Livros

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

linda76
Membro Veterano
Registado: quarta fev 27, 2002 4:47 pm
Contacto:

quinta fev 12, 2004 2:47 pm

Olá...

Ando numa fase de cultivação (atenção, que nada tem a ver com lavradores...)

E queria dicas para livros sobre cães, mas coisas realmente educativas, não genéricas ou baboseiras sobre cães....

Hoje, por exemplo, comprei um chamado "A Encantadora de Cães"... já alguem leu???

Sandra
AndLemos
Membro Veterano
Registado: terça abr 02, 2002 1:26 pm

quinta fev 12, 2004 5:33 pm

Não!
Será que tem algo a ver com o filme "Encantador de Cavalos" em versão canina? :o :o :o
Já sei vou esperar pelo filme :lol: :lol: :lol:
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

quinta fev 12, 2004 6:40 pm

"A encantadora de cães" é a versão portuguesa do livro "The dog listener" de Yan Fennell.
Tenho-o aqui à minha frente, mas ainda não tive tempo de o ler.
Este livro tem sido um best seller em todo o mundo e parece que é o manual ideal para quem quer perceber e educar o seu cão sem recuroso à violência.

Hei-de lê-lo, depois logo vos digo a minha opinião.
ladyxzeus
Membro Veterano
Registado: sábado abr 26, 2003 5:14 pm
Localização: 2 cães(Fluffy e Infeliz), 1 gatinho (Mime) e 1 rouxinol do Japão(o Lípio)

quinta fev 12, 2004 8:49 pm

Eu tenho um bastante bom, mas um pouco antigo e desactualizado. Chama-se "Guia prático do cão" ou coisa semelhante. (Não o tenho aqui, está em outra casa :oops: ).
Se quiser eu envio-lhe os dados do livro quando o tiver aqui.
Também tenho um bocado de livro sobre canicultura, mas esse continua incógnito e ainda estou a decifrar a idade dele. Depois há livros sobre os mais diversos assuntos caninos, que pode encontrar usando o motor de busca do computador.
Espero ter ajudado (um bocadinho)
JoanaGoncalves
Membro Veterano
Registado: domingo dez 16, 2001 7:51 pm
Localização: Boxers, Baixotes de Pêlo Comprido, Labradora, Cadela de Agua Portuguesa, Malinois, Gata Persa, Gata

quinta fev 12, 2004 8:53 pm

linda76 Escreveu: Olá...

E queria dicas para livros sobre cães, mas coisas realmente educativas, não genéricas ou baboseiras sobre cães....

Hoje, por exemplo, comprei um chamado "A Encantadora de Cães"... já alguem leu???

Sandra
Eu tenho esse livro(juntamente com mais uns mil sobre cães...).... :roll:

Gostei muito mesmo de o ler... ;)
Tenho na versão Inglesa... ;)
<p>Joana Gonçalves</p>
<p>Terras da Fénix Kennel</p>

<p>-Não existem raças perigosas, existem sim donos e pseudocriadores perigosos!-</p>
linda76
Membro Veterano
Contacto:

sexta fev 13, 2004 4:06 pm

Pois...

eu tneho a versão inglesa, já o li... e achei engraçado...

Agora tenho é de passar à acção. Mas o livro é relativamente recente, né?

Eu procuro mais coisas a nível comportamental, criação (por favor não me caiam em cima), genética... enfim, mais que a vulgar informação canina....

Presumo que não tenham livros sobre spaniels..... há imensos livros na net, mas como a oferta é muita, tava a tentar fazer uma seleçãozinha....
aligra
Membro Veterano
Registado: sexta out 24, 2003 5:01 pm

sexta fev 13, 2004 4:18 pm

Pois eu tambem estava a seguir este tópico a espera de qualquer achega sobre o tema :oops:

Alicia
AndLemos
Membro Veterano
Registado: terça abr 02, 2002 1:26 pm

sexta fev 13, 2004 4:20 pm

Agora a serio, realmente a escolha de um livro é bem difícil, primeiro porque os livros não são nada baratos e sem o ler arriscamo-nos a comprar "gato por lebre".
Segundo há livros tão contraditórios que por vezes é difícil saber se o que está lá escrito é realmente verdade.
Mas não não conheço o livro.
Aproveito e peço que me de alguma opinião do que achar
;)
PauloC
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

sexta fev 13, 2004 4:41 pm

Eu li esse livro na quarta feira. É uma coisa pequenina, com pouquissima páginas que se lê rapidamente. Confesso que gostei de algumas coisas, mas houve outras que não me convenceram. Sobretudo não me convenceram alguns dos argumentos da Autora acerca do comportamento de liderança. Acho que não é um metodo 'para todos' e só mesmo quem perceba muito de comportamento dos cães e entenda verdadeiramente a linguagem de um cão, pode usar este metodo. Quanto ao sucesso, só experimentando! Ora como eu não sou um treinador e só tenho os meus cães para a 'experiência', não posso arriscar a que não dê certo! É que há coisas que são dificeis de corrigir.
Mas atenção, que muito do que ela diz está correcto... acho é que não chega!

Abraços
Paulo C.
AndreSesimbra
Membro Júnior
Registado: terça mar 23, 2004 11:54 am

quarta mar 24, 2004 4:50 pm

Boa tarde.

Sou novo por aqui. E esta é mesmo a minha primeira mensagem! :)

Esse livro, A encatadora de Cães, é aquele em que se diz que numa porta, por exemplo, devemos entrar antes do cão, para que ele saiba quem é o "dono"?

Qual é o livro mais completo e mais "real"? É porque a oferta é de facto enorme.
Oskarina
Membro Veterano
Registado: terça mar 02, 2004 5:18 pm
Localização: Oskar ( Serra de Aires) por enquanto.... vem aí uma mana a caminho....

quarta mar 24, 2004 4:59 pm

linda76 Escreveu: Olá...

Sandra

Sandra conseguiste comprá-lo onde??? :o
Ando á procura desse livro ha umas semanas, e nao o consigo encontrar aqui no Colombo!!!

Esse livro, tal como já um forista disse no Forum, ajudou-o imenso a "escutar" e a entender a atitude dos seus cães.

Ao que me lembro, ajudou-o imenso noi seu treino diário com os seus amiguitos.

Acho que esse livro é fenomenal, pelo menos conheço imensa gente que o aconselha!!

Depois diz-me onde o adquiriste, pfv.
MNA
Membro Veterano
Registado: terça dez 02, 2003 6:39 pm

quarta mar 24, 2004 5:33 pm

Os karina: na Fnac do CascaiShopping, há. eu gostava de o pode comprar, mas já levava outros livros
linda76
Membro Veterano
Contacto:

quarta mar 24, 2004 6:21 pm

Bom, eu comprei na Livraria Bulhosa (amoreiras e campo grande, pelo menos)

Como tenho andado a cultivar-me angora ando a ler outro livro, especialmente dedicado a quem tem cadelas. Chama-se

Book of the Bitch - A Complete Guide to Understanding and Caring for Bitches

J.M. Evans & Kay White.

Dá uma descrição muito boa sobre cadelas, desde alimentação, cuidados na velhice.... além de não estar escrito para atrasados mentais....

Também comprei outros sobre cockers (presumo que estes não estejam particularmente interessados...), sobre canis, sobre mostrar cães em exposições, sobre cockers (já terei mencionado esta parte???) :lol:

Portanto se precisarem de dicas...
Nanico
Membro Veterano
Registado: quinta jan 02, 2003 1:50 pm

quarta mar 24, 2004 6:29 pm

Eis um resumozito da metodologia apresentada:

(http://arcadenoe.clix.pt/forum/viewtopi ... ry+fennell)

A ideia basica da metodologia apresentada no livro e que para que o dono se apresente aos olhos do cao como lider, o dono deve comporta-se como o cao (ou lobo) lider da alcateia.
Os quatro pricipios do comportamento do lider da alcatreia sao:

- O lider e sempre o primeiro a comer, e come sempre o melhor pedaco: Para aplicar este principio a autora recomenda que, quando se serve a comida do cao, no topo da racao o dono deve colocar uma bolacha ou um pedaco de queijo. A vista do cao e antes de que o cao seja autorizado a comer, o dono deve tirar a bolacha ou o bocado de queijo do prato da racao e come-lo com grande fanfarra. So depois do dono ter comido e que o cao pode comer do prato.

- O lider nao presta homenagem a individuos de condicao inferior. Para aplicar este pricipio a autora apresenta a regra dos cinco minutos. A regra e que de cada vez que o dono e o cao sao separados (nao interessa por quanto tempo), quando o cao e o dono se reunem, o dono deve ignorar completamente o cao durante 5 minutos. Pura e simplemente virar-lhe as costa e nao fazer contacto visual. A principio, o cao vai tentar tudo para chamar a atencao do dono, mas acaba sempre por acalmar e por se sentar, a espera do que o dono vai fazer. So quando o cao acalma e que o dono o chama e lhe da atencao, de maneira calma. Se o cao desata aos pulos, o dono vira-lhe as costa e comeca o processo outra vez. Segundo a autora, esta regra dos 5 minutos e nao se despedir do cao normalmente soluciona o problema dos caes que nao podem estar sozinhos.
Outra recomendacao e fazer o cao merecer os mimos (passeios, guloseimas e brincadeiras) que recebe. Antes do dono iniciar uma destas actividades (e sempre o dono que toma a iniciativa!), o dono deve ordenar ao cao que se sente, deite ou que faca algo pelo dono. Se o cao desata aos pulos, o dono ignora o cao, nao o recompensa, vira-lhe as costas e dai a bocado tenta outra vez. Se o cao inicia uma destas actividades por sua iniciativa, o dono deve ignora-lo, dado que neste caso o cao teria a lideranca.

- O lider e quem comanda a cacada. Para o cao, cada passeio, e uma cacada e o lider e quem decide a direccao a seguir. Esta e uma regra dificil de seguir. O que se recomenda e que o cao em aprendizagem esteja com uma trela e que de cada vez que o cao puxa a trela (porque viu um gato, um amigo ou porque quer ir a frente), o dono deve parar instataneamente e ficar quieto ate que o cao olhe para o dono. So quando o cao faz contacto visual e que o dono continua o passeio. Isto nao resultou com o Oscar porque quando ve um gato e capaz de ficar a olhar fixamente para o gato durante horas… O que resultou foi durante os passeios, quando o Oscar queria decidir a direccao a seguir, eu nao lhe dizia absolutamente nada e comecava a andar rapidamente noutra direccao. Ele aprendeu que tem que prestar atencao para onde e que eu vou, ou vai a voar atras.

- Em situacoes novas, e o lider que decide o que se faz. Normalmente, isto vem naturalmente quando se seguem as outras regras, principalmente a terceira. O cao deve ser ignorado cada vez que toma uma iniciativa que nao e claramente aprovada pelo dono. Ralhar ou bater nao fazem sentido, so servem para confundir o cao e para o tornarem violento. A indicacao mais clara que se pode dar a um cao de que um comportamento nao e aceitavel e ignorar completamente e virar as costas.

Ja li os dois livros desta autora e recomendo-os sempre! :D
jcachorro
Membro Veterano
Registado: quarta ago 14, 2002 11:07 pm
Contacto:

quinta mar 25, 2004 3:20 am

linda76 Escreveu:

Também comprei outros sobre cockers (presumo que estes não estejam particularmente interessados...), sobre canis, sobre mostrar cães em exposições, sobre cockers (já terei mencionado esta parte???) :lol:

Sandrinha!!! Podeis botar aqui o títalo sff?:D:D:D:D
<p>Cumprimentos

Jo&atilde;o Silva

</p>
Responder

Voltar para “Cães”