Olá atodos, sobretudo às "avós e avôs" que esperam a chegada dos seus "netinhos".
Já estão concerteza apar da perda de sangue da nina, que aliás está óptima da vida! Seguindo a sugestão da MHZ escrevi para a Kary, e transcrevo aqui a resposta:
"Hola Inés, mira, las huronas son muuuuy famosas por 2 cosas:
Por que tienen embarazos sicológicos con bastante frecuencia.
Por que no es posible determinar cual es sicológico y cual no, a pesar de rayos x y ultrasonidos.
Y no es por que los rayos X o los ultrasonidos no funcionen, lo que pasa es que debes de tener el equipo MUY bien calibrado para hurones y ademas MUCHA práctica interpretando esos borrones que alcances a ver. Conozco a mas de un veterinario que toma mal las placas o interpreta mal lo poco que alcanza a ver.
Ahora bien, en lo que toca a la perdida de sangre ¿estas segura de que perdió sangre por la vulva? ¿no seria diarrea? es mas ¿estas segura que era sangre? por que hay hurones que al comer frambuesas o fresas pueden defecar como si fuese sangre y dan unos sustos!
Si en efecto fue sangre, yo sugiero que la mantengan MUY vigilada, los hurones (y muchos mamíferos) pueden abortar un producto y seguir con la gestación del resto. Pero si deja de comer, de moverse, toma mas agua de la acostumbrada o notas algo raro ¡corre con el veterinario! por que puede tratarse incluso de una infección en en útero.
Espero haber sido de ayuda y no haberte liado... si necesitas algo mas, no dudes en escribir de nuevo.
Espero que Nina no tenga nada de cuidado, reciban un saludo!
Kary"
Muito simpática, e tocou em dois aspectos importantes: que os aparelhos de Raio-X têm de estar muito bem calibrados para furões (a Nina foi radiografada como sendo uma Iguana :p ), e que a perda de um embrião não implica necessariamente a perda de todos os outros.
Estou mais descansada - embora ainda não esteja descartada a hipótese de a nina poder ter uma das tais gravidezes psicológicas.
Beijinhos
Inês
Problemas na gravidez
Moderador: Moya
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta nov 19, 2003 9:57 pm
-
- Membro Veterano
Mais uma resposta, que espero seja igualmente útil. Esta é do Dr. Williams. Tenho estado a aprender imensas coisas, e esta é mais uma prova da mais valia que é termos um fórum sobre os nossos meninos!
"De Williams, Bruce <[email protected]>
Enviado sexta-feira, 19 de março de 2004 211429
Para 'Inês Faria' <[email protected]>
Assunto RE Pregnant jill with blood discharge - help!
Dear Ines
I think that you should watch her very carefully over the weekend for evidence of illness - fever, not eating, more blood etc. - if this occurs, a hysterectomy is the obvious course of action. Bleeding from the nolmal pregnant uterus may happen, but it is very rare. Occaionally, you will have a dislodging of part of one of the placentas and some hemorrhage - if it doesn't completely detached, the kit may survive. If the kit dies, however, it sets up the possibility of loss of all due to the inflammatory response to the dead kit.
It doesn't appear to be a large amount of blood - and she may not be pregnant- it is extremely difficult to tell pregnancy from pseudopregnancy in the ferret, or it may not be from the uterus.
If she has a uterine infection, it is likely that she will show signs within a day or two, and corrective action can be taken at that time.
With kindest regards,
Bruce Williams, dVM"
"De Williams, Bruce <[email protected]>
Enviado sexta-feira, 19 de março de 2004 211429
Para 'Inês Faria' <[email protected]>
Assunto RE Pregnant jill with blood discharge - help!
Dear Ines
I think that you should watch her very carefully over the weekend for evidence of illness - fever, not eating, more blood etc. - if this occurs, a hysterectomy is the obvious course of action. Bleeding from the nolmal pregnant uterus may happen, but it is very rare. Occaionally, you will have a dislodging of part of one of the placentas and some hemorrhage - if it doesn't completely detached, the kit may survive. If the kit dies, however, it sets up the possibility of loss of all due to the inflammatory response to the dead kit.
It doesn't appear to be a large amount of blood - and she may not be pregnant- it is extremely difficult to tell pregnancy from pseudopregnancy in the ferret, or it may not be from the uterus.
If she has a uterine infection, it is likely that she will show signs within a day or two, and corrective action can be taken at that time.
With kindest regards,
Bruce Williams, dVM"
Esperemos que não seja nada de mais e que não passe de uma ferida exterior.
Mais um bom motivo para querermos os nossos furanitos legalizados, para incentivar os vets a especializarem-se nesta espécie.
MHZ
Mais um bom motivo para querermos os nossos furanitos legalizados, para incentivar os vets a especializarem-se nesta espécie.
MHZ
-
- Membro Veterano
Olá MHZ. Tem toda a razão, os nossos Vets que sabem tratar de furões são ainda muito poucos. Penso que se fossem mais, talvez a "competição" os incentivassem a melhorar os conhecimentos e também os equipamentos. Uma das Vets que viu a Nina não sabia a duaração do periodo de gestação - mas foi ver a um livro. Bem melhor do que o vet que aconselhou um dono de porquinho da índia a perguntar na loja de animais, pois ele não percebia nada deles...
Enfim, há quem se esforce e há quem não esteja para isso.
Como vai o Opale?

Como vai o Opale?
Notícias da Nina? Continua tudo bem com ela?
Espero que sim, mas diga alguma coisa.
O Opale está bom mas com a Kena não faz farinha, ela faz dele o que quer, até arrasta o coitado para debaixo do sofá como se ela é que fosse o macho.
Adorei os gorros, mandei para o meu filho que tem um gato mas ele perguntou-me se também quero amaricar o gato, se não me chega o Opale. :p
MHZ
Espero que sim, mas diga alguma coisa.
O Opale está bom mas com a Kena não faz farinha, ela faz dele o que quer, até arrasta o coitado para debaixo do sofá como se ela é que fosse o macho.
Adorei os gorros, mandei para o meu filho que tem um gato mas ele perguntou-me se também quero amaricar o gato, se não me chega o Opale. :p
MHZ
-
- Membro Veterano
MHZ, mas já houve interacção entre o Opale e a Kena, não é? Pena que não se tenha repetido. Se percebi bem o que li num dos sites espanhóis, elas fazem a ovulação cerca de 30 horas depois de acasalarem, pelo que a dose tem de ser repetida.
Quanto à Nina, está óptima, cada vez mais mansinha, e está mesmo de perfeita saúde. Come bem, dejectos normais, não bebe àgua a mais (não tem febre) e brinca muito. Parece-me um pouquito mais pesada, embora seja provável que nem esteja grávida - ou será que ainda é muito cedo para se notar? É que não noto mais nada. A estar, este seria o 28º dia, mais dia menos dia, e não me parece que a barriguinha esteja maior. O que lhe parece?
Quanto à Nina, está óptima, cada vez mais mansinha, e está mesmo de perfeita saúde. Come bem, dejectos normais, não bebe àgua a mais (não tem febre) e brinca muito. Parece-me um pouquito mais pesada, embora seja provável que nem esteja grávida - ou será que ainda é muito cedo para se notar? É que não noto mais nada. A estar, este seria o 28º dia, mais dia menos dia, e não me parece que a barriguinha esteja maior. O que lhe parece?
Inês, pelo que disse o Imv, elas ficam com o rabiote mais pesado e custa-lhes mais a saltar. Dá ideia que é capaz de estar grávida. As crias são tão pequeninas e se são poucas, é capaz de só saber ao certo quando ela der inícios de querer fazer o ninho. Mas ainda bem que tudo não passou de um susto e dou-lhe os meus parabéns pois é uma "mãe" atenta e cuidadosa que é o que os nossos furanitos precisam.ines_faria Escreveu: MHZ, mas já houve interacção entre o Opale e a Kena, não é? Pena que não se tenha repetido. Se percebi bem o que li num dos sites espanhóis, elas fazem a ovulação cerca de 30 horas depois de acasalarem, pelo que a dose tem de ser repetida.
Quanto ao casalinho que cá tenho, acho que nunca chegou a cruzar mesmo. Neste momento estão os dois debaixo do móvel, ele a segurá-la pelo cachaço, em cima dela, estão assim há cerca de dez minutos, mas de vez em quando ela tenta soltar-se e é nessa altura que noto que realmente não estão a cruzar. Ela está caladinha, ele cacareja de vez em quando. Mas finalmentes, não me parece. É muito esquisita esta relação.Ela não o larga, atira-se para cima dele como uma tola, pica-o,namoram, ele tenta a chance e dá-me ideia que depois ela não se submete ou ele não consegue. Ele depois, cansado, desiste e foge dela.
E é cómico vê-la feita doida atrás dele pela casa.
Alguém me explica o que é isso de abelhas e flores? Se calhar quem precisa de umas lições sou eu.

MHZ
-
- Membro Veterano
Hmmm... se for pelo peso do rabito... ela continua nas mesmas correrias de sempre, e consegue trepar muito bem - mas a Nina é uma trepadora nata. A ver vamos. A única diferença, além do peso, será talvez o andar mais mansa e ficar mais ao colo. Mas logo a seguir vem dar pulos e andar de boca aberta a desafiar-nos para brincar!
MHZ, obrigada
, tento ser uma boa "mãe" para a Nina, ainda que muito inexperiente, e estou muito contente por tudo não ter passado de um susto.
MHZ, obrigada

-
- Membro Veterano
- Registado: segunda abr 21, 2003 8:59 pm
ainda bem que tudo nao passou de um grande susto mas penso que tudo é melhorado com a experiÊncia que se vai adquirido ao longo da vida
e pela simpatia de outras pessoa que dao o seu melhor para ajudar quem precisa de tirar algumas duvidas
Beijinhos e que a Nina continue assim divertida.

Beijinhos e que a Nina continue assim divertida.

-
- Membro Veterano
Olá! Passado o susto, de facto impõe-se agora mais um "MUITO OBRIGADA" a todos, pois sem o apoio e sugestões dos foristas, andava eu aí feita barata tonta. Este fórum tem sido uma ajuda tremenda para uma marinheira de primeira água como eu, e realmente tenho aprendido muito. Tenho a certeza de que , mais que um fórum, isto é practicamente um serviço de apoio permanente, uma espécie de linha azul...
Beijinhos da Inês e turras (com boca aberta) da Nina.
Beijinhos da Inês e turras (com boca aberta) da Nina.