Raças Portuguesas

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Qual a nacionalidade da raça do(s) seu(s) cão(cães)?

Portuguesa
15
28%
Estrangeira
39
72%

Total de votos: 54
Nuria
Membro Veterano
Registado: terça dez 11, 2001 8:16 pm

quinta ago 29, 2002 4:36 pm

FAbarm:

Na minha opinião, as raças portuguesas são 'nossas' e é nosso dever divulgá-las.
O CPC tem feito um trabalho bom, no que consta à divulgação das mesmas. E algumas revistas têm uma secção de raças portuguesas.

De momento não tenho nenhum exemplar de uma raça nacional, mas já tive cães d'água.
Gosto de todas as raças portuguesas, são raças super normais.

Se não formos nós a apoiar as raças portuguesas quem será? Outros países? É uma hipótese, mas com poucos exemplares lá fora deve ser dificil.
Acho que se deve começar pela divulgação junto das pessoas como, reportagens na TV(só numa semana vi uma acerca do cão de água e outra sobre do serra da estrela) distribuição de folhetos(cheguei a receber um folheto que falava das raças portuguesas, no correio) divulgação de exposições especializadas(cartazes de rua) etc.

Cumprimentos
yakov
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

sexta ago 30, 2002 7:59 am

Para a Nuria

Nos EUA a Monográfica de Cães de Água tem cerca de 400 inscritos ( a nossa teve 7, na semana passada).
Na Finlãndia o número médio de Podengos em ringue é superior ao de Portugal.
No Mundial deste ano na Holanda, havia mais Podengos presentes, do que no Mundial do ano passado no Porto.
Na Holanda há mais Serra de Aires em exposição do que havia cá há 2 anos atrás. Agora a situação inverteu-se felizmente. :|
yakov
Membro Veterano

sexta ago 30, 2002 8:00 am

Para a Nuria

Nos EUA a Monográfica de Cães de Água tem cerca de 400 inscritos ( a nossa teve 7, na semana passada).
Na Finlãndia o número médio de Podengos em ringue é superior ao de Portugal.
No Mundial deste ano na Holanda, havia mais Podengos presentes, do que no Mundial do ano passado no Porto.
Na Holanda há mais Serra de Aires em exposição do que havia cá há 2 anos atrás. Agora a situação inverteu-se felizmente. :|
Nuria
Membro Veterano

sexta ago 30, 2002 8:07 am

Não digo que não, mas por acaso já viu metade desses cães?
A maioria não corresponde ao estalão.
Se deixarmos as raças portuguesas no estrangeiro, sabe-se lá onde(e como) vão parar.
nokio
Membro Veterano
Registado: segunda mar 04, 2002 3:26 pm
Contacto:

sexta ago 30, 2002 8:30 am

Olá Nuria,

Não sei porque dizes:
Se deixarmos as raças portuguesas no estrangeiro, sabe-se lá onde(e como) vão parar.
Esta frase dá uma sensação de excesso de patriotismo. Aqui em Portugal não há também tantos criadores de renome e das mais diversas raças estrangeiras nos quais os seu cães respresentam fielmente o estalão, e inclusivé ganham títulos nos países de origem dessa determinada raça? Obviamente é muito díficil conseguir o cão perfeito (em qualquer raça), mas isso não quer dizer que o cão não seja um bom exemplar e pretença ao estalão. Qualquer criador consciente e amante da raça faz os possíveis para obter sempre os melhores exemplares, seja em Portugal, seja no estrangeiro. Ou os criadores portugueses são melhores que os estrangeiros?

Nokio.
Nuria
Membro Veterano

sexta ago 30, 2002 8:43 am

Ninguém disso isso.
Vamos lá ver, em muitos países as raças portuguesas são vistas como 'raças raras'.
Ou seja é claro que em Portugal existem grandes criadores de várias raças como, labradores, basset hound, terranovas etc.
Mas não há muitos nem grandes criadores de Akbash ou Mudis, por exemplo.
O que eu quero dizer é que as raças populares são fáceis de criar e obter bons exemplares porque existem linhagens e muita informação.
Eu pessoalmente, acho que para se criar cães portugueses no estrangeiro é preciso informação sobre os cães, tanto o estalão como temperamento.
Já vi imensas fotos de cães de àgua que parecem poodles, podengos que parecem corgis em ponto grande, e serras que parecem...bom, nem parecem nada! Todos estes criados no estrangeiro.

Portanto, acho que a divulgação é muito importante seja onde for. Mas acho que também nos devíamos preocupar em criar cães saudáveis e de acordo com o estalão cá em portugal.

Cumprimentos
nokio
Membro Veterano
Registado: segunda mar 04, 2002 3:26 pm
Contacto:

sexta ago 30, 2002 9:05 am

Olá Nuria,

Vendo pelo teu ponto de vista todos os criadores obteriam os cães ideais. No meu caso por experiência, só posso falar de dobermanns, e já cheguei a ver exemplares que parecem «pinchers mais gordos», Rotts anões peludos, coisas do género. Mas claro que deve a ver excepções, não? Aqueles que se preocupam mesmo em beneficiar a raça, mesmo que esta seja das mais raras.

;)
Nokio.
yakov
Membro Veterano

sexta ago 30, 2002 9:09 am

O problema desses cães no estrangeiro, é que a maior parte dos criadores mandou para lá cães que cá não conseguiam nem dar, quanto mais vender... :(
O argumento era, que como lá não existiam mais, qualquer coisa servia :( :( e assim lá "enganaram" uns quantos.
Hoje em dia isto já não sucede. Há mais informação por parte de quem compra, e os criadores são mais consciênciosos nas suas "exportações" e que é facto é que já se tem visto cães de Raças portuguesas virem de lá de fora ganharem aos Portugueses. Exs.: Serra d'Aires francesa Campeã do Mundo em 2001 (Porto), Serra da Estrela Sueca BIS de Cachorros em Coimbra 2000, Podengo Médio Finlandês RBIS na Monoráfica Portuguesa 2001, etc...
Quanto aos Cães de Água na America, estamos conversados.. :( Já viste o que fizeram a todas as outras raças? O Epagneul Beton parece um Springer Spaniel, o Boxer parece uma mistura de Dogue Alemão, o ...
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

sexta ago 30, 2002 9:18 am

Realmente, Nuria, a sua observação parece-me um bocado absurda.
Há bons e maus criadores em todo o lado.Como há bons e maus em todas as profissões.
Segundo me dizem a raça cão de àgua português foi salva pela criação nos EU.
Pelo que sei, nos anos sessenta, cá no burgo, estava em vias de extinção.
Sabe-se lá o que iria acontecer? Para que servem o estalão da raça e as associações internacionais ?
Qual é a diferença entre LOP e os outros ?
Não é para proteger a raça ?
Se não fôr para isso, se é só para "acariciar" a vaidade do dono, então não deviam existir.
CindelP
Membro Veterano
Contacto:

sexta ago 30, 2002 9:39 am

Qualquer criador consciente e amante da raça faz os possíveis para obter sempre os melhores exemplares, seja em Portugal, seja no estrangeiro. Ou os criadores portugueses são melhores que os estrangeiros?
Olá Nokio,

Neste aspecto concordo plenamente com a Nuria. As raças portuguesas sempre foram e continuam a ser relativamente raras fora de Portugal. É verdade que o Cão de Agua Portugues foi "salvo" pelos americanos, mas vejamos agora esses cães como estão ! Qualquer raça que seja admitida pelo AKC corre logo o risco de ser adulterada

Nas raças portuguesas há pouca informaçao disponivel fora de Portugal, de tal modo que uma divulgação apressada só seria prejudicial às raças. Porquê ? Muitos cães seriam exportados de Portugal para esses paises. Esses paises por sua vez não saberiam o que fazer ao certo com esses cães, sendo possivel só fazerem asneiras.

O melhor é uma divulgação adequada, calma, sem pressas, internacionalizando as raças com tacto. Como erro grave temos o exemplo dos Serras da Estrela. Muitos foram exportados para o UK e para os paises nordicos onde só se cria agora (excepto certos criadores) pseudo-serras. Porque se deu isto ? Pouco conhecimento da raça, complicações de exportação de bons caes, e não saberem escolher os cães correctamente para criação. Depois como Portugal sempre fi atrasadinho, esses cães viajaram por toda a Europa, dando a imagem errada do Serra aos juizes e espectadores de todas as expos que participavam ! E o mais incrivel é que esses pseudo-serras ganham !?
Serra da Estrela Sueca BIS de Cachorros em Coimbra 2000
Tem certeza ? Qual foi a cachorra ? Que eu saiba, nessa ano o BIS cachorros foi um Shnauzer Miniatura

Serra d'Aires francesa Campeã do Mundo em 2001 (Porto),
A Serra D'aires que foi melhor femea da raça e BOB, e consequentemente WW2001 foi a cadela Noz da Qt do REfugio, propriedade de Manuel Correia, ou seja, criada e vive em Portugal. Nenhhma ligaçao com França.

Veja um dos Serras criados lá fora. É claro que existem criadores que gostam da raça, que são humildes e tentam aprender, mas há outros que pensam que sabem td e fazem destas asneiradas :

Imagem
melhor da rala numa expo da Filandia

Imagem
Dalbohundens Hoss

Imagem
O'Fixas Estrela Aritzie

Imagem
FIN CH + EST CH,ESTWINNER-98 Sebastiao

Imagem
Finuch Feeeniks Mr Picasso

E estes cães não sao a excepçao, mas sim a regra !

[/list]
Good friend Vs true friend: A good friend will come bail you out of jail....But a true friend will be sitting next to you saying "... WE screwed up! BUT WASN'T IT FUN!!!
yakov
Membro Veterano

sexta ago 30, 2002 10:11 am

CindelP: A Serra da Estrela chamava-se Faidros foia da Urca e ganhou o BIS de cachorros aí ou em Pombal (a minha memória já não é o que era :) ). O Serra de Aires seria o macho? Tenho a certeza absoluta que um SA Francês ganhou qualquer coisa importante no Mundial (ai este Alzheimer dá cabo de mim :lol: )
yakov
Membro Veterano

sexta ago 30, 2002 10:13 am

CindelP: A Serra da Estrela chamava-se Faidros foia da Urca e ganhou o BIS de cachorros aí ou em Pombal (a minha memória já não é o que era :) ). O Serra de Aires seria o macho? Tenho a certeza absoluta que um SA Francês ganhou qualquer coisa importante no Mundial (ai este Alzheimer dá cabo de mim :lol: )
CindelP
Membro Veterano
Contacto:

sexta ago 30, 2002 1:19 pm

CindelP: A Serra da Estrela chamava-se Faidros foia da Urca e ganhou o BIS de cachorros aí ou em Pombal
Obrigado, deve ter sido entao em Pombal, pois em Coimbra acho que foi o schanauzer mini.

A questao aqui é que é bom os "estrangeiros" interessarem-se pelas nossas raças. Melhor ainda se essa raça estabalibizar nesse país.

É é preciso fazer as coisas com tacto e calma para não haver asneiras !
Good friend Vs true friend: A good friend will come bail you out of jail....But a true friend will be sitting next to you saying "... WE screwed up! BUT WASN'T IT FUN!!!
yakov
Membro Veterano

sexta ago 30, 2002 1:45 pm

Sabes que foi insituido no Yahoo, um e-group em inglês do estrelamountaindog ? :o
CindelP
Membro Veterano
Contacto:

sexta ago 30, 2002 2:33 pm

Olá,

Sei pois, afinal, fui eu que o criei :)

Criei esse grupo em Janeiro de 2001, e hoje em dia tem cerca de 70 membros de todo o mundo ( Reino Unido, Suecia, Filandia, USA; Portugal), desde criadores muito experientes, presidentes dos respectivos clubes de raça dos seus paises, criadores que estão se inciando na raça, simples proprietários ou curiosos da raça.

No seguimento desta conversa, lembrei-me de lhe enviar um convite, o qual ja aceitou. E já o coloquei como moderador, pois só os moderadores (pessoas com referencias ou de confiança) é que têm acesso aos emails, messagens, fotos, base de dados de pedigrre (mt mt reduzida) e afins - isto com a intençao de proteger a informaçao ali partilhada ja que houve individuos que usaram essa mesma informaçao para fins não mt eticos. A lista trafica cerca de 500 emails por mês

Espero que goste da mesma
Responder

Voltar para “Cães”