Texto do PIF - PCC

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

noggy
Membro Veterano
Registado: segunda ago 26, 2002 3:23 pm

quinta mar 18, 2004 9:34 pm

CasadeAnaval Escreveu: O suporte é fácil.Os vets baseados nas análises feitas dão as opções, se o dono decide o abate isso é opção deste e não do vet.
Para mais o que eu refiro é a mania que aqui há de se decidir que a culpa e a responsabilidade é sempre do vet.
A questão Vasco é que o Vet nem sequer devia sugerir a eutanásia quando o gato é apenas PORTADOR do vírus.
Essa é a diferença... um vet É CULPADO sim, se sugerir a eutanásia nestas circunstâncias. O vet só deve sugerir a eutanásia se o animal estiver em sofrimento... já aqui coloquei links para as fotos dos gatos do Cantinho FIV da UZ. Mas volto a colocá-los:

http://felinus.ddi.pt/index.php?area=ga ... d_user=138

Estes gatos estão bem, são controlados e fazem análises regularmente. Todos eles se encontram em perfeito estado de saúde, não havendo, portanto, motivo para eutanasiar.
CasadeAnaval Escreveu: Já li que a Noggy acha que o canudo não serve para nada, mas diferentes pessoas com diferentes formações tiram diferentes conclusões. Foi comoa Kikcat e alguns a falarem sobre interferões sem terem ideia sequer do que são :D
Mais uma vez, o Vasco está a pôr palavras na minha boca.
O que eu disse foi que um canudo não serve para nada no momento em que o médico tenha a arrogância de achar que dp de o tirar não tem mais nada para a aprender.
A medicina é uma ciência que não sendo exacta está em constante evolução e se os vets não se informarem e actualizarem serão forçosamente maus (péssimos) profissionais.

Quanto ao interferon, para quem não sabe é um medicamento de uso humano à venda nas farmácias e que ajuda a reforçar o sistema imunitário... É utilizado pelos portadores de HIV e Hepatites por exemplo.
Existem por essa Lisboa e arredores inúmeras clínicas veterinárias que o vendem. É caríssimos mas como uma ampola a 3m dá para medicar 20 e tal gatos.
Para protocolos de dosagem um bom vet só tem que consultar o Kirk XIII.
CasadeAnaval Escreveu: O que se tem passado é que se tem vindo neste fórum a falar de animais Fiv positivos "saudáveis".Isso não existe, tal como não se chama a uma pessoa com sida "saudável".
Mais uma vez, a afirmação não é correcta. A pessoa será sempre saudável até à manifestação de sintomas de infecções oportunistas... Até lá, é apenas portadora de um vírus que pode ou não manifestar-se...
CasadeAnaval Escreveu: É uma pessoa doente e como tal têm que se tomar precauções.
Tomar precauções não é eutanasiar...
CasadeAnaval Escreveu: Este fórum tem sido submetido a uma descriminação positiva dos gatos com FIV em demasia. Quem quer adoptar tem que ser informado dos riscos.
Nunca ninguém disse o contrário, a adopção deve ser consciente... mas aqui até já se falou em ter animais em casa sem estarem testados e separar os penduras, entre outras coisas, por causa do FIV...
Se me falar em separá-los pelo risco de contágio de corizas e afins, eu ainda aceito...
Para quê separá-los por causa do FIV?? Pois se nem sequer sabem se os que lá têm em casa são portadores ou não!!!

CasadeAnaval Escreveu: Basta um animal no cio tentar cruzar ( e antes que venham com a conversa da não transmissão por relação sexual , informo que pelo acto sexual em si que é agressivo com dentadas e arranhadelas apanha-se facilmente Fiv) basta uma arranhadela de brincadeira, ou um susto... e eis um contágio.
Animais castrados e esterilizados não têm cio...
Por isso se recomenda quem pretenda adoptar um animal com FIV, se tiver outros animais em casa, que castre ou esterilize...
CasadeAnaval
Membro Veterano
Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm

quinta mar 18, 2004 9:42 pm

A secretária não pode vir ao patrão dizer que sabe mais porque leu na net coisa ssobre o curso deste :o

Nem o operário textil ao Engenheiro Aéronautico porque leu numa revista...

E é um bocado do que se está aqui a fazer, com o devido respeito, alguns textos por si só não dão toda a informação, mas é necessário agir em conjunto com formação que se teve... adequada à situação...

Resumindo e concluindo:

Na minha modesta opinião, uma pessoa deve ir a um veterinário.Se o diagnóstico for positivo, tira a opinião em outro.Baseado nas informações de ambos e na sua disponibilidade decide o que fazer. Sem ligar a opiniões dos leigos. Eutanásia ou não ? Cada qual sabe da sua vida. Não vamos tecer considerações sobre a vida dos outros, ou as indicações profissionais se estes não pedem e se para mais não estamos capacitados para o fazer ...

Já tive um veterinário a tentar fazer isto e a minha resposta foi clara.Voce fique na sua cadeira e eu fico na minha...
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

quinta mar 18, 2004 10:02 pm

Caros foristas... eu não gosto de ser repetitiva, mas já que o wbmaster apagou o outro tópico... :roll:

Então eu tive uma sorte dos diabos com o Matateu... sorte com ele porque é FIV positivo e tem sido um gato extremamente saudável apesar do seu peso em demasia... e sorte com a vet que lhe fez o teste pois logo me alertou para o facto de que ele ser positivo, não teria que ter a morte ditada e que nem teria que dizer, coitadinho que vai ser um doentinho... ;) :lol: :lol: :D

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
fabriro
Membro Veterano
Registado: quarta jun 12, 2002 2:52 pm
Localização: Quatro gatos europeus comuns lindos:Pantufas, Patusca, Ninja e Principe Azul

quinta mar 18, 2004 10:42 pm

CasadeAnaval Escreveu: O suporte é fácil.Os vets baseados nas análises feitas dão as opções, se o dono decide o abate isso é opção deste e não do vet.

Para mais o que eu refiro é a mania que aqui há de se decidir que a culpa e a responsabilidade é sempre do vet. Não sabia que a Fabriro é veterinária para ter opinião a contrapor ao veterinário :Eu geralmente sugiro uma segunda opinião mas noutro veterinário, e um que observe o animal e não dos chicos-espertos que dizem " se fosse comigo..".
Pois, mas o problema aqui pode-se por de duas maneiras: ou o animal tem dono mas não devidamente informado e por isso incapaz de "argumentar" com o veterinário e decide pelo abate ou o animal é de rua e o vet o adormece por ignorância ou por comodismo, mesmo. De salientar que a gatinha que eu mencionei era de rua e que a pessoa que a levou à clinica nunca tinha ouvido falar de fiv, felv ou pif. Telefonou-me a chorar dizendo que a gatinha tinha ficado no veterinário para morrer.
O Vasco afirmou e muito bem que eu não sou vet, tanto quanto sei o Vasco também não é, estamos por isso em igualdade de circunstâncias, eu se calhar estou é rodeada de vet's mais competentes , mais actualizados ou se calhar simplesmente mais conscientes que me informam devidamente das coisas. Felizmente para mim e para alguns animais que se tem cruzado comigo. E mais uma vez saliento que nunca neguei os riscos do fiv, felv e muito menos do pif, compreendo perfeitamente quem não queira adoptar um gato portador, o que condeno é que um diagnóstico precipitado leve ao abate de animais.
noggy
Membro Veterano

quinta mar 18, 2004 11:36 pm

CasadeAnaval Escreveu: A secretária não pode vir ao patrão dizer que sabe mais porque leu na net coisa ssobre o curso deste :o

Nem o operário textil ao Engenheiro Aéronautico porque leu numa revista...

E porque não??? Se não se actualizarem, essa "coisa" nova que saiu na net ou na revista será com certeza uma novidade!!!
E se o Engº não tiver a humildade para assumir que não sabia e que se vai informar melhor... não passa de um arrogante agarrado a um canudo e nada mais...

Será ultrapassado por todos aqueles que tenham a humildade de "saber que nada sabem" e que tentam todos os dias aprender um pouco mais...
CasadeAnaval
Membro Veterano

sexta mar 19, 2004 12:28 am

Cara Noggy, se as pessoas têm de ter humildade para admitir que não sabem tudo e que é preciso actualizarem-se o que concordo, já não vou concordar com o facto de uma pessoa por ler umas revistas ou uns sites na net, que ficam a saber mais do que outras que estudaram 5 anos ou mais em campos opostos.
Nem que seja somente pelo facto de muitos assumirem que a net é sempre verdade.É preciso ter conhecimentos para destrinçar o trigo do joio...
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
CasadeAnaval
Membro Veterano

sexta mar 19, 2004 12:39 am

Quem diria que eu e a Fabriro estamos a falar de coisas diferentes... :lol:

O que eu ando a falar é de pessoas que não são vets a julgarem vets baseado no que outros que não são veterinários colocam num site na net, a dizer mal deste ou daquele veterinário.

Nem os veterinários são santos nem os seus clientes o são. A verdade está no meio... e uma grande verdade também é que as fontes da net valem o que valem...

A verdade é que existem riscos para animais com Fiv. A verdade é que, infelizmente muitos donos preferem eutanasiá-los por comodismo. A verdade é que é uma doença infecto-contagiosa e o dono tem de ser informado de tudo.

Para os que falam dos vets oportunistas, pensem bem...não seria mais vantajoso para o vet manter o animal vivo de forma a contar no médio prazo com um animal que iria gastar muito dinheiro na sua clinica do que o eutanasiar ali ?

Ah pois...veterinários assassinos, mas com uma seringa cheia de eutasil prontos a matar gatos porque lhes dá gozo...essas sessões da meia noite têm de acabar :)
noggy
Membro Veterano

sexta mar 19, 2004 1:25 am

CasadeAnaval Escreveu: Cara Noggy, se as pessoas têm de ter humildade para admitir que não sabem tudo e que é preciso actualizarem-se o que concordo, já não vou concordar com o facto de uma pessoa por ler umas revistas ou uns sites na net, que ficam a saber mais do que outras que estudaram 5 anos ou mais em campos opostos.
Nem que seja somente pelo facto de muitos assumirem que a net é sempre verdade.É preciso ter conhecimentos para destrinçar o trigo do joio...
A questão Vasco é que aqui não se trata apenas de informação na net.
Estamos a falar de casos concretos...
No meu ouvido esquerdo (porque a tipa é do Porto, se fosse aqui de Lisboa tê-lo-ia dito na minha cara e é se queria) disse-me uma vet (entre outras barbaridades) que um gato com FIV não tem chances, que é gato para viver, no máximo, uns 2 ou 3 anos!!!
E agora digo eu: e que fosse (que não é - conheço casos de gatos FIV+ que viveram 9 anos - mas adiante...), dizia eu, que fosse apenas só mais esse tempo... sempre seria melhor do que o tempo que viveu dp da injecção de Eutasil...

Já aqui o disse, eu não acredito em Deus, mas segundo dizem os crentes, Ele sabe tudo e conhece o futuro...
Pelos vistos, tem concorrência... (será que é o curso de 5 anos que lhes dá tanta sapiência?)...
fabriro
Membro Veterano
Registado: quarta jun 12, 2002 2:52 pm
Localização: Quatro gatos europeus comuns lindos:Pantufas, Patusca, Ninja e Principe Azul

sexta mar 19, 2004 10:31 am

Estamos a falar de coisas bem diferentes, sim! O Vasco por tudo o que diz e pelo que facilmente se lê nas entrelinhas entende e perdoa os vet’s que matam um animal mesmo que este não esteja em sofrimento, eu não o entendo nem nunca o entenderei. Eu não estou a falar de pessoas que dizem apenas o que lêem na net, eu estou a falar de vidas e de vet’s que não a respeitam fundamentada com casos verídicos constatados diariamente no “campo de batalha” !

Quanto à teoria de que seria mais vantajoso para o vet manter o animal vivo poderemos pensar que um profissional que abate um animal saudável poderá ter medo que essa pessoa vá bater na porta de outro colega menos escrupuloso e lá se vai o valor da eutanásia ;.)
sfigueira
Membro Veterano
Registado: terça set 10, 2002 10:49 am

sexta mar 19, 2004 11:30 am

fabriro Escreveu: Quanto à teoria de que seria mais vantajoso para o vet manter o animal vivo poderemos pensar que um profissional que abate um animal saudável poderá ter medo que essa pessoa vá bater na porta de outro colega menos escrupuloso e lá se vai o valor da eutanásia ;.)
Parece-me que há aqui uma pequena confusão... Um animal portador de um vírus, apesar de poder não apresentar na altura sintomas de doença, não pode ser considerado um animal saudável!

De qualquer forma, duvido muito que qualquer vet eutanasie um animal se ele para além de ser portador do vírus, não se apresente manifestamente doente! Eu pelo menos não conheço nenhum que o faça!

Agora acrescento, que direito terá alguém de pôr em risco outros animais? Ainda dizem que gostam de animais?

Se eu encontrasse um gato na rua e o levasse ao vet, caso ele fosse Fiv/Felv positivo eu imediatamente solicitaria a eutanásia do animal.

Em primeiro lugar porque depois de ter sido "escaldada" com a possibilidade de contaminar os meus gatos residentes por causa de penduras, jurei que nunca mais passaria por uma situação semelhante. Em segundo lugar, sei que a eutanásia é um processo completamente indolor e sem sofrimento para o animal, preferível ao facto dele andar eventualmente na rua a contribuir para a disseminação do vírus e mais ainda pelo facto do animal poder vir a sofrer com as manifestações da doença.

E claro que é muito bonito dizer que ele teria hipótese de ser adoptado e viver uma vida longa e feliz, mas a experiência que tenho é que é tão difícil encontrar bons donos para gatos saudáveis e bebés, quanto mais para adultos doentes :( Às vezes vale a máxima: "do mal o menos!"

Em relação à gatinha que a Fabriro afirma ter sido "assassinada" por uma Vet sanguinária, de certeza que ela não estaria com coriza, diarreia, ou afins...? É que custa-me a crer que estivesse completamente "saudável"!

Cumprimentos,
Susana
noggy
Membro Veterano

sexta mar 19, 2004 12:04 pm

sfigueira Escreveu: Parece-me que há aqui uma pequena confusão... Um animal portador de um vírus, apesar de poder não apresentar na altura sintomas de doença, não pode ser considerado um animal saudável!
Parece-me a mim é que a Sfigueira não leu o tópico.
Já aqui foram colocadas fotos de gatos portadores de FIV que fazem análises periodicamente e se mantêm tão saudáveis como os não portadores.
Enquanto não houver manifestação de sintomas os animais são saudáveis sim!!!
Se não vejamos, um gato portador de coronavirus é doente ou saudável??Pense bem na resposta...
sfigueira Escreveu: De qualquer forma, duvido muito que qualquer vet eutanasie um animal se ele para além de ser portador do vírus, não se apresente manifestamente doente! Eu pelo menos não conheço nenhum que o faça!
Não sabia que a Sfigueira conhecia todos os veterinários deste país!!
Eu felizmente tb não conheci mas como já disse, falei com uma ao telefone que assumiu claramente que abateu um animal simplesmente por ele ser portador de FIV... Quantas vezes é que vai ser preciso repetir?? Livra!!!!
sfigueira Escreveu: Agora acrescento, que direito terá alguém de pôr em risco outros animais?
E agora pergunto eu, quem é vc (ou qualquer um) para se sentir no direito de assassinar um animal???
sfigueira Escreveu: Ainda dizem que gostam de animais?
Esta afirmação é tão descabida e tão nitidamente provocatória (como aliás são sempre a generalidade das suas intervenções) que nem me merece comentários...
sfigueira Escreveu: Se eu encontrasse um gato na rua e o levasse ao vet, caso ele fosse Fiv/Felv positivo eu imediatamente solicitaria a eutanásia do animal.
Dependendo do estado em que o encontrasse chamar-lhe-ia misericórdia ou assassínio!
sfigueira Escreveu: Em primeiro lugar porque depois de ter sido "escaldada" com a possibilidade de contaminar os meus gatos residentes por causa de penduras, jurei que nunca mais passaria por uma situação semelhante.
A melhor forma de não voltar a passar por uma situação semelhante é deixar de os recolher. Do mal a menos, tal como diz. Sempre é melhor que fiquem na rua e tenham a sorte de se cruzar com quem realmente está devidamente informado e se preocupa com eles...
sfigueira Escreveu: Em segundo lugar, sei que a eutanásia é um processo completamente indolor e sem sofrimento para o animal, preferível ao facto dele andar eventualmente na rua a contribuir para a disseminação do vírus e mais ainda pelo facto do animal poder vir a sofrer com as manifestações da doença.
E por ser um processo indolor passa a ser legítimo não????

O que eu acho mais graça mesmo é a sfigueira se achar um Ser Superior com direito a decidir sobre a vida de quem quer que seja!!!
sfigueira Escreveu:E claro que é muito bonito dizer que ele teria hipótese de ser adoptado e viver uma vida longa e feliz, mas a experiência que tenho é que é tão difícil encontrar bons donos para gatos saudáveis e bebés, quanto mais para adultos doentes :( Às vezes vale a máxima: "do mal o menos!"
Eu por acaso conheço vários gatos ADULTOS com FIV e/ou FeLV que foram adoptados.
É claro que se se tivessem cruzado consigo antes, teriam direito a uma casinha mas só depois de empalhados... Pena é que já não seriam tão felizes...
Última edição por noggy em sexta mar 19, 2004 12:08 pm, editado 1 vez no total.
mjoaomarques
Membro Veterano
Registado: terça jan 07, 2003 6:19 pm

sexta mar 19, 2004 12:07 pm

sfigueira Escreveu:
fabriro Escreveu: Quanto à teoria de que seria mais vantajoso para o vet manter o animal vivo poderemos pensar que um profissional que abate um animal saudável poderá ter medo que essa pessoa vá bater na porta de outro colega menos escrupuloso e lá se vai o valor da eutanásia ;.)
Parece-me que há aqui uma pequena confusão... Um animal portador de um vírus, apesar de poder não apresentar na altura sintomas de doença, não pode ser considerado um animal saudável!

De qualquer forma, duvido muito que qualquer vet eutanasie um animal se ele para além de ser portador do vírus, não se apresente manifestamente doente! Eu pelo menos não conheço nenhum que o faça!

Agora acrescento, que direito terá alguém de pôr em risco outros animais? Ainda dizem que gostam de animais?

Se eu encontrasse um gato na rua e o levasse ao vet, caso ele fosse Fiv/Felv positivo eu imediatamente solicitaria a eutanásia do animal.

Em primeiro lugar porque depois de ter sido "escaldada" com a possibilidade de contaminar os meus gatos residentes por causa de penduras, jurei que nunca mais passaria por uma situação semelhante. Em segundo lugar, sei que a eutanásia é um processo completamente indolor e sem sofrimento para o animal, preferível ao facto dele andar eventualmente na rua a contribuir para a disseminação do vírus e mais ainda pelo facto do animal poder vir a sofrer com as manifestações da doença.

E claro que é muito bonito dizer que ele teria hipótese de ser adoptado e viver uma vida longa e feliz, mas a experiência que tenho é que é tão difícil encontrar bons donos para gatos saudáveis e bebés, quanto mais para adultos doentes :( Às vezes vale a máxima: "do mal o menos!"

Em relação à gatinha que a Fabriro afirma ter sido "assassinada" por uma Vet sanguinária, de certeza que ela não estaria com coriza, diarreia, ou afins...? É que custa-me a crer que estivesse completamente "saudável"!

Cumprimentos,
Susana
Eu também tenho a mesma opinião que a Susana mas já desisti de gastar o meu "latim" a tentar que a percebam. Mas agora e em relação a este tópico fiquei com uma dúvida que gostaria de ver esclarecida já que me poderia trazer alguns problemas no modo como eu tenho redigido o contrato de compra e venda dos meus gatinhos. É que antes de cada cruza, eu peço para o vet. recolher sangue dos progenitores que depois vai para Espanha para se efectuar então o despiste do PIF ou mais correctamente dos coronavírus. Mas pelo que me apercebi pelo texto seria melhor a pesquisa ser efectuada com a análise das fezes? Ou as duas análises?
Maria Jo&atilde;o
mjoaomarques
Membro Veterano
Registado: terça jan 07, 2003 6:19 pm

sexta mar 19, 2004 12:07 pm

sfigueira Escreveu:

Cumprimentos,
Susana
Eu também tenho a mesma opinião que a Susana mas já desisti de gastar o meu "latim" a tentar que a percebam. Mas agora e em relação a este tópico fiquei com uma dúvida que gostaria de ver esclarecida já que me poderia trazer alguns problemas no modo como eu tenho redigido o contrato de compra e venda dos meus gatinhos. É que antes de cada cruza, eu peço para o vet. recolher sangue dos progenitores que depois vai para Espanha para se efectuar então o despiste do PIF ou mais correctamente dos coronavírus. Mas pelo que me apercebi pelo texto seria melhor a pesquisa ser efectuada com a análise das fezes? Ou as duas análises?
Maria Jo&atilde;o
noggy
Membro Veterano

sexta mar 19, 2004 12:12 pm

mjoaomarques Escreveu: Ou as duas análises?
A minha gata mais velha fez análises às fezes no LNIV por exemplo!

De qualquer forma, de pouco adiantam esses testes uma vez que mesmo assim nunca poderá afirmar que ele é (ou não) portador de PIF apenas de coronavirus...

Se for portador de corona virus em qualquer altura poderá desencadear sintomas de PIF...
noggy
Membro Veterano

sexta mar 19, 2004 12:23 pm

CasadeAnaval Escreveu: Para os que falam dos vets oportunistas, pensem bem...não seria mais vantajoso para o vet manter o animal vivo de forma a contar no médio prazo com um animal que iria gastar muito dinheiro na sua clinica do que o eutanasiar ali ?
Eu queria ver esses veterinários a ser tão misericordiosos se tivessem que pagar do bolsinho deles o Eutasil.

Para mim, os assassínios por conveniência acabariam se as injecções em vez de €25 passassem a custar €250 (totalmente a cargo do dito vet misericordioso) se não fosse totalmente comprovado (com análises, RX ou o que fosse) que o animal estava em estado terminal e que eutanasiá-lo seria um acto de misericórdia...
Para casos terminais, até poderia ser à borla...
Responder

Voltar para “Gatos”