Chegaram as carraças!

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

casadofarol
Membro Veterano
Registado: segunda fev 09, 2004 11:16 am

segunda mar 22, 2004 9:46 am

A melhor solução é mesmo eliminar as carraças antes que elas cheguem aos cães. Com a mudança do clima e a habituação aos químicos estão a aparecer espécies resistentes. Eu tive de limpar completamente o quintal, retirar a vegetação rasteira e deixar a terra limpa durante uns meses. Estabeleci barreiras de gravilha nas entradas, e pus armadilhas para os ratos (que funcionam como autocarros para as carraças), pq. nenhum produto funcionava. Tive 6 cães a morrer com babesia, felizmente a minha vet é óptima e ficaram todos óptimos. Apanhei uma praga de carraças de inverno, típicas do norte dos USA e Canadá, que ninguém conhecia cá, tivemos que mandar carraças para a Faculdade de veterinária, e entrar em contacto com uma univ. americana para conseguir resolver o problema. Depois do meu caso já apareceram mais no norte do país, pelo que ´tem mesmo que se ter cuidado. Em Dezembro, se uma cão aparecer doente dificilmente um vet pensa em febre da carraça e não dá tempo para esperar pelas análises. No meu caso foi um palpite da vet que depois se confirmou que permitiu o tratamento a tempo, por isso não facilitem.
casadofarol
Membro Veterano

segunda mar 22, 2004 9:46 am

A melhor solução é mesmo eliminar as carraças antes que elas cheguem aos cães. Com a mudança do clima e a habituação aos químicos estão a aparecer espécies resistentes. Eu tive de limpar completamente o quintal, retirar a vegetação rasteira e deixar a terra limpa durante uns meses. Estabeleci barreiras de gravilha nas entradas, e pus armadilhas para os ratos (que funcionam como autocarros para as carraças), pq. nenhum produto funcionava. Tive 6 cães a morrer com babesia, felizmente a minha vet é óptima e ficaram todos óptimos. Apanhei uma praga de carraças de inverno, típicas do norte dos USA e Canadá, que ninguém conhecia cá, tivemos que mandar carraças para a Faculdade de veterinária, e entrar em contacto com uma univ. americana para conseguir resolver o problema. Depois do meu caso já apareceram mais no norte do país, pelo que ´tem mesmo que se ter cuidado. Em Dezembro, se uma cão aparecer doente dificilmente um vet pensa em febre da carraça e não dá tempo para esperar pelas análises. No meu caso foi um palpite da vet que depois se confirmou que permitiu o tratamento a tempo, por isso não facilitem.
linda76
Membro Veterano
Registado: quarta fev 27, 2002 4:47 pm
Contacto:

segunda mar 22, 2004 10:45 am

Pois, o meu problema é que eu não tneho quintal..... esse é que é o grande problema....

De qualquer modo, quais armadilhas para ratos???? é que este fds, como tive em tosquias, fiquei preocupada com tanta carraça que tirei dos cães.... a sorte é que ainda andavam em passeio....

:?
casadofarol
Membro Veterano

segunda mar 22, 2004 12:40 pm

Linda, eu contratei uma firma da área , e eles instalaram-me uma série de estações (nome que eles lhe dão), e funciona. Custa um bocado, pq. tem que ter manutenção 4 vezes por ano, mas antes para eles do que para o vet.
anjaazul
Membro Veterano
Registado: sábado mar 30, 2002 6:33 pm

segunda mar 22, 2004 1:25 pm

Convém informar ao pessoal que vai aqui a correr às farmácias para comprar Ivomec depois de ler isto ( )que é preciso ter cohecimentos para o aplicar.
eu por mim despenso. :evil: o max andou a tomar durante uns 3 meses e já teve a sua dose. espero :D com a carlota, já nem digo nada. parece-me que tenho de a matar para acabar a coceira :evil:
Oskarina
Membro Veterano
Registado: terça mar 02, 2004 5:18 pm
Localização: Oskar ( Serra de Aires) por enquanto.... vem aí uma mana a caminho....

segunda mar 22, 2004 2:31 pm

Alguém pode indicar-me quando é que se deve colocar o produto para as inimigas carraças??

Alguma marca boa??

A vet do Oskar aconselha Frontline, mas pelo que já li aqui......

Como vai ser a primeira vez que lhe coloco o "anti-carraças" não sei bem quando lho devo colocar.

Aguardo vossos sábios conselhos.
angie_bcl
Membro Veterano
Registado: quinta jan 30, 2003 9:51 am

segunda mar 22, 2004 3:20 pm

Olá,

O vet dos meus cães aplicou-lhes pulvex na sexta. Dá para pulgas, carraças e mosquitos mas só dá para 1 mês.

Aconselhou a coleira para os meses de mais calor. Essa já tem eficácia entre 4 e 6 meses. Acho um pouco inestético mas vai ter que ser. As ditas já têm aparecido e metem tanto nojo. É mesmo uma epidemia.
angie_bcl
Membro Veterano

segunda mar 22, 2004 3:25 pm

...(repetida)
Última edição por angie_bcl em segunda mar 22, 2004 3:58 pm, editado 1 vez no total.
ladyxzeus
Membro Veterano
Registado: sábado abr 26, 2003 5:14 pm
Localização: 2 cães(Fluffy e Infeliz), 1 gatinho (Mime) e 1 rouxinol do Japão(o Lípio)

segunda mar 22, 2004 3:44 pm

Eu apliquei o remédio ao primeiro cão ontem. Os outros dois ainda não forma banhados porque ainda não têm os bichos.
A meio do Verão vamos rapar o nosso terreno (não pode ser agora, porque a erva ainda está muito baixa para se fazer palha).

Eu acho que o frontline se tornou uma porcaria: parece quwe atrai ainda mais carraças! Para além disso é muito caro para tão pouca quantidade.

Já agora, alguém sabe distinguir as espécies de carraças? No ano passado apareceram-me umas que são pretas e pequeninas e que se aglomeram umas ao lado das outras. As deste ano são mais largas e achatadas, têem patinhas e incham, até ficarem como balões, para além de se juntarem em "cachos".
casadotrevo
Membro Veterano
Registado: terça jan 13, 2004 11:50 am
Contacto:

segunda mar 22, 2004 4:06 pm

ladyxzeus Escreveu: Já agora, alguém sabe distinguir as espécies de carraças? No ano passado apareceram-me umas que são pretas e pequeninas e que se aglomeram umas ao lado das outras. As deste ano são mais largas e achatadas, têem patinhas e incham, até ficarem como balões, para além de se juntarem em "cachos".
Podem ser da mesma espécie, mas com fases de desenvolvimento diferentes.
<p>Cumprimentos,</p>
<p>Diamantino</p>
angie_bcl
Membro Veterano

segunda mar 22, 2004 4:17 pm

ladyxzeus Escreveu: Já agora, alguém sabe distinguir as espécies de carraças? No ano passado apareceram-me umas que são pretas e pequeninas e que se aglomeram umas ao lado das outras. As deste ano são mais largas e achatadas, têem patinhas e incham, até ficarem como balões, para além de se juntarem em "cachos".
"Apareceram-te"??? Foi engano não?

Aqui na arca tem um artigo muito bom que te pode tirar todas as dúvidas ladyxzeus ;)

Boa leitura (eu não consegui ler tudo, fico arrrepiada só de imaginar. URGHHHH) :?

http://arcadenoe.clix.pt/article.php3?article=6

P.S. Tão arrepiada que me esqueci de pôr o link, sorry!
nynf
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

segunda mar 22, 2004 5:07 pm

A Shiva tem mais tendência para as carraças do que para as pulgas. Uso o pulvex todo o ano, e agora que a Primavera começou já anda a passear a sua scalibor branca (devia haver noutras cores, se fosse preta nem se via, já assim...).
Mas se for para zonas endémicas, de seguida dou-lhe banho ou pulverizo-a com uma solução que se vende nas farmacias e que é tiro e queda (é um produto muito usado em cavalos e ovelhas, logo é preciso muito cuidado e exactidão nas dosagens daí que nem vou referir o nome).
Eu odeio carraças e afins, quando era miuda apanhei a febre da carraça e foi por um triz que me salvei. As doenças que elas podem transmitir aos nossos animais são muitas das vezes mortais...Malditos bichos! :evil:
<p><strong>Sauda&ccedil;&otilde;es!</strong></p>
<p><strong>Cristina Paulo</strong></p>
<p>&nbsp;</p>
jujubele
Membro Veterano
Registado: sexta out 31, 2003 12:59 pm
Rita (cadela) ,Mimosa (gata), Tobias (gato) 1 caturra

segunda mar 22, 2004 5:26 pm

ladyxzeus ,

Quanto ás pequeninas escuras de que falas , essas são as carraças.
As outras cinzentas claras e que incham e aumentam de tamanho conforme vão sugando o animal, a essas chamamos carrapatos.
São ambas horrorosas......e possiveis transmissoras de doenças graves!
Musky
Membro Veterano
Registado: segunda fev 03, 2003 10:40 pm

segunda mar 22, 2004 5:41 pm

As pequenas escuras são os machos. As cinzentas que incham são as fêmeas.

Quando existe um pequeno amontoado de carraças, é normalmente um grupo de machos a tentar copular com uma fêmea.

Ao retirá-las do animal é preciso cuidado porque normalmente a fêmea está no centro da confusão já com as garras bem entranhadas na pele.
Guida__F
Membro Veterano
Registado: terça dez 02, 2003 7:14 pm

segunda mar 22, 2004 6:05 pm

Nem me fale disso, já tiramos um cacho desses do Snoopy nem e imaginam a quantidade de sangue.

Graças a Deus que o cão é um santo e deixa fazer tudo, porque puxava-se, puxava-se e não saiam, era só sangue e a minha mãe já começava a pensar que estavamos a sangrar algum sinal que o animal tinha.

Finalmente sairam mas custou. Para além disso não lhe encontramos mais nada até porque ele usa coleira insecticida.

No entanto como é uma coleira fraquinha própria para cachorrinhos e ele já está mais velho, vamos comprar-lhe uma coleira mais forte.
Na loja recomendaram a Excalibor de todos falam, estava esgotada, mas devem chegar novas na quarta ou quinta.

Espero que seja tão boa como dizem ou então lá vão 15 euros para o lixo.
Responder

Voltar para “Cães”