Olá
Isso vai depender muito dos gatos.
Tenho uma gata com 9 anos e um gato com 1 ano, portanto, quando o adoptei ela tinha 8 anos... Quando ele chegou eu deixei-a cheirá-lo e deixei-o andar logo pela casa e, nos primeiros 15 dias separava-os apenas quando não estava ninguém em casa! Ao fim de 15 dias decidi deixá-los juntos e, a partir daí, nunca mais os separei...
A minha gata tem quase 7Kg, e ele era minúsculo... A veterinária sempre disse que seria muito difícil ela aceitar outro gato, só se fosse uma gatinha mesmo bebézinha, e tinha de ter muita sorte, dizia ela! Ela é uma gata agressiva, ciumenta, territorial e, como é óbvio, reagiu mal e houve muitas bufade-las e patadas à mistura... mas nunca o tentou atacar, nunca o tentou magoar!
Hoje não são os melhores amigos do mundo, não dormem agarradinhos, mas nota-se que gostam um do outro, mais ele dela que ela dele, mas pronto...
No entanto, o meu namorado tem uma gata com 2 anos... e ela às vezes vem cá para casa passar uns dias! Ela foi a primeira gata com a qual a minha gata teve contacto desde que veio cá para casa, o meu gato veio depois! No primeiro dia em que ela veio a reacção das duas foi tão má que nem as deixei aproximarem-se uma da outra com medo que a minha magoasse a mais pequena, depois lá fui deixando a outra andar pela casa mas tinha de estar sempre de olho nas duas... Havia fins-de-semana em que a gata do meu namorado vinha e a minha gata não saía do quarto dos meus pais e se a outra entrasse lá tinha de a ir buscar a correr para a minha não a magoar, depois a minha gata aprendeu a ignorar a presença da outra e as coisas ficaram mais calmas... Mas entre elas nunca há contacto, se a outra se aproxima demais a minha começa a bufar e a roncar, pura e simplesmente não quer que a outra se aproxime dela... Já o meu gato e a gata do meu namorado podem passar semanas sem se verem, quando ela vem é como se nunca se tivessem separado, dão-se super super bem! No inicio a gata do meu namorado é que reagiu mal quando chegou aqui e viu o gatinho, o meu gato é super calmo e fofo e aceita tudo e todos e ficou logo à vontade com a presença dela!
Agora nunca separo os três... eles já se conhecem, são todos grandes, eles que se entendam!
Resumindo, foram 3 apresentações e todas correram de forma muito diferente! Por isso, eu não acredito que haja uma forma mais correta de juntar dois gatos... Temos de ver reacções e ter a capacidade de adaptar a aproximação dos dois de acordo com os gatos que temos!
Boa sorte