SOCORRO!! Preciso de ajuda...

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

LFGomes
Membro Veterano
Registado: terça jan 25, 2011 2:46 pm

sexta abr 08, 2016 12:35 pm

Bem, vamos por partes:

A cadela fez xixi na cama – pergunto-lhe qual é a ideia em meter a cadela na cama? Cão é cão, não deve dormir na cama com os donos por inúmeras razoes (pesquise aqui no fórum já expliquei uma porrada de vezes).

Alguém disse aqui que os cães não são porcos e por norma não fazem as necessidades onde dormem? Isto não está inteiramente correto, se na maternidade não há higiene pode ser muito difícil incutir esse comportamento no cão. Mas, isto não se aplica ao caso e explico porquê: os cachorros têm tendência em fazer as necessidades em cima de materiais absorventes. Meta um cachorro sozinho numa divisão de 20 m2s e um tapete e eu aposto que ele vai fazer os xixis no tapete, precisamente por ser cachorro e vulnerável vai tentar esconder os seus cheiros, é uma questão de sobrevivência. A cama então é um convite aos xixis por motivos óbvios.

2ª Questão – cadela triste – Acho que triste estão os donos com esta confusão toda e provavelmente algum arrependimento até em terem esta segunda cadela. O seu estado de espirito reflete-se nos seus cães, que são seres sensíveis às nossas emoções.

Também neste momento não há mais ou menos dominante – cachorro não conta. Há mais e menos enérgico. Quem manda é a cadela mais velha.

A reter deste testamento:
- Não deixar a cadela ir para o quarto e muito menos para a cama;
- Ignorar a suposta tristeza da cadela – isto passa-lhe. Interfira o menos possível nas brincadeiras (elas entendem-se) nem comece com “coitadinha” e a dar mais atenção do que o habitual.
   "He is your friend, your partner, your defender, your dog. You are his life, his love, his leader. He will be yours, faithful and true, to the last beat of his heart. You owe it to him to be worthy of such devotion."
kitttten
Membro Veterano
Registado: segunda nov 19, 2012 12:46 pm

sexta abr 08, 2016 1:35 pm

Ainda não entendi essa vossa mania de NÃO aos cães na cama ... As minhas dormem comigo! Não são menos cães por isso, sabem exactamente qual é o local delas na hierarquia familiar e respeitam-na. São cadelas equilibradas e bem socializadas, qual é o problema de dormirem comigo?
Quem cala nem sempre consente. Pode ser só preguiça de discutir idiotices.

Nunca discutas com um idiota. Ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.

http://animalartportugal.blogspot.com/

www.apterrariofilia.org
Eu cavo, tu cavas, ele cava, nós cavamos, vós cavais, eles cavam...
Não é bonito, mas é profundo.

Madalena Marques
yc0ne
Membro
Registado: terça nov 10, 2015 9:57 am

sexta abr 08, 2016 2:47 pm

Qual é teoria da conspiração do cão e a cama. Pessoa quer deixar o cão na cama, deixa, quer tomar banho com ele, toma. Quer apanhar pulgas e poder coçar, coça. Quer respirar pelos enquanto dorme, respire. Desde que sejam todos felizes.

Deixar fazer o que quiser, se o cão não é mal tratado é feliz, equilibrado e tem todas as necessidades preenchidas, não vejo mal.

Agora, os cães não são porcos é a natureza deles, até pelos pontos que já referiu.

Com esse caso, sim concordo, se desde que nascem vivem numa real pocilga. É natural que quando crescerem vão continuar a ser porcos e até vão estranhar não terem uma real poia ao lado da comida.

Agora, assumindo que é tudo natural e normal, um cachorro de 6 meses, não vai fazer as necessidades onde come, dorme ou brinca. Vai escolher um sitio diferente para o fazer.

Cachorro pode ir escolher o material absorvente para esconder o cheiro e tudo mais, mas depois não vai puxar a comida para perto do tapete nem os brinquedos nem a cama. Vai sim afastar donde fez a necessidade. Até porque se cheirar vai atrair para ele e voltando à primeira premissa, não é seguro.

Acha triste? A sua opinião é bem vida, mas mais vale as pessoas tentarem informar e esclarecer e partilhar a sua experiência com quem sabe do que ficar numa bancada a ser julgado por outros.

Certo, manda a cadela mais velha se esta se impor. O cachorro pode não ser o "dominante" porque não está em posição de o estar (ainda não está desenvolvido a esse ponto), mas todos os cachorros, principalmente os que têm tendência a ser mais dominantes, vão começar a ter brincadeiras mais dominantes a tentarem ser o primeiro nos mimos, na comida, na rua, a passar a porta e tudo mais. Neste caso se a cadela mais velha for mais submissa e não se impor essa atitude só vai crescer. Até o comportamento de estar sentada na cadeira é uma forma de manter a dominância para não se juntar / não brincar. Isto já é só especulação.

Do seu testamento, 100% apoiado no segundo ponto. O primeiro ponto, usando palavras suas, acho triste.
hecep
Membro Veterano
Registado: sexta out 25, 2002 11:19 am
Localização: dois gatos (Rafa e Pepe), uma cadela (Flash), um cão (Tomé), uma galinha, um pato, uma pata, uma cab

sexta abr 08, 2016 2:48 pm

Penso que há teorias que defendem que os cães que dormem com os donos os deixam de ver como lideres da sua matilha, talvez por isso o user LFGomes não considere correcto?

Eu confesso que nessas coisas desde que todos estejam saudáveis e felizes não tenho nada contra. Em nossa casa não se proporciona pois por causa das alergias prefiro ter os quartos descontaminados mas os meus filhos se quiserem dormir com a cadela na sala a ver TV ou coisa assim eu pessoalmente não me oponho.
Kuroko
Membro Júnior
Registado: quinta mar 17, 2016 6:41 pm

sexta abr 08, 2016 3:29 pm

O importante aqui é a Marmag não tratar as duas cadelas de forma diferenciada, seja qual for a razão (dominância, idade, energia...). Estabeleça as regras e essas regras têm de valer para as duas.

Temos sempre a tendência de tentar "proteger" aquele que nos parece mais frágil em determinada situação, isto muitas das vezes passa a mensagem errada para os animais dando poder a um e retirando do outro.

Se eles entenderem que você é a chefe e é você quem dita as regras depois entre elas as duas chegam a um entendimento sobre a sua dinâmica.

Dormir com os cães na cama pode gerar vários problemas. Aumento da ansiedade de separação, o cão liga-se mais ao dono e quando precisa de ficar sozinho sente mais essa ausência. Humanização do cão que pode levar depois a problemas comportamentais por falta de educação correta. Os cães não dormem o mesmo número de horas que os humanos e isso pode perturbar o descanso correto de todos os envolvidos...

Independentemente de todos esses problemas, todos eles são contornáveis com uma educação correta e com regras bem definidas, não é por ai que não se tem cães saudáveis e felizes.
LFGomes
Membro Veterano

sexta abr 08, 2016 5:56 pm

yc0ne Escreveu:Qual é teoria da conspiração do cão e a cama. Pessoa quer deixar o cão na cama, deixa, quer tomar banho com ele, toma. Quer apanhar pulgas e poder coçar, coça. Quer respirar pelos enquanto dorme, respire. Desde que sejam todos felizes.

Deixar fazer o que quiser, se o cão não é mal tratado é feliz, equilibrado e tem todas as necessidades preenchidas, não vejo mal.

Agora, os cães não são porcos é a natureza deles, até pelos pontos que já referiu.

Com esse caso, sim concordo, se desde que nascem vivem numa real pocilga. É natural que quando crescerem vão continuar a ser porcos e até vão estranhar não terem uma real poia ao lado da comida.

Agora, assumindo que é tudo natural e normal, um cachorro de 6 meses, não vai fazer as necessidades onde come, dorme ou brinca. Vai escolher um sitio diferente para o fazer.

Cachorro pode ir escolher o material absorvente para esconder o cheiro e tudo mais, mas depois não vai puxar a comida para perto do tapete nem os brinquedos nem a cama. Vai sim afastar donde fez a necessidade. Até porque se cheirar vai atrair para ele e voltando à primeira premissa, não é seguro.

Acha triste? A sua opinião é bem vida, mas mais vale as pessoas tentarem informar e esclarecer e partilhar a sua experiência com quem sabe do que ficar numa bancada a ser julgado por outros.

Certo, manda a cadela mais velha se esta se impor. O cachorro pode não ser o "dominante" porque não está em posição de o estar (ainda não está desenvolvido a esse ponto), mas todos os cachorros, principalmente os que têm tendência a ser mais dominantes, vão começar a ter brincadeiras mais dominantes a tentarem ser o primeiro nos mimos, na comida, na rua, a passar a porta e tudo mais. Neste caso se a cadela mais velha for mais submissa e não se impor essa atitude só vai crescer. Até o comportamento de estar sentada na cadeira é uma forma de manter a dominância para não se juntar / não brincar. Isto já é só especulação.

Do seu testamento, 100% apoiado no segundo ponto. O primeiro ponto, usando palavras suas, acho triste.
Caro forista, eu não disse que achava triste, a dona da cadela é que disse que achava que a cadela estava triste, leia lá o meu post novamente.
Quanto ao resto, você releva ausência de conhecimento fulcral face ao assunto em questão, mas, penso ter esclarecido quem pediu ajuda e não vou argumentar consigo porque você claramente estaria em desvantagem.
   "He is your friend, your partner, your defender, your dog. You are his life, his love, his leader. He will be yours, faithful and true, to the last beat of his heart. You owe it to him to be worthy of such devotion."
LFGomes
Membro Veterano

sexta abr 08, 2016 5:57 pm

Kuroko Escreveu:O importante aqui é a Marmag não tratar as duas cadelas de forma diferenciada, seja qual for a razão (dominância, idade, energia...). Estabeleça as regras e essas regras têm de valer para as duas.

Temos sempre a tendência de tentar "proteger" aquele que nos parece mais frágil em determinada situação, isto muitas das vezes passa a mensagem errada para os animais dando poder a um e retirando do outro.

Se eles entenderem que você é a chefe e é você quem dita as regras depois entre elas as duas chegam a um entendimento sobre a sua dinâmica.

Dormir com os cães na cama pode gerar vários problemas. Aumento da ansiedade de separação, o cão liga-se mais ao dono e quando precisa de ficar sozinho sente mais essa ausência. Humanização do cão que pode levar depois a problemas comportamentais por falta de educação correta. Os cães não dormem o mesmo número de horas que os humanos e isso pode perturbar o descanso correto de todos os envolvidos...

Independentemente de todos esses problemas, todos eles são contornáveis com uma educação correta e com regras bem definidas, não é por ai que não se tem cães saudáveis e felizes.
x2
kitttten
Membro Veterano
Registado: segunda nov 19, 2012 12:46 pm

sexta abr 08, 2016 8:13 pm

Kuroko Escreveu: Dormir com os cães na cama pode gerar vários problemas. Aumento da ansiedade de separação, o cão liga-se mais ao dono e quando precisa de ficar sozinho sente mais essa ausência. Humanização do cão que pode levar depois a problemas comportamentais por falta de educação correta. Os cães não dormem o mesmo número de horas que os humanos e isso pode perturbar o descanso correto de todos os envolvidos...
Volto a dizer, os meus cães, desde sempre e desde que tenho cães e já lá vão muitos anos e muitos cães, sempre dormiram comigo, nunca tive problemas comportamentais de espécie nenhuma e sempre conheceram qual era o lugar delas.
São animais que ficam sozinhos as horas normais de trabalho e que não fazem barulho nem destroem nada (neste momento tenho 4 adultas).

Continuo a dizer que não é isto que humaniza um cão, é o resto, o tratar como uma criança quando não o é por exemplo, isso é humanizar.
Quem cala nem sempre consente. Pode ser só preguiça de discutir idiotices.

Nunca discutas com um idiota. Ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.

http://animalartportugal.blogspot.com/

www.apterrariofilia.org
Eu cavo, tu cavas, ele cava, nós cavamos, vós cavais, eles cavam...
Não é bonito, mas é profundo.

Madalena Marques
Kuroko
Membro Júnior
Registado: quinta mar 17, 2016 6:41 pm

sexta abr 08, 2016 9:12 pm

kitttten Escreveu: Volto a dizer, os meus cães, desde sempre e desde que tenho cães e já lá vão muitos anos e muitos cães, sempre dormiram comigo, nunca tive problemas comportamentais de espécie nenhuma e sempre conheceram qual era o lugar delas.
São animais que ficam sozinhos as horas normais de trabalho e que não fazem barulho nem destroem nada (neste momento tenho 4 adultas).

Continuo a dizer que não é isto que humaniza um cão, é o resto, o tratar como uma criança quando não o é por exemplo, isso é humanizar.
Talvez não me tenha expressado da melhor forma.

Os problemas que falei são os problemas que normalmente se associam a cães que dormem com os donos mas não sou de todo da opinião que eles dormirem na cama seja a fonte dos problemas. Talvez as pessoas que dormem com eles sejam as mais predispostas à criação dos problemas. Mas como todas as regras, há as excepções.

É mais fácil dizer a uma pessoa para não dormir com o cão e o tratar como um cão, mantendo uma distância psicológica, do que lhe dizer, pode dormir com ele mas não o trate como se fosse seu filho ou como um bebé.

Seja como for e fiquem eles onde ficarem, os problemas nascem, normalmente, nos donos e na educação que se passa aos cães.
yc0ne
Membro

segunda abr 11, 2016 8:30 am

LFGomes:

Sem dúvida, faltou-me ler o "que" no seu texto, peço desculpa por isso.

Em relação ao desconhecimento, estamos no forum de partilha de conhecimento... pode sempre partilhar.

Se ficar em desvantagem é problema meu, mas se me der o conhecimento já posso não ficar.

Mesmo que estejamos a falar de vantagens ou desvantagens desconhecia que isto fosse uma competição de conhecimento mas antes um local de cooperação.

Kuroku:

Partilho da sua opinião, julgo que o cão que dorme na cama Vs o cão que não dorme, pode ter o mesmo problema.

Posto dessa forma também concordo consigo, julgo que o dormir na cama pode levar aos donos não se distanciarem psicologicamente e considerar o cão o cão que é. Pode ficar mais difícil de admitir um problema ou tentar resolver quando se deixa o cão "dominar".

e o que a kittten diz, está em linha com isto. O importante é não humanizar, e não será o dormir na cama e tudo o resto que o vai humanizar.
Tanto que o motivo de deixar dormir na cama pode não ser de "Ele fica mais confortável a dormir na cama quentinho com a dona" mas mais "ele quer deitar aqui perto, deixa estar, é uma limitação que não desejo colocar"
LFGomes
Membro Veterano

segunda abr 11, 2016 9:30 am

yc0ne Escreveu:LFGomes:

Sem dúvida, faltou-me ler o "que" no seu texto, peço desculpa por isso.

Em relação ao desconhecimento, estamos no forum de partilha de conhecimento... pode sempre partilhar.

Se ficar em desvantagem é problema meu, mas se me der o conhecimento já posso não ficar.

Mesmo que estejamos a falar de vantagens ou desvantagens desconhecia que isto fosse uma competição de conhecimento mas antes um local de cooperação."
Você fez um post inteiro a comentar o meu e a contestar as explicações que dei. Está no seu direito assim como eu estou no meu direito em ter zero (0) interesse em argumentar consigo.
yc0ne
Membro

segunda abr 11, 2016 9:43 am

Certo,

é justo, mas para isso não continuava argumentar..
LFGomes
Membro Veterano

segunda abr 11, 2016 12:06 pm

yc0ne Escreveu:Certo,

é justo, mas para isso não continuava argumentar..
E onde é que isso está?
JackTheRott
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2013 11:12 pm

sábado abr 23, 2016 11:03 am

yc0ne Escreveu:Bom, apesar do óbvio de começar a passear os cachorros.

Ela vai ter de fazer na rua, primeiro passo é o jornal, mas normalmente o que se faz é:

Apanhar a fazer xixi / cócó onde não deve. Não firme e agarrar nele(a) e levar à rua / jornal e fazer. Se fizer, mesmo que seja uma gota, fazer a maior festa da vida.
toing
Responder

Voltar para “Cães”