Gatinho dorme na caixa da areia

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
cmar
Registado: segunda ago 26, 2002 2:54 pm

quinta ago 29, 2002 12:56 pm

Ola mais uma vez

Porque será que o meu gatinho por vezes vai dormir para a caixa da areia (WC) quer ela esteja limpa quer esteja já usada?
Clowdia
Membro Veterano
Registado: sexta jan 18, 2002 10:07 pm

quinta ago 29, 2002 1:02 pm

Tens um sítio que seja só dele diferente desse? Se não, pode ser por isso. Os gatinhos principalmente quando estão em nossa casa há pouco tempo precisam de um cantinho que saibam que é só deles, que não esteja sempre a ser mexido ou a ser trocado de sítio e onde se sintam protegidos e à vontade para dormir. Se o teu gato não tiver um local assim à sua disponibilidade ( não necessáriamente um alcofa... o meu Jaquim dorme em cima da televisão qual bibelot....), vai usar a casinha de banho porque é lá que se identifica com um espaço só seu..... aos poucos e poucos quando conhecer melhor a casa vais encontrar os SEUS lugares... até lá tens que lhe dar tempo.... já tens o gatinho há mto tempo?
terry
Membro Veterano
Registado: sábado mai 11, 2002 2:02 pm

quinta ago 29, 2002 1:23 pm

Olá!
Há pouco tempo houve alguém com o mesmo problema!
Mais tarde escreveu a dizer que a gatinha tinha tomado banho e que depois nunca mais dormiu na caixa da areia e que provavelmente o fazia por se sentir suja e não querer sujar a caminha. Será!? :o
Os gatos são muito enigmáticos! :roll:
O Mixteco também dormiu na caixa da areia na primeira noite, mas depois disso nunca mais repetiu a gracinha....

Boa sorte
rsaraiva
Membro Veterano
Registado: segunda mai 27, 2002 9:27 am

quinta ago 29, 2002 1:28 pm

eu voto na Clowdia.
se for pequenino e novo em casa o caixote pode muito bem ser o unico sitio que ele sabe que é dele e onde se sente seguro :(

tenta mudar o caixote de lugar e por uma caminha para ele onde estava o caixote, se ele se habituar à caminha voltas a por tudo como estava :)
anokas123
Membro Veterano
Registado: sexta jun 21, 2002 2:13 pm

quinta ago 29, 2002 1:29 pm

O meu gatinho mais novo, apesar de ter mais do que uma cama, às vezes dá-lhe para dormir no cesto das batatas :o
calculo que seja por ser dos poucos locais onde a outra gata não o alcança, lol
cmar

quinta ago 29, 2002 1:50 pm

Este é o gatinho de que já falei na mensagem "Gatinho de 11 semanas com TINHA".
Até agora ele tem tido um sitio mesmo só dele e onde ninguém o perturba: a marquise. Tem uma caminha bem fofinha onde também gosta muito de dormir e para onde corre quando se sente assustado ou inseguro.
Provavelmente será uma reacção ao facto de se sentir sózinho.
Acho que vou mesmo arriscar juntá-los neste fim de semana.
O pior que pode acontecer é ficarmos todos com TINHA...
Mas também já acho que ando a super proteger a minha outra gata e a mim mesma e sem querer a prejudicá-lo a ele.
Era no minimo irónico que quando ele ficasse bom e a vet desse o OK para os juntar ele tivesse uma recaída ou eu própria levasse a TINHA para casa e então nenhuma das restrições a que ele tem estado sujeito teria valido a pena!...
Vou arriscar... :roll:
terry
Membro Veterano
Registado: sábado mai 11, 2002 2:02 pm

quinta ago 29, 2002 2:25 pm

Boa sorte! ;)
Clowdia
Membro Veterano

quinta ago 29, 2002 2:27 pm

Se é assim, será que ele não dorme no caixote por ser mais fresco que a caminha dele ou para se coçar rebolando nas pedrinhas de areia...afinal a tinha deve dar-lhe imensa comichão, não? Tem cuidado ao juntar os teus gatos porque já imaginaste o que acontece se em vez de um gato com tinha ficares com dois???? Não será melhor esperar um bocadinho até ele estar recuperado?? Ele vai ter que recuperar, certo?

Boa sorte para o teu menino.
Piolha
Membro Veterano
Registado: terça jun 11, 2002 9:55 pm

quinta ago 29, 2002 3:02 pm

Olá!

acho k já dei a minha opinião sobre este assunto da tinha mas volto a repetir, se a outra apanhar kual é o drama??!?!?!?!? a tinha é chata de tratar pois reker muito tempo mas é inofensiva! pior é eles terem parasitas internos ou externos (podem transmitir mts coisas incluindo hemobartonelas e levá-los à morte!

porke será k a tinha é encarada como uma peste e vista como sinal de má higiene!?

este verão o k não falta aí é TINHA, em todo o lado, são poucos os animais k não a teem, os k não tem peladas e por isso não são tratados mas k albergam os esporos são contagiosos para os outros e nós nem sabemos

e os k andam na rua e a curam por si?

e os nossos sapatos k andam na rua e k trazem ovos de parasitas como lombrigas oxiuros e ténias?!?!? não lhes faz confusão? só se for porke não se vê! mas as peladinhas nos animais já faz muita confusão e já se afastam!

o unico problema a meu ver é k os medicamentos sistemicos(comprimidos) são toxicos para o figado (são hepatotóxicos) dai k devam ser dados com manteiga e após as refeiçoes e nas doses recomendadas,
claro k dá mais trabalho enfiar 1 cp a 2 gatos por dia do k só a um, mas será k compensa o stress?

agora tenho 15 gatos a fazer tratamento (os meus e os penduras) os k não teem peladas estão a fazer como prevenção! os k não consigo agarrar e dar (o francisco para não o traumatizar, um pendura porke é mauzinho, etc) dou o cp numa bolinha de carne ou de atum! e assim estou entretida cerca de meia hora para dar a todos! é complicado é decorar kem já comeu e kem falta....

não se preocupem tanto com coisas tão simples.....

piolha
cmar

quinta ago 29, 2002 4:17 pm

Não se zangue connosco, Piolha! ;)

Como eu já tinha dito numa das mensagens: há realmente divergencia de opiniões e de conselhos, mas o que é mais que certo é que todos queremos o melhor para o bem estar dos nossos amados bichinhos.
Eu sei que mesmo que realmente eu já tenha sido contagiada, a cura é simples e eficaz e há coisas bem mais complicadas do que isto!
Mas a outra gata detesta tratamentos, por ex. para otite que também teve quando era pequenina e voltou a ter agora, porque o bébé lhe pegou, apesar de todos os cuidados!!
Até para cortar as unhas ou dar Vitaminthe é uma fita...
Tenho a certeza que se tiver de andar um mês atrás dela com comprimidos, algodões e loções, ao mesmo tempo que ela tem de passar pelo stress dos primeiros dias de convivencia com um companheiro novo, ela vai simplesmente passar-se!
Eu não tenho qualquer problema em estar bem pertinho e brincar o mais possível com o mais pequenino, aliás foi dessa forma que muito provavelmente ele me contagiou, mas em relação à gata é diferente.
Eu já tenho tão pouco tempo para estar com eles, quero aproveitar esse tempo para brincar e fazer-lhes muitas festinhas, e evitar andar a dar-lhes medicamentos, que é o que tenho feito há 1 mês e meio com o pequenino. Quero evitar pôr toda a gente doente em casa, apesar de não ser nada grave.
Como disse no meu primeiro dia no fórum (ontem) sou muito inexperiente em doenças de gatos, porque felizmente a minha gata que tem 1 ano e sete meses nunca teve nada, para além da otite quando era bébé.
Acho que a Piolha e outras pessoas que defendem o mesmo têm carradas de razão em relação a certos aspectos (há doenças muito piores, podemos ser nós mesmos a trazer parasitas da rua, a própria gata pode albergar os poros e ser contagiosa para o gatinho bébé e nunca se ter manifestado nela, etc...), e se começo a pensar juntá-los é porque lhes dou razão e porque receio com tantos cuidados estar a prejudicar o pequenito.
Só para finalizar tenho de dizer isto: Piolha, eu não me afasto do gatinho por ele ter TINHA ou por qualquer outra razão. Se visses o aspecto dele quando o trouxe da rua com menos de 1 mês de vida... era tudo menos bonito... e eu levei-o para casa. ;)
Mais uma vez obrigada pelas dicas. ;)
Piolha
Membro Veterano

quinta ago 29, 2002 4:52 pm

Olá outra x!

não me estou a zangar com ninguém, peço desculpa pelo modo como escrevi, mas é a minha maneira de ser, um pouco brutinha...ok bruta!

isso de dar coprimidos aos meninos tem k se lhe diga, se não for feito da maneira correcta, ficam eles stressados e ficamos nós! para dar cp tem k se imobilizar o gato pelo cachaço, com seringa de coprimidos ou com o dedo com manteiga ou sem manteiga ele tem k ficar imobilizado senão corremos o risco de ele se engasgar e de ficarmos horas a correr atrás dele com falinhas mansas e sem resultados!

segurando pelo cachaço abrindo a boca e colocando mesmo no meio da lingua e na "goela" o dito cp, fechando em seguida a boca e dando festinhas no pescoço para eles engolirem e ainda abrir a boca para termos a certeza k foi engolido e só no fim largar o bicho e dar miminhos demora cerca de 5 a 10 segundos, é simples eficaz e ninguém fica stressado

por acaso falas-te em vitamint (desparasitante), keria alertar-te para o facto desse medicamento estar a ser muito pouco eficaz, para não dizer nulo, nas parasitações intestinais por nemátodos e céstodos....aconselha-te com o teu vet mas não uses esse....

acredito k gostes muito do teu menino e k ele não devia ser bonito qd o levas-te para casa pois eu já trouxe muitos "gremlins", e talvez tenha apetencia para ter mais pena desses desgraçados, sujos e doentes.... é obvio k o conselho de um vet é certamente o de não os juntar e de um médico será não levar um gato assim para casa, mas valerá o esforço?

achas k o meu vet me aconselhou a adoptar uma gata com felv sabendo k eu já tinha 6 e agora juntar uma com fiv?!? só me perguntou: sabe quais são os riscos? sabe o k fazer para evitar o contágio? respondi k sim e ponto final, acabou por ali o "sermão", elas não teem acesso à rua logo só podem contagiar os meus, não estou a contribuir para alastrar a epidemia (como alguns fazem e ainda se gabam: o meu gato vai às gatas!!! ), logo o k acontecer é na minha casa e assumo isso e os tratamentos de tal atitude

bem lá tou eu com tom agressivo... não é de todo aminha intençao!

bem juntando ou não os meninos, rápidas melhoras para todos e k a aproximação seja tão pacifica como aki em casa! a diana está fechada na transportadora aki no escritório, os outros cheiram olham circundam a tranportadora e continuam na deles, nem uma bufadela! será do calor? e ela com um ar sereno, talvez fruto da idade observa e tenta tirar "a pinta" de cada um".
ao contrário da dona teem todos muito bom feitio....he, he, he

beijocas
piolha

ps-kero ver fotos do "tinhoso"
Clowdia
Membro Veterano

quinta ago 29, 2002 5:02 pm

Ninguém está a dizer que a TINHA não é curável... mas parece-me preferível ter apenas um gato doente em vez de dois, ou não? Pela maneira como a Piolha fala até parece que quantos mais animais contagiados melhor.... acho que se se puder evitar que fiquem contagiados deve-se evitar, principalmente para bem dos gatos, porque mesmo que o tratamento seja fácil não deixa de ser um tratamento e é preferível a gata não chegar sequer a ficar doente.... certo?
Piolha
Membro Veterano

quinta ago 29, 2002 5:43 pm

Ok parece mesmo k não me fiz entender ou k então não kerem perceber!

acho muito pouco provavel k a gata adulta não apanhe tinha pelo facto de estar fisicamente numa divisão da casa em k não contacta com o bebé tinhoso!!!! pelas razões cientificamente explicadas acima

se ela não apanhar não é pelas medidas k estão a ser tomadas mas sim porke o sistema imunitário dela funciona (agora) contra o fungo
para ser mais clara basta uma leve corrente de ar para transportar os esporos da tinha (fungo) para outro animal (incluindo o homem) e causar infecção, é assim k a tinha se transmite por esporos k "passeiam" pelo ar tipo polen das flores e não pela saliva, urina, fezes, sangue, etc
ou seja, a memos k o bebé esteja hermeticamente fechado e sem contactos é k a gata não é contagiada por ele (pode selo pelas roupas da dona k veem da rua....)
será k ainda há duvidas na minha exposição

e obviamente k tratar 1 é melhor do k tratar 2 e por aí fora, esse nem vou discutir pois não vale a pena!
o k kero dizer é k essas medidas podem trankuilizar as mentes dos menos esclarecidos mas é só isso k fazem, não evitam o contágio

não me interpretem mal por favor, porke acho k as minhas explicações até estão a sair claras como a agua, não sou doida e não acho k é melhor ter os animais todos com tinha!
mas não fikem descansados com as evicções k estão a fazer, ou então fikem e depois não se admirem...

piolha
gwenevere
Membro Veterano
Registado: quinta jun 06, 2002 1:21 am

quinta ago 29, 2002 6:25 pm

eu penso que não entendem a forma de comtágio. Separar ok mas depois lava-se toda cpm betedine e muda de roupa e sapatos e quando for tratar dele idem? Assim consegue-se tal como lavar tudo o que é dele e dela todos os dias para os esporos morrerem.

O PROBLEMA DA TINHA É ANDAR PELO AR E EM NÓS E NÓS É QUE A TRANSPORTAMOS. A sarna é só por contacto directo. Os virus e bactérias depende da que for. Uns são mais contagiosos que outros, uns duram mais fora do hospedeiro que outros. A chata da tinha anda pelo ar e em tudo. Eu já tive 13 gatos com tinha. Apanharam como se não saiem e nenhum novo entrou? Pela minha roupa, sapatos etc.

Já tive gatinhos separados dos meus mas tinha uma bata que vestia para os tratar depois desinfectava-me com betadine e mudava de sapatos.

Eu quando venho da rua NÃO mexo nos meus gatos sem lavar as mãos e se venho de sitios muito perigosos nem os sapatos cá entram. (ex quando vou a zoofila nem sapatos e roupa directa para lavar).

Agora tenho uma com tinha e mais ninguem apanhou porquê? Estão com um bom sistema imunitário, as camas deles são mudadas todos os dias, o chão lavado, a minha colcha idem e só assim se consegue evitar a tinha.

Eu cada vez que os meus gatos teem alguma coisa pergunto aos meus vets quais os meios de transmissão e como se propaga e depois faço o melhor.

Uma última coisa a tinha ao fim de 10 dias de tratamento deixa de ser contagiosa.

Para saberem porquê basta verem como funciona a tinha e os medicamentos. Os vets de certeza que vos explicaram isso.
Responder

Voltar para “Gatos”