mas porque diabo tem de ser assim só com esta doença? eu soube de um gato que teve o azar de lhe cair um tábua de passar a ferro em cima. ficou com uma lesão no cerebro que impedia que a temperatura fosse normal. a recuperação ia ser complicada e demorada. os donos mandaram-no abater. são de criticar? sei lá da vida deles. se fosse hoje, provavelmente não podia esfolar pelo srafim como o fiz na altura.Eu acredito que muita gente seja a favor da eutanásia em casos de FIV, mas tal não é a minha situação, gatinhos fiv poderão ter uma boa vida, desde que sejam alvo de muitos cuidados por parte dos donos...
Fiv-conheça a doença!
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Veterano
- Registado: sábado mar 30, 2002 6:33 pm
-
- Membro Veterano
- Registado: sábado mar 08, 2003 9:21 pm
Sinceramente, gostaria de perceber uma coisa, Casadeanaval: está a defender o abate (não aplico a palavra eutanásia, uma vez que, como sabe, apenas se aplica quando se pretende terminar com o sofrimento atroz que a vida apenas pode oferecer) de animais que nem estão nessa fase terminal, apenas para conveniência dos donos, que é o que se trata?
E, por favor, não cite mais os EU, porque esse país devia "cobrir a cara" de vergonha, se a tivesse, por todas as suas actuações externas e internas de ultraje a todos os direitos humanos, pelo que os animais, óbvio, estão ainda num plano inferior. Isto é política, mesmo, porque viver em sociedade implica actuações políticas, inevitáveis.
Já dizia Aristóteles, o homem é um animal político.
E, por favor, não cite mais os EU, porque esse país devia "cobrir a cara" de vergonha, se a tivesse, por todas as suas actuações externas e internas de ultraje a todos os direitos humanos, pelo que os animais, óbvio, estão ainda num plano inferior. Isto é política, mesmo, porque viver em sociedade implica actuações políticas, inevitáveis.
Já dizia Aristóteles, o homem é um animal político.
<p>MALHINHAS para sempre no meu coracao!</p>
<p>To the world you may be one, to the one you may be the world!</p>
<p> </p>
<p> </p>
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm
Em vez de falar de politica miadores, eu falo de saúde animal, não confunda as àguas. A saúde animal nos EUA é exemplo a nivel mundial, estou-me nas tintas para politicas nesse aspecto.
Quanto a abate, o abate faz-se com um tiro e o animal esvai-se em sangue, a eutanásia é indolor ( do grego Eu que significa bom e Thanatos que significa morte )
Se a uma pessoa choca a eutanásia, então que sugerem ? A pessoa ficar com o animal a sofrer ou maltratado ? Ou dar para um canil que o não pod ereceber ? Ou abandoná-lo ? Agradecia resposta, mas com sentido
É fácil tecer criticas quando se está por fora. Espero que nunca se vejam na contigência infeliz de ter de eutanasiar um animal.
Quanto a abate, o abate faz-se com um tiro e o animal esvai-se em sangue, a eutanásia é indolor ( do grego Eu que significa bom e Thanatos que significa morte )
Se a uma pessoa choca a eutanásia, então que sugerem ? A pessoa ficar com o animal a sofrer ou maltratado ? Ou dar para um canil que o não pod ereceber ? Ou abandoná-lo ? Agradecia resposta, mas com sentido
É fácil tecer criticas quando se está por fora. Espero que nunca se vejam na contigência infeliz de ter de eutanasiar um animal.
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
-
- Membro Veterano
- Registado: sábado mar 08, 2003 9:21 pm
Sei bem o significado etimológico da palavra, por isso lhe referi que não se pode aplicar quando o animal não está a sofrer, certo? Exactamente para obviar ao sofrimento em que está e de que não há esperanças que saia é que se recorre à eutanásia (não venha com sofismas em relação ao termo abate).
Aí, eu aceito, exactamente porque é um acto de amor para com o animal, para terminar com o sofrimento que apenas se pode prolongar, sem esperança de retrocesso. Mas, acentuo bem, apenas nestas situações. E concordo plenamente consigo neste ponto.
Quanto ao resto, não vale a pena estar a falar mais, estamos em perspectivas diferentes.
Aí, eu aceito, exactamente porque é um acto de amor para com o animal, para terminar com o sofrimento que apenas se pode prolongar, sem esperança de retrocesso. Mas, acentuo bem, apenas nestas situações. E concordo plenamente consigo neste ponto.
Sem margem para dúvidas.Espero que nunca se vejam na contigência infeliz de ter de eutanasiar um animal.
Quanto ao resto, não vale a pena estar a falar mais, estamos em perspectivas diferentes.
<p>MALHINHAS para sempre no meu coracao!</p>
<p> </p>
<p> </p>
-
- Membro Veterano
Significa morte sem dor, ou seja, que a morte em si é indolor e não que a pessoa está em sofrimento na altura da mesma...
De facto, as perspectivas são diferentes mas talvez eu tenha mais contacto com situações dessas...o que não me faz mais correcto mas que tenha mais situações diferentes de que falar a não ser a minha experiência...
De facto, as perspectivas são diferentes mas talvez eu tenha mais contacto com situações dessas...o que não me faz mais correcto mas que tenha mais situações diferentes de que falar a não ser a minha experiência...
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
A minha resposta é só uma: se o animal não está em estado terminal e a sofrer EM CASO ALGUM deve ser eutanasiado.CasadeAnaval Escreveu: Se a uma pessoa choca a eutanásia, então que sugerem ? A pessoa ficar com o animal a sofrer ou maltratado ? Ou dar para um canil que o não pod ereceber ? Ou abandoná-lo ? Agradecia resposta, mas com sentido
As adopções têm que ser absolutamente conscientes e os adoptantes têm a obrigação de cuidar dos seus animais até ao fim...
Não devem nunca optar pela eutanásia de um animal apenas por conveniência... se assim fôr, são ASSASSINOS tanto os donos como os vet que as praticam.
Uma vez que estes donos acham que não são Homens o suficiente para "arcar" com a responsabilidade (que lhes é devida) de cuidar de um animal que poderá vir a adoecer, deve procurar outras, aliás, todas as alternativas... todas menos o ASSASSÍNIO... Bem sei que este é o caminho mais fácil mas tb lhe digo gente que se serve da eutanásia para se descartar de um animal que não lhe interessa, não devia nem sequer ter nascido quanto mais ter tido sequer a oportunidade de conviver com um animal que lhe deu tudo em troca de um injecção de Eutasil...
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am
Para picardias politicas há foruns concretos para esse fim, mesmo que noutros servidores.
Se este é um forum sobre gatos, por favor mentenham a conversa sobre gatos... de politica está o Mundo cheio e tem-se visto em que resulta...GUERRA
Caros foristas... eu não gosto de ser repetitiva, mas já que o wbmaster apagou o outro tópico...
Então eu tive uma sorte dos diabos com o Matateu... sorte com ele porque é FIV positivo e tem sido um gato extremamente saudável apesar do seu peso em demasia... e sorte com a vet que lhe fez o teste pois logo me alertou para o facto de que ele ser positivo, não teria que ter a morte ditada e que nem teria que dizer, coitadinho que vai ser um doentinho...
Leo
Se este é um forum sobre gatos, por favor mentenham a conversa sobre gatos... de politica está o Mundo cheio e tem-se visto em que resulta...GUERRA

Caros foristas... eu não gosto de ser repetitiva, mas já que o wbmaster apagou o outro tópico...

Então eu tive uma sorte dos diabos com o Matateu... sorte com ele porque é FIV positivo e tem sido um gato extremamente saudável apesar do seu peso em demasia... e sorte com a vet que lhe fez o teste pois logo me alertou para o facto de que ele ser positivo, não teria que ter a morte ditada e que nem teria que dizer, coitadinho que vai ser um doentinho...

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p> </p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p> </p>
<p> </p>
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta jun 12, 2002 2:52 pm
- Localização: Quatro gatos europeus comuns lindos:Pantufas, Patusca, Ninja e Principe Azul
Ja vi, Vasco. O ano passado um cão e duas gatas, este ano uma gatinha de 7 meses. Acredite que são momentos da minha vida que nunca vou esquecer, por isso é que luto tanto para que este acto seja feito apenas e só quando é necessário, ninguém tem o direito de o fazer de animo leve. Quanto ao exemplo que deu do casal médico que matou o gato portador do virus porque não lhe podia dar a vida que ele merecia vou-me abster de fazer comentários,.....mas que lamento pessoas dessas, lamento, profundamente e mais ainda que existam "profissionais" que executem a ordem..CasadeAnaval Escreveu:
-
- Membro Veterano
E acha que os veterinários o fazem com gozo ?
Acredite que muitos dos animais que andam por aí e que são eutanasiados por todos os veterinários estão melhor eutanasiados do que deitados da ponte abaixo ou envenenados pelos seus donos a quem o vet recusa a injecção...
Os veterinários objectores de consciências ( existe um ou dois) se não o fazem deveriam dar uma alternativa aos donos mas não... ficam de conciência tranquila enquanto o gato ou cão é abandonado preso a um pinheiro para morrer de fome...
E claro depois temos os sacanas que dizem que recebem todos os animalitos que lhes levam e que arranjam dono mas que esses mesmos animais vão ter ao aterro às dezenas. Grande jogada de marketing desses sacanas...ficam bem vistos à conta de fingir ajudar...mas essa é outra história...
Acredite que muitos dos animais que andam por aí e que são eutanasiados por todos os veterinários estão melhor eutanasiados do que deitados da ponte abaixo ou envenenados pelos seus donos a quem o vet recusa a injecção...
Os veterinários objectores de consciências ( existe um ou dois) se não o fazem deveriam dar uma alternativa aos donos mas não... ficam de conciência tranquila enquanto o gato ou cão é abandonado preso a um pinheiro para morrer de fome...
E claro depois temos os sacanas que dizem que recebem todos os animalitos que lhes levam e que arranjam dono mas que esses mesmos animais vão ter ao aterro às dezenas. Grande jogada de marketing desses sacanas...ficam bem vistos à conta de fingir ajudar...mas essa é outra história...
Pena não acredito que tenham mta...CasadeAnaval Escreveu: E acha que os veterinários o fazem com gozo ?
Vasco essa não pode ser a justificação para eutanasiar gatos saudáveis.CasadeAnaval Escreveu: Acredite que muitos dos animais que andam por aí e que são eutanasiados por todos os veterinários estão melhor eutanasiados do que deitados da ponte abaixo ou envenenados pelos seus donos a quem o vet recusa a injecção...
Dou-lhe um caso exemplar de uma vet como deve ser.
Abandonaram um gato numa clínica apenas por ser portador de FIV. O gato está bem de saúde e é um doce. A vet que o recebeu, pediu ajuda e ele neste momento tem tecto, comidinha e cuidados médicos.
Olhe só a sorte que ele teve em não ter calhado com um desses vets de que fala...
Os vets que eu saiba não são adivinhos, sabem lá eles qual vai ser o destino do animal... se lhes derem uma chance quem sabe não têm a mesma sorte que este teve?? agora dp de mortos a única chance que têm é de ir parar ao aterro municipal...
Claro que não dão uma alternativa aos donos... fazem uma coisa mto melhor: dão uma alternativa ao animal... estes vets não têm culpa é que o animal tenha umas bestas de uns donos...CasadeAnaval Escreveu: Os veterinários objectores de consciências ( existe um ou dois) se não o fazem deveriam dar uma alternativa aos donos mas não... ficam de conciência tranquila enquanto o gato ou cão é abandonado preso a um pinheiro para morrer de fome...
Em termos de escrúpulos não diferem dos primeiros são é mais engenhosos... descobriram uma maneira de tirar proveito dessa prática ...CasadeAnaval Escreveu: E claro depois temos os sacanas que dizem que recebem todos os animalitos que lhes levam e que arranjam dono mas que esses mesmos animais vão ter ao aterro às dezenas. Grande jogada de marketing desses sacanas...ficam bem vistos à conta de fingir ajudar...mas essa é outra história...
-
- Membro Veterano
Não sei de onde é, mas se um dia andar pela arriba fóssil da costa da caparica, vai encontrar muitos desses com uam segunda hipótese... é moda aqui... 

Tenho cá para mim que a maioria dos que fazem semelhante barbaridade não vão sequer ao vet...CasadeAnaval Escreveu: Não sei de onde é, mas se um dia andar pela arriba fóssil da costa da caparica, vai encontrar muitos desses com uam segunda hipótese... é moda aqui...![]()
Não vão lá para cuidados primários (como vacinas, por exemplo) quanto mais para solicitar abate...
-
- Membro Veterano
Vão sim e curiosamente até são pessoas com aspecto bem normal que os soltam em andamento dos carros na estrada ou que os atiram da ponte abaixo...
Isso quando não é à bala ou machadada...
Em teoria é muito bonito, mas a realidade é bem diferente, tendo em vista o tenebroso que existe e que até vemos aqui na net de pessoa a dizer que o cão não se mexe há dois dias e que fazer...
Isso quando não é à bala ou machadada...
Em teoria é muito bonito, mas a realidade é bem diferente, tendo em vista o tenebroso que existe e que até vemos aqui na net de pessoa a dizer que o cão não se mexe há dois dias e que fazer...
-
- Membro Veterano
Só mais uma coisa... o texto do Felinus aqui citado, refere a separação dos gatos doentes de outros em dois pontos distintos do mesmo texto , nomeadamente em outra sala...coisa que dois membros do Felinus aqui estavam com certa força a referir não ser necessário...então como é ? 

-
- Membro Veterano
- Registado: sábado mar 30, 2002 6:33 pm
eu não sei se o serafim tem fiv , felv ou outra maleita. nem tenho muita curiosidade em saber. quando chegar a altura.... livra
logo me preocupo. mas fiquei chocada quando algumas pessoas com gatos nessas condições se prontificaram a ficar com o gato enquanto eu ia de férias. isto depois de estar à morte. ou seja, suuuuper fragilizado.