HABITUAR UM CÃO A ANDAR NA BOX

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
Oskarina
Membro Veterano
Registado: terça mar 02, 2004 5:18 pm
Localização: Oskar ( Serra de Aires) por enquanto.... vem aí uma mana a caminho....

quarta mar 24, 2004 1:22 pm

Olá a todos!!

Tenho um problemazito, que conto com a vossa experiência para me auxiliar:

Vou viajar nas Ferias da Pascoa, para o Alentejo, e pela primeira vez, vou levar o Oskar.

Ora bem.... como tenho de ir de barco e Cp, tenho um problema:

O Oskar no barco vai ter de ir dentro da box, já no Combio, pode ir só com açaime e trela.

O Oskar nunca viajou ( pelo menos connosco), e agora, logo de uma vez, tenho de o colocar dentro de uma box e com açaime.

O que devo ter em conta no comportamente dele, para o ir habitando até á data, a andar comn açaime, e coloca-lo na box??

É que ele é muito enérgico, e tenho 100 % de certeza que vou ter imensos problemas com ele nessa viagem.

Só para vos contar, quando ele se vacinou contra a raiva, a Vet colocou-lhe 2 açaimes, devido ao excesso de energia dele ( e tb ao mau comportamente :( )

Podem dar-me dicas para o habituar a estas 2 coisitas?? Se bem que a viagem são so 2 h30m, mas já estou a antever um martírio!!!

Grata pela vossa atenção e possível ajuda.
Oskarina
Membro Veterano
Localização: Oskar ( Serra de Aires) por enquanto.... vem aí uma mana a caminho....

quarta mar 24, 2004 1:43 pm

HELP!
isabelnobre
Membro Veterano
Registado: sábado jan 25, 2003 1:09 am

quarta mar 24, 2004 1:43 pm

Oskarina Escreveu:
O que devo ter em conta no comportamente dele, para o ir habitando até á data, a andar comn açaime, e coloca-lo na box??
Neste caso aconselho-a a fazer isso mesmo, habitua-lo à box.

Oskarina Escreveu:

Podem dar-me dicas para o habituar a estas 2 coisitas?? Se bem que a viagem são so 2 h30m, mas já estou a antever um martírio!!!
Sempre pode falar com o vet em relação a um calmante, mas fale com o Vet primeiro.
Musky
Membro Veterano
Registado: segunda fev 03, 2003 10:40 pm

quarta mar 24, 2004 1:46 pm

E não se esqueça do medo que o cão pode sentir, principalmente pela vibração do pavimento e ruido surdo dos motores.
nynf
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

quarta mar 24, 2004 1:48 pm

Não tenho qualquer tipo de experiência com boxes, mas penso ser uma questão de senso comum...
Se já tem a Box comece por incitá-lo na brincadeira a entrar lá dentro, coloque lá qualquer coisa que ele goste muito por exemplo.
Depois de ele se habituar á visão da box e a entrar nela sem medos (não se esqueça de o compensar sempre que ele o fizer), comece a fechá-lo lá durante curtos períodos de tempo, e recompense-o sempre.
Aos poucos ele habitua-se e não verá a Box como um castigo.

Espero ter ajudado e não ter dito nenhuma barbaridade ;)
<p><strong>Sauda&ccedil;&otilde;es!</strong></p>
<p><strong>Cristina Paulo</strong></p>
<p>&nbsp;</p>
luisnog
Membro Júnior
Registado: sábado mar 06, 2004 1:11 pm
Contacto:

quarta mar 24, 2004 1:50 pm

Olá,

o melhor é começar por habituar o Oskar à transportadora. Comece por tornar a entrada na transportadora como uma brincadeira, usando uma bola por exemplo. Atire a bola e incentive-o a ir buscar, mas nao o feche la dentro. Quando ele se mostrar confiante em entrar diga-lhe para se deitar, continuando a deixar a porta aberta. Só depois de ele estar perfeitamente tranquilo é que experimente fechar a porta por períodos curtos, fazendo sempre muita festa quando lhe abre a porta. Se o Oskar estiver habituado a dormir numa casota o processo é muito mais simples.
Antes de colocar o açaime terá de acalmar o Oskar e tornar também a colocação do açaime numa brincadeira. Pode usar um biscoito para lhe oferecer sempre que lhe retira o açaime.
Acima de tudo tenha paciência, nunca se enerve e participe na brincadeira. Durante a viagem permaneça calma e confie no bom comportamento do cão. Se estiver nervosa o Oskar certamente também estará.

Boa viagem e uma boas férias na companhia do Oskar

Luís Nogueira
Canil das Terras d'Ouro
aligra
Membro Veterano
Registado: sexta out 24, 2003 5:01 pm

quarta mar 24, 2004 1:59 pm

Eu fiz mais ou menos isso quando trouxe o meu cão anterior da Argentina: tive a transportadora na cozinha, aberta, por 3 ou 4 semanas antes da viagem, ele entrava e saia á vontade, pus lá dentro uma manta, deixava ali ora um brinquedo, ora um osso ou um biscoito.
Como foi uma viagem longa o vet. tinha-lhe dado um calmante, e como foi de avião francamente não posso dizer se o coitado esteve tranquilo ou nervoso, só o vi quando chegamos á Málaga, lá vinha o meu Bobby a abanar o rabinho dentro da sua caixa, na cinta transportadora junto com as malas.

Alicia
Oskarina
Membro Veterano

quarta mar 24, 2004 2:13 pm

aligra Escreveu: Eu fiz mais ou menos isso quando trouxe o meu cão anterior da Argentina tive a transportadora na cozinha, aberta, por 3 ou 4 semanas antes da viagem, ele entrava e saia á vontade, pus lá dentro uma manta, deixava ali ora um brinquedo, ora um osso ou um biscoito.
Como foi uma viagem longa o vet. tinha-lhe dado um calmante, e como foi de avião francamente não posso dizer se o coitado esteve tranquilo ou nervoso, só o vi quando chegamos á Málaga, lá vinha o meu Bobby a abanar o rabinho dentro da sua caixa, na cinta transportadora junto com as malas.

Alicia

O pior disto tudo é que só vou comprar a box no sábado e so disponho de 8 dias para o habituar!!

Será que consigo isto num tempo record de 8 dias???

Espero que sim, senão, vai ser um problema...
A sorte é que quando chegarmos a Beja, os restantes 60 km da viagem serão feitos de carro, o que para o Oskar é uma verdadeira brincadeira!

La vou eu comprar 1000 kilos de biscoitecos... :) :) :)

Obrigado Alicia, Nynf, Isabel, Musky e LuisNog pela vossa ajuda.

Aqui é que eu andava mesmo ás aranhas.

Tenho a certeza que ele se irá habituar, desde que perto da box ou mesmo la denro estejam os meus chinelos ;)
LindAlba
Membro Veterano

quarta mar 24, 2004 2:34 pm

Comece por colocar a box aberta e sem porta.
deixe lá dentro 1 manta do cão e um brinquedo. Se quiser, sente-se lá dentro com ele e brinque, faça-o sentar, etc.

Depois de ele já entrar e sair sozinho a brincar consigo, experimente colocar a parte de cima da box, ainda sem porta.
Continue a brincar jogando um brinquedo para o interior para ele lá ir buscar e, se possivel, deixe-o até dormir lá dentro. Vai ver que ele gostará de um cantinho muito seu.

A porta até pode vir a ser colocada, habituando-o à abertura e fecho com ele tanto dentro como fora, entrando e saindo à ordem, para não criar situações do género :
- abre a porta e o cão precipita-se para fora.
- abre a porta e luta com o cão para ele entrar

Crie um jogo com ele e vai ver que tudo corre pelo melhor.
Obrigue-o e terá uma grande chatice.

:lol:

Um abraço
<p><strong>Abra&ccedil;o do </strong><strong>M&aacute;rio J Santos</strong></p>
<p style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt"><strong>"...de Lind'Alba"</strong></p>
Oskarina
Membro Veterano

quarta mar 24, 2004 2:45 pm

LindAlba Escreveu: Comece por colocar a box aberta e sem porta.
deixe lá dentro 1 manta do cão e um brinquedo. Se quiser, sente-se lá dentro com ele e brinque, faça-o sentar, etc.

Depois de ele já entrar e sair sozinho a brincar consigo, experimente colocar a parte de cima da box, ainda sem porta.
Continue a brincar jogando um brinquedo para o interior para ele lá ir buscar e, se possivel, deixe-o até dormir lá dentro. Vai ver que ele gostará de um cantinho muito seu.

A porta até pode vir a ser colocada, habituando-o à abertura e fecho com ele tanto dentro como fora, entrando e saindo à ordem, para não criar situações do género
- abre a porta e o cão precipita-se para fora.
- abre a porta e luta com o cão para ele entrar

Crie um jogo com ele e vai ver que tudo corre pelo melhor.
Obrigue-o e terá uma grande chatice.

lol

Um abraço

Gracias, mas e complicado eu sentar-me na box ( tb nao sei o tamanho dela, o Oskar pesa 11 kilos mas mede para aí uns 35cm)
sojo
Membro Veterano
Registado: quarta abr 24, 2002 5:10 pm

quarta mar 24, 2004 3:02 pm

Bom suponho que vem de barco nos que vão para o barreiro, se são esses não tem que o levar na box, vai bem de trela, paga é meio bilhete. Eu moro no barreiro e já levei os meus cães de barco e vê-se com bastante frequência cães e gatos a viajar de barco. Em boxes só mesmo os gatos, cães sempre os vi á trela só, e sem açaime ;)
LindAlba
Membro Veterano

quarta mar 24, 2004 3:07 pm

;)

às xxs esqueço-me dos pequeninos e penso que o que valeu para os meus ....
Mas pode sentar-se ao lado da caixa, né ??? 8)
<p><strong>Abra&ccedil;o do </strong><strong>M&aacute;rio J Santos</strong></p>
<p style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt"><strong>"...de Lind'Alba"</strong></p>
Oskarina
Membro Veterano

quarta mar 24, 2004 4:01 pm

sojo Escreveu: Bom suponho que vem de barco nos que vão para o barreiro, se são esses não tem que o levar na box, vai bem de trela, paga é meio bilhete. Eu moro no barreiro e já levei os meus cães de barco e vê-se com bastante frequência cães e gatos a viajar de barco. Em boxes só mesmo os gatos, cães sempre os vi á trela só, e sem açaime ;)

:D
Sojo, gracias!!!

Assim ja é mais fácil!!

É mesmo o barco para o BARREIRO QUE TENHO DE APANHAR!

Yupi!!

Ja não preciso da box!!!
sojo
Membro Veterano
Registado: quarta abr 24, 2002 5:10 pm

quarta mar 24, 2004 4:17 pm

só precisas de chegar á bilhiteira e dizeres que queres um bilhete para ti e meio para o cão, desde que o tenhas á trela e com ar de sossegado, tipo bonacheirão que não faz mal a ninguém não há crise, e depois no barco és bombardeada com um monte de festas ;) há sempre quem se vá meter com eles a fazer festas ;)
Faz como eu leva uma mantinha e senta-o no banco afinal ele também paga ;)
Responder

Voltar para “Cães”