Problema de agressividade

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

GAMatias
Mensagens: 5
Registado: quarta jan 27, 2016 7:07 pm

quarta jan 27, 2016 7:15 pm

Boa noite!

Toda a minha vida tive vários cães e neste momento estou a passar por um problema difícil de lidar e resolver...

Até há um mês atrás tinha 3 cães machos e tudo corria muito bem entre eles. Nessa altura morreu o meu cão mais velho com 10 anos devido a leishmaniose ficando assim apenas com os mais jovens que têm cerca de 3 anos de idade...

Desde a morte do mais velho, a agressividade entre os dois jovens foi aumentando e neste momento está a um nível quase insuportável. As lutas são constantes sendo que o dominante massacra o outro de uma forma permanente...

Eles são grandes, o dominante tem cerca de 30kg e o outro terá 35 a 40Kg. Quando de pegam é complicado assistir à cena, especialmente tendo em conta que na minha familia todos nos apegamos muito aos animais e é uma fonte de sofrimento para todos nós.

Queria saber qual a vossa opinião sobre este assunto, qual a melhor maneira a proceder neste caso. Toda a minha vida tive cães e nunca tive uma situação assim...

Obrigado ;)
WaterMonitor
Membro Veterano
Mensagens: 3790
Registado: quarta mar 17, 2004 2:20 pm
Localização: 5 cães - 12 gatos

quarta jan 27, 2016 9:12 pm

Com a morte do mais velho a hierarquia na matilha alterou-se.

Eles estão a lutar pela supremacia.

Procure um treinador e separe-os já.
botas96
Membro Veterano
Mensagens: 1955
Registado: quinta mai 17, 2012 6:27 pm

quarta jan 27, 2016 10:38 pm

Nem mais.
Matilhas tem uma dinâmica diferente, ponha aqui em mais pormenor o dia a dia, comidas, afectos, etc.
Com pesos pesados a coisa pia mais de fininho.
GAMatias
Mensagens: 5
Registado: quarta jan 27, 2016 7:07 pm

quinta jan 28, 2016 2:59 am

WaterMonitor Escreveu:Com a morte do mais velho a hierarquia na matilha alterou-se.

Eles estão a lutar pela supremacia.

Procure um treinador e separe-os já.
Já os separei, irei ter um deles preso no canil... O dominante ficará solto durante a noite e o submisso durante o dia.

O estranho aqui é que não existe necessidade de luta pela supremacia, um deles já domina o outro desde o inicio... Eles são inseparáveis desde os 2 meses de idade, até agora estando um preso no canil o outro fica a dormir à porta...

Isto acontece seja qual for o que esteja preso...
GAMatias
Mensagens: 5
Registado: quarta jan 27, 2016 7:07 pm

quinta jan 28, 2016 3:15 am

botas96 Escreveu:Nem mais.
Matilhas tem uma dinâmica diferente, ponha aqui em mais pormenor o dia a dia, comidas, afectos, etc.
Com pesos pesados a coisa pia mais de fininho.
Desde o primeiro dia um deles sempre teve comportamentos dominantes e o outro sempre foi submisso em relação a ele. O pior que vi foi algo parecido a uma tentativa de castração, fazia isso de forma repetida por isso não era por acaso...

O cão mais velho era mais pequeno que eles (cx pointer inglês) e apesar de nos últimos tempos já estar bastante debilitado nunca foi atacado ou sequer intimidado pelo actual dominante, chegando mesmo a dar-se ao luxo de comer dos pratos dos outros mesmo quando estes estavam a comer.

Em relação aos pormenores de dia-a-dia, a alimentação ultimamente teve de ser supervisionada senão é impossível ao submisso alimentar-se. Em relação aos afectos tentamos dar o mesmo a ambos embora o dominante faça tudo para o outro não chegar perto de nós...

Na ultima semana o dominante simplesmente não larga o outro durante as 24h do dia, atacando-o frequentemente de forma violenta e por vezes este responde à agressão (graças a isso já ambos andam com a face e pescoço cheios de cortes).

É de facto assustador ver dois cães desde tamanho lutar assim. Ainda por cima dois cães super dóceis e obedientes para com os donos...

Será que a castração de um deles poderá ajudar? O dominante é muito inteligente e um excelente guarda por isso não me passa pela cabeça ter de o fazer a ele...

P.S. - O pai de ambos é o mesmo. É um pastor alemão super dominante e agressivo até mesmo para alguns dos seus donos. Apenas deixa uma pessoa aproximar-se dele e nenhum cão macho pode sequer chegar perto...
LFGomes
Membro Veterano
Mensagens: 1665
Registado: terça jan 25, 2011 2:46 pm

quinta jan 28, 2016 10:54 am

Que idade têm?
Sim, eu castrava já.
Você tem que alterar essa dinâmica, fazendo-os ficar submissos a si e corrigir logo ambos sempre que notar que a agressividade vai escalar. A culpa não é daquele que domina, veja lá bem se o que você diz que é o submisso não o está a provocar, porque geralmente ambos têm culpa mas depois há um que é mais histérico que o outro.
Trabalhe com açaime para os ensinar.
   "He is your friend, your partner, your defender, your dog. You are his life, his love, his leader. He will be yours, faithful and true, to the last beat of his heart. You owe it to him to be worthy of such devotion."
botas96
Membro Veterano
Mensagens: 1955
Registado: quinta mai 17, 2012 6:27 pm

quinta jan 28, 2016 11:37 am

Bem eu não sei bem o que se passa aí, mas às vezes essas situações também são alimentadas pelos donos ao não fazerem a leitura correcta da situação (não sei se é o caso). Para começar.
Quem come primeiro?
Quem recebe primeiro os afectos?
etc, etc?
GAMatias
Mensagens: 5
Registado: quarta jan 27, 2016 7:07 pm

quinta jan 28, 2016 1:26 pm

LFGomes Escreveu:Que idade têm?
Sim, eu castrava já.
Você tem que alterar essa dinâmica, fazendo-os ficar submissos a si e corrigir logo ambos sempre que notar que a agressividade vai escalar. A culpa não é daquele que domina, veja lá bem se o que você diz que é o submisso não o está a provocar, porque geralmente ambos têm culpa mas depois há um que é mais histérico que o outro.
Trabalhe com açaime para os ensinar.
Têm 3 anos e um deles sempre mostrou sinais de ser dominante em relação ao outro mas sempre sem problemas de maior. Tal como disse anteriormente a situação só ficou pior desde a morte de um cão mais velho que tinha com eles... O submisso não alterou o seu comportamento (pelo menos ninguém reparou nisso) mas o dominante ficou cada vez mais agressivo em relação a ele e na ultima semana os ataques são constantes.

Nós sempre respeitámos as suas disputas e ninguém se mete quando eles entram em conflito. Desde sempre tive cães e os deixei resolver os problemas entre eles sem qualquer intervenção da minha parte, mas desta vez tive mesmo de prender um deles senão corria o risco de um ferir gravemente ou até mesmo matar o outro...

De qualquer forma já percebi que prender um deles não é solução pois o que fica solto simplesmente não larga a porta do canil e quando faço a troca o dominante ataca o submisso à primeira oportunidade...

O próximo passo vai ser usar açaime no dominante ou em ambos e deixa-los soltos...
GAMatias
Mensagens: 5
Registado: quarta jan 27, 2016 7:07 pm

quinta jan 28, 2016 2:02 pm

botas96 Escreveu:Bem eu não sei bem o que se passa aí, mas às vezes essas situações também são alimentadas pelos donos ao não fazerem a leitura correcta da situação (não sei se é o caso). Para começar.
Quem come primeiro?
Quem recebe primeiro os afectos?
etc, etc?
A rotina diária não se alterou em nada. O dominante é alimentado primeiro e é o primeiro a receber afectos pois o outro simplesmente nem tenta chegar ao pé de nós quando eles estão juntos...

Aqui em casa sempre respeitámos a hierarquia entre eles, aliás quando eles estão nas suas disputas ninguém lhes diz nada, são completamente ignorados e até agora nada de grave tinha acontecido... O dominante no máximo dava uma dentadas relativamente suaves na face e pescoço do submisso e a coisa ficava por aí...

Tal como disse no post anterior já percebi que ter um deles preso apenas adia o problema pois sempre que se encontram por breves momentos a situação fica igual ou pior. Vou tentar resolver a situação temporariamente com açaime e caso fiquem mais calmos irei retirar... Já me falaram em coleiras electrónicas mas pelo que sei caso elas não sejam bem utilizadas apenas irá piorar a situação e como não tenho treino prefiro não o fazer...

Felizmente eles são bastante obedientes e submissos em relação aos donos, são mesmo muito bons cães em relação a nós. A castração seria mesmo o ultimo recursos pois eles são excelentes guardas (especialmente o dominante) e não queria perder essa sua característica pois durante o dia ninguém está em casa e esta é um pouco isolada da população...

Não me parece que haja muito mais a relatar sobre o dia-a-dia deles, eles sempre foram inseparáveis desde os 2 meses de idade. Quando tive de levar um deles ao vet o outro simplesmente fica por casa de cauda baixa, sem comer ou pedir qualquer afecto e completamente apático até o outro chegar... Quando o cão mais velho morreu notou-se que sentiram a sua falta mas nada de especial, não havia uma ligação muito grande entre eles embora nunca o tenham desafiado ou tratado mal.

O cão dominante é o recebe a comida primeiro e de longe o que recebe mais afectos... Ele tem de facto uma personalidade muito forte e é extremamente dominante em relação a outros animais. Mesmo quando outro animal (cão, gato, raposa, javali) se aproxima da vedação do nosso terreno ele fica completamente "louco" e faz tudo para chegar até ele desde morder a vedação a tentar cavar por baixo desta. O submisso nem chega perto pois sabe que se o fizer vai ser atacado por isso respeita a situação...

Em relação aos donos nunca mostrou comportamentos dominantes, o olhar é submisso, nunca rosnou a nenhum de nós e quando não cumpre uma ordem à primeira (normalmente nunca quer ir para o canil ao primeiro chamamento) basta elevar o tom de voz e lá vai ele com as orelhas e rabo baixo...
botas96
Membro Veterano
Mensagens: 1955
Registado: quinta mai 17, 2012 6:27 pm

quinta jan 28, 2016 3:23 pm

normalmente a castração não resolve comportamentos adquiridos ou consolidados.
E coleiras electrónicas ou se sabe o que se está a fazer ou mais vale ficar quieto.
Observe atentamente os dois cães, as suas interacções. Veja se há "victimas" ou "sonsinhos"
Depois, pondere a sua posição.
Os seus cães tem 3 anos, a partir dos 16 meses +- o temperamento final fixa-se e dos 16 meses aos 36 meses, com certeza, houve muita coisa, muita oportunidade para detectar sinais/indícios.
Até que ponto conhece realmente os seus cães? (pergunta para fazer a si mesmo).
LFGomes
Membro Veterano
Mensagens: 1665
Registado: terça jan 25, 2011 2:46 pm

quinta jan 28, 2016 3:39 pm

A situação é recente, portanto a castração tem probabilidade de ter alta taxa de sucesso neste caso.
Um deles reage mas não se iluda, ele reage e morde porque sente essa necessidade, o que quer dizer que o outro de submisso também deve ter pouco. O outro deve ser mais discreto, cujos sinais poderão ser difíceis de detetar. Poderá até ser esse o provocador.
Observe os seus cães, em silêncio.
Há muita coisa que lhe está a escapar, sugiro que peça a um profissional para avaliar corretamente a situação.

(quanto ao ser cão de guarda, bom , são machos, vale o que vale)
   "He is your friend, your partner, your defender, your dog. You are his life, his love, his leader. He will be yours, faithful and true, to the last beat of his heart. You owe it to him to be worthy of such devotion."
WaterMonitor
Membro Veterano
Mensagens: 3790
Registado: quarta mar 17, 2004 2:20 pm
Localização: 5 cães - 12 gatos

sexta jan 29, 2016 5:50 pm

Eu recorreria sempre a um treinador. Tal como aqui lhe dizem, nem sempre as nossas leituras da situação correspondem à verdade.

O que descreve já vi inclusivamente acontecer com fêmeas. Morre a mais velha, que apesar da fragilidade dos últimos anos nunca foi desafiada, e as outras três imediatamente começam a lutar. E a lutar feio. Uma digamos que ficou com as orelhas amputadas "naturalmente".

Tiveram que passar a estar separadas de cada vez que não estava ninguém em casa.
Raca17
Membro Júnior
Mensagens: 37
Registado: quarta nov 11, 2015 6:00 pm

sábado jan 30, 2016 2:45 pm

Se o alpha é violento com o outro cao é porque a hierarquia não está ainda defenida,o outro cao pode parecer submisso aos nossos olhos,é preciso conhecer muito bem a linguagem corporal deles é estar atento para resolver o problema, que nem sempre é simples. Sugiro que arranje um treino para eles ou alguém que tenha experiência nesse campo. A castração neste caso acho que não vai ajudar, o manter os cães presos alternadamente só piora a situação por isso peça ajuda a alguém profissional. Boa sorte
Raca17
Membro Júnior
Mensagens: 37
Registado: quarta nov 11, 2015 6:00 pm

sábado jan 30, 2016 2:55 pm

Em relação á alimentação quando existem mais que um cão há sempre um líder mas quem manda somos nós,ou assim deveria ser por isso sugiro que depois de resolver o problema com o profissional dê comida aos dois ao mesmo tempo sempre sobe a sua visão é control para eles saberem que tem de comer ao mesmo tempo e que quem manda é o dono, não deixe que o seu cão alpha o domine a si, e quanto a festas deve sempre dar mimos a quem lhe apetece sem fazer diferenças entre nenhum deles. Lembre-se que acima de tudo quem manda é quem tem de os ensinar e dar carinho somos nós, por isso trate os como seres independentes apesar de um ser sempre líder em relação ao outro.
Raca17
Membro Júnior
Mensagens: 37
Registado: quarta nov 11, 2015 6:00 pm

sábado jan 30, 2016 2:59 pm

GAMatias Escreveu:
LFGomes Escreveu:Que idade têm?
Sim, eu castrava já.
Você tem que alterar essa dinâmica, fazendo-os ficar submissos a si e corrigir logo ambos sempre que notar que a agressividade vai escalar. A culpa não é daquele que domina, veja lá bem se o que você diz que é o submisso não o está a provocar, porque geralmente ambos têm culpa mas depois há um que é mais histérico que o outro.
Trabalhe com açaime para os ensinar.
Têm 3 anos e um deles sempre mostrou sinais de ser dominante em relação ao outro mas sempre sem problemas de maior. Tal como disse anteriormente a situação só ficou pior desde a morte de um cão mais velho que tinha com eles... O submisso não alterou o seu comportamento (pelo menos ninguém reparou nisso) mas o dominante ficou cada vez mais agressivo em relação a ele e na ultima semana os ataques são constantes.

Nós sempre respeitámos as suas disputas e ninguém se mete quando eles entram em conflito. Desde sempre tive cães e os deixei resolver os problemas entre eles sem qualquer intervenção da minha parte, mas desta vez tive mesmo de prender um deles senão corria o risco de um ferir gravemente ou até mesmo matar o outro...

De qualquer forma já percebi que prender um deles não é solução pois o que fica solto simplesmente não larga a porta do canil e quando faço a troca o dominante ataca o submisso à primeira oportunidade...

O próximo passo vai ser usar açaime no dominante ou em ambos e deixa-los soltos...
Responder

Voltar para “Cães”