o treino de cães implica a dor do animal?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

PauloC
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

terça mar 23, 2004 9:18 am

Pois é...tal como eu disse, fazer um cão 'voar', e também mandar uma garrafa cheia de pedras à cabeça de um cão, não é a minha ideia de um treino correcto.
Repondendo directamente à sua pergunta, nem todos os metodos de treino se baseiam na dor do animal. Aliás, o metodo mais correcto é aquele que utiliza o estimulo positivo e não o negativo. Isto quer dizer que deve ser dada preferencia a mostrar a um cão O QUE QUEREMOS que ele faça, em vez de mostrar o que NÂO QUEREMOS que ele faça. No entanto, isto não obsta a que se repreenda o animal em determinadas situações, e isso pode implicar 'castigo' e consequentemente alguma dor. Digamos que será admissível o equivalente a uma boa palmada numa criança irrequieta e desobediente que não pára de nos dar estaladas, e não propriamente espancar uma criança por ter metido o dedo no nariz.
Também não me chocam alguns 'truqes' para condicionar comportamentos, tal como as estranguladoras, as coleiras de picos ou mesmo a coleira electrica, desde que usados correctamente e por quem sabe.

Cumprimentos
Paulo C
nynf
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

terça mar 23, 2004 10:35 am

PauloC Escreveu: Pois é...tal como eu disse, fazer um cão 'voar', e também mandar uma garrafa cheia de pedras à cabeça de um cão, não é a minha ideia de um treino correcto.
Repondendo directamente à sua pergunta, nem todos os metodos de treino se baseiam na dor do animal. Aliás, o metodo mais correcto é aquele que utiliza o estimulo positivo e não o negativo. Isto quer dizer que deve ser dada preferencia a mostrar a um cão O QUE QUEREMOS que ele faça, em vez de mostrar o que NÂO QUEREMOS que ele faça. No entanto, isto não obsta a que se repreenda o animal em determinadas situações, e isso pode implicar 'castigo' e consequentemente alguma dor. Digamos que será admissível o equivalente a uma boa palmada numa criança irrequieta e desobediente que não pára de nos dar estaladas, e não propriamente espancar uma criança por ter metido o dedo no nariz.
Também não me chocam alguns 'truqes' para condicionar comportamentos, tal como as estranguladoras, as coleiras de picos ou mesmo a coleira electrica, desde que usados correctamente e por quem sabe.

Cumprimentos
Paulo C
Exactamente Paulo! Além de que ao utilizar-se um método mais agressivo e violento corre-se o risco de "quebrar" o cão a tal ponto que este nunca mais poderá ser trabalhado em condições...se há coisa que me revolta é ver um bom cão de trabalho com excelente caracter (que para mim tem que ser equilibrado mas com uma boa dose de dominancia e força) arruinado por um qualquer suposto treinador da tanga :evil: Para treinar cães há que compreende-los, e compreender cada cão como um ser individual e diferente, único, não obstante a raça.
Se esta base falhar tudo falha. Basta ver se o cão treina com alegria para avaliar muita da qualidade do trabalho do treinador... e nada melhor do que quando o cão saúda o seu treinador com quase tanta alegria como faz com o dono!
Se eu fosse a si mostrava este tópico ao seu amigo...pelo bem do cão dele!
<p><strong>Sauda&ccedil;&otilde;es!</strong></p>
<p><strong>Cristina Paulo</strong></p>
<p>&nbsp;</p>
BeaRam
Membro
Registado: terça mar 09, 2004 5:06 pm

terça mar 23, 2004 11:59 am

Ando a fazer o treino de obediência básica e apenas um dos cães (labrador super mimado) ganiu um pouco quando o treinador lhe deu um esticão. Do resto anda tudo animado (cães e donos). É o máximo.

A única situação de "violência" foi aplicada com uma cadeira de plástico que voou pelo ar e foi cair à frente do focinho (não no focinho) de um S. Bernardo no treiino de recusa de comida.

Os outros cães aprenderam só de ver. Foi uma risada geral.

Nós adoramos os Domingos de manhã

:lol: ;)
anjaazul
Membro Veterano
Registado: sábado mar 30, 2002 6:33 pm

terça mar 23, 2004 2:50 pm

na escola do max, são os donos que treinam os cães sob orientação do treinador. para além dos exercícios gerais de obediência, há outros específicos para cada "patologia".
por sorte, o max porta-se lindamente na escola. cá fora, está melhor. ou depende dos dias. mas também só tem 3 lições. há um mês, era uma tortura levá-lo à rua. agora, parece que vou passear a trela :D também depende. mas está melhor em geral.
quando ele andou na outra escola, o treino era feito pelo treinador. eu só comecei já na fase final. mas até com o aspecto do treinador me preocupei :lol: :oops: já achava o max com cara de poucos amigos... se fosse treinado por um que lá anda muito trombudo... tinha o max transformado numa fera :(
Responder

Voltar para “Cães”