Texto do PIF - PCC

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

mjoaomarques
Membro Veterano
Registado: terça jan 07, 2003 6:19 pm

sexta mar 19, 2004 12:37 pm

noggy Escreveu:
mjoaomarques Escreveu: Ou as duas análises?
A minha gata mais velha fez análises às fezes no LNIV por exemplo!

De qualquer forma, de pouco adiantam esses testes uma vez que mesmo assim nunca poderá afirmar que ele é (ou não) portador de PIF apenas de coronavirus...

Se for portador de corona virus em qualquer altura poderá desencadear sintomas de PIF...
Será que estamos a falar de análises diferentes? Digo isto porque o resultado dos testes especifica a PIF e não coronavírus e citando o relatório da análise:

Valoracion de Anticuerpos frente al virus de la Peritonitis Infecciosa Felina
Resultado ... Negativo
Criteros de Valoracion : Negativo
Maria João
fabriro
Membro Veterano
Registado: quarta jun 12, 2002 2:52 pm
Localização: Quatro gatos europeus comuns lindos:Pantufas, Patusca, Ninja e Principe Azul

sexta mar 19, 2004 12:37 pm

Bem isto parece uma pescada de rabo na boca. Um animal portador do vírus pode ser portador a vida toda e o mesmo nunca se manifestar, é por isso e tem que ser considerado um animal saudável.... a gata de uma amiga minha morreu o ano passado com 14 anos, foi portadora do vírus durante oito e morreu de insuficiência renal........ E a Leonilde que aqui já afirmou ter um gato com fiv doentíssimo, vejam só...é gordo!!!!!!! E os links aqui colocados com as fotos dos gatos portadores de fiv da Uz......doentíssimos, alguns deles há anos...... ........bem, mas aqui trata-se apenas de constatar o mais cómodo. Espero sinceramente que nunca se cruze com um animal de rua portador do vírus.

Já agora que parece ser uma pessoa com tantas certezas explique-me uma coisa. A gatinha de que eu falei não foi eutanasiada porque eu não o permiti. A que foi eutanasiada estava saudável sim e até já tinha dono e foi a Noggy que falou com a “veterinária”. A “minha” estava doente, na clínica, foi-lhe feito o teste de coronavirus (kit), ia ser morta. Tirei-a de lá, foi adoptada, a agora sim a VETERINÁRIA que a assistiu detectou-lhe uma infecção uterina , foi operada, esterilizada na mesma altura, depois disso foi operada para lhe serem retirados os dentinhos (é fiv positiva, confirmado em laboratório), recuperou, vive feliz, saudável, com fiv, sem Pif e não sabemos a idade dela, apenas sabemos que tem mais de 14 anos. Ora explique-me então com argumentação válida que “suporte” devidamente a eutanásia que lhe ia ser feita, se esta gata em vez de se cruzar comigo se tivesse cruzado consigo, por exemplo.....

A Maria João afirmou ter a mesma opinião, mas estar cansada de gastar o seu latim, pois eu afirmo-lhe precisamente o contrário. Nunca me cansarei de gastar o meu latim se isso representar mudar mentalidades e convicções como as vossas.......
noggy
Membro Veterano
Registado: segunda ago 26, 2002 3:23 pm

sexta mar 19, 2004 12:59 pm

mjoaomarques Escreveu:
noggy Escreveu:
mjoaomarques Escreveu: Ou as duas análises?
A minha gata mais velha fez análises às fezes no LNIV por exemplo!

De qualquer forma, de pouco adiantam esses testes uma vez que mesmo assim nunca poderá afirmar que ele é (ou não) portador de PIF apenas de coronavirus...

Se for portador de corona virus em qualquer altura poderá desencadear sintomas de PIF...
Será que estamos a falar de análises diferentes? Digo isto porque o resultado dos testes especifica a PIF e não coronavírus e citando o relatório da análise:

Valoracion de Anticuerpos frente al virus de la Peritonitis Infecciosa Felina
Resultado ... Negativo
Criteros de Valoracion : Negativo
No caso concreto da minha gata, foi a vet que solicitou o exame ao coronavirus pq na altura da esterilização, viu-lhe algo diferente nos intestinos e achou melhor tirar dúvidas... (deu negativo)...

Sei que o que ela que fez foi o teste ao coronavirus.
De uma coisa tenho a certeza absoluta, não existem testes ao PIF porque o PIF enquanto virus específico "não existe".
O que existe é um coronavirus degenerado e que em conjunto com os outros sintomas já aqui falados aponta para o diagnóstico de PIF.

Apenas nas autópsias é possível comprovar a existência do PIF.
Este virus é tremendamente "maquiavélico", a ponto de se saber de casos em que os gatinhos morreram de PIF com todos os sintomas (liquido na barriga etc) e cujo o resultado da biópsia na autópsia deu negativo...
E esta hein??
mjoaomarques
Membro Veterano

sexta mar 19, 2004 1:20 pm

fabriro Escreveu: ...
A Maria João afirmou ter a mesma opinião, mas estar cansada de gastar o seu latim, pois eu afirmo-lhe precisamente o contrário. Nunca me cansarei de gastar o meu latim se isso representar mudar mentalidades e convicções como as vossas.......
Fabriro, eu não acredito que não seja capaz de vêr o perigo em que pode pôr um gatil inteiro com a sua opinião. Aliás se não houvesse o perigo de misturar gatos portadores com não portadores porque é que está sempre a dar o exemplo das associações que têm o "cantinho dos portadores"?
Maria João
hecep
Membro Veterano
Registado: sexta out 25, 2002 11:19 am
Localização: dois gatos (Rafa e Pepe), uma cadela (Flash), um cão (Tomé), uma galinha, um pato, uma pata, uma cab

sexta mar 19, 2004 1:23 pm

mariajoão: O teste é aos coronovírus não ao PIF. Esse laboratório usa uma designação enganosa. Já ouvi falaralguém de quererem processar um laboratório precisamente por usarem uma designação incorrecta para o testem que realizam, se calhar é esse... Não há necessidade de enviar o sangue para Espanha, no LNIV fazem análises tanto no sangue como nas fezes para pesquisa de coronovírus. Mais uma vez, se vir o texto amavelmente traduzido pelo forista que aqui colocou este post, mesmo que um gato seja positiva nas 2 análises não quer dizer que tenha PIF, vírus há muitos, leia com atenção o que ele escreveu.
fabriro
Membro Veterano
Localização: Quatro gatos europeus comuns lindos:Pantufas, Patusca, Ninja e Principe Azul

sexta mar 19, 2004 1:41 pm

mjoaomarques Escreveu:
Fabriro, eu não acredito que não seja capaz de vêr o perigo em que pode pôr um gatil inteiro com a sua opinião. Aliás se não houvesse o perigo de misturar gatos portadores com não portadores porque é que está sempre a dar o exemplo das associações que têm o "cantinho dos portadores"?
Bem lá vou eu mais uma vez voltar ao mesmo e repetir pele milezima vez ou mais que eu nunca disse que não há perigo de contágio, que entendo quem não queira adoptar um gato portador, que entendo quem não quer misturar gatos positivos com negativos, mas o que eu não entendo e condeno é quem defende que pelo simples facto do gato ser portador do fiv deve ser eutanasiado ou tem que ser eutanasiado. Um animal NUNCA deve ser eutanasiado a não ser que esteja em sofrimento. Vamos ver se desta é de vez
fabriro
Membro Veterano

sexta mar 19, 2004 1:48 pm

hecep Escreveu: Mais uma vez, se vir o texto amavelmente traduzido pelo forista que aqui colocou este post, mesmo que um gato seja positiva nas 2 análises não quer dizer que tenha PIF, vírus há muitos, leia com atenção o que ele escreveu.
Só um aparte porque acho que ainda não o tinha dito aqui, a gatinha que ia ser eutanasiada por "pif positivo", fez já dois testes em laboratório ao coronavirus que deram negativos.....
mjoaomarques
Membro Veterano

sexta mar 19, 2004 1:51 pm

hecep Escreveu: ...
Mais uma vez, se vir o texto amavelmente traduzido pelo forista que aqui colocou este post, mesmo que um gato seja positiva nas 2 análises não quer dizer que tenha PIF, vírus há muitos, leia com atenção o que ele escreveu.
Reli melhor o texto e verifiquei que o despiste que o lab. espanhol faz é o teste Elisa e por isso a resposta deles em relação a PIF e não a coronavírus.

Agora eu tenho é que me preocupar que os meus gatos reprodutores estejam isentos de coronovírus e para isso penso que o mais acertado será fazer simultaneamente as análises ao sangue (para ver se existem anti-corpos) e às fezes (para ver se encontarm por lá algum). Não concordam?
Maria João
mjoaomarques
Membro Veterano

sexta mar 19, 2004 2:09 pm

Bem lá vou eu mais uma vez voltar ao mesmo e repetir pele milezima vez ou mais que eu nunca disse que não há perigo de contágio, que entendo quem não queira adoptar um gato portador, que entendo quem não quer misturar gatos positivos com negativos, mas o que eu não entendo e condeno é quem defende que pelo simples facto do gato ser portador do fiv deve ser eutanasiado ou tem que ser eutanasiado. Um animal NUNCA deve ser eutanasiado a não ser que esteja em sofrimento. Vamos ver se desta é de vez
Mas isto foi sempre o que eu (e outros) também achamos. Ou acha que se assim não fosse eu me tinha dado ao trabalho, preocupação e despeza (que não foi pequena), durante meses, em tentar recuperar o gato do outro tópico? Se assim fosse, assim que eu o recolhi, tinha sido eutanasiado não acha? Agora gostaria que a Fabriro e os outros foristas que me condenaram (palavras suas) me dissessem o que teriam feito para aquele meu caso. E este pedido é sério porque poderão me dar alguma idéia de como salvar um animal caso se me depare (não comigo, porque nunca mais vou passar por semelhante aperto) situação idêntica.
Maria João
noggy
Membro Veterano

sexta mar 19, 2004 2:14 pm

mjoaomarques Escreveu:
hecep Escreveu: ...
Mais uma vez, se vir o texto amavelmente traduzido pelo forista que aqui colocou este post, mesmo que um gato seja positiva nas 2 análises não quer dizer que tenha PIF, vírus há muitos, leia com atenção o que ele escreveu.
Reli melhor o texto e verifiquei que o despiste que o lab. espanhol faz é o teste Elisa e por isso a resposta deles em relação a PIF e não a coronavírus.

Agora eu tenho é que me preocupar que os meus gatos reprodutores estejam isentos de coronovírus e para isso penso que o mais acertado será fazer simultaneamente as análises ao sangue (para ver se existem anti-corpos) e às fezes (para ver se encontarm por lá algum). Não concordam?
Aí está a razão porque esse teste é enganoso, precisamente pq dizer que faz testes a PIF...
Sinceramente não sei se vale de alguma coisa fazer os DOIS testes mas se sentir mais segura, porque não???
Faça os dois mas sempre com uma ideia em mente: o teste feito é ao coronavirus e mesmo que dê positivo não quer dizer que o gato venha a desenvolver PIF (80% dos gatos são portadores e desses apenas 10% desevolvem a doença)...
noggy
Membro Veterano

sexta mar 19, 2004 2:20 pm

mjoaomarques Escreveu: E este pedido é sério porque poderão me dar alguma idéia de como salvar um animal caso se me depare (não comigo, porque nunca mais vou passar por semelhante aperto) situação idêntica.
Basta que ponha aqui um apelo!
Vai ver que ajuda nã lhe faltará ;)
sfigueira
Membro Veterano
Registado: terça set 10, 2002 10:49 am

sexta mar 19, 2004 2:32 pm

noggy Escreveu: Parece-me a mim é que a Sfigueira não leu o tópico.
Já aqui foram colocadas fotos de gatos portadores de FIV que fazem análises periodicamente e se mantêm tão saudáveis como os não portadores.
Enquanto não houver manifestação de sintomas os animais são saudáveis sim!!!
Se não vejamos, um gato portador de coronavirus é doente ou saudável??Pense bem na resposta...
Se são assim tão saudáveis, porque é que estão separados dos outros e se recomenda que sejam adoptados por quem não tenha mais nenhum gato?

Quanto ao coronavírus... Parece-me bem que há aqui uma "quase conspiração" para fazer crer que o PIF não existe ou não é assim tão mau quanto o pintam!
noggy Escreveu: Não sabia que a Sfigueira conhecia todos os veterinários deste país!!
Se calhar conheço muitos mais que a Noggy...
E outros que têm muita fama e muito nome mas na prática, nem tanto!
noggy Escreveu: Eu felizmente tb não conheci mas como já disse, falei com uma ao telefone que assumiu claramente que abateu um animal simplesmente por ele ser portador de FIV... Quantas vezes é que vai ser preciso repetir?? Livra!!!!
E então? Continuo a achar que se calhar fez muito bem! Você viu a gata? Sabe em que estado estava?
noggy Escreveu:
sfigueira Escreveu: Agora acrescento, que direito terá alguém de pôr em risco outros animais?
E agora pergunto eu, quem é vc (ou qualquer um) para se sentir no direito de assassinar um animal???
Quanto ao termo assassinar, não acha um pouco forte?
E agora pergunto eu: você levava para casa conscientemente um animal e juntava aos seus, se soubesse que era portador de algum destes vírus?
noggy Escreveu:
sfigueira Escreveu: Ainda dizem que gostam de animais?
Esta afirmação é tão descabida e tão nitidamente provocatória (como aliás são sempre a generalidade das suas intervenções) que nem me merece comentários...
Esta minha afirmação, tem a ver com o que acabei de dizer na frase anterior, caso não tenha percebido à primeira, não foi dita em tom de provocação. Se se sentiu provocada é porque lhe serviu a carapuça, lamento!
noggy Escreveu:
sfigueira Escreveu: Se eu encontrasse um gato na rua e o levasse ao vet, caso ele fosse Fiv/Felv positivo eu imediatamente solicitaria a eutanásia do animal.
Dependendo do estado em que o encontrasse chamar-lhe-ia misericórdia ou assassínio!
Claro que você levava logo para sua casa e juntava imediatamente aos seus. :o
Se não tivesse alternativa, o que fazia?
noggy Escreveu:
sfigueira Escreveu: Em primeiro lugar porque depois de ter sido "escaldada" com a possibilidade de contaminar os meus gatos residentes por causa de penduras, jurei que nunca mais passaria por uma situação semelhante.
A melhor forma de não voltar a passar por uma situação semelhante é deixar de os recolher. Do mal a menos, tal como diz. Sempre é melhor que fiquem na rua e tenham a sorte de se cruzar com quem realmente está devidamente informado e se preocupa com eles...
Concordo plenamente! Agora se está tão bem informada e se preocupa tanto com a sorte dos portadores, porque é que não adopta um e junta aos seus?
noggy Escreveu:
sfigueira Escreveu: Em segundo lugar, sei que a eutanásia é um processo completamente indolor e sem sofrimento para o animal, preferível ao facto dele andar eventualmente na rua a contribuir para a disseminação do vírus e mais ainda pelo facto do animal poder vir a sofrer com as manifestações da doença.
E por ser um processo indolor passa a ser legítimo não????
Se for para evitar os factos que eu descrevi, claro que é legítimo!
Mas você leu o que eu escrevi???
noggy Escreveu: O que eu acho mais graça mesmo é a sfigueira se achar um Ser Superior com direito a decidir sobre a vida de quem quer que seja!!!
Eu não acredito em Deus, logo, porque deveria eu achar-me um Ser Superior se para mim tal não existe? E não, não tenho de facto o direito de decidir sobre a vida de quem quer que seja, mas acho-me no direito de decidir sobre a vida dos meus animais se isso implicar evitar riscos desnecessários de contágio ou parar-lhes com sofrimento!

Mas ei, como já aqui alguém disse, realmente também constato que não vale mesmo a pena gastar o meu latim... :roll:
Babette
Membro Veterano
Registado: quinta mar 11, 2004 11:20 am
Contacto:

sexta mar 19, 2004 3:22 pm

sfigueira Escreveu:Se são assim tão saudáveis, porque é que estão separados dos outros e se recomenda que sejam adoptados por quem não tenha mais nenhum gato?
Estão separados porque são portadores dum vírus que é contagioso :o :o Estarei maluca, ou já se disse isto milhares de vezes... :o

O que não significa que tenham que ser mortos por serem portadores dum vírus :o . Simples... achava eu :?
sfigueira Escreveu:Quanto ao coronavírus... Parece-me bem que há aqui uma "quase conspiração" para fazer crer que o PIF não existe ou não é assim tão mau quanto o pintam!
Descobriu.... fazemos todos parte duma grande conspiração!!!!! :o ... :lol: :lol: :lol:
sfigueira Escreveu:E então? Continuo a achar que se calhar fez muito bem! Você viu a gata? Sabe em que estado estava?
Com todo o respeito, acho que não deve ter lido bem o tópico :o
O que vale é que as duas senhoras não se importam de repetir a mesma coisa vezes e vezes.... ;)

É para uma boa causa e isso é que é importante !! :D ;)
fabriro
Membro Veterano

sexta mar 19, 2004 3:26 pm

mjoaomarques Escreveu:
Mas isto foi sempre o que eu (e outros) também achamos. Ou acha que se assim não fosse eu me tinha dado ao trabalho, preocupação e despeza (que não foi pequena), durante meses, em tentar recuperar o gato do outro tópico? Se assim fosse, assim que eu o recolhi, tinha sido eutanasiado não acha? Agora gostaria que a Fabriro e os outros foristas que me condenaram (palavras suas) me dissessem o que teriam feito para aquele meu caso. E este pedido é sério porque poderão me dar alguma idéia de como salvar um animal caso se me depare (não comigo, porque nunca mais vou passar por semelhante aperto) situação idêntica.
Não, o que a Maria João disse é que depois de ter recuperado o gato e dele estar pronto para adopção, mesmo assim o teria eutanasiado, se não tivesse aparecido um dono, porque estava a chegar o prazo limite de o poder ter.......a SFigueira disse categoricamente que se um gato que ela recolhesse desse positivo, doente ou não, o abatia de imediato. Desculpe mas isto não é nem de perto, nem de longe aquilo que eu defendo!!!!!!!! Muito pelo contrário, é contra isto que eu luto!!

Quanto à sua pergunta em relação aos testes se isso a descansa por causa dos gatinhos reprodutores faça-o, mas lembre-se que independentemente do resultado e mais uma vez contra o que é aqui afirmado pela SFigueira o gatinho não tem Pif, mesmo que dê positivo, apenas é portador do coronavirus........
noggy
Membro Veterano

sexta mar 19, 2004 3:31 pm

sfigueira Escreveu: Se são assim tão saudáveis, porque é que estão separados dos outros e se recomenda que sejam adoptados por quem não tenha mais nenhum gato?
Já viu as fotos que coloquei aqui?? Recomendaria então a eutanásia deles todos presumo eu?? É que nenhum está doente... é apenas PORTADOR de um vírus...
Existem adopções conscientes feitas por pessoas que já tinham outros gatos... ou também tem dúvidas??
sfigueira Escreveu: Quanto ao coronavírus... Parece-me bem que há aqui uma "quase conspiração" para fazer crer que o PIF não existe ou não é assim tão mau quanto o pintam!
Se não se importa responda à minha pergunta: um gato portador de coronavirus é um gato doente ou não??
E já agora aproveite e coloque aqui a citação (ou citações) onde se diz que o PIF não existe...
O que se disse sempre é que já houve casos de diagnósticos de PIF errados... e que o coronavirus é pernicioso...

sfigueira Escreveu: Se calhar conheço muitos mais que a Noggy...
E outros que têm muita fama e muito nome mas na prática, nem tanto!
Conhece como?? Pessoalmente?? Trabalhou com eles?? Conhece as práticas??? Acha que eles vão assumir publicamente que matam gatos saudáveis???
sfigueira Escreveu: E então? Continuo a achar que se calhar fez muito bem! Você viu a gata? Sabe em que estado estava?
Nem que a quisesse ter visto a sra. dra. não deu tempo. Como já disse, ela, 20 min dp de fazer uma porcaria de um teste de kit, matou-a...
Além de que independentemente do estado (que no caso era bom), a gata já tinha um dono em Lisboa e quem a fosse buscar ao Porto... tivesse essa assassina dado tempo... e a bichinha tinha tido uma casa...
sfigueira Escreveu: Quanto ao termo assassinar, não acha um pouco forte?

Então quer que chame o quê a matar um animal saudável e inocente??
sfigueira Escreveu: E agora pergunto eu: você levava para casa conscientemente um animal e juntava aos seus, se soubesse que era portador de algum destes vírus?

Olhe eu fiz "melhor", levei um que não sabia se era portador de alguma coisa. Tinha 1 mês e meio e até fazer os testes aos 6 meses esteve em convívio com a minha gata!!!
Achava preferível o quê??? Matá-lo??? Ou mantê-lo encarcerado durante mais de 3 meses até poder fazer testes fiáveis...
sfigueira Escreveu: Esta minha afirmação, tem a ver com o que acabei de dizer na frase anterior, caso não tenha percebido à primeira, não foi dita em tom de provocação. Se se sentiu provocada é porque lhe serviu a carapuça, lamento!
É claro que era provocação, tanto mais que o voltou a fazer... aquela frase é descabida e imprópria... precisamente por gostar de animais é que não me entra na cabeça que alguém que diz que gosta de animais dê ordem para matar um gato apenas por ser PORTADOR de um vírus.
sfigueira Escreveu: Claro que você levava logo para sua casa e juntava imediatamente aos seus. :o
Se não tivesse alternativa, o que fazia?
Claro que não juntava aos meus mas não seria com medo do FIV ou do FeLV. Existem outras doenças DE MUITO MAIS FÁCIL CONTÁGIO que devem ser prevenidas como o PIF e as corizas, por exemplo...

Quanto a alternativas, é discutível. Há uma que não entra neste campeonato e essa é a eutanásia de animais saudáveis...

Eu pelo menos jamais quereria deitar a cabeça na almofada com esse peso na consciência...
Mas concordo que matar é sempre o caminho mais fácil...
sfigueira Escreveu: Concordo plenamente! Agora se está tão bem informada e se preocupa tanto com a sorte dos portadores, porque é que não adopta um e junta aos seus?
Como já lhe disse fiz melhor que isso... adoptei um que nem sabia se era ou não era... calhou não ser mas se fosse... acha que o ia eutanasiar?? Ou sequer separá-lo ou dá-lo?? NUNCA na VIDA...
sfigueira Escreveu: Se for para evitar os factos que eu descrevi, claro que é legítimo!
Mas você leu o que eu escrevi???
Claro que li e por isso mesmo é que lhe digo que não é e nunca será legítimo matar um animal saudável, ainda para mais quando se usa o argumento de ser para prevenir o que o pobre animal possa vir a sofrer no futuro...
Quando esse tempo chegar logo se verá!!!
Até lá e se está bem de saúde para quê matá-lo???
sfigueira Escreveu: Eu não acredito em Deus, logo, porque deveria eu achar-me um Ser Superior se para mim tal não existe? E não, não tenho de facto o direito de decidir sobre a vida de quem quer que seja, m
as acho-me no direito de decidir sobre a vida dos meus animais se isso implicar evitar riscos desnecessários de contágio ou parar-lhes com sofrimento!
Não é preciso acreditar em Deus mas se achar um ser superior. Não percebo o que é que uma coisa tem a ver com outra!!!
Mas então diga-me, acha-se o quê para se sentir no direito de autorizar a morte de um animal que não esteja em estado terminal e a sofrer??
sfigueira Escreveu: Mas ei, como já aqui alguém disse, realmente também constato que não vale mesmo a pena gastar o meu latim... :roll:
No que concerne o assassínio de animais saudáveis por conveniência dos donos, não vale mesmo!!!
Responder

Voltar para “Gatos”