Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Pastor Alemão! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.
daktari
Membro Veterano
Registado: segunda jan 07, 2002 12:38 am

segunda mar 22, 2004 11:02 pm

! ?
Última edição por daktari em quarta jun 02, 2004 5:54 pm, editado 3 vezes no total.
mjoaomarques
Membro Veterano
Registado: terça jan 07, 2003 6:19 pm

terça mar 23, 2004 5:08 pm

Para pedir a lista de criadores da raça deverá dirigir-se ao Clube Português de Canicultura (CPC) ou fazê-lo on line na página Registos do site do CPC.

A morada e contactos telefónicos do CPC são:

Rua Frei Carlos, 7 - R/C
1600-095 Lisboa
Telef: 217 994 790
Fax: 217 994 799

ou

Rua Dr. Alfredo Magalhães, Nº 40
4000-061 Porto
Telef: 222 050 724
Fax: 222 087 048

Lista de E-mails:

Geral: [email protected]

Webmaster: [email protected]

O site do CPC:

www.cpc.pt
Maria João
jcsousa
Membro Veterano
Registado: sábado mai 03, 2003 11:57 am
Contacto:

terça mar 23, 2004 7:28 pm

...
Última edição por jcsousa em quinta mai 20, 2004 9:57 pm, editado 1 vez no total.
hirasclan
Membro
Registado: segunda fev 10, 2003 10:40 pm

terça mar 23, 2004 10:45 pm

Teste de Campbel, se feito por uma pessoa experiente, penso que será uma grande ajuda na escolha do cachorro adequado ao que pretendemos, embora pense que a forma como ele será acompanhado no desenvolvimento da sua personalidade irá condicionar, ou não, os resultados quando adulto.
No entanto é uma boa forma de prever que cão irá ser no futuro.

Caracter para trabalhar, escolhi uma cadela dominante e não estou arrependido, revelou-se muito equilibrada, embora o seu crescimento fosse constantemente acompanhado permitindo-lhe todo o tipo de experiencias, normalmente acompanha-me no meu dia-a-dia e não tenho nem nunca tive qq problema de qq espécie.
No trabalho a sério em que tem de puxar dos galões, fá-lo sem qq dificuldade, tanto dá luta na mangua como larga á primeira, recebe os meus amigos em casa desde que estejamos presentes ou deixa-os á chuva enquanto não chegamos, no canil é ela a alfa e até agora a coisa tem corrido sempre bem entre elas, só se passa com as moscas, mas isso tb eu.
Acho que não era bem isto que esperava como resposta mas como em Portugl qd se fala de TRabalho as coisas complicam-se um bocado, penso que é a melhor forma de lhe explicar o resultado da minha escolha.

No entanto estou satisfeito e acho pelo que tenho visto que se fôr um animal para brincarmos no dia a dia eu voltaria a escolher um dominante, se calhar se fosse para brincar a sério, com prémios e tudo, iria para uma muito dominante, mas sempre fêmea.

Luis
mjoaomarques
Membro Veterano

quarta mar 24, 2004 3:32 pm

Eu não utilizo totalmente o teste de Campbell para escolher os meus cachorros. É mais por observação do comportamento nas brincadeiras com os irmãos e com a mãe. Claro que para isso é necessário passar umas boas horas, pelo menos uma vez por semana e durante várias semanas, em casa do prop. da cadela. É também esse um dos motivos porque tenho comprado os meus cachorros a particulares e conhecidos. Tenho sempre um cão que era o mais dominante ou o 2º mais dominante da ninhada e outro não tão dominante, mas sempre curioso e pronto para nova "luta". Até agora, nunca tive cães medrosos, cães que não possam estar juntos ou cães difíceis de ensinar. Este ensino é o básico e depois tudo aquilo que acho necessário um cão de quinta saber. Nunca me preocupei em que os exercícios sejam feitos de forma correcta mas acho que nenhum dos meus cães teria dificuldade em assimilá-los.
Maria João
jcsousa
Membro Veterano
Registado: sábado mai 03, 2003 11:57 am
Contacto:

quinta mar 25, 2004 12:31 pm

...
Última edição por jcsousa em quinta mai 20, 2004 9:58 pm, editado 1 vez no total.
daktari
Membro Veterano

quinta mar 25, 2004 6:12 pm

:!: :?:
Última edição por daktari em quarta jun 02, 2004 5:47 pm, editado 3 vezes no total.
JUMP
Membro Veterano
Registado: quarta out 01, 2003 1:09 pm

sexta mar 26, 2004 12:30 pm

daktari Escreveu: .... Na minha opinião estes testes até deveriam ser feitos obrigatoriamente por uma entidade oficializada e responsável, para o efeito (CPC ou APCPA). Posteriormente os testes efectuados por essa mesma entidade passariam a constar em relatórios reconhecidos ou certificados com vista a que o resultado desses servisse a informar os compradores interessados que visitam os criadores. Assim os ditos testes passariam a ser mais uma ferramenta para a selecção e o apuramento das raças.

apesar de nada entendida neste assunto, acho curiosa a sua observação.

o CPC quando de registo de ninhada no LOP, sendo criador com ou sem afixo, faz alguma peritagem?
ou seja, de alguma maneira, essas entidades comprovam a autenticidade do LOP?

bom dia
adriana
Casaalema
Membro
Registado: terça fev 10, 2004 3:39 pm

sexta mar 26, 2004 12:39 pm

Penso quem em relação aos testes de Campbel, serão utilizados por dois tipos de pessoas:
- Criadores, para poderem aconselhar quem os procura na compra de um cachorro
-Particulares, quando informados e pretendem escolher um cachorro com características próprias.
Em resposta ás perguntas de jcsousa:

"Na avaliação do temperamento do cachorro, o que é que vocês pensam da fiabilidade do teste de Campbel? "

A fiabilidade é de facto bastante razoável .....mesmo tendo em conta que estamos a lidar com cachorros de tenra idade, e nem sempre quem vai comprar um cachorro terá tempo de efectuar todos os testes desejados, ainda assim servirá para uma boa triagem.....

"2. Em termos de dominância na ninhada, a partindo do princípio que procuramos um caracter para trabalhar, qual o cachorro que vocês escolheriam?"

Na minha opinião, aqui penso, que os testes não tem muito peso, se for o próprio criador a escolher o cachorro para si, e acompanhou a fase de definição de caracter dos cachorros (3º a 7º semana) é realmente o criador que sabe quem é o mais dominante da ninhada, mesmo sem os testes, as brincadeiras entre eles permitem mesmo ao mais leigo, escolher o mais dominante e o menos (desde que tenha acompanhado esta fase de definição de caracter......
Sendo a escolha com objectivo para o trabalho, escolheria o mais dominante,
Apesar de saber que teria de o educar de uma forma mais firme do que qualquer um dos outros, e vir a ter alguns problemas de submissão, ganharia de certo noutros pontos, o mais importante
“ as suas características natas”

cptos
João
daktari
Membro Veterano

sexta mar 26, 2004 7:18 pm

:!: :?:
Última edição por daktari em quarta jun 02, 2004 5:49 pm, editado 1 vez no total.
hirasclan
Membro

sexta mar 26, 2004 7:58 pm

Tanto quanto sei o CPC começou este ano a fazer algumas verificações de ninhadas, já é um começo, parece que a idéia é avançar para a verificação dos adultos reprodutores tb.
Uma boa solução para isso seria o controlo das ninhadas e dos reprodutores por um clube da raça, á semelhança do que se faz por essa Europa fora, aí sim, penso que aí o grau de fiabilidade se´ra quase de 100%.

Luis
JUMP
Membro Veterano

sexta mar 26, 2004 10:27 pm

hirasclan Escreveu: Tanto quanto sei o CPC começou este ano a fazer algumas verificações de ninhadas, já é um começo, parece que a idéia é avançar para a verificação dos adultos reprodutores tb.
...
Luis
ainda bem, vejamos se compreendi:

o clube da raça, filiado no CPC, certifica os reprodutores e só com essa prova é possível o registo da ninhada?
é o q se faz no resto da europa?

bom o q é certo é q estou convencida q se deve vender muito gato por lebre...

boa noite
adriana
mjoaomarques
Membro Veterano

sábado mar 27, 2004 10:22 am

Olá Jump,
JUMP Escreveu: ...
o clube da raça, filiado no CPC, certifica os reprodutores e só com essa prova é possível o registo da ninhada?
...
Os reprodutores para obterem o certificado que podem criar "apto de cria" têm que passar por provas de beleza e de temperamento. Mas, se estiver interessada, o JCSousa e outros foristas explicam bem o processo de obtenção do certificado "apto de cria" no tópico:

http://arcadenoe.clix.pt/forum/viewtopic.php?t=11850
Maria João
hirasclan
Membro

sábado mar 27, 2004 6:58 pm

Acho que não perceberam, o que quis dizer é que o CPC este ano começou por fazer as verificações de ninhadas e para o ano quer começar a verificar os reprodutores, não digo que seja um controlo 100% eficiente, mas já é alguma coisa, que a juntar ao que os clubes de raça deveriam fazer já se tornava num control eficiente.
No entanto, tanto quanto sei a verificação que irá ser feita pelo CPC será para confirmar microchips e pedigrees, morfologia, ou seja, tentar aplicar os standars das raças e só autorizar reprodutores verificados. Penso eu que será isto, se não fôr acho que tb não vale a pena.

Luis
JUMP
Membro Veterano

sábado mar 27, 2004 11:35 pm

[/quote]

Os reprodutores para obterem o certificado que podem criar "apto de cria" têm que passar por provas de beleza e de temperamento. Mas, se estiver interessada, o JCSousa e outros foristas explicam bem o processo de obtenção do certificado "apto de cria" no tópico:

http://arcadenoe.clix.pt/forum/viewtopic.php?t=11850
[/quote]

ok, fiquei com a dúvida esclarecida, e ainda a saber mais coisas.

faz-me uma certa espécie como é q se processa o registo de um cachorro, se não há garantias de nenhum orgão acreditado para tal...
ou seja, tenho lido imensos anúncios de cães, sobretudo PAs, todos filhos de campeões, e não percebo como é q se pode ter confiança nos nomes q constam no LOP, até porque na maioria dos casos apenas a mãe está á vista, suponho q deve ser como em todas as actividades, há de tudo.

quanto ao interesse era mera curiosidade, o Max tem seis mesinhos e continuo á "nora" com ele :o quanto mais com outro....

boa noite
adriana
Responder

Voltar para “Pastor Alemão”