Então você quer ser um CRIADOR....

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
CasadeAnaval
Membro Veterano
Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm

terça mar 23, 2004 7:44 pm

Como têm aparecido algumas pessoas a perguntar ideias para começar a criar e um tópico abaixo é um exemplo exacto de como não se deve agir na globalidade, tanto na forma de encarar a criação como outros criadores achei melhor colocar aqui uma visão pessoal ( não significa que esteja mais correcta que outras... excepto uma :) )

Algumas directrizes para se tornar uma criador com todas as letras:

1- Amor aos animais ( e a uma raça em particular).
Este é um facto essencial. poder-se-à dedicar aos animais com o objectivo de viver da comercialização dos mesmo ou simplesmente por prazer.

Nenhuma deles exclui gostar dos animais. Viver exclusivamente dos animais no entanto poderá implicar cedências, pelo que é desaconselhável viver somente desse factor. No entanto uma situação como a eutanásia de animais só pode ser equacionada em caso de problema de saúde que seja incomportável com a vida. Animais fora do estalão ( aparecem a todos os criadores) devem ser esterilizados e oferecidos ou vendidos a preço simbólico( ex: contra esterilizaçãO)

2- Vontade de aprender:

Ninguém nasce ensinado e aprende-se até ao final da vida. Muitos erros se podem cometer a inicio...no entanto como se lida com vidas, deve-se evitar que tais erros se reflitam nos animais.

3-Disponibilidade financeira- Não se fazem omeletes sem ovos. Pode-se começar a criar sem ter instalações como sejam os canis .No entanto, a determinado passo da evolução, eles terão de ser equacionados, tanto em termos de um aumento do número de animais incomportável com a casa como em termos de privacidade dos animais e seus donos.

Na disponibilidade financeira incluem-se ainda investimentos em cachorros de outras linhas de sangue ( que nem sempre correm bem), veterinária, alimentação, instalações, publicidade, etc...

4-Organização
Antes de se dedicar á criação deve-se ter tudo planeado. Uma linha de própria leva cerca de 15 a 20 anos a a se atingir e está em contante evolução. O mundo não se compadece com projectos feitos em cima do joelho. É sobejamente conhecido casos de criadores que após 5 anos acabaram por falha de algum dos pontos referidos anteriormente.

5-Ética
O meio é pequeno e os ignorantes são cada vez menos. Enganar clientes é uma boa forma de ficar queimado e não se coaduna com os objectivos anteriores...Dizer mal de outros criadores é além de forma de ser processado ou arriscar-se a ficar sem dentes, uma óptima publicidade ao facto de que não se vale nada e se tenta subir pelo dizer mal... convenhamos...

Se alguns criadores como Sealords, casadiscaes, Pedra, Casadofarol, casadotrevo quiserem acrescentar ou discutir pontos ficarei agradecido

Obrigado

Vasco
Última edição por CasadeAnaval em terça mar 23, 2004 9:14 pm, editado 1 vez no total.
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
casadotrevo
Membro Veterano
Registado: terça jan 13, 2004 11:50 am
Contacto:

terça mar 23, 2004 8:08 pm

Vou, tentar comentar, ponto a ponto.
CasadeAnaval Escreveu: 1- Amor aos animais ( e a uma raça em particular).
Este é um facto essencial. poder-se-à dedicar aos animais com o objectivo de viver da comercialização dos mesmo ou simplesmente por prazer.

Nenhuma deles exclui gostar dos animais. Viver exclusivamente dos animais no entanto poderá implicar cedências, pelo que é desaconselhável viver somente desse factor. No entanto uma situação como a eutanásia de animais só pode ser equacionada em caso de problema de saúde que seja incomportável com a vida. Animais fora do estalão ( aparecem a todos os criadores) devem ser esterilizados e oferecidos ou vendidos a preço simbólico( ex: contra esterilizaçãO)

Aqui, a unica coisa, que não tenho feito é a esterilização dos animais com defeitos fora do estalão, talvez por achar (se calhar estou enganado) que as 10-12 semanas são muito cedo para operar os cachorros. Tenho, sim, seguido as directrizes do clube de raça, que são as de escrever nas observações do LOP "Não elegivel para reprodução, devido a ... ". Mas de facto tenho que admitir que a esterelização parece-me muito mais segura. Quanto à venda custumo vendê-los de modo a unicamente cobrir as despesas com o cachorro.

CasadeAnaval Escreveu: 2- Vontade de aprender:
Ninguém nasce ensinado e aprende-se até ao final da vida. Muitos erros se podem cometer a inicio...no entanto como se lida com vidas, deve-se evitar que tais erros se reflitam nos animais.
Sem duvida nenhuma ....
CasadeAnaval Escreveu: 3-Disponibilidade financeira- Não se fazem omeletes sem ovos. Pode-se começar a criar sem ter instalações como sejam os canis .No entanto, a determinado passo da evolução, eles terão de ser equacionados, tanto em termos de um aumento do número de animais incomportável com a casa como em termos de privacidade dos animais e seus donos.
Claro, eu por acaso custumo dizer que tenho os cães dentro de casa, mas tenho que admitir que têm uma área independente, só para eles, assim como espaço ao ar livre próprio. É claro que isto não impede que eles estejam dentro "da minha área" quando me apetece.
CasadeAnaval Escreveu: Na disponibilidade financeira incluem-se ainda investimentos em cachorros de outras linhas de sangue ( que nem sempre correm bem), veterinária, alimentação, instalações, publicidade, etc...
Sem duvida ...
CasadeAnaval Escreveu: 4-Organização
Antes de se dedicar á criação deve-se ter tudo planeado. Uma linha de própria leva cerca de 15 a 20 anos a a se atingir e está em contante evolução. O mundo não se compadece com projectos feitos em cima do joelho. É sobejamente conhecido casos de criadores que após 5 anos acabaram por falha de algum dos pontos referidos anteriormente.
Aqui, só espero que esteja no caminho certo ...
CasadeAnaval Escreveu: 5-Ética
O meio é pequeno e os ignorantes são cada vez menos. Enganar clientes é uma boa forma de ficar queimado e não se coaduna com os objectivos anteriores...Dizer mal de outros criadores é além de forma de ser processado ou arriscar-se a ficar sem dentes, uma óptima publicidade ao facto de que não se vale nada e se tenta subir pelo dizer mal... convenhamos...
O nome é sempre importante, e aquilo que interessa mais defender, por isso ... ...
<p>Cumprimentos,</p>
<p>Diamantino</p>
CindelP
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

terça mar 23, 2004 8:08 pm

Ou entao sempre podemos ler os textos do forista Datkari ;)
Good friend Vs true friend: A good friend will come bail you out of jail....But a true friend will be sitting next to you saying "... WE screwed up! BUT WASN'T IT FUN!!!
CasadeAnaval
Membro Veterano

terça mar 23, 2004 8:14 pm

Pois a questão da esterilização é pertinente. Não as/os esterilizado com essa idade, o que faço é dá-las geralmente a amigos, pessoas de confiança que na altura os levam a esterilizar num local indicado por mim ( por questão ética).à data ainda não tive problemas. Claro que a desconhecidos não dou cães.
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
CasadeAnaval
Membro Veterano

terça mar 23, 2004 8:19 pm

CindelP Escreveu: Ou entao sempre podemos ler os textos do forista Datkari ;)
Queres dizer...os textos daqueles livros de 1967 que ele anda aqui segundo outra forista, a fazer copy paste ? :D
casadotrevo
Membro Veterano
Contacto:

terça mar 23, 2004 8:20 pm

Eu acrescentaria, aínda, á ética:
A responsabilidade de tentar colocar os cachorros somente em pessoas que transmitam certas garantias de estilo de vida que seja compativel com a raça em questão. E a noção de que a responsabilidade com o cachorro não acaba no momento da venda.
<p>Cumprimentos,</p>
<p>Diamantino</p>
SeaLords
Membro Veterano

terça mar 23, 2004 8:21 pm

Última edição por SeaLords em domingo nov 23, 2008 8:07 am, editado 1 vez no total.
casadotrevo
Membro Veterano
Contacto:

terça mar 23, 2004 8:25 pm

SeaLords Escreveu: Essa das observações no LOP é baril. Será que funciona?
Supostamente, sim. O problema é se passam despercebidas à altura da passagem de propriedade.
<p>Cumprimentos,</p>
<p>Diamantino</p>
linda76
Membro Veterano
Registado: quarta fev 27, 2002 4:47 pm
Contacto:

terça mar 23, 2004 11:09 pm

Eu, não sendo criadora, gostava de fazer só um comentário...
Antes de se dedicar á criação deve-se ter tudo planeado. Uma linha de própria leva cerca de 15 a 20 anos a a se atingir e está em contante evolução.
O que é que entende por tudo planeado? Locais onde ter os cães? Criadores? Linhas de sangue para futuras cruzas?

é que como o casadeanaval diz, o mundo da canicultura está em constante mutação. Não é possílvel planear com um tão longo espaço de tempo.

Por exemplo; os cockers são uma raça à qual é amputada a cauda. Nos países nórdicos, essa tendencia tem vindo a ser alterada (discutível, mas enfim, não vale a pena discutir o sexo dos anjos)e deu origem a uma alteração de estalão a nível de inserção da cauda, que a partir do mês de abril passa a ser ligeiramente diferente consoante as caudas sejam amputadas ou não. isto implicava que eu, como criadora teria de rever os meus planos (se estive a pensar em deixar de amputar caudas), e logo toda a minha linha estaria "estragada".

Concordo consigo que as coisas têm de ser bem pensadas á cabeça, mas enfim, como não é uma coisa estanque, tem de ter alguma ponderação, mas ir contando sempre com as novas actualizações (cães novos, etc)...

Concordam comigo, ou será que percebi mal o vasco?
Cool_Dave
Membro

terça mar 23, 2004 11:55 pm

Haha! Um texto explicito, em português actual e não maçudo! Coisas raras aqui na Arca nos dias que correm...

Bom, eu nada percebo desse assunto, mas gostei bastante do artigo... pode ser que um dia me dê para isso!

O que eu queria saber... se houver ai entendidos que queiram responder é em relação ás esterilizações em tenra idade. A questão levantada pelo casadotrevo. Serão realmente as 10-12 semanas demasiado cedo para operar um cachorro?
ursa
Membro
Registado: quarta jul 30, 2003 12:36 am

quarta mar 24, 2004 12:15 am

ola pessoal

concordo com muito o que se foi dizendo mas tambem tenho pontos de vista que aqui não foram focados...

Acho que todos os exemplares que não correspondem ao estalão quer dados ou não deveriam ser castrados, porque a sempre quem se lembre de fazer uma ninhada ou até pode acontecer um acidente...

Claro que é um bocado utópico, principalmente em portugal...
Tenho compreado cães e gatos no estrangeiro e tenho assinado "contratos" para que seja um garantia de ter animais que corespondem ao estalão porque foram seleccionados para algum fim tal como, criação, exposição, trabalho ou simplesmente de companhia....

Não sei se estou a explicar-me bem mas só com uma criação seria e nós criadores somos todos responsaveis por isto porque pomos animais ao mundo, devemos lutar todos por cada vez mais melhorar a canicultura e informar as pessoas sobre a raça, alimentação os testes medicos, etc...

Não é só vender como muitos fazem, e abaixo custo porque fazem nibhadas de 6 em 6 meses, para eles qualquer exemplar serve para cruzar e a ração mais barata é a melhor... isto para mim não é falar mal dos criadores nem nunca vou dizer o nome de nenhum que faz isto mas devemos todos lutar para que aja fiscalização e que os testes medicos venham averbados nos pedigrees, etc.

Por isto tudo que disseram e eu disse antes de pensarem em fazer criação estudem muito bem o caso, pois não fação a simples conta de que uma cadela teve 8 bebes a 100 cts cada da 800 cts porque na realidade não é assim, alem dos muitos custos que temos com a criação dos progenitores, ( aquisição, alimentação, desparasitação, vacinação, testes medicos, ensino, instalações, etc... não se esqueção que um criador sério antes dos 18 meses não fazem ninhadas, embora o aconselhavel é aos 24 meses e custos de expor o cães para sua valorização e aprendizagem... ) tambem os custos de manter os bebes durante 2 meses desparasitações, alimentação, vacinação, agua, luz, publicidade, etc.. e assima de tudo muiiitooo trabalho.

Realmente ou nos dedicamos só por paixão ou se queremos viver disto não pensem que vão ficar ricos pois é pura ilusão, pois não conheço ninguem que tenha ficado rico a criar cães como deve ser... e se alguem ganhou algum a passar a perna ou a dizer mal dos outros tem os dias contados, pois a mentira tem a perna curta..

Hugo de Melo
KROZ
Membro Veterano
Registado: quarta jan 30, 2002 2:48 am

quarta mar 24, 2004 12:31 am

ursa Escreveu: Acho que todos os exemplares que não correspondem ao estalão quer dados ou não deveriam ser castrados, porque a sempre quem se lembre de fazer uma ninhada ou até pode acontecer um acidente...
Não concordo com isso. Imagine que temos um excelente cão mas é alto de mais... Então se conseguirmos uma fêmea boa e pequena (nos minimos do estalão), não valia a pena cruzar?
Penso que com as virtudes de um pode-se corrigir pequenos defeitos de outro.
Não tenho a experiência necessária para aprofundar esta ideia, mas parece-me razoável.
Mas aqui também depende do tipo de "defeito"...

Contudo essa ideia foi escrita pelo criador do tópico.
KROZ
Membro Veterano
Registado: quarta jan 30, 2002 2:48 am

quarta mar 24, 2004 12:36 am

CasadeAnaval Escreveu: 1- Amor aos animais ( e a uma raça em particular).

Muitos criadores criam mais do que uma raça... Onde se situam esses no teu contexto? Não sei se "uma raça em particular" era mesmo uma raça ou, dentro dos animais no geral, haver raças que ame ainda mais.
Pedra
Membro Veterano
Registado: sexta set 20, 2002 9:41 pm

quarta mar 24, 2004 12:51 am

CasadeAnaval Escreveu:
2- Vontade de aprender:[/b]

[b
5-Ética
Vasco, muito pouco tenho a crescentar ao seu post. Gostaria apenas de dar um pouco de realce ao ponto 2 e ao 5 (que considero muito importantes), não querendo, no entanto menosprezar os outros.
No entanto estes 2 que referi, parecem-me ser a "chagas" da moda. Ou será que sempre o foram?
Em relação ao aditamento no pedigree, que o Diamantino fala, na realidade já há bastante tempo que sei de um criador nosso conhecido (meu e do Diamantino) , o faz. Mas fica-me sempre a dúvida da validade do mesmo. Ou seja, quando da transferéncia de propriedade, como é que fica? No caso das raças estrangeiras, não seria preferivel não entregar o registo?
No caso das raças portuguesas, fica sempre dificil, entregar ou não o registo. Há sempre a possibilidade do RI, há sempre a possibilidade de um animal que para o criador não seja apto para reproduzir, mas o RI, salvo defeitos muito acentuados, é efectuado.
Penso que a castração seria talvez a melhor opção, no entanto, o que me parece é que cá em Portugal a castração/esterilização ainda é vista como uma amputação cruel e barbara.
Pelo menos é esta a conclusão q que cheguei, pelo menos na minha raça.
Isabel
casadiscaes
Membro Veterano
Registado: quinta fev 28, 2002 4:12 pm
Contacto:

quarta mar 24, 2004 1:17 am

KROZ Escreveu:
ursa Escreveu: Acho que todos os exemplares que não correspondem ao estalão quer dados ou não deveriam ser castrados, porque a sempre quem se lembre de fazer uma ninhada ou até pode acontecer um acidente...
Não concordo com isso. Imagine que temos um excelente cão mas é alto de mais... Então se conseguirmos uma fêmea boa e pequena (nos minimos do estalão), não valia a pena cruzar?
Penso que com as virtudes de um pode-se corrigir pequenos defeitos de outro.
Não tenho a experiência necessária para aprofundar esta ideia, mas parece-me razoável.
Mas aqui também depende do tipo de "defeito"...

Contudo essa ideia foi escrita pelo criador do tópico.
Cães grandes cruzam-se com médios (preferência fêmeas grandes cruzar com médios ou sobre o pequeno) cães pequenos cruzam-se com médios... fêmeas pequenas nunca se cruzam com machos grandes (a não ser que a ninhada esteja planeada para cesariana... o risco de cachorros grandes demais para a cadela os poder ter é muito elevado)... as excepções são as raças onde há um grande dimorfismo e os machos são significativamente maiores que as cadelas... (já fiz a asneira de cruzar uma cadela pequena com um macho grande e embora o resultado vivo fosse bom, a cesariana necessária e os cachorros que se perderam entretanto não compensaram... mas é como tudo, muitas vezes é necessário errar para aprender)
<p>Gon&ccedil;alo</p>
<p>Imagem</p>
Responder

Voltar para “Cães”