O Fila Brasileiro

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

pedro_adr
Membro Veterano
Registado: terça out 14, 2003 7:02 pm
Contacto:

sábado mar 20, 2004 5:33 pm

Ola Pessoal,

Em contacto com um criador português, André Castro, um dos mais envolvido na raça brasileira em Portugal, tenho novidades de vezes em quando ai de Portugal;

A raça não tem assim uma grande popularidade em Portugal, estou a falar do Fila Oficial CBKC reconhecido FCI, e gostaria de saber simplesmente o que pensa o pessoal da arca deste cão e saber se é um cão que gostaria de ter;

No meu caso, era amante da raça Rottweiler, mas ja ha uns 5 anos que descobri a raça e fiquei agarrado ao Fila porque possui o maximo de qualidades que eu prefiro num cão de guarda da familia;

Por favor, coloque sua impressão da raça...

Até,
Pedro ALmeida
Última edição por pedro_adr em sábado mar 20, 2004 7:39 pm, editado 1 vez no total.
Apatia
Membro Júnior
Registado: sexta mar 12, 2004 3:51 pm

sábado mar 20, 2004 5:37 pm

Não conheço a raça... Mas era uma boa altura para pôr aqui as características da raça, talvez se torne então mais conhecida e apreciada.

Boa tarde. :)
Ladybird
Membro Veterano
Registado: quarta jul 31, 2002 8:41 am
Localização: Igor (P.P.); Sushi, Bia & Juca (Filas Brasileiros); Maria (Papagaia)

sábado mar 20, 2004 9:38 pm

Pois é Pedro... somos mesmo poucos... :)

Aliás, amanhã em Santarém estão apenas inscritos dois exemplares. :roll:

A própria qualidade dos exemplares que existem em Portugal é ainda muito inferior ao que seria desejável (minha opinião, claro ;) )

Como o Pedro deve de saber, o Fila Brasileiro não é um cão para todos. Dado o seu cartácter "especial" nunca o aconselharia para primeiro cão. É uma das raças mais fiéis que conheço, mais amiga e dedicada ao dono. No entanto, tanto quanto tem de amizade para com a "sua família", tem igualmente de desconfiança, e agressividade mesmo, para com estranhos. Daí haver a necessidade de um dono equilibridado e firme na educação que dá ao seu fila. É igualmente um cão de grande porte (um macho é capaz de em adulto pesar na ordem dos 70 e muitos kilos), aparentanto igualmente robustez e ossatura pesada. Tem, como a maior parte das raças de grande porte uma esperança de vida mais curta que as outras, havendo como é óbvio excepções (tenho conhecimento de uma fêmea que viveu cerca de 13 anos). A pelagem é curta e vai desde cores comos os dourados e os tigrados em várias tonalidades (desde o baio até ao vermelho), com ou sem máscara, até ao preto. Pode igualmente ter marcas brancas espalhas pelo corpo numa proporção de não mais de 1/3, sendo frequente o branco surgir nas pontas das patas. No entanto, e apesar da suas animosidade para com estranhos, é bastante tolerante para com as crianças, aguentando bem as suas diabruras. Convivem bem com outros animais, da mesma e também de outras espécies. Não aconselho igualmente a confinação do Fila Brasileiro a um apartamento ou mesmo a um canil. O Fila adora o seu dono e a família deste. Adora poder-lhe agradar, partilhar consigo brincadeiras, ou simplesmente, ficar a dormir a seus pés.

É, como já devem de ter calculado, a minha raça de eleição, sendo na minha opinião, o melhor amigo e o melhor guarda.

Já agora, aqui fica uma foto de uma das minhas cadelas, a Bia, na altura com 4 meses:

Imagem

Abraços,

Joana Félix
xabita
Membro Veterano
Registado: quarta dez 12, 2001 9:17 pm
Contacto:

domingo mar 21, 2004 1:21 am

Não leve a mal,mas não gosto do cão.
Pode ser um amor de cão mas a sua morfologia não me atraí.
lil_bull
Membro Veterano
Registado: quinta jul 10, 2003 12:13 am

domingo mar 21, 2004 3:58 am

eu tb
gosto mais do caracter que da morfologia, mas nao deixam d ter o meu respeito
pedro_adr
Membro Veterano
Contacto:

domingo mar 21, 2004 8:30 am

Ola pessoal,

A morfologia é especial, e nem todos adoram pelos vistos, mas o que ha de importante nesta raça, como ja observou a Joana, é o grande apego ao dono, ond ele mostra seu cacter nobre e fiel, que valeu um ditado conhecido no Brasil : "fiel como um Fila", e a sua dedicação e adoração com a familia é uma das mais fortes. (por ter tido Rottweilers, posso lhe dizer que não é a mesma coisa).

Na sua procura de cães eficientes e seguros, as tropas israelitas adoptaram o Fila Brasileiro por sua indiferença a tiros e bombas.

Além disso, a particularidade do Fila, é de mostrar uma desconfiança atavica com estranhos, chamada de "ojeriza" no Brasil, o que lhe valeu a denominação de melhor cão de guarda no mundo. E se o Fila é o melhor cão de guarda, é por esta dedicação ao dono, a quem ele obedece.
E necessario ter um pulso firme para lidar com um Fila, mas menos que um Rottweiler. Não se deve meter um Fila em apartamento, mesmo que ja se tenha visto em São Paulo alguns fechados em apartamentos, o cão fica triste de não ter terreno para poder correr.

A primeira vista, quando conhecia a raça, tambem não ficava muito encantado com a morfologia deste cão, mas depois ter visto alguns exemplares brasileiros, e até ai em Portugal, André Castro tem um plantel de boa linhagem, muito bons, o Fila me pareceu uma raça muito interessante.

Por fim acabo de mostrar os testes de temperamento da raça, que estão disponiveis no endereço dum grande conhecedor da raça, o doutor Procopio do Valle ( http://www.caofilabrasileiro.com) :

Descrição do nosso teste: o Fila é colocado afastado de pessoas, exceto o dono ou o tratador, contido pelo tirante. Distinguimos quatro grupos:

1 - O estranho se aproxima. Nota que o Fila fica indiferente, não mostra os dentes ou late. Maior aproximação se faz e tenta tocar o cão e ver os dentes. Se ele o permite, sem qualquer reação, receberá nota ZERO. Não é um cão de guarda, porque mantem um temperamento juvenil. Pode servir de companhia para velhos e crianças.
2 - O Fila, ao aproximar-se o estranho, mostra-se irrequieto, rosna, mostra os dentes, mas se deixa tocar. Recebe nota UM. Não e um cão de guarda.

3 - Quando o cão, com a maior aproximação do estranho começa a rosnar e a latir e não se deixa tocar, receberá nota DOIS. É um cão de guarda ideal, pois é educado, porém não aceita os estranhos.

4 - Finalmente, se o cão à aproximação do estranho a menos de dois ou três metros, procura investir, morder, impossibilitando qualquer contato, terá nota TRÊS. Este é um cão de guarda como os antigos cães de fazendas, no Brasil. Paradoxalmente ele se mostra dócil com seu dono e com aqueles que com ele convivem.

Até,
Pedro Almeida
boerboelfan
Membro Veterano
Registado: domingo mar 17, 2002 4:49 pm

domingo mar 21, 2004 1:01 pm

Olá pedro_adr

Admiro o carácter do Fila se bem que a sua morfologia não é a que mais me seduz ( tal como também não por exemplo a do Neo). Do que conheço parece-me não ser cão para toda a gente exigindo um dono com personalidade e com experiência de cães de médio/grande porte de guarda.
O facto de ser pouco conhecido em Portugal até pode ser uma vantagem dado que a massificação incontrolada deste tipo de raças normalmente arrasta em proporção o número de incidentes com os cães.
Parece-me totalmente correcto a inversão que se deu na abordagem das características de temperamento do Fila pela maioria dos criadores brasileiros, desde a alguns anos, pois não me parece ser desejável ,nos tempos actuais , ter cães que mordem e investem por tudo e por nada contra tudo e todos. Daí não entender as posições da Cafib.É preciso termos a noção que não estamos a falar de cães de colo mas de cães possantes e que podem efectivamente fazer bastantes estragos.
Ainda há bem pouco tempo existiu essa mesma discussão nos BB.O BB é um cão , tal como o Fila , muito desconfiado com estranhos. Só os aceita depois de serem muito bem introduzidos e mesmo assim nada de intimidades. Porém essa é a sua natureza e não deve nunca ser incentivada no sentido de a potenciar. Por isso a própria SABT tem feito um enorme esforço no sentido de temperar o temperamento de algumas linhas dos BB , isto é retirando-lhes um pouco de agressividade.

Saudações
casadiscaes
Membro Veterano
Registado: quinta fev 28, 2002 4:12 pm
Contacto:

domingo mar 21, 2004 6:24 pm

Ladybird Escreveu: Pois é Pedro... somos mesmo poucos... :)

Aliás, amanhã em Santarém estão apenas inscritos dois exemplares. :roll:

A própria qualidade dos exemplares que existem em Portugal é ainda muito inferior ao que seria desejável (minha opinião, claro ;) )
...
Os que estavam hoje em Santarém eram muito fraquinhos... os que ganharam no Porto (do André Castro) eram bastante razoáveis, mas o que tem aparecido não respeita o estalão (muito tipo CAFIB - sem osso, estruturas muito leves, cabeças com chanfros compridos, etc...), de facto muito fraquinhos... Ao que a mania de uma holandesa (Ines VanDamme) levou em termos do declínio de uma raça na Península Ibérica...
<p>Gon&ccedil;alo</p>
<p>Imagem</p>
pedro_adr
Membro Veterano
Contacto:

domingo mar 21, 2004 7:36 pm

Ola pessoal,

O Fila Brasileiro é um cão possante, e o propriétario dum Fila deve estar sempre atento com o seu Fila devido a sua desconfiança com estranhos, mas ele nunca deve ser falso, portanto o dono que é responsavel, e que toma precauções quando ha estranhos ou pessoas estrangeiras a familia em casa, nunca havera problemas, mas é garantido que com um Fila em casa, nimguem de estranho pode ser amigo dele, e isso porque ele tem um grande instinto de matilha, considerando o seu dono, que é um dono colectivo (familia), como o chefe da matilha e ele faz parte da matilha e deve defendê-la até a morte.

Como falou o Gonçalo, e ja me tem dito o André, todos criadores que começam na criação de Fila, param logo depois porque ha uma grande manipulação por parte da Cafib em Portugal, impulsionada pela Espanha, onde uma criadora, Ines Van Damme, do canil "dos três naranjos", escreveu um livro, onde ela foi buscar informações do grande livro do Doutor Procopio do Valle, mas ela ometeu, fazendo-se cega frente a verdadeira historia do Fila BRasileiro, de dizer que o Fila Brasileiro preto existe, que ele desde sempre existiu, que varios Filas do Poço Vermelho, linhagem muito apreciada pelos Cafibentos, nasceram pretos !!

Enfim, isto deve mudar agora pelos vistos, os espanhois estão a ver o outro lado da moeda (como diz Adriano Kruel). O Fila não teve successo na Europa devido a essa Cafib que calomniou, difamou todos criadores que criavam Filas reconhecidos FCI /CBKC.
Pensamos que agora isto vai mudar, a gente esta a ver o que vale a CAFIB realmente, e esperamos que o Fila tenha um futuro mais claro.

Abraços,
Pedro Almeida
CasadeAnaval
Membro Veterano
Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm

domingo mar 21, 2004 7:41 pm

Por acaso não fazia dieia...pode-me explicar o que se passa em termos dessa Holandesa ter supostamente acabado com a raça em POrtugal ?
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
casadiscaes
Membro Veterano
Contacto:

domingo mar 21, 2004 8:33 pm

CasadeAnaval Escreveu: Por acaso não fazia dieia...pode-me explicar o que se passa em termos dessa Holandesa ter supostamente acabado com a raça em POrtugal ?
Não acabou com a raça, nem em Portugal nem em Espanha, forneceu e promoveu animais que não respeitam o estalão... Por outro lado, tem tentado impor uma versão revisionista da raça (os meus cães não respeitam o estalão, mude-se o estalão :evil: )...

Se a maior parte de nós somos criadores amadores, ela é criadora profissional à mais de 20 anos, tendo conseguido impor o seu "tipo" de cães em Espanha (razão pela qual deixei de expor filas por lá, pois recuso-me a ter os meus cães avaliados por outro estalão que não seja o oficial)... e tem conseguido alguns convertidos em Portugal (a grande parte felizmente já retirados, mas ainda com alguns recentes), que colocaram no mercado algumas ninhadas "tipo" cafib, que subsequentemente se reproduziram... Felizmente, quando aparece algum fila de estalão oficial, ainda vai vencendo por cá... mas cada vez com mais dificuldade.

Se há 10 anos as diferenças entre os cães FCI e os CAFIB eram poucas (tamanho e uma ou outra cor) agora são notórias, tendo o Fila do CAFIB divergido do tipo... curiosamente, quem ouvimos protestar que tem o "verdadeiro" fila brasileiro são os, colmo lhes chama o Pedro ADR, os cafibentos, felizmente sem eco na CBKC, entidade que rege o estalão oficial do Fila...
<p>Gon&ccedil;alo</p>
<p>Imagem</p>
CasadeAnaval
Membro Veterano
Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm

domingo mar 21, 2004 8:57 pm

Essa é de cair para o lado.

Obrigado pelo esclarecimento.
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

domingo mar 21, 2004 9:43 pm

Eu estou espantada.
Quem estabelece o estalão da raça não é o próprio país ?
Não sei como se chama mas o estalão do fila brasileiro não devia ser estabelecido pelo CPC do Brasil ?
Como é que uma fulana qualquer em Espanha consegue criar estalões de raças estrangeiras ?
Esta agora !

Obrigada pela descrição do temperamento da raça.
Confesso que o aspecto também não me atrai mas o temperamento...é outra coisa...fiquei encantada.
Não é o meu tipo de cão.
Como citadina gosto de cães muito sociáveis e obedientes mas se tivesse uma grande propriedade (que não tenho) o fila passaria a fazer parte dos meus escolhidos.

Aqui ninguém liga ao temperamento (é a sensação que me dá).
Quando a gente pergunta pe, "como é o castro laboreiro" dizem-nos tudo menos como é a relação dele com estranhos, com conhecidos ou com a família.
O que torna díficil aconselhar quem preferia ter um cão de raça portuguesa.
Não sabemos com o que podemos contar.
Há tempos uma amiga perguntou-me por um bom cão de família, de preferência português.

Dei-lhe a minha pobre opinião...o cão de água português.
Mas, se calhar, há outros, sociáveis, amigos de crianças, meigos e fiéis.
Se calhar, melhores ainda.
Vá-se lá saber...
casadiscaes
Membro Veterano
Contacto:

domingo mar 21, 2004 10:05 pm

Quem rege o Fila é o CBKC (Confederação Brasileira Kennel Club - o CPC lá do sitio)... o estalão original que foi revisto à +- 20 anos e só foi alterado na parte respeitante ao carácter - foi retirado o termo "ojeriza" e substituido por "aversão a estranhos" e foi acrescentado "é extremamente tolerante com crianças"... curiosamente, um dos pais do CAFIB foi um dos autores do estalão original, o Dr. Paulo Santos Cruz, que, quando não o deixaram ser o "quero, posso e mando no Fila Brasileiro" criou um clube paralelo, criticando o próprio estalão de que foi um dos autores (criticando nomeadamente o fila preto quando foi um dos primeiros criadores a registar cães desta cor).
O Clube de Aprimoramento do Fila Brasileiro (CAFIB) deixou de ser uma associação de criadores para beneficiar a raça (era suposto vir a ser o primeiro clube da raça no Brasil) para ser um pseudo ideal sem personalidade jurídica que alguns criadores promovem para vender cães fora do estalão. Curiosamente, todos registam os cães em clubes que seguem o estalão oficial da raça (CBKC/FCI)...
<p>Gon&ccedil;alo</p>
<p>Imagem</p>
linda76
Membro Veterano
Registado: quarta fev 27, 2002 4:47 pm
Contacto:

domingo mar 21, 2004 10:10 pm

OLá......

Pois, eu não conheço muito bem a raça. basicamente, em termos de morfologia até lhes acho uma certa piada, com aquele andar meio desengonçado.

Agora no que diz respeito ao caracte, não me seduz. Eu sou citadina. Se calhar se morasse nma grande propriedade mudasse de ideias.....
Responder

Voltar para “Cães”