
Algumas directrizes para se tornar uma criador com todas as letras:
1- Amor aos animais ( e a uma raça em particular).
Este é um facto essencial. poder-se-à dedicar aos animais com o objectivo de viver da comercialização dos mesmo ou simplesmente por prazer.
Nenhuma deles exclui gostar dos animais. Viver exclusivamente dos animais no entanto poderá implicar cedências, pelo que é desaconselhável viver somente desse factor. No entanto uma situação como a eutanásia de animais só pode ser equacionada em caso de problema de saúde que seja incomportável com a vida. Animais fora do estalão ( aparecem a todos os criadores) devem ser esterilizados e oferecidos ou vendidos a preço simbólico( ex: contra esterilizaçãO)
2- Vontade de aprender:
Ninguém nasce ensinado e aprende-se até ao final da vida. Muitos erros se podem cometer a inicio...no entanto como se lida com vidas, deve-se evitar que tais erros se reflitam nos animais.
3-Disponibilidade financeira- Não se fazem omeletes sem ovos. Pode-se começar a criar sem ter instalações como sejam os canis .No entanto, a determinado passo da evolução, eles terão de ser equacionados, tanto em termos de um aumento do número de animais incomportável com a casa como em termos de privacidade dos animais e seus donos.
Na disponibilidade financeira incluem-se ainda investimentos em cachorros de outras linhas de sangue ( que nem sempre correm bem), veterinária, alimentação, instalações, publicidade, etc...
4-Organização
Antes de se dedicar á criação deve-se ter tudo planeado. Uma linha de própria leva cerca de 15 a 20 anos a a se atingir e está em contante evolução. O mundo não se compadece com projectos feitos em cima do joelho. É sobejamente conhecido casos de criadores que após 5 anos acabaram por falha de algum dos pontos referidos anteriormente.
5-Ética
O meio é pequeno e os ignorantes são cada vez menos. Enganar clientes é uma boa forma de ficar queimado e não se coaduna com os objectivos anteriores...Dizer mal de outros criadores é além de forma de ser processado ou arriscar-se a ficar sem dentes, uma óptima publicidade ao facto de que não se vale nada e se tenta subir pelo dizer mal... convenhamos...
Se alguns criadores como Sealords, casadiscaes, Pedra, Casadofarol, casadotrevo quiserem acrescentar ou discutir pontos ficarei agradecido
Obrigado
Vasco