Pit Bulls...
Moderador: mcerqueira
-
- Membro
- Registado: quinta mar 25, 2004 1:04 pm
Tenho uma pergunta,mais direcionada para quem é amante da raça APBT,mais talvez até para quem é criador desta raça.
Cada raça que existe apareceu e foi selecionada sempre para desempenhar uma função,consoante essa função os cães evoluiram em determinado sentido,tanto em caracter como morfológicamente. Então qualquer indivíduo que crie uma determinada raça deveria zelar sempre por criar cães o mais aptos possíveis e selecionar sempre para sementais os melhores. Então agora voltando-me apenas para os APBT, estes cães existem e são conhecidos como cães de luta, até o seu nome de raça isso indica, então estes cães deviam ser selecionados pela sua capacidade dentro do "pit", no fundo o "gameness" será a característica mais importante nesta raça. O que eu gostava de saber é como é que é possível manter a seleção deste cães espectaculares sem os fazer passar pelo ring para atestar se o animal realmente é apto para ser um reprodutor desta raça? Não serão apenas verdadeiramente Pits os que são "game breed"?
Cada raça que existe apareceu e foi selecionada sempre para desempenhar uma função,consoante essa função os cães evoluiram em determinado sentido,tanto em caracter como morfológicamente. Então qualquer indivíduo que crie uma determinada raça deveria zelar sempre por criar cães o mais aptos possíveis e selecionar sempre para sementais os melhores. Então agora voltando-me apenas para os APBT, estes cães existem e são conhecidos como cães de luta, até o seu nome de raça isso indica, então estes cães deviam ser selecionados pela sua capacidade dentro do "pit", no fundo o "gameness" será a característica mais importante nesta raça. O que eu gostava de saber é como é que é possível manter a seleção deste cães espectaculares sem os fazer passar pelo ring para atestar se o animal realmente é apto para ser um reprodutor desta raça? Não serão apenas verdadeiramente Pits os que são "game breed"?
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta out 23, 2002 1:44 pm
- Localização: American Staffordshire Terrier, Shakira, Xara e Staff, Canário e vários peixes
- Contacto:
O gameness existia no séc. XIX e ainda existe, mas de um modo diferente. Agora não percebo é qual a tua pergunta no que respeita a quereres saber se o cão tem game ou não. Para quê? Queres saber se te irá defender numa situação de aperto? A resposta é sim; Queres saber se vai procurar impôr-se a outros cães a nivel hierárquico? A resposta é sim... o que queres saber concretamente?
-
- Membro Veterano
- Registado: terça jan 13, 2004 11:50 am
- Contacto:
O que ele quer é uma justificação, para a sua consciência, para fazer os cães passarem pelo pit.amstaff Escreveu: O gameness existia no séc. XIX e ainda existe, mas de um modo diferente. Agora não percebo é qual a tua pergunta no que respeita a quereres saber se o cão tem game ou não. Para quê? Queres saber se te irá defender numa situação de aperto? A resposta é sim; Queres saber se vai procurar impôr-se a outros cães a nivel hierárquico? A resposta é sim... o que queres saber concretamente?
Isto há com cada um.
Este não percebe que, com teorias dessas, não está a fazer favor nenhum a quem procura proteger a raça.
<p>Cumprimentos,</p>
<p>Diamantino</p>
<p>Diamantino</p>
-
- Membro Veterano
- Localização: American Staffordshire Terrier, Shakira, Xara e Staff, Canário e vários peixes
- Contacto:
Vamos lá deixar o moçoilo explicar-se e depois vemos o que ele quer saber realmente
Se ele quizer saber alguma coisita que dê uma passadela pelo meu site ou então que siga o seguinte link:
http://wild-rock.planetaclix.pt/h.htm

Se ele quizer saber alguma coisita que dê uma passadela pelo meu site ou então que siga o seguinte link:
http://wild-rock.planetaclix.pt/h.htm

-
- Membro
Bem, há um reparo que tenho que fazer, "gameness" é "gameness" seja nos dias de hoje quer seja no sec XIX. Ou o cão tem ou não. Não,não quero saber se o cão me vai defender, não é para isso que quero cães.
O que quero saber é: para se selecionarem Pits para reprodutores como é que fazem?
juntam um macho e uma fêmea por serem bonitos,ou porque as cores jogam bem,ou selecionam os examplares mais típicos? E se selecionam os exemplares mais típicos como o fazem, através de lutas para determinar qual o cão mais forte,resistente,com mais game(porque queiramos ou não a função do pit é lutar), ou têm outra forma de os selecionar?
E Casadotrevo, acha que são teorias destas que prejudicam a raça,pois eu acho que o despreparo para responder a questões destas por parte de quem a quer proteger a prejudica muito mais ....
O que quero saber é: para se selecionarem Pits para reprodutores como é que fazem?
juntam um macho e uma fêmea por serem bonitos,ou porque as cores jogam bem,ou selecionam os examplares mais típicos? E se selecionam os exemplares mais típicos como o fazem, através de lutas para determinar qual o cão mais forte,resistente,com mais game(porque queiramos ou não a função do pit é lutar), ou têm outra forma de os selecionar?
E Casadotrevo, acha que são teorias destas que prejudicam a raça,pois eu acho que o despreparo para responder a questões destas por parte de quem a quer proteger a prejudica muito mais ....
-
- Membro Veterano
- Registado: terça jan 13, 2004 11:50 am
- Contacto:
Mas quem é que lhe disse, que eu quero proteger alguma coisa ?FallenAngel Escreveu: E Casadotrevo, acha que são teorias destas que prejudicam a raça,pois eu acho que o despreparo para responder a questões destas por parte de quem a quer proteger a prejudica muito mais ....
Só tenho pena é que o único comentário que tenha a fazer seja este, aínda tive esperança que viesse desmanchar as minhas deduções, mas já vi que não me enganei.
Mas, pronto, como não percebo nada de Pitts, vou-me manter apenas como observador deste tópico.
<p>Cumprimentos,</p>
<p>Diamantino</p>
<p>Diamantino</p>
-
- Membro
Casadotrevo:
Já deduziu muita coisa a partir de muito pouco.
Já deduziu muita coisa a partir de muito pouco.
-
- Membro Veterano
- Contacto:
Ora bem,FallenAngel Escreveu: Bem, há um reparo que tenho que fazer, "gameness" é "gameness" seja nos dias de hoje quer seja no sec XIX. Ou o cão tem ou não. Não,não quero saber se o cão me vai defender, não é para isso que quero cães.
O que quero saber é para se selecionarem Pits para reprodutores como é que fazem?
Gamness no séc. XIX:
1- Rat baiting
2- Bull Baiting
3- Dog Baiting
Séc.XXI:
1- Dog Baiting
2- Mostrar Poder
3- Delinquência
Não quero com isto dizer que é o que você pensa, mas que é quase generalizada esta minha opinião.
Quando se procura bons exemplares, pondo de parte o gameness é exemplares tipicos, que correspondam ao estalão da raça se bem que o estalão do Pit seja pouco cumprido hoje em dia. Quero com isto referir-me à altura dos exemplares, peso etc...
Posso dizer que 90% dos Pit dos nossos dias não são puros. Digo isto porque no pouco conhecimento que tenho sobre a raça, existem várias linhas de sangue como a Patricks, Red Nose, Blue Nose... e no entanto ^podem ser vistos numa mesma ninhada irmãos com caracteristicas destes 3 ou mais tipos de linhas bem distintos uns dos outros.
Continuando no que interessa, ao criar uma raça, você deve atender às caracteristicas que mais aprecia na mesma e daí escolher os exemplares que sejam portadores dessas mesmas caracteristicas com o intuito de criar exemplares que se aproximem mais daquilo que você mais aprecia da raça, sem colocar os cães fora do estalão.

-
- Membro Veterano
- Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO
Lá estou eu a meter-me onde não sou chamada.
Para provar que um cão tem "gameness" não é necessário levá-lo a lutas.
Há provas de aptidão para Pits que testam esses aspectos - a força, a resistência, a persistência, a agilidade, a vontade de vencer, etc.
Eu li isto algures em 'sites' americanos sobre pits.
Vou procurar quando tiver mais tempo.
Não há, sobretudo, necessidade de ferir o animal ou levá-lo a ferir outros.
Qualquer raça, hoje em dia, tem provas de aptidão próprias da raça que testam as suas aptidões para a finalidade para que foram criadas, sem que sejam própriamente submetidos a essa finalidade.
Pe, um cão de guarda não tem forçosamente de se confrontar com ladrões.
Para provar que um cão tem "gameness" não é necessário levá-lo a lutas.
Há provas de aptidão para Pits que testam esses aspectos - a força, a resistência, a persistência, a agilidade, a vontade de vencer, etc.
Eu li isto algures em 'sites' americanos sobre pits.
Vou procurar quando tiver mais tempo.
Não há, sobretudo, necessidade de ferir o animal ou levá-lo a ferir outros.
Qualquer raça, hoje em dia, tem provas de aptidão próprias da raça que testam as suas aptidões para a finalidade para que foram criadas, sem que sejam própriamente submetidos a essa finalidade.
Pe, um cão de guarda não tem forçosamente de se confrontar com ladrões.
-
- Membro
Gameness para mim é uma característica importantíssima no Pit Bull, não se pode deixar de lado nunca, um pit sem game não é um verdadeiro APBT, gameness é a vontade do cão atingir o seu objectivo sem nunca vacilar ,nunca desistir,mesmo nas condições mais adversas. Esta característica confere ao cão um temperamento forte e equilibrado, gameness não é sinónimo de agressividade,ou violência, e muitos pits que para aí andam a rosnar e a morder tudo não possuem a obstinação, nem a força de caracter,nem o equilibrio tipicos da raça,ou seja não têm game,têm sim muita agressividade e numa situação de aperto mesmo provávelmente fugiriam.
ai tem infos sobre pitbulls
http://lil.amstaff.free.fr/PTpitbull.htm
existem muitos criadores d pitbulls que tem caes descendentes de pits com game mas eles nao os metem em combates pra seleccionar
por exmp. villa liberty
http://usuarios.lycos.es/villaliberty/
existem outro meio d testar os caes que se chama gamedog, mas os interessados nos combates dizem ..bla bla cao pode fazer bem gamedog mas nao ker dizer que seja bom lutador e vice versa....bla bla
honestamente os pits podem fazer muito mais que so os combates
que é gamedog
http://ferronatos.sites.uol.com.br/gamedog.html
http://www.canilcgd.com/pgamedog.htm
http://lil.amstaff.free.fr/PTpitbull.htm
existem muitos criadores d pitbulls que tem caes descendentes de pits com game mas eles nao os metem em combates pra seleccionar
por exmp. villa liberty
http://usuarios.lycos.es/villaliberty/
existem outro meio d testar os caes que se chama gamedog, mas os interessados nos combates dizem ..bla bla cao pode fazer bem gamedog mas nao ker dizer que seja bom lutador e vice versa....bla bla
honestamente os pits podem fazer muito mais que so os combates
que é gamedog
http://ferronatos.sites.uol.com.br/gamedog.html
http://www.canilcgd.com/pgamedog.htm
-
- Membro
amstaff:
Desculpe-me, mas será que você seleciona os seus cães apenas por apresentarem tipicidade morfológica, não lhe interessa o caracter ou a funcionalidade do cão, evoluindo então os seus cães no sentido de como você pessoalmente intrepeta o estalão, podendo os seus cães perder a aptidão para o "trabalho" para que foram criados, é isto que me está a tentar dizer.
É que se for peço desculpa mas vou ter que descordar com a sua forma de seleção.
Desculpe-me, mas será que você seleciona os seus cães apenas por apresentarem tipicidade morfológica, não lhe interessa o caracter ou a funcionalidade do cão, evoluindo então os seus cães no sentido de como você pessoalmente intrepeta o estalão, podendo os seus cães perder a aptidão para o "trabalho" para que foram criados, é isto que me está a tentar dizer.
É que se for peço desculpa mas vou ter que descordar com a sua forma de seleção.
para começar posso desde já dizer-lhe com tudo o que isso possa acarretar ou ñ que o aptb e afins ñ me interessam minimamente . ou seja se eles ñ existissem eu ñ lhes sentia a falta !
mas respeito quem gosta da raça e quem a quer perservar se é que na realidade estamos a falar de uma raça ( pelo que eu sei ñ é reconhecida por ninguem credivel ) .
mas emboara a sua questão seja pretinente diga-me uma coisa eu tenho um amigo com um yorkshire e que o cria cruzar ! por acaso ñ me sabe dizer onde é que se fas os testes de caças aos ratos para os yorks , ou já agora quantas pessas é que um terranova tem que ir buscar ao mar para ser considerado um bom exemplar !
espero que me possa responder !
abraço
Nelson
adoro clones
mas respeito quem gosta da raça e quem a quer perservar se é que na realidade estamos a falar de uma raça ( pelo que eu sei ñ é reconhecida por ninguem credivel ) .
mas emboara a sua questão seja pretinente diga-me uma coisa eu tenho um amigo com um yorkshire e que o cria cruzar ! por acaso ñ me sabe dizer onde é que se fas os testes de caças aos ratos para os yorks , ou já agora quantas pessas é que um terranova tem que ir buscar ao mar para ser considerado um bom exemplar !
espero que me possa responder !
abraço
Nelson
adoro clones
-
- Membro Veterano
- Contacto:
De maneira nenhuma, mas a aptidão de um cão para trabalho é o próprio dono que a proporcionaFallenAngel Escreveu: amstaff