Grau de esforço

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
anjaazul
Membro Veterano
Registado: sábado mar 30, 2002 6:33 pm

quinta mar 18, 2004 3:14 pm

tenho pensado bastante qual é o limite a partir do qual os animais podem chegar à exaustão. agora com o tópico em que se refere que a morte do cão pode ser atribuída a excesso de fadiga, ainda mais curiosa estou. e falo nisto, não apenas pelo facto de o cão poder andar kms. tenho-me questionado se faço bem em andar com os cães todo o dia dentro do carro. muitas vezes saio e levou-os. vou à minha vida e eles ficam. depois, passeam. e assim sucessoivamente. mas reparo que à noite estão cansados. será normal? vou-me deixar disso, porque já começa a fazer calor e eles ressentem-se, embora se pelem por andar com o xxx tremidinho :D
angie_bcl
Membro Veterano
Registado: quinta jan 30, 2003 9:51 am

quinta mar 18, 2004 3:25 pm

Olá,

anja essa dúvida também me persegue. Além de o caso do Porthos me ter sido muito próximo, também não sei até que ponto posso exercitar os meus cães.

Eu adoro dar grandes caminhadas e eles de me acompanharem. Noto que ficam muito cansados, a tossir, a babar-se com a língua toda de fora.
Aqui há dias, um boxer, amigo dos meus cães, doido por bolas, passou duas horas no campo de futebol a correr com uns míudos.
Á vinda embora quase que foi preciso trazê-lo ao colo.

Dentro do carro é outro problema. Quantos não morrem sofucados com as janelas abertas, enquanto o dono vai à esquina?
Tenha cuidado anja acredite que é muito triste vê-los a querer respirar e a não conseguir.

Ir à praia só na primavera. Eles sofrem tanto com o calor e com a areia quente. Só quem experimenta é que se apercebe. Claro que nós queremos ter a companhia dos nossos animais em todas as circunstancias, mas não podemos ser egoístas e devemos pensar neles em primeiro lugar. Sempre!
Oskarina
Membro Veterano
Registado: terça mar 02, 2004 5:18 pm
Localização: Oskar ( Serra de Aires) por enquanto.... vem aí uma mana a caminho....

quinta mar 18, 2004 3:39 pm

Realmente aí está uma boa questão!!

O Óskar, por norma e um cão cheio de energia, quer em casa, quer na rua, não nada de carro ( a dona é pobre e não tem carro) e adoro passear muito com ele.

Só por vezes noto que ele se cansa, porque antes de sair de casa, lá anda ele aos saltos e a correr, com a alegria normal dum cão que está prestes a ir á rua!!

Nestas situações, noto que ele se cansa muito mais facilmente, até porque de manhã, ele faz ginástica comigo ( eu corro, e claro está,

:lol: , ele tb).

Agora no proximo mês faremos a viagem normal das Ferias da Pascoa, e o Oskar, pela primeira vez ( acho eu... :oops: ) vai viajar de comboio para as planicies alentejanas, onde terá espaço para correr, sem correr o risco de ser atropelado.

Claro está, que os donos, quando se panham no Alentejo, dão caminhadas de kilometros, a apanhar ar puro.

Também irei verificar se ele se cansará muito ou não, pois como sabem, o clima lá em baixo é quentinho!!

Mas tb por norma minha, levo sempre uma garrafita de água para o Oskar, quando damos passeos maiores, e inclusive, sentamo-nos no caminho, quer para ele descansar, quer para o je fumar um cigarrito.

Vamos ver como vai ser com ele...
Ele cansa-se mais em casa do que na rua, porque o dono está sempre a brincar com ele.
AndLemos
Membro Veterano
Registado: terça abr 02, 2002 1:26 pm

quinta mar 18, 2004 4:04 pm

Há uma situação que eu não posso controlar, os meus cães durante o dia andam à solta, e correm conforme lhes apetece, e dois cães juntos à disputa, são uns "doidos". Depois tenho de ter "350" :D :D taças de água porque adoram meter os pés lá dentro para se refrescarem, inicialmente construi uma espécie de lago para se refrescarem, mas agora mantenho-o vazio por causa da água parada atrair mosquitos e tenho medo. Não sei se há alguma maneira de controlar isto.
Quanto a caminhadas, com peso e medida, no Verão em dias de calor estão no quintal com sobras e água á descrição, por vezes encho o lago que ao fim das brincadeiras esvazio.
Guida__F
Membro Veterano
Registado: terça dez 02, 2003 7:14 pm

quinta mar 18, 2004 6:05 pm

O Snoopy é um furação, penso que derivado da sua idade. Aliás num outro forum (em inglês) alguém chamou a este período a "Fase do Diabo da Tansmãnia".

O meu pai leva-o todos os dias para uma pequena praia perto de casa e onde o solta.

Bem a sorte é que a praia é cavada nas rochas e como acesso só tem umas escadas estreitas.

- Ele não para um minuto. Correr e corre e corre e chega a enfiar-se nas grutas para voltar a correr. Só pára para fazer buracos na areia e mesmo nessa altura está a fazer esforço.

Claro que quando chega a casa está cansado e vai fazer a sua sesta.

No entanto, se por algum motivo, não vai dar o seu passeio anda completamente amalucado e excitado em casa.
... Eu diria que ele sofre de excesso de energia e quando não a pode descarregar fica Super Hiperactivo.

No entanto a conversa sobre as viagens de de carro preocupa-me.
O Snoopy vai com os meus pais para todo o lado de carro e mesmo quando está fresco vai com a língua de fora e ofegante.
Será mania?
É que depois deita-se e dorme descansado.

Também já fez viagens mais longas de carro. Os meus pais param de hora a hora para lhe dar água e o passear um pouco... será isso o suficiente para que não tenha problemas de saúde?
anjaazul
Membro Veterano

quinta mar 18, 2004 7:02 pm

bom, eu tenho a dizer que no verão, só levo os cães a passear de carro ao fim da tarde. também estiveram 2 anos nos açores e lá faz muito menos calor. costumava levá-los à praia, mas era mais para tomarem banhos de chuva :evil:
há dias, levei-os à rua e enquanto fui dar umas voltas, deixei o prato com água para beberem sempre que quisessem.
não tenho ido ao parque da belavista, porque o abençoado festival conseguiu destruir aquilo tudo. estes dois corriam imenso. à costa, tenho medo, porque a maluca da carlota adoora fugir e tenho medo que fique atropelado. mas como a escola de treino fica por ali, levei-os no sábado. a carlota correu, tanto, tanto, tanto :o que estava a ver que rebentava. atirava-se para a areia, mas depois, lá ia ela. ve-se mesmo que o animal estava desejoso de corrida. como não tem feito isso, anda maluca em casa a fazer tropelias e a correr atrás dos gatos. hoje levei-a para um espaço fechado mas amplo... foi correr a bom correr.
KROZ
Membro Veterano
Registado: quarta jan 30, 2002 2:48 am

quinta mar 18, 2004 8:43 pm

Exceptuando os cães cujo fisico não seja apto para o desporto (tipo bulldog...), os outros conseguem perfeitamente acompanhar-nos numa caminhada ou numa corrida. Quando o ser humano normal estiver de rastos o cão ainda tem energia... Um cão de porte grande consegue andar a trote durante imenso tempo, muito mais que nós. Isto falando de cães normais e pessoas que não pratiquem desporto cardio vascular.

Faço treinos de 90 minutos incluindo marcha e trote para os cães e quando a maioria dos donos estão de rastos os cães não param de trabalhar.
casadiscaes
Membro Veterano
Registado: quinta fev 28, 2002 4:12 pm
Contacto:

quinta mar 18, 2004 11:38 pm

Dantes custumava fazer um pequeno passeio à noite com a Brindle a fazer tracçção (cerca de 5 Km), sempre em esforço, e a rapariga chegava a casa ligeiramente ofegante mas ainda com excesso de energia... Para o Arnold, nada como uma horita de natação no rio...
<p>Gon&ccedil;alo</p>
<p>Imagem</p>
ladyxzeus
Membro Veterano
Registado: sábado abr 26, 2003 5:14 pm
Localização: 2 cães(Fluffy e Infeliz), 1 gatinho (Mime) e 1 rouxinol do Japão(o Lípio)

sexta mar 19, 2004 5:16 pm

Tudo depende do treino físico que o animal possui. Por exemplo, os meuis cães aguentam caminhadas enormes, porque estão o tempo todo soltos, em constante movimento e a gastar as energias todas. Se eles vivessem refastelados num sofá, aguentavam tanto como eu.
Não se deve esquecer que os cães se cansam menos a andar do que nós: eles têm tracção às quatro rodas.
anjaazul
Membro Veterano

sexta mar 19, 2004 5:48 pm

Não se deve esquecer que os cães se cansam menos a andar do que nós: eles têm tracção às quatro rodas.
:lol: :lol: :lol:
bom, lá foram eles outra vez de xxx no carrinho. não resisto. isto a pretexto da terapoia do max. a vet disse que eu o devo obrigar a enfrentar todas as situações para ele perder o medo. e lá vão eles :p andar a pé não sei se andam muito, mas de carrinho :)
Responder

Voltar para “Cães”