botas96 Escreveu:Bem eu não sei bem o que se passa aí, mas às vezes essas situações também são alimentadas pelos donos ao não fazerem a leitura correcta da situação (não sei se é o caso). Para começar.
Quem come primeiro?
Quem recebe primeiro os afectos?
etc, etc?
A rotina diária não se alterou em nada. O dominante é alimentado primeiro e é o primeiro a receber afectos pois o outro simplesmente nem tenta chegar ao pé de nós quando eles estão juntos...
Aqui em casa sempre respeitámos a hierarquia entre eles, aliás quando eles estão nas suas disputas ninguém lhes diz nada, são completamente ignorados e até agora nada de grave tinha acontecido... O dominante no máximo dava uma dentadas relativamente suaves na face e pescoço do submisso e a coisa ficava por aí...
Tal como disse no post anterior já percebi que ter um deles preso apenas adia o problema pois sempre que se encontram por breves momentos a situação fica igual ou pior. Vou tentar resolver a situação temporariamente com açaime e caso fiquem mais calmos irei retirar... Já me falaram em coleiras electrónicas mas pelo que sei caso elas não sejam bem utilizadas apenas irá piorar a situação e como não tenho treino prefiro não o fazer...
Felizmente eles são bastante obedientes e submissos em relação aos donos, são mesmo muito bons cães em relação a nós. A castração seria mesmo o ultimo recursos pois eles são excelentes guardas (especialmente o dominante) e não queria perder essa sua característica pois durante o dia ninguém está em casa e esta é um pouco isolada da população...
Não me parece que haja muito mais a relatar sobre o dia-a-dia deles, eles sempre foram inseparáveis desde os 2 meses de idade. Quando tive de levar um deles ao vet o outro simplesmente fica por casa de cauda baixa, sem comer ou pedir qualquer afecto e completamente apático até o outro chegar... Quando o cão mais velho morreu notou-se que sentiram a sua falta mas nada de especial, não havia uma ligação muito grande entre eles embora nunca o tenham desafiado ou tratado mal.
O cão dominante é o recebe a comida primeiro e de longe o que recebe mais afectos... Ele tem de facto uma personalidade muito forte e é extremamente dominante em relação a outros animais. Mesmo quando outro animal (cão, gato, raposa, javali) se aproxima da vedação do nosso terreno ele fica completamente "louco" e faz tudo para chegar até ele desde morder a vedação a tentar cavar por baixo desta. O submisso nem chega perto pois sabe que se o fizer vai ser atacado por isso respeita a situação...
Em relação aos donos nunca mostrou comportamentos dominantes, o olhar é submisso, nunca rosnou a nenhum de nós e quando não cumpre uma ordem à primeira (normalmente nunca quer ir para o canil ao primeiro chamamento) basta elevar o tom de voz e lá vai ele com as orelhas e rabo baixo...