Dúvida ração criadores

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
burn2
Registado: sexta mar 04, 2016 9:51 am

sexta mar 04, 2016 9:53 am

Boas, tenho aqui uma cadela com 2 meses e meio +/-, que é uma mistura de mãe Labrador e pai incógnito, já tem 6kg e pouco, tendo a mãe labradora penso que o peso em adulta não deve fugir muito dos labradores puros (35kg ?? ), a minha questão é se dou uma ração para cães grandes ou não, estive a ver a Criadores e tem uma versão para cachorros e outra para cachorros grandes, qual devo comprar? A criadores para cachorros grandes na tabela de quantidades começa com o peso em adulto de 45kg. Obrigado desde já
yc0ne
Membro
Registado: terça nov 10, 2015 9:57 am

sexta mar 04, 2016 1:19 pm

Boas,

Passei mais ou menos pelo mesma situação e explico o meu racional:

Eu tenho uma rafeira que dei ração de cachorro para raças grandes, isto porque o Pai era um rafeiro alentejano e a mãe era uma cadela de porte médio. Então fiquei na dúvida de qual seria o peso final dela (acabou por ter 25Kg).

Dar uma ração não adequada não tem mal, é mais pela dosagem que pode engordar, mas como estamos a falar de cachorros isso não acontece, ele não vai ficar obeso por comer mais umas 50 ou 80g do que devia ou algo semelhante, pode engordar mas naturalmente depois acaba por perder ou mais tarde é ajustada à dose do peso e fica saúdavél.

Posso adiantar que tenho um bouvier e com 2 meses e meio acho que já ia nos 12Kg. Diria sea sua com tem 6Kg é possível que seja um cão para pesar na idade adulta cerca de 30Kg, por aí.

Existe alguns sites que têm umas previsões de peso, pesquise por puppychart no google e deve ser o primeiro resultado. Lá consegue ver que a idade e o peso actual do seu cão e uma previsão. Da minha leitura do gráfico o seu cão vai ser de porte médio com peso entre 15 a 30kg, mas apostaria mais nos 30Kg. Claro que é uma previsão, pode oscilar mas duvido que oscile 15kg.

Outra coisa que pode fazer aferir a taxa de crescimento do cachorro. Vou exemplificar:

Fazer duas pesagens:
dia 01- 6Kg
dia 05: 8kg,

Significa que está a crescer em média 400g por dia.

O crescimento rápido se não estou em erro é até aos 4 ou 5 meses (podemos achar que é 4,5 meses, para facilitar as contas) vai dar 60 dias de crescimento rápido (de 2,5 meses a 4,5 meses). 60 * 0,4 = 24Kg ou seja, com 4,5 meses de idade iria ter 32Kg. Dos 4,5 a 12 meses o crescimento é mais lento, podemos fazer aí outra medição e extrapolar da mesma forma ou assumir que vai ganhar mais uns 10kg - 12Kg (metade do que ganhou durante a fase de crescimento rápido).

Se quiser mais detalhes, pode sempre pesquisar sobre a temática de crescimento nos cães para poder ter valores mais adequados.
burn2
Registado: sexta mar 04, 2016 9:51 am

sexta mar 04, 2016 1:32 pm

Obrigado pela resposta, também penso que não deverá passar dos 30/35 kg ainda mais sendo uma fêmea. Vou pesquisar mais um pouco mas em principio vou dar a criadores cachorro normal.
Responder

Voltar para “Cães”