Texto do PIF - PCC

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

_Last_kiss_
Membro Veterano
Registado: domingo nov 16, 2003 7:59 pm
Localização: Uma cadela (Tascha) 5 periquitos(pp,lolita,tomé,pinxi,Marieta)2 gatas(Links e Iscas)

sexta mar 19, 2004 3:40 pm

Estes assuntos são sempre controversos, o que devemos fazer é respeitar a opinião diferente da nossa e seguir a nossa própria conduta (presumindo que as outras pessoas estão devidamente informadas e conscientes do que fazem)...

É normal que ainda muitos animais morram eutanasiados por causa de doenças do tipo Fiv, Felv, Pif, etc, pois a maior parte das pessoas não tem acesso a estas informações e "vão na onda" de eutanasiar e arranjar outro...mais pequenino e bonitinho, não é? Assim, vai não vai, ainda cobram mais umas vacinazitas, uns cálcios, pipetas e tudo o mais e não me venham com a história dos coitadinhos dos veterinários, eu pelo menos ainda não conheci um que não fosse interesseiro... :roll: , mas tudo bem, todos temos de ganhar a vida...

Agora ser-se cego, surdo e mudo a tudo quanto é doença, por favor, o dever de um médico veterinário é explicar tintin por tintin o que é a doença, como se propaga, como se previne, quais os cuidados a ter e não perguntar para quando é a injecção de Eutasil...

As pessoas ouvem logo a palavra doença e associam a morte...coitados dos bichos se está doente toca a aliviar a dor (mesmo quando ainda não se manifesta...) e vão para casa armadas em boas samaritanas; isto para mim não é nada.

Mas ok, concordo que um veterinário não possa dizer que não a algo que o cliente pede, ou melhor, até pode, mas duvido que queira perder aquele cliente para outro que faça o serviço...

Enquanto houver gente a menosprezar a vida de um animal isto vai ser assim, quer queiramos quer não, eu por mim já disse o que tinha a dizer: Adoptar conscientemente ou posteriormente separar o animal dos outros não doentes, mas nunca eutanasiar sem motivo forte...
_cryinsoul_
Membro
Registado: quarta out 22, 2003 10:01 am
Localização: 3 gatas lindas Luna, Leisha e Lee(estas 2 ultimas que saudades eu tenho vossas pequeninas),frodo

sexta mar 19, 2004 3:58 pm

Eu tinha 3 gatinhas bebés, 2 delas morreram devido a Pif confirmadas na necropsia. A Luna esteve sempre em contacto com elas.
Entretanto fez o teste e deu positivo. Ora tive eu mt sorte em ter uma veterinária competente e ilucidada que me disse que o teste apenas e só apenas dá positivo a um coronavirus que poderia ser ou não a PIF...
Já se passaram cerca de 6 meses e a Luna está uma gatona linda, activa, brincalhona, um doce!!! E isto a Fátima pode comprovar pois já esteve cá em casa mts vezes.
Eu juntamente com a veterinária decidimos que nem vale a pena repetir o teste, pois não é nada fiavél.
Agora pergunto, seria justo eutanasiar a Luna só pq deu positivo num teste que ainda por cima não é fiavel????

Valha-me Deus...

E quanto aquela gatinha que foi eutanasiada só por acusar FIV, ainda tenho essa atravessada na garganta!!
Sim porque ela viria para minha casa até alguem a vir buscar para a levar até Lisboa!!
A isso chamo assassinato
fabriro
Membro Veterano
Registado: quarta jun 12, 2002 2:52 pm
Localização: Quatro gatos europeus comuns lindos:Pantufas, Patusca, Ninja e Principe Azul

sexta mar 19, 2004 4:09 pm

Babette Escreveu:
sfigueira Escreveu:E então? Continuo a achar que se calhar fez muito bem! Você viu a gata? Sabe em que estado estava?
Com todo o respeito, acho que não deve ter lido bem o tópico :o
O que vale é que as duas senhoras não se importam de repetir a mesma coisa vezes e vezes.... ;)

É para uma boa causa e isso é que é importante !! :D ;)
Agora teve piada Babette, mas olhe que esta senhora aqui já está a ficar um bocadito farta e cansada. Mas mais uma vez eu vou repetir. A gatinha que foi assassinada minutos depois de um teste de kit dar positivo ao fiv era saudável, já tinha dono e nem constipada estava, embora tivesse vindo da rua, palavras de quem a viu lá e de imediato pediu ajuda para lhe arranjar dono.....pena não ter guardado a foto dela, poria aqui para todos verem o “ar miserável” que aquele animal tinha......realmente estava com um olhar assustadinho, pudera, se calhar a sua intuição já lhe dizia que estava numa clínica de uma vet assassina ......
mjoaomarques
Membro Veterano
Registado: terça jan 07, 2003 6:19 pm

sexta mar 19, 2004 4:39 pm

noggy Escreveu:
mjoaomarques Escreveu: E este pedido é sério porque poderão me dar alguma idéia de como salvar um animal caso se me depare (não comigo, porque nunca mais vou passar por semelhante aperto) situação idêntica.
Basta que ponha aqui um apelo!
Vai ver que ajuda nã lhe faltará ;)
Vou relembrar que puz apelo (aliás foi o único) aqui neste fórum, puz apelo em vários (mais do que uma dezena de certeza que foram) sites de adopção, contactei telefonicamente para várias associações assim como para os contactos que essas associações me deram, coloquei cartazes em vários consultórios veterinários. Aliás o casal que ficou com o gato viu o apelo num vet em Alverca. Não sei se chegou à meia dúzia os contactos que tive em resposta e posso assegurar que nenhum deles foi aqui da Arca.
Maria João
WaterMonitor
Membro Veterano
Registado: quarta mar 17, 2004 2:20 pm

sexta mar 19, 2004 4:54 pm

Pois é, o PIF é uma doença tramada e raramente há certezas sem ser na necrópsia.

Já aqui disse que crio (o que para a noggy faz de mim um ser abjecto, ao nível dessa escória da humanidade que são os veterinários, hehehe).

Até hoje tive a sorte de não ter contactado com a doença. Mas sei que mais tarde ou mais cedo irei contactar com ela. É inevitável quando se faz criação. Os gatos não nascem de geração espontânea e temos que ir buscar exemplares a outros gatis. É assim que o PIF entra.

Só sei uma coisa, para mim os meus gatos são indivíduos com carácter próprio, emoções, posturas. Não seria capaz de os abater, nem sequer de os dar. Seria o mesmo que abater um filho, é uma questão que não se põe.

No dia em que tiver um caso de PIF, chorarei a morte dos que perder, os meus reprodutores serão de imediato castrados e terminarei com a actividade de criação. É apenas um hobby e não justifica ficar sem os meus amigos mais chegados.
mjoaomarques
Membro Veterano

sexta mar 19, 2004 4:54 pm

noggy Escreveu: ...
Sinceramente não sei se vale de alguma coisa fazer os DOIS testes mas se sentir mais segura, porque não???...
Faça os dois mas sempre com uma ideia em mente: o teste feito é ao coronavirus e mesmo que dê positivo não quer dizer que o gato venha a desenvolver PIF (80% dos gatos são portadores e desses apenas 10% desevolvem a doença)
A questão não é para me sentir mais segura mas acho que é muito útil, não só para os compradores como também para os criadores, haver uma base de dados com os animais da raça x que não sejam portadores de coronavírus (neste caso) ou de displasia da anca ou de pkd ou de ....
Claro que este esforço realmente não valerá a pena, se depois o comprador não tiver cuidado nas restantes adopções/aquisições e se optar por misturar infectados com não portadores, mas por algum lado teremos que começar para ver se a taxa de infectados diminui e já que a prevenção ainda é o único meio ...
Maria João
fabriro
Membro Veterano
Localização: Quatro gatos europeus comuns lindos:Pantufas, Patusca, Ninja e Principe Azul

sexta mar 19, 2004 4:58 pm

Sim eu já tinha lido, a única coisa que lhe garanto é que não vi o seu apelo, estive largos meses afastada deste fórum, deve ter sido nessa altura, a única coisa lhe prometo é ajuda num caso futuro.....
noggy
Membro Veterano
Registado: segunda ago 26, 2002 3:23 pm

sexta mar 19, 2004 4:59 pm

mjoaomarques Escreveu:Não sei se chegou à meia dúzia os contactos que tive em resposta e posso assegurar que nenhum deles foi aqui da Arca.
Poderá facilmente constatar pelas datas que medeiam entre a minha inscrição e as mensagens ultimamente colocadas que, por variadíssimos motivos que se prendem com conflitos tidos em tempos aqui neste fórum, estive bastante tempo sem cá "pôr um olho" que fosse, mas deixa-me deveras triste de facto saber que de entre tantos foristas não houvesse um que fosse que se tivesse disponibilizado para ajudar... :o
mjoaomarques
Membro Veterano

sexta mar 19, 2004 5:02 pm

_Last_kiss_ Escreveu: ...
As pessoas ouvem logo a palavra doença e associam a morte...coitados dos bichos se está doente toca a aliviar a dor (mesmo quando ainda não se manifesta...) e vão para casa armadas em boas samaritanas; isto para mim não é nada.
...
BINGO! Aqui, quanto a mim é que está a verdadeira questão para o excesso de eutanásias de que alguns foristas se queixam. É que hoje as pessoas (as citadinas) têm o culto do não sofrimento. Ou seja, não suportam ter de que suportar qq. tipo de sofrimento e o mais fácil será então decidir pela eutanásia. Não são os vets. (classe, porque sempre há e haverá excepções) que são os maus da fita.
Maria João
mjoaomarques
Membro Veterano

sexta mar 19, 2004 5:19 pm

WaterMonitor Escreveu:
Já aqui disse que crio (o que para a noggy faz de mim um ser abjecto, ao nível dessa escória da humanidade que são os veterinários, hehehe).
Que exagero!
WaterMonitor Escreveu: Até hoje tive a sorte de não ter contactado com a doença. Mas sei que mais tarde ou mais cedo irei contactar com ela. É inevitável quando se faz criação. Os gatos não nascem de geração espontânea e temos que ir buscar exemplares a outros gatis. É assim que o PIF entra.
...

Não é impossível acontecer a um criador não ter casos de PIF. Mas se fôr bem cuidadoso na escolha do gatil onde vai adquirir os seus gatinhos, essa hipótese é bem pequena.
Maria João
noggy
Membro Veterano
Registado: segunda ago 26, 2002 3:23 pm

sexta mar 19, 2004 5:55 pm

WaterMonitor Escreveu:Já aqui disse que crio (o que para a noggy faz de mim um ser abjecto, ao nível dessa escória da humanidade que são os veterinários, hehehe).
Eu nunca afirmei uma coisa dessas... nem tão pouco generalizei que os vets sejam escória...

Aquele meu comentário inicial ao texto que aqui colocou tinha a intenção precisamente de os distinguir mas confesso que agora fui reler e de facto pode dar azo a más interpretações.

Se bem se lembra tínhamos estado a falar de PIF e de vets (e apenas de vets) no outro tópico. Ora este texto que aqui publicou é escrito na óptica dos criadores e de facto não tem nada a ver com aquilo que estávamos a falar anteriormente.

Water, eu não tenho nada contra criadores que sejam responsáveis e conscientes na sua actividade.
(digo isto desta forma, porque todos nós sabemos que existem mtos daqueles "supostos" criadores que se limitam a ser reprodutores sem escrúpulos que não olham a meios para ganhar uns cobres jeitosos e estes sim são escória)

Assim como não tenho nada contra veterinários responsáveis e conscientes na sua actividade. Que informam devidamente os donos, que não apontam logo o caminho da eutanásia para "desenrrascar" um dono em apuros pq tem um gatinho que acusou FIV ou coronavírus simplesmente...

Aqui o que está em causa são os vets que matam animais saudáveis, só isso (... mais escória).
CasadeAnaval
Membro Veterano
Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm

sexta mar 19, 2004 8:26 pm

Que conversa da treta, até parece que é um grande lucro uma eutanásia, a maior parte dos veterinários nem a cobra aos clientes habituais, ou cobra só o produto :roll:

É a generalização que cai mal... Os veterinários geralmente informam bem, os clientes é que geralmente vão para o abate. E para aqueles que dizem que o abate deve-se recusar, aconselho que vão depois soltá-lo das árvores onde estão amarrados ou tirá-los da àgua onde foram ensacados...
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
sfigueira
Membro Veterano
Registado: terça set 10, 2002 10:49 am

sexta mar 19, 2004 8:39 pm

CasadeAnaval Escreveu: Que conversa da treta, até parece que é um grande lucro uma eutanásia, a maior parte dos veterinários nem a cobra aos clientes habituais, ou cobra só o produto :roll:

É a generalização que cai mal... Os veterinários geralmente informam bem, os clientes é que geralmente vão para o abate. E para aqueles que dizem que o abate deve-se recusar, aconselho que vão depois soltá-lo das árvores onde estão amarrados ou tirá-los da àgua onde foram ensacados...
Ora nem mais!
fabriro
Membro Veterano

sexta mar 19, 2004 8:48 pm

CasadeAnaval Escreveu: Que conversa da treta, até parece que é um grande lucro uma eutanásia, a maior parte dos veterinários nem a cobra aos clientes habituais, ou cobra só o produto :roll:

Eu paguei sempre as eutanasias que pedi e achei na altura e continuo a achar que foi um dinheiro bem gasto porque serviu para tirar animais de sofrimento.

Quanto ao seu conselho eu já o sigo há muito tempo. Duas cadelinhas presas a uma arvore numa serra já inanimadas de fome e sede descobertas por acaso. O "dono" não as deixou junto da estrada nacional mas sim num daqueles caminhos abertos para passar carro dos bombeiros. Recuperaram e estão bem. Quem fez aquilo foi descoberto e não, não tinha procurado nenhum vet para as por a dormir. Cachorrinhos no caixote do lixo, gatinhos em sacos plástico, muitos. Não de certeza que quem os deixou lá tem as cadelas e as gatas a parir constantemente e não vão procurar vet's para eutanasiar. Sabe perfeitamente Vasco, que o seu argumento não é válido para defesa de eutanásias, quem estiver por fora deste assunto até pode acreditar, mas eu não, afinal é tão fácil arranjar um vet que a pratique que não teríamos animais abandonados se assim fosse.
CasadeAnaval
Membro Veterano
Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm

sexta mar 19, 2004 8:59 pm

Claro que é fácil arranjar um veterinário que eutanasie um animal doente, desde que o dono assine um papel da OMV a responsabilizar-se por isso.Não é assim tão fácil é arranjar um veterinário que eutanasie um animal totalmente saudável a não ser na sua zona se calhar ( sem ofensa aos veterinários que conhece ).

Eu sei perfeitamente que o meu argumento é válido porque estou bem por dentro do assunto. Conheço demasiados casos de animais mortos à paulada, por veneno, etc, pelos seus queridos donos após o vet recusar eutanasiar:perdi a minha inocência em relação a certos "amigos" dos animais há muitos anos. São muito amigos enquanto não há chatices...por isso eutanásia sim... ao menos o animal não sofre e tem os últimos minutos com uma festa e palavras meigas em vez de ser esganado com um torniquete numa árvore. Já viu ? Eu já, os olhos saltam literalmente, era um cão a que tinha sido recusada eutanasia.

A sua argumentação desculpe-me é de alguém que está por fora do meio e que pensa em termos de preto e branco. A realidade tem muitas tonalidades de cinzento
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
Responder

Voltar para “Gatos”