprimentos
Cristina
Entretanto já tive a ver vídeos do Jackson Galaxy que falava precisamente sobre isso. Cá em casa não concordamos em castigar fisicamente os animais.Já tratamos de marcar a cirurgia para a castração e vamos tentar a técnica de pôr fita cola na bancada da cozinha(sendo que pusemos uma mesinha da altura da bancada para que ele não se fruste).Li algures que caso os gatos arranhem a mobília devemos pôr o arranhador num local próximo e assim o fiz.Tentamos ao máximo manter a porta da casa de banho fechada, no entanto sempre que apanha a porta aberta o menino trata de estragar o rolo de papel higénico(já se foram uns seis :roll: ).
Mas mesmo tomando estas medidas ele continua a arranhar o sofá, sobe às bancadas e sempre que pode despedaça o rolo de papel higiénico :oops: Nunca nos passaria pela cabeça maltrata-lo :cry:
jujubele
Membro Veterano
Mensagens: 605
Registado: sexta out 31, 2003 12:59 pm
Localização: Snoopy - FALECIDO 24/05/2010
Rita (cadela) ,Mimosa (gata), Tobias (gato) 1 caturra

quarta dez 16, 2015 4:04 pm

Deixe passar o tempo que ele vai acalmando...
Os meus estragaram bastantes rolos de papel higiênico, e por vezes pegavam na ponta e desatavam a correr pela casa fora.... Dá para imaginar o resultado não é?
Mas depois com o passar do tempo eles deixaram de achar graça.
Arranje-lhe brinquedos , por exemplo aqueles ratinhos pequeninos , para ele se entreter ou até uma outra companhia felina quem sabe ...
Deixe o arranhador em pontos estratégicos e compre aqueles sprays repelentes para gatos e pulverize o sofá com ele, pode ser que resulte.
terezavicto
Membro Júnior
Mensagens: 36
Registado: sábado ago 24, 2013 8:46 pm

quarta dez 16, 2015 6:43 pm

jujubele Escreveu:Deixe passar o tempo que ele vai acalmando...
Os meus estragaram bastantes rolos de papel higiênico, e por vezes pegavam na ponta e desatavam a correr pela casa fora.... Dá para imaginar o resultado não é?
Mas depois com o passar do tempo eles deixaram de achar graça.
Arranje-lhe brinquedos , por exemplo aqueles ratinhos pequeninos , para ele se entreter ou até uma outra companhia felina quem sabe ...
Deixe o arranhador em pontos estratégicos e compre aqueles sprays repelentes para gatos e pulverize o sofá com ele, pode ser que resulte.
Vou tentar então comprar esse spray.
Adquirimo o óscar justamente para fazer companhia ao nosso gato mais velho, o Cid.Brinquedos ele tem aos montes(bolas,ratinhos,peluches,tampas,...) e até brinca com eles só que depois vai sempre fazer traquinices :lol:
WaterMonitor
Membro Veterano
Mensagens: 3790
Registado: quarta mar 17, 2004 2:20 pm
Localização: 5 cães - 12 gatos

quinta dez 17, 2015 6:15 pm

Castigar fisicamente um gato, se entendermos isso como bater-lhe, não tem resultado algum além de o assustarmos muito ou enfurecermos. Esta última hipótese é arriscada.

Mas tratar um gato como hoje em dia é suposto tratarmos as criancinhas, também não ajuda nada.

Fui criadora durante anos e ainda hoje tenho 9 gatos. Nunca bati em nenhum (porque não resulta e não porque às vezes não me apetecesse) e nunca usei sprays ou barulhos ou coisas dessas.

Se não quero que façam uma coisa, nunca os deixo fazer e sou tão consistente como se estivesse a lidar com um cão. E demonstro claramente o meu desagrado ralhando e tirando-os fisicamente do sítio onde não quero que estejam.

Até acho que os gatos aprendem mais rápido que os cães. O segredo, pelo menos para mim, é firmeza.
terezavicto
Membro Júnior
Mensagens: 36
Registado: sábado ago 24, 2013 8:46 pm

sexta dez 18, 2015 11:07 am

WaterMonitor Escreveu:Castigar fisicamente um gato, se entendermos isso como bater-lhe, não tem resultado algum além de o assustarmos muito ou enfurecermos. Esta última hipótese é arriscada.

Mas tratar um gato como hoje em dia é suposto tratarmos as criancinhas, também não ajuda nada.

Fui criadora durante anos e ainda hoje tenho 9 gatos. Nunca bati em nenhum (porque não resulta e não porque às vezes não me apetecesse) e nunca usei sprays ou barulhos ou coisas dessas.

Se não quero que façam uma coisa, nunca os deixo fazer e sou tão consistente como se estivesse a lidar com um cão. E demonstro claramente o meu desagrado ralhando e tirando-os fisicamente do sítio onde não quero que estejam.

Até acho que os gatos aprendem mais rápido que os cães. O segredo, pelo menos para mim, é firmeza.
Ralhar foi a primeira coisa que tentámos, sem dúvida com firmeza (até porque com o outro sempre resultou).Mas com o óscar ralhamos, tiramo-lo do sítio onde está(banca, a arranhar o sofá) e, se for preciso daqui a cinco minutos já está lá outra vez.Agora temos tentado a técnica da fita-cola e tem resultado mais ou menos. :wink:
SFPMF
Membro Júnior
Mensagens: 21
Registado: terça set 29, 2015 9:35 am

segunda dez 28, 2015 6:08 pm

Acho que o seu gatinho é normal.
O meu quando era pequeno subia aos cortinados, até subia pelas minhas pernas (com calças), atacava os meus pés, fazia-me esperas para me assustar e até tinha patas dele marcadas nas paredes porque ele de tanto correr até fazia "o poço da morte".
Foi castrado quando tinha 1 ano mas continua a ser assim (talvez um pouco mais calmo).
Agora com quase 10 anos anda por cima dos móveis, rasga todo o papel higiénico se não me levanto quando ele quer (e se não fecho as portas das casas de banho) anda por cima da mesa quando comemos.
Gatos são assim.
Com a gata que encontrei na rua, ela não faz nada disto (não costuma subir para cima dos móveis, não rasga papel higiénico e muito menos vai para cima da nossa mesa quando estamos a comer).
algabriel
Mensagens: 1
Registado: domingo jan 03, 2016 4:58 pm

domingo jan 03, 2016 5:19 pm

Boa tarde :)
A minha gatinha é exactamente assim e ainda só tem 4 meses, ou seja, ainda não alcança tudo o que pode alcançar.
Vou dar-lhe umas pequenas dicas que utilizo:
- Unhas sempre aparadas : costumo aparar no veterinário sempre que vou fazer a desparasitação. Assim, não destrói sofás nem cortinas.
- Arranhador caseiro: envolvi a perna de uma mesa com fio de sisal, ela adora e não tomba como alguns arrasadores.
- Quando estão mais malucos, a correr de um lado para o outro, dar-lhe o mínimo de atenção possível.
- Não sou adepta do castigo físico, penso que um grito firme na altura certa há-de resultar, ainda que leve tempo.
- Como ja foi referido, não lhes dar acesso a divisões como a casa-de-banho, pode resolver esse problema. Normalmente os gatos que tomam banho na casa-de-banho, passam a ter algum receio de a visitar.

Boa sorte com o patudinho, é uma questão de tempo e claro, muita paciência :)
terezavicto
Membro Júnior
Mensagens: 36
Registado: sábado ago 24, 2013 8:46 pm

domingo jan 03, 2016 10:16 pm

SFPMF Escreveu:Acho que o seu gatinho é normal.
O meu quando era pequeno subia aos cortinados, até subia pelas minhas pernas (com calças), atacava os meus pés, fazia-me esperas para me assustar e até tinha patas dele marcadas nas paredes porque ele de tanto correr até fazia "o poço da morte".
O meu gato mais velho, o Cid fazia precisamente a mesma coisa.Dava-lhe a maluqueira e punha-se a correr pelas paredes do corredor .
Foi castrado quando tinha 1 ano mas continua a ser assim (talvez um pouco mais calmo).
Agora com quase 10 anos anda por cima dos móveis, rasga todo o papel higiénico se não me levanto quando ele quer (e se não fecho as portas das casas de banho) anda por cima da mesa quando comemos.
Gatos são assim.
Com a gata que encontrei na rua, ela não faz nada disto (não costuma subir para cima dos móveis, não rasga papel higiénico e muito menos vai para cima da nossa mesa quando estamos a comer).
terezavicto
Membro Júnior
Mensagens: 36
Registado: sábado ago 24, 2013 8:46 pm

domingo jan 03, 2016 10:24 pm

algabriel Escreveu:Boa tarde :)
A minha gatinha é exactamente assim e ainda só tem 4 meses, ou seja, ainda não alcança tudo o que pode alcançar.
Vou dar-lhe umas pequenas dicas que utilizo:
- Unhas sempre aparadas : costumo aparar no veterinário sempre que vou fazer a desparasitação. Assim, não destrói sofás nem cortinas.
Nós temos o costume de aparar as unhas de ambos os gatos, mas mesmo assim soltam fios do sofá.Será que corto pouco?
- Arranhador caseiro: envolvi a perna de uma mesa com fio de sisal, ela adora e não tomba como alguns arrasadores.
Parece uma solução interessante.Ele tem um arranhador mas parece mais interessado em brincar com uma bolinha que está pendurada no topo do arranhador.Por vezes, até lá vai arranhar mas de seguida vai logo arranhar o sofá(deve ser mais interessante :/ ).
- Quando estão mais malucos, a correr de um lado para o outro, dar-lhe o mínimo de atenção possível.
Pois... Normalmente ralhamos e parece que só piora, parece que quer chamar a nossa atenção.
- Não sou adepta do castigo físico, penso que um grito firme na altura certa há-de resultar, ainda que leve tempo.
Gritar com ele não funciona.Fica a olhar para nós com cara de coitadinho e cinco segundos mais tarde já está a fazer exatamente a mesma coisa.O que temos feito é usar uma garrafa com arroz dentro(apesar de não parecer ser uma solução muito agradável).
- Como ja foi referido, não lhes dar acesso a divisões como a casa-de-banho, pode resolver esse problema. Normalmente os gatos que tomam banho na casa-de-banho, passam a ter algum receio de a visitar.
Surprendentemente ele ADORA água.Temos mantido a porta fechada.

Boa sorte com o patudinho, é uma questão de tempo e claro, muita paciência :)

Obrigada,assm espero.
P.S:Entretanto já o castramos e como ele esteve com o funil durante algum tempo não fez muita traquinice e não foi necessário usar a fita-cola.Mas, agora que lho tiramos voltou a fazer as traqunces todas de costume e tamos a ver que temos de voltar ao método da fita-cola. :lol:
Responder

Voltar para “Gatos”