Adopção nos canis municipais

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
mindbullet
Membro Veterano
Registado: terça jan 22, 2002 11:50 am

sexta ago 30, 2002 9:23 am

Olá!

Estive a ler um artigo interessante sobre animais de estimação na Proteste, e reparei neste pormenor:
A título de exemplo, no Canil Municipal de Lisboa não se paga nada na aquisição de animais até quatro meses. A partir desta idade, terá de pagar 13,45 euros para "adoptar" um cão e 5,36 euros, se for um gato.
Isto faz-me uma certa confusão. Não deveria ser ao contrário?!?!?
Não estou a perceber a lógica. Como se não bastasse as pessoas quererem sempre cachorrinhos, ainda por cima penalizam quem quer um cão mais idoso.

Não sei se foi engano ou não da revista, mas já agora gostaria de saber as vossas opiniões e o motivo desta "lei" se alguem o souber.
nokio
Membro Veterano
Registado: segunda mar 04, 2002 3:26 pm
Contacto:

sexta ago 30, 2002 10:21 am

Olá mindbullet,

Vou tentar ligar para o canil e esclarecer essa situação. De facto não faz sentido nenhum!!! Mas... a nossa legislação já nos tem habituado a coisas absurdas no que diz respeito aos animais.

Nokio.
corresponde
Membro Veterano
Registado: sexta mai 31, 2002 4:11 pm
Contacto:

sexta ago 30, 2002 10:27 am

Considero estranho...
Onde leu isso?
Alguém pode confirmar?

Obrigado
mindbullet
Membro Veterano
Registado: terça jan 22, 2002 11:50 am

sexta ago 30, 2002 10:32 am

Corresponde:

Está na Proteste nº 228 (de Setembro 2002)

Artigo: Ter um animal de estimação - Para o bem e para o mal...

Pag 37 (coluna da esquerda)
_sugo_
Membro Veterano
Registado: domingo abr 07, 2002 8:40 pm

sexta ago 30, 2002 10:43 am

e no canil do porto é um autentico absurdo! se kiseres adoptar um cao n podes, eles só dao os caes a sociedades protectoras e instituições! n estao a seguir a lei! o k as pessoas agora fazem é ir às sociedades dizer k kerem adoptar tal canito e eles vao ao canil e buscá-lo como se fosse pra eles e dp dao a essa pessoa! eu sei disto pq tenho um familiar k trabalha lá e me contou!

cumprimentos
corresponde
Membro Veterano
Registado: sexta mai 31, 2002 4:11 pm
Contacto:

sexta ago 30, 2002 10:54 am

Realmente há muita falta de informação.
Pelos vistos nem as camaras municipais sabem as leis...
Há que apurar bem as situações e denunciar
Afinal em vez de ajudarem só põem entraves a quem quer ajudar?!
Bibocas
Membro Veterano
Registado: terça ago 27, 2002 9:35 pm

sexta ago 30, 2002 7:23 pm

Olá

Não acho nada estranho...

Em tempos fui ao canil Municipal de Lisboa, Campo Grande, c/ uma amiga, adoptar um cão e, tenho ideia de ela ter pago as vacinas dele.

Nem mesmos estas ela devia ter pago. Já é um acto de um grande coração, adoptar-se animais abandonados! Se temos que pagar, então nã admira que ninguém vá as canis Municipais.

Sinceramente, acho um contrasenso.
Nuria
Membro Veterano
Registado: terça dez 11, 2001 8:16 pm

sexta ago 30, 2002 7:27 pm

A verdade é que existem muitas pessoas que vão buscar cães a canis para servirem de 'sacos de pancada' no treino de cães de luta.
jcachorro
Membro Veterano
Registado: quarta ago 14, 2002 11:07 pm
Contacto:

sábado ago 31, 2002 12:45 am

Olá!

O facto de nos canis pedirem para pagar as vacinas do cão que se adopta ou a sua alimentação, não será de certa forma uma maneira de arranjar "mais algum", para os restantes animais que lá ficam poderem comer mais um bocadinho???????
Kenshin
Registado: terça ago 27, 2002 11:39 pm

sábado ago 31, 2002 12:52 am

Ja agora na SPAD do Funchal pode-se adoptar um animal sem pagar nada! Mas pela quantia de 25€ pode-se pagar o registo, vacinação e a operação de esterilização. E assim ajuda-se um pouco as pessoas que la trabalham.

Nesta altura do ano tem 300 animais num espaço em que cabem 90...
Bibocas
Membro Veterano

sábado ago 31, 2002 7:00 pm

Olá

Jcachorro, eu percebo aonde quer chegar, mas para isso existe o voluntariado.
No caso que mencionei, o cão nem era p/ a minha amiga. Era p/ uma senhora de idade q morava ao pé dela e, que lhe tinha morrido o cão.

Ela morava sózinha e o cão era tudo p/ ela. A minha amiga c/ pena foi ao Canil de Lisboa e trouxe um cãozito aí c/ 1 / 2 anos.

Claro que ela não se importou de pagar as vacinas, mas, se virmos bem as coisas, já passava a haver menos 1 boca a comer.

Eu sou sócia na UZ e todos os animais que de lá saiem, os futuros donos, não são obrigados a pagar nada. Só assinam um termo de responsabilidade.

Sei que hà muito carência quer nos canis, quer nas instituições, mas, uma adpção nunca devia ser paga. As pessoa quando querem ajudar fazem-no. Não é preciso pedir.

Está claro que esta é a minha opinião e, como tal, aceito outras.
jcachorro
Membro Veterano
Contacto:

sábado ago 31, 2002 9:28 pm

Olá!

Pois é Bibocas... Eu ao mesmo tempo também concordo plenamente consigo; só pensei é que nos canis pedissem esse dinheiro para poderem juntar para alguma comida ou alguns medicamentos que vão sendo precisos. Enfim... a miséria continua a ser muita, mesmo com campanhas de sensibilização para o não abandono dos animais, mas a verdade é que todos os anos o número de abandonos aumenta. Eu às vezes ainda me pergunto se nasci mesmo neste país e se faço parte desta sociedade tão "pobre" e carenciada de valores.

Cumprimentos.
Bibocas
Membro Veterano

domingo set 01, 2002 4:35 pm

Olá Jcachorro!

Já foi alguma vez a algum desses canis?

Conhece pessoalmente alguma Instituição?

Sabe uma coisa, c/ aquilo que já vi, mais valia os animais andarem na rua!

Não falo particularmente da UZ, mas hà coisas horrendas noutros sítios que muita gente nem sequer passa pela mente.

Quando fui ao Canil de Lisboa, jurei a mim mesma que não voltava a lá pôr os pés. Aquilo é (ou era) "carne p/ canhão".
jcachorro
Membro Veterano
Contacto:

domingo set 01, 2002 10:23 pm

Olá Bibocas!

Eu por acaso, pessoalmente nunca visitei nenhum canil, mas várias pessoas minhas conhecidas já passaram por lá e pelo que me contaram, ainda bem que não as acompanhei... É que por vezes não consigo ter "estômago" para ver certas coisas... É assim... É triste, mas infelizmente continua a ser uma Realidade. :(

Cumprimentos.
Responder

Voltar para “Cães”