primeira postura

Fórum para trocar ideias sobre os nossos amigos com penas.
Responder
nova
Membro Júnior
Registado: segunda jan 12, 2004 11:01 am

terça mar 23, 2004 3:26 pm

boa tarde!

a minha canária pÔs hoje o primeiro ovo,uma vez que é a primeira postura,e ela esteve trÊs dias muito inchada com muitas dificuldades para o pÔr ,gostaria de saber se os proximos ovos ela já vai ter menos problemas .

que comida devo dar a partir de agora gostaria de saber tudo para poder tirar uma ninhada completa.

obrigado/a
raioxpantera
Membro Veterano
Registado: quinta fev 19, 2004 11:53 am
Contacto:

terça mar 23, 2004 3:50 pm

é assim:

1º RECOMENDO (logo não é obrigatório) que tires o ovo que ela pôs. deves subsituí-lo por um ovo de plástico. nos dias seguintes fazer a mesma operação.

2º voltas a colocar no ninho os ovos quando ela terminar a postura (que terá 4/5 ovos) (assim a ninhada nasce toda ao mesmo tempo)

3º alimentação. existe papa própria para a criação procura loja que frequentas. ATENÇÃO = PEDE é papa com PROBIÓTICOS. isto vai ajudar os "meninos" pequenos.

4º já não é bem altura mas deves combater as colibasiloses, isto vai diminuir a probabilidade de as crias morrerem nos primeiros dias de vida.
(eu fiz isto e pra já a mortalidade está em 0% :) )
aconselha-te na tua loja.
vê este link
http://arcadenoe.clix.pt/forum/viewtopic.php?t=12720

5º boa sorte ;)

:D :D :D :D :D já tenho 9 meninos pequenos :D :D :D :D :D
Tchinho
Membro Veterano
Registado: sexta jun 20, 2003 2:35 pm

terça mar 23, 2004 5:29 pm

Olá

A minha canária também pôs ovos e o primeiro nasceu na 5ª feira da semana passada. Não lhe tirei os ovos, porque não sabia que se devia fazer isso :oops: .... para a próxima já sei ;)

já agora, tiro os ovos e ponho-os aonde??

Ela só pôs 2, só nasceu um passarinho. Hoje ela atirou o ovo para fora do ninho, estava furado e a gema amarela estava quase congelada lá dentro. Ela esteve sempre em cima dos ovinhos.... que terá acontecido?

Hoje vi a cria, está enorme :) . Já lhe estão a nascer as peninhas nas asas, tem os olhos fechados e estava a dormir.

A mãe não lhe dá a papa própria para crias, dá-lhe da ração para canários, pois pus lá a papa e continua o comedouro cheio, sem ser mexido :( .... fará mal à cria?

O pai, não quer saber de nada :evil: , voa e passeia pela gaiola toda durante o dia todo, não alimenta a cria nem se interessa por ela :evil: .... é um mau pai :evil: :evil:
Maharet
Membro
Registado: sexta dez 19, 2003 5:13 pm
Localização: 1 cão, 1 tartaruga, 2 caturra, 2 piriquitos, 1 canario, 1 roxinol do japão, 1 hamster anão russo

terça mar 23, 2004 5:55 pm

Podes pôr na gaiola pão molhado em leite e gema de ovo cozida. Isso vai dar força aos pais e aos filhos e eles adoram.

Boa sorte :D
raioxpantera
Membro Veterano
Contacto:

quarta mar 24, 2004 1:59 pm

[color=blue][quote=Tchinho]
Olá

A minha canária também pôs ovos e o primeiro nasceu na 5ª feira da semana passada. Não lhe tirei os ovos, porque não sabia que se devia fazer isso oops .... para a próxima já sei ;)

já agora, tiro os ovos e ponho-os aonde??

Ela só pôs 2, só nasceu um passarinho. Hoje ela atirou o ovo para fora do ninho, estava furado e a gema amarela estava quase congelada lá dentro. Ela esteve sempre em cima dos ovinhos.... que terá acontecido?

Hoje vi a cria, está enorme ) . Já lhe estão a nascer as peninhas nas asas, tem os olhos fechados e estava a dormir.

A mãe não lhe dá a papa própria para crias, dá-lhe da ração para canários, pois pus lá a papa e continua o comedouro cheio, sem ser mexido ( .... fará mal à cria?

O pai, não quer saber de nada evil , voa e passeia pela gaiola toda durante o dia todo, não alimenta a cria nem se interessa por ela evil .... é um mau pai evil evil
[/quote][/color]

os ovos podes coloca-los num lugar seco e fora da luz do sol.

parece que o segundo ovo não foi fecundado. como não tinha passarinho ela o expulsa do ninho.
quando do nascimento do 1º passarinho podes verificar se o ovo tem passarinho ou não. basta tirares o ovo e contra o sol verificas se ele é totalmente opaco, ou não.
opaco= passarinho
não opaco= não fecundado

em relação à papa vai vendo se a cria tem comida no papo. mas se já nasceu na 5ª feira e está enorme tá tudo bem.

boa sorte ;)
Tchinho
Membro Veterano
Registado: sexta jun 20, 2003 2:35 pm

quarta mar 24, 2004 3:39 pm

Obrigada pela tua ajuda...

A mãe dá-lhe papinha, pois sempre que o vejo ele tem o papinho bem cheio.... parece deficiente assim com o pescoço.... não fará mal ela não lhe dar papa própria para cria? :roll:

Eu não percebo nada de criação de canários.... hoje vi a cria outra vez, está maiorzinha, já tem os canos das penas das asas a nascer :)

Quando é que as crias abrem os olhos?? E quando é que saem do ninho?
raioxpantera
Membro Veterano
Contacto:

quarta mar 24, 2004 10:37 pm

é assim:

ao fim de 6/7 dias os olhos começam a abrir,

ao fim de 18/20 dias saem do ninho,

e uma semana depois já são independentes

;)
Responder

Voltar para “Aves”