Lagarta do Pinheiro ou processionária

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Dogue Alemão! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderador: dinodane

Responder
GRADA
Membro
Mensagens: 71
Registado: quinta dez 13, 2001 5:56 pm
Localização: Dogue Alemão

quarta mar 10, 2004 11:49 am

Olá a todos,
Qual não foi o meu espanto quando estava no veterinário com a Tanja e vejo um cão que estava no internamento com um ar perfeitamente saudável ecomeço a ouvir a conversa dos donos, a dizer que a lingua ainda lhe ia cair.
Não fazia ideia que tal bicho existia, e que passaria a ter mais uma preocupação com os meus amiguinhos.
Não fazia a minima ideia de que tais bichos existiam e muito menos que poderiam matar os nossos animais.
Atenção ás zonas com pinheiros, principalmente entre Janeiro e Maio e também Agosto e Setembro.
Ao que parece estas são as alturas em que se movimentam por aí.
Beijos
carlixa
Membro Júnior
Mensagens: 11
Registado: terça mar 09, 2004 9:24 pm

quarta mar 10, 2004 12:25 pm

A lagarta do pinheiro;
"Tem um efeito nocivo não só nos humanos, causando-lhes irritações na pele, nos olhos e no aparelho respiratório, mas também nos cães, quando movidos pela curiosidade aproximam o focinho e abocanham as lagartas.
O efeito tóxico produz-lhes de imediato um grande inchaço e dificuldade respiratória. O cão com estes sintomas deve ser levado de imediato ao veterinário, pois uma demora de algumas horas pode causar-lhe danos irreversíveis que se repercutem no apodrecimento do tecido que constitui a língua, obrigando ao corte das zonas infectadas. Em casos mais graves não é invulgar o corte total da língua.
 Dado existir uma grande falta de informação sobre esta matéria, a maior parte das pessoas, em determinadas alturas do ano e exactamente nas estações mais agradáveis, passeiam os seus cães em pinhais, nunca supondo que correm um enorme perigo.
(…) desde meados de Fevereiro a fins de Maio,  que os seus pêlos urticantes produzem as alergias cutâneas, oculares e respiratórias."

Infelizmente tb não tinha conhecimento desta matéria, mais um cuidado a ter…
bbaixo
Membro Veterano
Mensagens: 475
Registado: quinta jul 03, 2003 10:59 am
Localização: Matilde (Dálmata) e Margarida (Husky Siberiano)

quarta mar 10, 2004 3:49 pm

Bonus
Membro Júnior
Mensagens: 45
Registado: quarta out 29, 2003 12:52 pm

quinta mar 11, 2004 7:47 pm

Está bem está... Nunca tinha ouvido falar de tal coisa!

Neste fim de semana fui passear para a serra de sintra como é habitual e a cadela.. veio de lá com uma carraça , que vinha a descobrir mais tarde, daquelas que parecem chumbinhos... parecia um cravo autentico , estava mesmo agarrada a pele..

Será que terei que tomar agora alguma precauçao q desconheça?

Cumps
Mila
Membro
Mensagens: 184
Registado: quinta jan 16, 2003 9:11 pm

sábado mar 13, 2004 3:34 pm

Obrigada pelo Alerta, desconhecia totalmente. :oops:
bbaixo
Membro Veterano
Mensagens: 475
Registado: quinta jul 03, 2003 10:59 am
Localização: Matilde (Dálmata) e Margarida (Husky Siberiano)

domingo mar 14, 2004 10:52 am

Viva,

andei a fazer umas pesquisas sobre esta praga e encontrei informação que considerei interessante e que gostaria de partilhar, chamo a atenção que algumas fotografias poderão chocar pessoas mais sensiveis.

http://www.dgf.min-agricultura.pt/v4/dg ... SVPF-P.pdf
http://rpcv.fmv.utl.pt/PDF/pdf9_2003/547_151_156.pdf
http://www.hospvetprincipal.pt/Lagartapinheiro.htm
http://whippetp.no.sapo.pt/lagarta_do_pinheiro.htm

Eventualmente, alguns destes documentos já foram disponibilizados no fórum, mas penso que seria interessante compilar os mesmos num único tópico.
martynha
Membro
Mensagens: 192
Registado: segunda jan 12, 2004 10:45 am
Localização: cockers,dogue alemão, gato,discus,oscares,piranha,raia..

domingo mar 14, 2004 8:32 pm

Olá,
Pois é, estas lagartas são do piorio, há uns anos atrás, isso aconteceu com uma setter inglesa que eu tinha, levei-a para a quinta dos meus avós e quando veio de lá tinha sido picada por essas lagartas, e ficou sem a ponta da lingua e um bocadinho dos lábios, mas recuperou muito bem!!! Sã e Salva!!!
Estas lagartas são meio amarelas e andam em fila indiana no chão, como os cães são curiosos basta eles irem lá com o focinho "cuscar" e pronto já está!!

É precso ter mais cuidado nesta altura no principio da Primavera!!
CasadeAnaval
Membro Veterano
Mensagens: 8292
Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm

sábado mar 20, 2004 4:40 pm

Consultem os tópicos acima e tomem cuidado quando qusierem acabar com as ditas lagartas...
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
GRADA
Membro
Mensagens: 71
Registado: quinta dez 13, 2001 5:56 pm
Localização: Dogue Alemão

segunda mar 22, 2004 9:13 pm

Posso pedir que explique porque é que diz isso de terminar com as lagartas?
Beijos
Nokas
GRADA
Membro
Mensagens: 71
Registado: quinta dez 13, 2001 5:56 pm
Localização: Dogue Alemão

segunda mar 22, 2004 9:13 pm

Posso pedir que explique porque é que diz isso de terminar com as lagartas?
Beijos
Nokas
CasadeAnaval
Membro Veterano
Mensagens: 8292
Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm

segunda mar 22, 2004 9:51 pm

GRADA Escreveu: Posso pedir que explique porque é que diz isso de terminar com as lagartas?
Beijos
Nokas
Olá

Elas são tóxicas para os humanos também, muita gente tenta queimar os ninhas mas respiram os fumos que intoxicam na mesma as pessoas.Por isso cuidado em não manipular as mesmas de nenhuma forma.
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
Responder

Voltar para “Dogue Alemão”