Aprendisagem de Kuka!

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
miguelanjos
Membro
Registado: segunda nov 25, 2002 5:35 pm

terça mar 09, 2004 6:29 pm

Olá a Todos(as),
como alguns devem estar recordados, tenho desde 4/10/03, uma cachorrinha, a Kuka!
Durante todo este tempo temos feito um esforço grande para a ensinar a não fazer os xixis e afins em casa...até à 15 dias todas as tentativas eram infrutiferas! Por mais que nos esforçace-mos nada! A 'Boa? da Kuka 'pintava a macaca' a seu belo prazer, tentamos tudo, o jornal, os liquidos atractivos, a compensação, a rua de manhã/almoço/noite e nada!!
Experimentei então uma teoria que li em tempos mas que me custa sempre colocá-la em prática: a ignorância!
Sempre que chegavamos a casa e estava algo sujo, ignorá-la, ralhar e nada de festas...derepente a Kuka deixou de fazer as necessidades na cozinha, fá-las na varanda em cima do jornal... :o Nem queriamos acreditar, mas passadas estas duas semanas tudo se mantém!Quando chegamos a casa damos-lhe sempre uma dose extra de mimo e claro, andamos sempre de olho, não vá ela descuidar-se!! ;)
Mas é tão bom ela ter ficado asseada, a minha mulher estava a ficar 'passada'...

Será que esta teoria da ignorância funciona mesmo?
Já algum de vocês a experimentou? Ou terá sido coincidência?

Também já está melhor da demodex...ficou com a pele preta, e o vet diz que é normal!?
Alguém, cujos animais tenham tido a demodex, é capaz de me confirmar se é mesmo assim?!
BeaRam
Membro
Registado: terça mar 09, 2004 5:06 pm

quarta mar 10, 2004 10:30 am

Sugiro que compre um tapete de borracha (dos que são furados) e o coloque no local onde pretende que ela faça xixi (o tapete deverá estar impregnado do xixi da amiguita). Penso que resulta. As cadelas gostam pouco de molhar as patas na porcaria e com esta solução consegurá dois em um. Aconselho a não brincar com ela logo que ela acorde ou na sua chegada a casa. É que eles também se distraem.

Boa sorte :)
serene
Membro Veterano
Registado: segunda nov 24, 2003 6:42 pm
Localização: Taz, Nina, Patanisca e Pantufa (Gatos), Pantera (cocker), Peixes
Contacto:

quarta mar 10, 2004 12:37 pm

A minha cadelinha detesta fazer nos jornais, mas como faz sempre no mesmo sitio :roll:
Depois, sempre que chegamos... nem é preciso fazer festas, mija-se toda... é uma tonta :oops: :lol:
aoinacio
Membro Veterano
Registado: quarta mar 17, 2004 3:04 pm
Contacto:

sábado mar 20, 2004 2:28 am

É, poix é! Realmente a higiene das cadelitas é sempre um problema quando fazem as suas necessidades... Mas se usufruirem de algum quintal, como eu tenho a sorte de usufruir com saguão para escorrer a mijinha da dita e passar com o respectivo detergente e a mangueirada a jacto, conseguem manter a higiene do vosso quintal, sem necessidade de pôr jornais (pois com o vento sai asneirada...) e ao mesmo tempo sem se chatearem mto com o problema da vontade da bichinha ser urgente ou não. Assim, ela poderá correr livremente até que tenha necessidade de fazer. E quase sempre o fará no mesmo sítio, salvo certas condições externas (pelo menos assim é com a minha whippet)...;)
Qto à higiene, eu não optaria pelos tapetes sugeridos, pois não penso que não devem ser lá mto "confortáveis" prás meninas fazerem... :roll: No meu caso particular, opto pelos toalhetezinhos de limpeza que não custam quase nada e deixa-lhes um cheirinho agradável para além de as desinfectar melhor dos vermes, excrementos e afins. Claro que tudo isto exige um certo ritual, nem sempre fácil no dia-a-dia... Mas desde que a cadela tenha o seu cantito, no hay problema, jo lo creyo...:))
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

sábado mar 20, 2004 7:39 am

Eu vou aconselhar - outra vez - o livro "A encantadora de cães" da Jan Fennell - encontra em qualquer livraria.

Ignorar o cão ao chegar a casa é uma das técnicas para estabelecer a liderança (o lobo líder sempre ignora os outros que lhe são inferiores).
Os que não são lideres procuram agradar ao líder e foi concerteza isso que aconteceu com a sua cadelinha.

Sabe que, dentro da matilha de lobos, todos tem a sua posição bem definida e é assim que se sentem felizes.
Ao chefe compete alimentar e proteger os restantes e os restantes seguem o seu líder em todas as circunstâncias.

De modo que estes sinais de liderança (herança dos lobos) são óptimos para os cães.
Deixam de se sentirem ansiosos e responsáveis pelos donos - tornam-se mais calmos e mais ligados aos donos.

Muitos dos problemas de educação que os cães tem resultam de não saberem o que se espera deles em termos de matilha (que é a visão deles do mundo em que vivem).

Se soubermos como funciona é muito mais fácil lidar com eles.
E, sobretudo, para eles é uma fonte de felicidade e bem estar.
Dalilah
Membro Veterano
Registado: sexta set 05, 2003 12:01 am
Localização: Cães (Dalilah - São Bernardo, Laika - Alaskan Malamute, Rebeca - Basset Hound) , Peixes, Papagaio
Contacto:

sábado mar 20, 2004 10:03 am

Pois eu cá com a Rebeca já tentei tudo e não consigo nada! Se estiver em casa e acordada, ela porta-se bem, mas quando não estou em casa ou durante a noite, a menina resolve que não sabe para que é que se há-de aguentar até à hora de sair e é um tal fazer por todo o lado! Ainda hoje, quando me levantei, havia um grande xixi na cozinha, apesar dela ter ido à rua às 7 da manhã!
Já não sei mais que fazer (já tentei o ralhar e o ignorar e os dois aos mesmo tempo), começo a pensar que ela nunca vai aprender! É que já tem quase 10 meses, está cá em casa desde setembro! :( :evil:
anjaazul
Membro Veterano
Registado: sábado mar 30, 2002 6:33 pm

sábado mar 20, 2004 2:32 pm

Ignorar o cão ao chegar a casa é uma das técnicas para estabelecer a liderança (o lobo líder sempre ignora os outros que lhe são inferiores).
Os que não são lideres procuram agradar ao líder e foi concerteza isso que aconteceu com a sua cadelinha.
estes doidos se não os ignorasse quando chego a casa , já me tinham feito em fanicos. tenho que fazer mais que os ignorar. por vezes, tenho de me zangar mesmo tal não é o pandemónio. lá entra o borrifador em acção para esfriar os ânimos :p

eu também julgava que o max ia ser sempre porquinho. o remédio foi deixá-lo a dormir no quintal. depois, fui-o ensinando que era ali que se fazia e elogiava-o. imaginem-se os vizinhos quando me ouviam a dizer - cão giro. o cão sabe :o
como os cães não costumam fazer porcaria no local onde dormem, se calhar o melhor é deixar a rebeca fechada nesse local. depois, levá-la à rua até perceber o que tem a fazer.
Responder

Voltar para “Cães”