Vamos a faca!

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Furão! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderador: Moya

scar_raf
Membro Veterano
Registado: segunda set 29, 2003 6:13 pm
Contacto:

quinta mar 25, 2004 12:35 pm

ola a todos,

escrevo para anunciar que o meu rosquinha vai ser operado (castrado). a minha ideia inicial era nao castra-lo, mas o cheiro incomoda muita gente, e como nao vivo sozinha... o veterinario diz que é uma operaçao simples, mas a mim as anestesias preocupam-me sempre. o rosca tem agora 10 meses, esta comigo ha + ou - 3, e nao imagino a minha vida sem ele.. tenho medo, a serio! :|

vou deixa-lo no vet na segunda feira, e fica ate terça... alem disso passo sem ele uma noite! :?
alguem tem experiencia neste tipo de intervençoes? o vet disse que era mais complicado nas femeas, porque é uma operaçao mais interna, mas eu.. sei lá.

isto foi mais um desabafo. ;)
obrigada a todos
MHZ
Membro Veterano
Registado: segunda nov 04, 2002 12:16 pm

quinta mar 25, 2004 1:01 pm

Scar_raf

Há várias opiniões de que o castrar não vai diminuir grandemente o cheiro deles. Pois grande parte das glândulas estão espalhadas pelo corpo todo e são essas que emanam grande parte do cheiro.Eu vou mandar vir de Barcelona um aparelho purificador de ar que dizem que ajuda a evitar o cheiro deles. Se quiseres experimentar, eu envio-te o dinheiro e tu compras e experimenta-lo aí enquanto não vens para cá para ver se vale a pena. Mandei vir também um líquido que se mistura na água deles e que também evita o cheiro.
Se resolveres operar, lembra-te que eles com a anestesia ficam com a temperatura corporal muito baixa e que é conveniente operá-los com uma almofada quente por baixo para evitar esse fenómeno e que devem estar sempre a soro durante a operação. O Opale quando fez as análises ao sangue teve que levar uma ligeira anestesia e mesmo assim deram-lhe soro.
Podes ver em http://www.mindquake.com.br/fred/
e eu vou mandar vir de: www.royalcubancigars.com
Beijos

MHZ
Moya
Membro Veterano
Registado: sexta ago 02, 2002 10:48 am
Contacto:

quinta mar 25, 2004 1:54 pm

Olá a todos:
Pois é... grande parte dos criadores e veterinários dizem que o cheiro não desaparece com a castração... E a anestesia tambem acho preocupante... Mas tu lá sabes :)
Um beijinho,
Rita
Hyza
Membro Veterano
Registado: segunda mar 01, 2004 9:36 pm
Contacto:

quinta mar 25, 2004 4:00 pm

Pelo que já aprendi até agora sobre furões, mesmo que eles sejam castrados ou esterilizados e as glândulas lhes sejam retiradas, eles continuam a ter o cheiro caracteristico, se resulta ou não, isso já não sei, mas parece-me que não, pois as pessoas que os têm assim, continuam a falar em cheiros.

Há varios produtos que ajudam a reduzir o odor, como por exemplo uns líquidos que se põem na água ou na comida, ou umas treats especificas para o efeito, e uma boa comida também ajuda, há marcas que dizem que os componentes do ganulado ajudam a reduzir o odor corporal.
Sempre podemos recorrer aos desodorizantes, embora se diga que quanto mais os queremos limpos e cheirosos, mais eles produzem o tal odor caracteristico.

Claro que mesmo estas coisas todas dificilmente eliminam por completo o odor, temos que saber lidar com ele mesmo ^^

E também podemos recorrer aos purificadores de ar como MHZ mencionou.

E já agora, antes de fazer a compra em Espanha, dê uma olhadela neste aparelho SterilAir. É capaz de ser melhor para o efeito, e por metade do preço. Vou adquirir um destes não só pelo furão, pois acredito que deve ser bom para certas alturas do ano, especialmente durante as alturas humidas ou de gripes :)
lmv
Membro Veterano
Registado: quarta out 22, 2003 3:37 pm
Localização: 2 Furões (Minki e Pompom) e 1 cão maluco chamado Blue :)
Contacto:

quinta mar 25, 2004 4:18 pm

Olá Scar_raf,

Efectivamente, com a castração apenas vais resolver o problema do animal em relação ao cio. É certo que nessa altura, o cheiro é mais intenso. Para isso, penso que a solução mais eficaz será o controlo dos cheiros através das soluções dadas nas mensagens anteriores.
<p>Webcam Online - <a href="http://homepage.oniduo.pt/reinodosfuroe ... lternativo - <a href="http://reinodosfuroes.no.sapo.pt">http://reinodosfuroes.no.sapo.pt</a></p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
ines_faria
Membro Veterano
Registado: quarta nov 19, 2003 9:57 pm

quinta mar 25, 2004 6:14 pm

Exacto, e por isso mesmo é que, apear de que gostaria imenso, não posso ter um macho em casa. Quando tiver a minha mansão com jardim a história é outra, mas para já só posso ter meninas.

Desejo boa sorte para o Rosca. A minha experiência em castrações resume-se ao Caramelo, que correu óptimamente. No entanto, e apesar de serem ambas "externas" e de os testículos de um porquinho da índia serem até talvez maiores, não é um furão. Só posso dizer,
Maria, que com o Caramelo correu tudo muito bem mesmo, e espero que tudo corra igualmente bem com o teu baixinho.
MHZ
Membro Veterano

quinta mar 25, 2004 9:06 pm

Hyza Escreveu:

E também podemos recorrer aos purificadores de ar como MHZ mencionou.
E já agora, antes de fazer a compra em Espanha, dê uma olhadela neste aparelho SterilAir. É capaz de ser melhor para o efeito, e por metade do preço. Vou adquirir um destes não só pelo furão, pois acredito que deve ser bom para certas alturas do ano, especialmente durante as alturas humidas ou de gripes :)

Hyza, telefonei para a sterilair e perguntei-lhes se para um furão dava resultado, mas não me souberam responder. Ficaram com o meu contacto,mas até hoje não tive resposta. Entretando pesquisei estes dois, que têm a indicação que o nível de ozono que libertam é menos de 50ppb, ou seja inferior aos níveis permitidos na América.

http://www.sharperimageeurope.com/iu637.html

http://www.sharperimageeurope.com/iu397.html

É que estes furanitos cheiram mesmo, e não é própriamente a rosas.
As meninas têm efectivamente menos cheiro.

MHZ
Última edição por MHZ em segunda mar 29, 2004 12:09 pm, editado 1 vez no total.
Hyza
Membro Veterano
Registado: segunda mar 01, 2004 9:36 pm
Contacto:

sexta mar 26, 2004 12:45 am

Pois..o meu apartamento até que é piquinino ^^ Tem cerca de 50m2, que vão estar inteiramente disponiveis às explorações furonicas :)
A minha opção pelo Sterilair deveu-se a ter lido, durante a minha pesquisa sobre purificadores de ar, que o ozono pode fazer mal aos pulmões, como explica este url, embora esteja ciente que pode ser a "teoria da conspiração" a falar..mas, claro, passa tudo pela questão de exprimentar :)

Desculpem o desvio ao tema ^^
MHZ
Membro Veterano

sexta mar 26, 2004 1:49 am

Hyza

Agora fiquei baralhada, pois sou asmática e parece que tem contra indicações. Vou estudar melhor o assunto. Obrigada pela informação.

MHZ
Puga
Membro Veterano
Registado: quinta jul 03, 2003 11:41 am

sexta mar 26, 2004 10:10 am

Bom dia.
Lamento mas tenho que ser curto, devido ao trabalho, mas gostava do contrario.
Na questão da castração, ela realmente faz com que o cheiro desapareça. Tenho o Zuki, que foi o 1º e o More 2º, o Link e a Niska são os ( ainda) namorados.O Zuki demorou pouco tempo a que o cheiro desaparecesse, o More, esse sim verdadeiro "macho", pois demorou "apenas" 4 meses. A cor tambem fica alterada, vai saindo como se tratasse de tinta, isto é, a cor amarela que é a coloração de marcação.
O proprio comportamento fica alterado, pois deixam de ter a preocupação de estarem constantemente a ter que marcar os sitios e as coisas, a marcação é feita com o odor e com a urina. No meu caso, o Link, faz questão de me marcar todo, seja os tenis ou a camisola quando estou com todos na maluqueira no chão.
No pouco tempo que tenho, vou construindo "isto", http://www.jardimdosferrets.pt.vu
tambem não sei quando o vou acabar, e alterar, pois ainda está muito verde.:D :lol: :lol:

PS- Qualquer duvida é enviar uma PM.
Moya
Membro Veterano
Registado: sexta ago 02, 2002 10:48 am
Contacto:

sexta mar 26, 2004 10:29 am

Puga! :D
Que bom ve-lo por cá... Já há tanto tempo que não escrevia uma linha aqui no forum!
Como estão os miudos?
Um abraço,
Rita
Puga
Membro Veterano

sexta mar 26, 2004 10:45 am

Pois estão GRANDES.
Gostava de poder escrever mais, mas com o trabalho, estar a ajudar um amigo na loja http://www.aguaviva.com.pt/ e tentar ainda ter vida pessoal, é... :o
Mas as vale apena, quem corre por gosto não cansa. :)
Será?!?! ;)
Por vezes ainda tenho algum tempinho para ler o forum, mas para escrever é me dificil. Até estou admirado pois é 6ª feira e á 6ª é o kaus. São obrigados a fazer o que deveriam ter feito no resto da semana, enfim :| :D :| :lol:
Para mim é me mais facil responder por PM, do que aqui no forum :)
:D :D
scar_raf
Membro Veterano
Registado: segunda set 29, 2003 6:13 pm
Contacto:

sexta mar 26, 2004 12:55 pm

ola a todos,

:oops: obrigada pelas respostas bastante uteis que todos se deram ao trabalho de escrever...

pois é, o vet aconselhou-me a castra-lo:
1. porque desde que esta com o cio faz xixi em todo o lado
2. porque neste auge do cio ate eu (q nao tenho quase olfacto) sinto um cheiro incomodativo.

alem disso, achou que seria uma boa altura para tirar-lhe tambem as glandulas anais, porque sao as que segregam masi cheiro. garante uma diminuiçao do odor em 95% :) a minha mae é que vai ficar toda contente.

claro que tenho medo, uma intervençao que requira anestesia é sempre um potencial problema, mas aproxima-se a data da minha volta para casa dos meus pais, e como sempre que vou de ferias tenho que ouvir a minha mae a queixar-se... e ela fica triste porque adora o rosca as nao pode estar perto dele... alem disso, se o cheiro se mantivesse, ele tinha que ficar reduzido ao meu quarto (fechado).
agora imaginem eu chegar a noite e como esta o ar daquele quarto... de manha quando acordo estou intoxicada :lol:
apesar de tudo isto, continuo a dizer que o rosquinha foi o melhor que me aconteceu no ultimo ano. adoro estes bichinhos...

a minha posiçao quanto a retirar as glandulas anais é um pouco como em relaçao a tirar as amigdalas. primeiro achava-se que nao faziam falta e agora ja nao se tiram... porque servem para alguma coisa!
no entanto, parece-me que no caso dos furoes, essa glandula é muito importante para o caso de viverem soltos, na natureza. para os domesticos acho que nao faz grande falta.
alem disso, o meu vet de aqui tranquilizou-me, diz que nunca teve problemas (tem 15 anos de experiencia com exoticos), e... bem, espero que corra tudo pelo melhor.

o preço sim, espantou-me. sabem por qanto vai sair a operaçao dupla? com uma noite de internamento??
................................100€!!
achei pouco. ???

MHZ: isso dos ambientadores desconhecia, mas se quiser eu levo-lho, sempre poupa os portes. vou-me informar. ;) brigada.
Puga
Membro Veterano

sexta mar 26, 2004 2:51 pm

Baseado na propria experiência, NÃO RETIRE AS GLANDULAS, não existe ncessidade disso. ;)
A castração só por si já retira o cheiro.
:)
Eu vivo na rua da http://www.aguaviva.com.pt/, se tiver duvidas em relação ao cheiro basta dizer e combinamos, levo um exemplo.

Mais uma vez digo, não estou a vender nada, apenas quero o bem estar dos baixinhos ;) :D :D ;)
rubbi
Membro Veterano
Registado: terça set 02, 2003 7:28 pm

sexta mar 26, 2004 7:18 pm

Olá a todos,

Puga:que engraçado a loja pareceu-me familiar, até que fui ao site e vi o nome da rua.
Então somos quase vizinhos :!: :D :D

rubbi
Responder

Voltar para “Furão”